29 fevereiro, 2024

Por que o dia bissexto é em fevereiro

29 de fevereiro é um dia que só aparece nos calendários uma vez a cada quatro anos, ao qual chamamos de ano bissexto. Isso compensa o fato de que um ano dura, na verdade, 365,25 dias. Por que colocamos aquele dia extra em fevereiro? Eu costumava pensar que era porque fevereiro é o mês mais curto, mas isso levanta a questão de por que fevereiro, em primeiro lugar, foi prejudicado. 
A resposta simples é porque na Roma antiga o ano civil começava em março. É por isso que outubro tem um nome que significa oito, embora seja o décimo mês. No calendário romano, fevereiro era o último mês do ano e, por isso, fazia sentido colocar o dia bissexto no final do calendário.
Exceto que os romanos colocavam o dia bissexto em 24 de fevereiro (a sexta calenda na contagem regressiva a partir de 1.º de março). Basicamente, eles tinham dois dias 24 de fevereiro a cada quatro anos, o que era muito confuso, especialmente se você tivesse um compromisso naquele dia.
N. do E.
Os romanos não acrescentaram um dia extra em 29 de fevereiro, mas em 24 de fevereiro, que é onde começa a resposta mais complicada. Eles mantinham um calendário contado regressivamente, a partir de datas específicas do mês: as calendas (1.º de março), as nones (7 de março) e os idos (15 de março). V. advertência a Júlio César, na peça de Shakespeare: "Cuidado com os idos de março", também conhecido como 15 de março, o dia de seu assassinato. Contadas de trás para frente, as calendas são 1º de março, as segundas calendas são 28 de fevereiro, as terceiras calendas são 27 de fevereiro e, assim por diante, até 24 de fevereiro que é a sexta calenda de março. Num dia bissexto, adicionaram uma segunda sexta calenda de março, que chamaram de "dia bissexto", ou seja, o segundo sexto dia.

Nenhum comentário: