17 março, 2014

Por que mentir?

Heróis e santos sempre dizem a verdade. Mas nós, mortais comuns, precisamos mentir por incontáveis razões.
Mentimos para proteger a privacidade ("Não, eu não moro aqui."), para evitar ferir sentimentos ("Sexta-feira, à noite, já tenho compromisso."), para fazer os outros se sentirem melhor ("Como você está bem!"); para evitar recriminações ("Eu só perdi 10 no pôquer"), para evitar a dor ("O médico diz que você está ficando cada vez melhor"), para manter a tranquilidade doméstica ("Ela é só uma amiga"), para evitar estigma social ("Eu não encontrei a mulher certa."), para progredir na carreira ("Eu estou tão feliz de ter um chefe inteligente como você."), para evitar a solidão (" Eu amo ópera."), para eliminar um rival ("Ela já tem namorado."), para alcançar um objetivo ("Mas eu te amo tanto."), para derrotar um objetivo (" Eu sou alérgico a isso."), para encontrar uma saída (" Não é você, sou eu.") , para adiar o inevitável ("O cheque está no correio."), para comunicar desagrado ("Não há nada de errado."); para ter alguém fora de seu entorno ("Eu vou chamá-lo depois"), para encerrar uma conversa ( "Minha mãe está em outra linha"), para não receber visita ("Vê se aparece."), para criar uma festa-surpresa ("Eu preciso de ajuda para mover o piano."), para ganhar tempo ("Eu estou a caminho."), para manter as aparências ("Nós não estamos falando de divórcio."), para evitar tirar o lixo ("Minhas costas doem."), para se esquivar de uma obrigação ("Eu tenho dor de cabeça."), para manter a imagem pública ("A consulta é para ajudar um amigo."), para não ser inquirido ("Ich bin ein Berliner."), para livrar a cara ("Eu tinha bebido muito."), para ironizar ("Assíduo, como de costume, Rei Sexta-Feira." ), para evitar constrangimento ("Não fui eu."), para bajular ("Eu li todos os seus livros."), para obter um estágio ("Você é o maior jurista vivo."), para não pagar uma conta ("Deixei a carteira em casa."), para manter a inocência ("Há um cara com oito renas no telhado.") etc. etc. etc.
Como se pode desenvolver uma reputação se mentir não for uma opção?

Why Lie, Boing Boing

Nenhum comentário: