15 junho, 2009

Do baculum ao big stick

Argumento baculino é uma adaptação para o português da expressão latina argumentum ad baculum, a qual contém o apelo a um bastão (baculum) que, em caso de necessidade, pode fazer triunfar pela força uma determinada idéia. Em outras palavras, é a imposição de uma tese com base no medo ou na timidez do adversário em face da superioridade física de quem argumenta.
No século XVI, surgiu uma seita de anabatistas que considerava crime repelir a força pela força. Adeptos da não violência, nenhuma arma podiam usar além de um bastão. Eram os baculários.
Mais realista do que eles, Luís XIV adotava como divisa: ultima ratio regis (último argumento dos reis). Baseada na idéia de que a bom entendedor uma locução latina bastava. Principalmente quando vinha ela gravada nos canhões do reino.
Até que, de bordoada em bordoada, a gente chega finalmente ao

Uma frase citada pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt. Num discurso feito na cidade de Chicago, em abril de 1903, em que ele disse:
"There is a homely old adage which runs: 'Speak softly and carry and big stick; you will go far.' If the American nation will speak softly, and yet build and keep at a pitch of the highest training a thoughly efficient navy, the Monroe Doctrine will go far."

Nenhum comentário: