27 abril, 2007

Vacinação contra a gripe

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/04), nos postos de saúde do Ceará e de todo o território nacional, a imunização dos idosos contra a gripe.
A vacina que está sendo utilizada na atual campanha – em seu nono ano – é de procedência francesa. E contém duas cepas do vírus A da influenza (outro nome para a gripe) e uma cepa do vírus B, que foram cultivadas em ovos embrionados de galinha e posteriormente inativadas.
Pesou na seleção dessas cepas a presumida potencialidade de seus agentes causarem a doença na população brasileira, nos próximos doze meses.
A partir de 2008, segundo anuncia o Instituto Butantan, o Brasil será auto-suficiente na produção da vacina contra a gripe. E, para alcançar essa meta, o Butantan já dispõe dos conhecimentos técnicos e equipamentos necessários.
Quanto aos efeitos adversos da vacina, são mínimos e passageiros. E as contra-indicações para sua administração se limitam aos indivíduos alérgicos a proteínas do ovo e aos portadores da síndrome de Guillain-Barré (uma rara doença neurológica).
Como a vacina é composta por vírus inativados, não tem o poder de provocar doença. ”Casos de gripe” eventualmente diagnosticados em pessoas recentemente vacinadas podem se dever a infecções por outras cepas não presentes na vacina ou a infecções por outros vírus respiratórios e, ainda, a possíveis falhas na conversão sorológica.
A campanha de vacinação deste ano se estenderá até o dia 4 de maio.
US Mattos Dourado
Tomar esta vacina foi também uma oportunidade para visitar a Unidade de Saúde Mattos Dourado, onde trabalha a minha mulher Elba, e constatar as mudanças – para melhor – das condições de trabalho lá existentes. O que tem sido o resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde de Fortaleza e a Universidade de Fortaleza.
Abaixo, uma matéria extraída do Jornal do Campus nº. 130, de 28 de fevereiro de 2007, o informativo quinzenal da Unifor.

2 comentários:

obvious disse...

Paulo, muito obrigado... está linkado de volta. Cumprimentos e continuação de bom trabalho.

Anônimo disse...

Paulo o teu Blog está sempre muito bom com um alcance popular e além de cultura e informação, muita diversão.Um abraço.Tenho procurado diulga-lo. Emanuel