13 maio, 2024

Termen e a conquista da Europa

O novo regime decidiu enviar Termen para o estrangeiro, para a Europa. Mais uma vez ele teve um duplo papel: oficialmente, ele foi um famoso inventor soviético enviado para demonstrar as gloriosas conquistas do novo Estado operário no meio das brasas moribundas do capitalismo.
Seu verdadeiro trabalho era coletar o máximo possível de equipamentos e informações técnicas ocidentais para enviar de volta para casa.
Termen conquistou a Europa com uma série de concertos espetaculares. Todos esses shows tiveram a mesma estrutura.
Ele começaria com uma palestra sobre os princípios operacionais do teremim (theremin) e depois usaria várias configurações para fazer o instrumento imitar sons de animais e a voz humana.
Depois veio a parte principal do concerto, um recital musical com Termen tocando lentas peças românticas com acompanhamento orquestral.
Em demonstrações posteriores, Termen adicionou um efeito visual chamado Illumivox. Essencialmente, uma longa tira de gelatina arco-íris que era ligada a um projetor para que a luz colorida brilhasse na parede atrás dele. A cor exibida mudava com o tom da nota, como um tipo antigo de protetor de tela. Para o público, foi mágico.
Houve três fatores que tornaram as demonstrações de Termen inesquecíveis. Em retrospectiva, os fatores são independentes um dos outros, mas na época todos os três pareciam partes integrantes de uma nova e elétrica 'música do éter'.
O primeiro fator foi aquela interface incrível, o espetáculo da música sendo tirada do ar pelas mãos do músico.
Ironicamente, era uma interface terrível para fazer música. O teremim toca como um trombone 3D. Você tem que acertar suas marcas exatamente no espaço, e é difícil mover-se entre as notas sem um efeito de mergulho e convulsão (glissando). A consistência pastosa da interface limitava o teremim a um repertório de números lentos e um tanto xaroposos. Os músicos da época tendiam a usar um vibrato pesado, para mascarar imprecisões inevitáveis no tom.
Mas como espetáculo, aquela interface era sensacional. Ao contrário de todos os outros instrumentos elétricos, podia-se ver que o teremim era diferente. Ainda hoje o efeito é incrível; é difícil imaginarmos a impressão que deve ter causado nos anos vinte.
O segundo fator, curiosamente, foi a amplificação. Hoje pensamos na amplificação como algo separado de qualquer instrumento específico, mas para muitas pessoas na plateia, esta foi a primeira vez que ouviram música amplificada. E, ao contrário de outros instrumentos, o teremim não tinha volume natural. Um amplificador era parte integrante de seu design, para que pudesse tocar tão alto quanto você desejasse.
A visão de um único instrumento se destacando contra uma orquestra causou uma grande impressão. Ninguém poderia então prever que a amplificação elétrica representaria o verdadeiro futuro da música, ou que um instrumento humilde - a guitarra - estaria predestinada a se transformar numa estrela do rock.
Nessas "demos" de teremim, a amplificação não era algo à parte, mas parte do que tornou a música elétrica tão revolucionária.
O terceiro fator cativou a imaginação de compositores e ouvintes musicalmente sofisticados, que não se deixaram seduzir pelo trêmulo recital clássico.
Ali estava uma invenção que eliminaria os limites artificiais na cor do tom e no som que sobrecarregaram os compositores por milênios. Não havia mais necessidade de raspar crina de cavalo em corda de intestino ou soprar em canos para produzir sons musicais. As notas não seriam mais limitadas pelo comprimento físico do arco do violino ou por quanto tempo o trompetista conseguia prender a respiração.
A paleta completa de sons, todos os tipos imagináveis de tons, cores e contornos, estavam abertos à exploração. Agora você pode criar sons. Essa foi a linha de pensamento que acabaria por levar ao sintetizador e à música eletrônica como a conhecemos hoje. Foi incrivelmente libertador, mas também intimidante.
Afinal, uma coisa é saber que todas as restrições foram levantadas; outra é descobrir como essa música totalmente nova deveria soar.

OUR COMRADE THE ELECTRON (NOSSO CAMARADA, O ELÉTRON) - 5.ª parte desta palestra, que Maciej Ceglowski proferiu em 14/02/2014, na Webstock, em Wellington, Nova Zelândia.
[http://idlewords.com/]

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