29 maio, 2024

O tempo métrico

A arriscada proposta do metric-time.com consiste num sistema alternativo de medição do tempo em que deixando para trás a base 60, a base 12 e a base 24 a que estamos habituados, passemos a utilizar a base 10 como dita o sistema métrico.
Neste sistema métrico aplicado ao relógio, o dia tem 10 horas, cada hora tem 100 minutos e cada minuto tem 100 segundos. Ao fazer os cálculos pode-se entender que cada "hora métrica" equivale a 2,4 horas "normais", os minutos métricos duram 1,44 minutos e os segundos métricos duram 0,864 segundos.
A coisa mais fácil de entender – supostamente, o que simplifica a questão – é que num dia métrico há 10 horas, 1.000 minutos e 100.000 segundos. Isso também facilitaria alterações adicionando e subtraindo datas e também fusos horários. Ou, quando nada, se supõe.


Deve ser a enésima tentativa de modificar a forma de contar as horas – sem falar nas de modificar o calendário, que é ainda mais irregular – porque o peso da história (desde os tempos dos sumérios e egípcios) é demasiado poderoso e resiste a todos os ataques.
Fonte: Microsiervos, por Alvy 

Nenhum comentário: