08 abril, 2010

O piano de gatos

Para Winston Graça, do blog Saco de gato

Athanasius Kircher (1602-1680) foi um jesuíta alemão que possuía uma arrogância intelectual sem limites. Não existia campo da ciência, assunto ou questão de seu tempo que ele não tivesse abordado em alguma de suas 158 obras, distribuídas em 44 volumes. Seus contemporâneos diziam que seu conhecimento era universal e, ainda hoje em dia, é considerado um dos grandes sábios da humanidade. Alguns chegam a compará-lo com Leonardo da Vinci.
Athanasius era matemático, astrônomo, geógrafo, geólogo, físico, químico e historiador. Realizou também estudos de óptica, magnetismo, música, geometria, egiptologia, bacteriologia (ilustrados sempre por suas magníficas gravuras). E dominou 11 idiomas, dentre os quais o chinês e o copta.


Mas... no meio de seus inventos musicais está o piano de gatos (na imagem acima). Que ele fabricou ordenando felinos, conforme os tons de seus miados, em uma estrutura semelhante à de um piano. Ao serem pressionadas as teclas desse "piano", agulhas correspondentes espetavam as caudas dos gatos, os quais, por sua vez, davam um concerto de... "miaus".
Dizem que o instrumento foi criado para levantar o ânimo de um governante italiano que andava muito deprimido por problemas de governo.
Para a sorte de Athanasius, em sua época não existia a Sociedade Protetora dos Animais. E para o azar de seus gatos concertistas, obviamente.

Nenhum comentário: