07 agosto, 2012

Revendo Natal - RN

por Winston Graça, blog Saco de Gato
Natal: ponte para as praias do sul
Recentemente, revi Natal, RN, onde passei uma semana.
Constatação: os fortalezenses gostam de dizer que a cidade de Natal é uma pequena Fortaleza de 15 anos atrás...
Ledo engano! Natal hoje é uma grande capital que, ao contrário de Fortaleza, não inchou – desenvolveu-se como uma metrópole!
Grandes e belas avenidas onde o trânsito flui, sem um semáforo em cada esquina, ruas limpas e arborizadas, belos e modernos edifícios, uma ponte que faz inveja à ponte estaiada (*) da cidade de São Paulo!
Shopping centers gigantes (o “MidWay” dá três "Iguatemis" de Fortaleza), muito turismo e turistas, excelentes hotéis, praias limpas e bonitas!
Dunas e APAs muito bem conservadas, sem invasões e sem periferia favelada.
Ainda muito segura,(mesmo sem os “Rondas do Quarteirão”) e com um turismo de fazer inveja.
Dizem que Fortaleza atrai turistas... Mentira: o que ainda atrai turistas para cá é Jericoacoara, Canoa Quebrada e Beach Park.
Natal, sim, é uma cidade essencialmente turística, com atrações para todos os gostos ou simplesmente para quem só quer relaxar e apreciá-la.

N. do E.
(*) Ponte estaiada (português brasileiro) ou ponte atirantada (português europeu) é um tipo de ponte suspensa por cabos e constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte. Costuma ser a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma ponte pênsil, em casos onde uma ponte fixa iria requerer uma estrutura de suporte muito maior, enquanto uma pênsil necessitaria de uma maior presença de cabos. A ponte estaiada de São Paulo (de que Winston fala) é a Ponte Octávio Frias de Oliveira que atravessa o Rio Pinheiros.

Nenhum comentário: