19 janeiro, 2015

A vida [robótica] em Marte

O Beagle 2 (visão artística ao lado), enviado a Marte em 2003 e do qual não se tinha mais notícia, foi finalmente localizado.
Nas fotos realizadas por uma sonda da NASA, em órbita em torno do Planeta Vermelho, descobre-se o que aconteceu com ele.
O robô pousou com sucesso, mas não conseguiu se desdobrar corretamente na superfície marciana, segundo explicam (dia 16) funcionários da Agência Espacial do Reino Unido.
O Beagle 2, com o nome inspirado no HMS Beagle, o navio que levou o jovem Charles Darwin ao redor do mundo, na década de 1830, foi construído com a aparência de um relógio de bolso gigante, com um invólucro exterior de protecção para abrir assim que ele pousasse em Marte. Nesse ponto, seus quatro painéis solares se desenrolariam, seu braço robótico entraria em ação e o Beagle 2 começaria a trabalhar na superfície marciana.
O seu "trem de ciência" inclui: duas câmeras, um microscópio, dois espectrômetros, um analisador de gases, sensores climáticos, juntamente com uma broca e um instrumento para a coleta de amostras de solo, apelidado de "toupeira".
N. do E.
Marte é um planeta habitado exclusivamente por robôs. Além do Beagle 2 e do Mars Polar (que nunca ligaram para casa), estão lá o Spirit, o Opportunity e o Curiosity fazendo seus rolezinhos no Planeta Vermelho. Eles são nômades, sabiam?

Nenhum comentário: