29 setembro, 2010

Policlínicas Regionais no Ceará

Ontem (28/09), às 17 horas, foi inaugurada pelo Secretário da Saúde do Estado do Ceará, Dr. Arruda Bastos, a Policínica Regional de Baturité. Resultado de um investimento de cerca de 8 milhões de reais, totalmente oriundo do tesouro estadual, esta políclínica será administrada por um consórcio em que estão representados os 8 municípios da região: Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti.
Atenderá à população residente no Maciço de Baturité (135 mil habitantes) com os serviços de oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia; com o apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social; e com os serviços auxiliares de diagnóstico em radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiografia, audiometria e exames de patologia clínica.
A Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos (nome em homenagem a um cirurgião-dentista, nascido em Redenção, que, durante muitos anos, dirigiu o Posto de Saúde de Baturité) é a segunda das policlínicas regionais entregues à população pelo atual governo do Estado do Ceará. A primeira foi a de Tauá, inaugurada na última sexta-feira (24/09), e a terceira delas está sendo inaugurada hoje (29/09) na cidade de Camocim. Mais 18 outras unidades encontram-se em construção no interior, para serem em breve administradas por consórcios municipais, numa experiência em que o Ceará está servindo de modelo para o país.


A solenidade de inauguração da Policlínica de Baturité foi também uma oportunidade para que eu reencontrasse o médico sanitarista Francisco das Chagas Dias Monteiro. O colega, que sofreu recentemente uma grave enfermidade, e da qual se recuperou - sem sequelas - está em plena forma para a medicina, a política e a poesia. PGCS

Nenhum comentário: