26 maio, 2024

As tragédias na vida de Isadora Duncan

Angela Isadora Duncan (26 de maio de 1877 - 14 de setembro de 1927) foi uma dançarina americana que se apresentou com grande sucesso na Europa e nos EUA. Nascida e criada na Califórnia, ela morou e dançou na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e na União Soviética.
Inspirando-se nas artes gregas clássicas, combinou-as com o atletismo americano para formar uma nova filosofia de dança, em oposição à rigidez do balé tradicional.
Sobre ela pairou uma aura de tragédias. Com situações em que ela precisou de seu amor pela arte para perfurar as tristezas que a cercavam.
Em abril de 1913, seus dois filhos, Patrick, 6, e Deirdre, o bebê, foram passear de automóvel com a governanta em Paris. Os freios do carro falharam ao se aproximar do Sena e o veículo mergulhou no rio. As crianças e a governanta morreram afogadas.
Por fim, outro automóvel que causou sua morte. Aos 50 anos, Isadora Duncan teve uma morte trágica em Nice, França. Quando seu cachecol esvoaçante se enroscou numa das rodas e no eixo do carro em que ela viajava.

Cena de sua morte no filme "Isadora", de 1968, em que ela foi interpretada por Vanessa Redgrave:

Nenhum comentário: