27 abril, 2010

O plágio de nossa bandeira

Antes te houvessem roto no Alvorada
Que servires a um povo replicada. PGCS

Andam a plagiar a bandeira do Brasil. Apesar de ter uma combinação pouco usual de cores, de formas e de um lema exclusivo, o lindo pendão da esperança, o símbolo augusto da paz não é inimitável como se pode ver. Em parte, por não estar sob a proteção de alguma lei autoral.
Vem da Líbia a primeira ameaça nesse sentido. O país africano, conhecido por seus imensuráveis desertos, já está usando em sua bandeira (não sei há quanto tempo) o verde de nossas matas. A simbolizar o verde de seus oásis, ora vejam!

Mas esse retângulo verde é só um balão de ensaio. Se nós, brasileiros, não protestarmos com absoluta firmeza, os líbios acrescentam o resto: o losango amarelo, o círculo azul, as brancas estrelas.... E, arrematando tudo, uma faixa com a seguinte frase: "L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but".
Riram porque ela ficou extensa? Mas é a frase de Auguste Comte, no original e completa.
Urge: levantarmos a bandeira que vai defender a... bandeira. Pois rumores já dão conta de que eles estão progredindo muito no Paint.

Um comentário:

Anônimo disse...

A bandeira brasileira, supostamente criada em 1889, na verdade foi plagiada dos afrescos do início do século XVI (1527) da igreja de São Maurício (Chiesa San Maurizio) de Milão.

Essa pequena igreja fica num ex-convento de clausura e possui extraordinários afrescos, de cima a baixo, sendo chamada Capela Sistina milanesa.

Na parede atrás do altar estão os afrescos com as 4 bandeiras (2 a direita, bem embaixo e 2 a esquerda, também bem embaixo) com as cores verde, amarelo e azul. Só falta a faixa branca e as estrelinhas.

Esta imagem e outras podem ser acessadas através do seguinte endereço: https://www.google.com.br/search?q=igreja+san+maurizio+al+monastero+maggiore&tbm=isch&source=iu&pf=m&ictx=1&fir=eE2ZB6fZ74GoEM%253A%252Cxw8fw

Estive nessa igreja no mês passado, sendo que segundo uma senhora que recepcionava os visitantes essas bandeiras eram meramente decorativas. O qual eu duvido, pois todas as imagens sacras trazem alguma simbologia ou significado.