18 abril, 2022

Proclamação e petições contra o café na Inglaterra

Proclamação
A introdução do café como bebida para os ingleses trouxe muitas mudanças em sua rotina.
Antes do café, o vinho, a cerveja e o uísque eram as principais bebidas apreciadas pelos britânicos. Com o novo hábito de beber café, os pubs foram dando lugar às casas de café, locais para falar sobre o que estava se passando e discutir como a vida deveria ser, virando febre na época.
Justamente por isso, em 1675, o rei Charles II escreveu uma proclamação decidindo que todas as casas de café fossem fechadas. Charles II acreditava que as pessoas se reuniam nesses locais para, entre um gole e outro da bebida, conspirar contra o trono. Entretanto, os donos das casas de café argumentaram e essa proclamação foi anuladaa. Mas teve sua consequência: iniciou-se o declínio das casas de café na Inglaterra.

Petições
E não foi apenas a majestade que as casas de café incomodaram. Apesar de algumas casas terem funcionárias mulheres e de que algumas delas foram, inclusive, proprietárias de casas de café (como Anne Rochford e Moll King), qualquer outra mulher que fosse vista nesses locais não era considerada "respeitável".
Com isto, em 1674, as mulheres apresentaram uma petição pedindo o fechamento das casas de café e o respectivo consumo do que elas chamaram de "uma bebida que seca e enfraquece", reclamando da virilidade masculina após o uso.
Há quem defenda que o texto, na verdade, não foi escrito por mulheres e sim, por homens, em uma produção literária, justamente criada em uma casa de café. Verdade ou não, como resposta, os homens também retornaram com uma petição, claro, defendendo o café, a qual ainda pode ser lida na íntegra aqui.

 

Nenhum comentário: