26 abril, 2013

Pontes de raízes

Pontes vivas são cultivadas na Índia a partir das raízes de figueiras
A cidade de Cherrapunji, conhecida como a região mais chuvosa do mundo, abriga as curiosas pontes de raízes de figueiras, que podem ser utilizadas para a travessia entre riachos — além de que produzem belíssimas imagens.
O processo de construção de uma ponte pode levar de 10 a 15 anos e requer constante acompanhamento e manutenção. Para direcionar as raízes adventícias das figueiras, que crescem por cima do solo, a população da cidade as amarra a estruturas que servem para moldar as pontes (troncos de palmeiras). Quando atingem o outro lado do riacho, as raízes se prendem novamente à terra em busca de sustentação.
As pontes vivas fazem parte da cultura da região, sendo uma prática que persiste há centenas de anos. E a ponte de raiz de figueira mais antiga, ainda em uso, tem mais de 500 anos de idade.

Via

Recordes em chuvas
Cherrapunji detém dois recordes mundiais em pluviometria conferidos pelo Guinness: o da quantidade máxima de chuvas em um único ano (22.987 milímetros, entre agosto de 1860 e julho 1861) e o da quantidade máxima de chuvas em um único mês (9.300 milímetros, em julho de 1861).

Nenhum comentário: