30 novembro, 2006

TECP no Hospital de Messejana

No término de 2005, a administração do Dr. Petronio Leitão adquiriu para o Hospital de Messejana os equipamentos necessários à realização do Teste de Exercício Cardio-Pulmonar (TECP). No início do presente ano, os equipamentos foram instalados em uma sala exclusiva no setor da Ergometria. Os primeiros exames, feitos em pacientes da cardiologia, passaram a ser realizados no hospital pela cardiologista Dra. Márcia Sales, já nos primeiros meses de 2006. E, nos meses mais recentes, pelos cardiologistas Dr. William Perdigão e Dr. Elcias Camurça.
A partir de outubro, na condição de indicado pelo Serviço de Pneumologia para o TECP, passei a realizar também o teste. Inicialmente em voluntários para, quando os aspectos operacionais do teste estivessem bem assimilados, a seguir poder realizá-lo em pacientes pneumológicos.
Este objetivo foi hoje pela primeira vez alcançado. Com o atendimento de uma paciente do Hospital de Messejana, com 41 anos de idade, sedentária, oriunda do ambulatório de controle do tabagismo, a qual necessitava do TECP para avaliar a sua intolerância ao esforço físico.
Pelas peculiaridades do teste, quando este é realizado pela pneumologia, o mesmo foi precedido de uma espirometria (que forneceu parâmetros espirométricos de interesse ao TECP) e foi também acompanhado da oximetria de pulso (face à possibilidade de ocorrer queda na saturação da hemoglobina durante o exercício).
O registro está feito.

Nenhum comentário: