26 dezembro, 2020

De googol a Google e vice-versa

Googol (leia-se gúgol), trata-se de um número 1 seguido de 100 zeros — ou, como preferem os matemáticos, 10 elevado a 100 (10^100).
É aproximadamente 70! (o fatorial de 70).
Tem a notação científica 1e+100 (o resultado que aparece na calculadora do Google ao ser digitado 10^100).


Em 1920, o matemático Kasner recorreu à ajuda de seu sobrinho Milton Sirotta, de 9 anos, e pediu que ele batizasse o número. A única condição era que ele tivesse muitas letras "o" para representar a sequência de zeros. Se por um lado, o nome googol provou seu objetivo de divulgação e segue conhecido 100 anos depois, por outro, explica Aramayona que ele "não tem uma utilidade prática concreta".
Em sua opinião, "possivelmente, grande parte da fama do termo googol se deve ao fato de ele ter servido de inspiração para o nome Google".A difusão generalizada da palavra ocorre através do nome Google, com este nome sendo um erro acidental de ortografia de "googol" pelos fundadores da empresa, ao ter sido por eles escolhido para significar que o mecanismo de pesquisa do Google pretendia fornecer grandes quantidades de informação. Em 2004, membros da família de Kasner, que haviam herdado o direito ao seu livro, estiveram considerando processar o Google por usar o termo googol; no entanto, nenhum processo foi aberto.
O que é1e100.net, segundo o Google
1e100.net é um nome de domínio de propriedade do Google usado para identificar os servidores em nossa rede. Seguindo a prática padrão da indústria, garantimos que cada endereço IP tenha um nome de host correspondente. Em outubro de 2009, começamos a usar um único nome de domínio para identificar nossos servidores em todos os produtos do Google, em vez de usar domínios de produtos diferentes, como youtube.com, blogger.com e google.com. Fizemos isso por dois motivos: primeiro, para manter as coisas mais simples e, segundo, para melhorar proativamente a segurança, protegendo contra ameaças em potencial, como ataques de script entre sites.

Nenhum comentário: