21 dezembro, 2020

Saltimbancos e Trapalhões

1977
"I Musicanti" (Os Músicos), musical para crianças, de Luis Enríquez Bacalov (músicas) e Sergio Bardotti (letras), inspirado em "Os músicos da cidade de Bremen", dos irmãos Grimm. Em 1977, ganhou sua versão brasileira, "Os Saltimbancos", com músicas adicionais de Chico Buarque.

1981
"Os Saltimbancos Trapalhões", filme inspirado na peça "Os Saltimbancos". É um verdadeiro clássico do cinema nacional, chegando a figurar no livro "Os 100 Melhores Filmes Brasileiros", organizado pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Dirigido por J.B. Tanko, o longa metragem une a obra de Bacalov, Bardotti e Chico com "Os Trapalhões", o quarteto mais divertido do audiovisual nacional, (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias), no auge de sua carreira.

Spoiler - Os Trapalhões trabalham num circo onde de empregados marginalizados passam a ser a maior atração. Didi (Renato Aragão) é o líder do grupo. Ingênuo, está apaixonado por Karina (Lucinha Lins), filha do dono do circo, o Barão (Paulo Fortes). Dedé (Dedé Santana), lúcido e amigo, protege Didi das muitas trapalhadas em que ele se mete, enquanto Mussum e Zacarias, como dois bons malandros, reclamam do regime de escravidão imposto pelo Barão, mas tiram partido de qualquer situação. O Barão é um nobre arruinado, avarento e brutal. Com a ajuda do sócio, o mágico Assis Satã (Eduardo Conde), tenta juntar uma grande fortuna para reviver o fausto que a família teve no passado e obter para a filha um casamento milionário. Mas Karina não aprova os planos do pai. Amiga dos humildes trapalhões, está apaixonada pelo Frank, o acrobata (Mário Cardoso), disputando com a domadora de feras Tigrana (Mila Moreira) o amor do rapaz. Frank, apesar de apaixonado por Karina, critica o Barão, mostrando aos Trapalhões o quanto eles são explorados. Sem eles o circo iria à falência. Satã, com ciúmes de Tigrana, e o Barão, querendo afastar Frank de Karina, armam um plano para eliminar o acrobata, deixando-o prisioneiro numa masmorra junto com o King - um leão faminto e feroz. Depois que Frank desaparece, os Trapalhões, revoltados, convencem Karina a fugir do circo e juntos tentarem uma vida nova na grande cidade. Mas descobrem que a esperança de um mundo melhor na grande cidade não significa a liberdade desejada. Retornam ao circo. Libertam Frank. E, todos juntos, lutam contra aqueles que os exploravam. Vencido, o Barão entrega o circo para os Trapalhões. Didi fica triste quando descobre que Karina está apaixonada por Frank. Apesar disto, ele conseguiu realizar outro sonho: transformar o circo numa comunidade feliz em que todos têm os seus direitos garantidos.

2014
"Os Saltimbancos Trapalhões - O Musical", peça montada por Charles Möeller e Claudio Botelho. É uma adaptação do musical anterior, "Os Saltimbancos", especialmente criada para a atuação de Renato Aragão e Dedé Santana.

2017
"Os Saltimbancos Trapalhões - Rumo a Hollywood", 36 anos depois do filme de 1981 e sem Mussum (1941-1994) e Zacarias (1934 - 1990). Roteirizado por Mauro Lima, é o último longa de Renato Argão (o eterno Didi) e Dedé Santana, que lutam para reconquistar o prestígio de "O Grande Circo Sumatra", que enfrenta uma grave crise financeira desde a proibição de animais em seus espetáculos. Inclui a atuação de Marcos Frota (em cujo circo foram realizadas filmagens), Roberto Guilherme (o Sargento Pincel), Alinne Moraes, Letícia Colin e a participação especial de Dan Stulbach. Este último interpreta Tom Hanks em uma cerimônia de premiação em Los Angeles, com direito a trocadilhos do tipo Vin Gasolina, em lugar de Vin Diesel. O filme não se trata de um remake, mas sim de um reboot.


O remake se propõe a refazer um filme ou série de TV, mantendo personagens, eventos, ou mesmo toda a história. Um reboot vai mais além. É uma versão completamente nova de um filme já lançado, sem considerar o background apresentado anteriormente. É um recomeço, a história e seus personagens não estão mais relacionados com a obra anterior. Enquanto o remake basicamente repete o que já foi feito, o reboot oferece novas narrativas.

Nenhum comentário: