08 fevereiro, 2021

Uma expectativa calculada de catástrofe

O conhecimento da física pode levar uma pessoa enérgica e muito bem informada a ter preocupações reais e/ou imaginárias - preocupações massivas - sobre o futuro. Um novo estudo, publicado em formato digital, pode ou não deixar isso claro.
Atualmente, produzimos ~10 21 bits digitais de informação anualmente na Terra. Assumindo uma taxa de crescimento anual de 20%, estima-se que, após ~350 anos a partir de agora, o número de bits produzidos excederá o número de todos os átomos da Terra, -10 50. Após ∼300 anos, a energia necessária para sustentar esta produção digital excederá 18,5 × 10 51 W, ou seja, o consumo total de energia planetária hoje, e, depois de ∼500 anos a partir de agora, o conteúdo digital será responsável por mais da metade da massa da Terra, de acordo com o princípio de equivalência massa-energia-informação. Além dos desafios globais existentes como clima, meio ambiente, população, alimentação, saúde, energia e segurança, nossas estimativas apontam para um outro evento singular para o nosso planeta, a chamada catástrofe da informação.
Essas questões são válidas, independentemente dos desenvolvimentos futuros em tecnologias de armazenamento de dados. Em termos de dados digitais, o princípio de equivalência massa-energia-informação formulado em 2019 ainda não foi verificado experimentalmente, mas assumindo que isso esteja correto, então, em um futuro não muito distante, a maior parte da massa do planeta será composta de bits de informação.

https://doi.org/10.1063/5.0019941

Nenhum comentário: