24 abril, 2022

Fernanda e Gil


Fernanda Montenegro e Gilberto Gil, para tomarem posse na Academia Brasileira de Letras (ABL), precisavam mandar confeccionar o famoso e pomposo fardão de cambraia verde escuro, bordado com fios de ouro que desenham ramos de café.
O alfaiate oficial da ABL desde 2005, Diógenes Cardoso, cobra a bagatela de R$ 80 mil pela indumentária dos imortais, que por tradição é paga pela prefeitura da cidade onde nasceu o eleito, ou então pelo Estado natal do ilustre literato, quando o município de origem é muito pobre.
Os dois novos integrantes da "Casa de Machado de Assis" acharam o valor absurdo e não permitiram que a prefeituras do Rio e de Salvador, locais de nascimento de Fernanda e Gil, respectivamente, custeassem a lendária roupa. Eles foram, então, atrás de outro profissional que fizesse o mesmo trabalho e que cobrasse valores menores, a serem pagos do próprio bolso.
O escolhido pela atriz e pelo compositor foi Marcelo Pies, um estilista e figurinista de Niterói que já tinha confeccionado o fardão do poeta e ensaísta Antonio Cicero, empossado em março de 2018 na cadeira até então ocupada por Eduardo Portella. Pies cobrou R$ 30 mil para cada um dos recém-eleitos imortais, menos da metade do preço "oficial" praticado pelo alfaiate da ABL.

Fonte: site Forum

Nenhum comentário: