06 abril, 2012

O livro dos esnobes

Gabando-se de "ter um olho clínico para os esnobes", William Makepeace Thackeray (1811-1864) dilacera a Inglaterra de sua época, cumprindo a promessa de "mergulhar a pena na sociedade e garimpar ricos veios de minério-de-esnobe".
Ao fazê-lo, ninguém é poupado, por mais poderoso que seja. O rei George IV (o Esnobe Real), anfitriãs de banquetes, arrogantes turistas britânicos, clérigos emproados e vistosos rapazes... todos caem sob seu olhar crítico, para emergirem batidos e amedrontados.
Na época em que foram publicados na revista Punch, de Londres, esses artigos fizeram enorme sucesso, mesmo entre as pessoas atingidas pelas estocadas de Thackeray.
Hoje, passado mais de um século, temos o retrato arguto e bem-humorado da Inglaterra vitoriana construído por um de seus maiores escritores. Um livro que delicia pela ironia engraçada e pela refinada elegância com que Thackeray destrói desafetos e descreve um mundo aristocrático pleno de arrivistas e aventureiros.

Thackeray, W.M. O livro dos esnobes: escrito por um deles. Tradução de Reinaldo Guarany - Porto Alegre, RS: L&PM, 2010. 256p. il.
ISBN: 978.85.254.2193-7

Nenhum comentário: