17 abril, 2011

Novo recorde em dobrar papel

Foi quebrado o recorde de dobrar um papel: agora é de 13 vezes. Mais apropriadamente devemos dizer que o recorde anterior, que era de 12 vezes, foi dobrado.
Os alunos da St. Mark que conseguiram este feito utilizaram um rolo de papel higiênico com 3,9 quilômetros de comprimento, especialmente construído para a ocasião. Nesses desafios, os números crescem de um modo que fica difícil de imaginar: uma dobra produz duas camadas; em seguida, duas produzem quatro, três produzem oito, quatro produzem dezesseis, e assim por diante.
Os números finais não são menos surpreendentes: 13 dobras representam uma sobreposição de 8.192 camadas de papel. Imaginem, por exemplo, como ficaria a espessura de 16 blocos de 500 folhas de papel de impressora caso fossem sobrepostos. E toda a operação se torna ainda mais complicada devido à curvatura lateral da dobra que atinge um tamanho expressivo.
A espessura total das 8.192 camadas de papel é de cerca de um metro, como se pode ver no vídeo. E a proeza realizada aconteceu no lendário "corredor infinito" (infinite corridor) do edifício do MIT.

Microsiervos, traduzido


Reciclar é preciso
Na década de 1980, escrevi uma crônica intitulada O ENTREGADOR DE JORNAL em que coloquei no papel o seguinte:
Ah, matutino sem tino! Supostamento, o entregador se achava em dia de grande forma física. E conseguira dobrar o jornal nove vezes (o limite para um ser humano), antes de lançá-lo. Nunca o conheci pessoalmente, porém o imagino como um moderno discóbulo.
O trecho citado mostra que não é só o papel que precisa ser reciclado. PGCS

Nenhum comentário: