29 fevereiro, 2024

Por que o dia bissexto é em fevereiro

29 de fevereiro é um dia que só aparece nos calendários uma vez a cada quatro anos, ao qual chamamos de ano bissexto. Isso compensa o fato de que um ano dura, na verdade, 365,25 dias. Por que colocamos aquele dia extra em fevereiro? Eu costumava pensar que era porque fevereiro é o mês mais curto, mas isso levanta a questão de por que fevereiro, em primeiro lugar, foi prejudicado. 
A resposta simples é porque na Roma antiga o ano civil começava em março. É por isso que outubro tem um nome que significa oito, embora seja o décimo mês. No calendário romano, fevereiro era o último mês do ano e, por isso, fazia sentido colocar o dia bissexto no final do calendário.
Exceto que os romanos colocavam o dia bissexto em 24 de fevereiro (a sexta calenda na contagem regressiva a partir de 1.º de março). Basicamente, eles tinham dois dias 24 de fevereiro a cada quatro anos, o que era muito confuso, especialmente se você tivesse um compromisso naquele dia.
N. do E.
Os romanos não acrescentaram um dia extra em 29 de fevereiro, mas em 24 de fevereiro, que é onde começa a resposta mais complicada. Eles mantinham um calendário contado regressivamente, a partir de datas específicas do mês: as calendas (1.º de março), as nones (7 de março) e os idos (15 de março). V. advertência a Júlio César, na peça de Shakespeare: "Cuidado com os idos de março", também conhecido como 15 de março, o dia de seu assassinato. Contadas de trás para frente, as calendas são 1º de março, as segundas calendas são 28 de fevereiro, as terceiras calendas são 27 de fevereiro e, assim por diante, até 24 de fevereiro que é a sexta calenda de março. Num dia bissexto, adicionaram uma segunda sexta calenda de março, que chamaram de "dia bissexto", ou seja, o segundo sexto dia.

O eclipse que salvou a vida de Cristóvão Colombo

Muitos historiadores concordam que Cristóvão Colombo, o primeiro navegador europeu a chegar à América, era um homem extremamente inteligente.
Embora tenhamos poucas certezas sobre a sua vida, é consenso que sua inteligência e agilidade o ajudaram em diversas ocasiões, tanto para conseguir o que procurava como para driblar as dificuldades.
Uma dessas ocasiões ocorreu em 1504, quando Colombo ficou preso na Jamaica durante sua quarta e última viagem ao continente americano.
Ele e cem homens acabaram encalhados no norte da Jamaica.
Enquanto esperavam ajuda, Colombo conseguiu trocar alguns de seus pertences por comida com os nativos. Com o passar do tempo, a relação com os indígenas começou a se deteriorar, e estes se opuseram a levar comida para ele.
Então, para conseguir o que queria dos nativos da ilha, ele se voltou para seus amplos conhecimentos astronômicos. Colombo elaborou um plano tão brilhante quanto perverso: assustar os aborígines com um eclipse que ocorreria em 29 de fevereiro de 1504, o dia extra daquele ano bissexto.


Estas duas páginas do almanaque Regiomontano descrevem os eclipses do Sol e da Lua. No canto inferior direito está descrito o eclipse lunar de 29 de fevereiro de 1504 usado por Cristóvão Colombo.

O navegador sabia por seus estudos que não seria um eclipse qualquer, mas um eclipse lunar que mancharia o satélite natural da Terra de vermelho como o sangue. E ele poderia apresentá-lo como um castigo divino do qual os nativos não podiam escapar.
Colombo foi um gênio do engano. E essa foi uma ideia salvadora.
Esse episódio é narrado com detalhes no livro "O Memorial dos Livros Naufragados", do historiador inglês Edward Wilson-Lee.

Extraído de: O eclipse que salvou a vida de Cristóvão Colombo em viagem à América, por Analía Llorente, BBC News

28 fevereiro, 2024

O livro em branco de David Pelham

Um livro em branco transmite informação?
Como um exemplo de que consegue transmitir, aqui temos o notável livro TRAIL (2007), de David Pelham, um pop up fascinante criado pelo mesmo designer da famosa capa do livro "Laranja Mecânica", da Penguim Books.

27 fevereiro, 2024

26 fevereiro, 2024

O sertão vai vir ao mar


Dirigido por Rodrigo César (2024), este filme foi gravado pela Rede Paraíba em apenas 7 dias, nas cidades de Pilar, São Miguel de Taipu e João Pessoa.
O roteiro é baseado na obra Dom Quixote e Sancho Pança, e conta as peripécias de Bento e Ciço, dois vaqueiros que trabalham em uma fazenda e precisam ir para a capital. 
As filmagens aconteceram com uma única câmera e a maioria das cenas foram feitas de primeiro take. A última cena do filme foi gravada na Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas, em João Pessoa.
Nesta segunda-feira (26), na Tela Quente.
(a conferir)

Grupos Globais

O G7 (Grupo dos Sete) e o G20 (Grupo dos Vinte) são dois fóruns internacionais compostos por diferentes países. Abaixo estão listados os países membros de cada grupo:

G7 (Grupo dos Sete):
Canadá
França
Alemanha
Itália
Japão
Reino Unido
Estados Unidos
O G7 é composto pelas sete economias mais avançadas do mundo e tem como objetivo discutir questões econômicas e políticas globais.

G20 (Grupo dos Vinte):
África do Sul
Alemanha
Arábia Saudita
Argentina
Austrália
Brasil
Canadá
China
Coreia do Sul
Estados Unidos
França
Índia
Indonésia
Itália
Japão
México
Reino Unido
Rússia
Turquia
União Europeia (representada por seus membros)
O G20 é composto por 19 países, incluindo a União Europeia, além de convidados especiais. É um fórum mais abrangente que inclui economias desenvolvidas e em desenvolvimento e tem como objetivo promover a cooperação econômica global e abordar desafios financeiros e políticos.

25 fevereiro, 2024

Luiz Antônio (Luís Antônio) e Miltinho

Antonio de Pádua Vieira da Costa, codinome Luiz Antônio, era conhecido nas rodas de boemia do Rio de Janeiro como Coronel. O apelido vem da sua formação militar - o compositor era oficial do exército, ex-pracinha da FEB na Itália e chegou a compor o Hino da AMAN - Academia Militar de Agulhas Negras.
Luiz nasceu em 16 de abril de 1921, no Rio de Janeiro e faleceu na mesma cidade, aos 75 anos, no dia 1.º de dezembro de 1996. Suas músicas foram gravadas por artistas de peso, como: Dick Farney, Claudete Soares, Marlene, Elizeth Cardoso, Ademilde Fonseca, Dóris Monteiro, Cauby Peixoto, Maysa, Miltinho, Elza Soares, Linda Batista e até o Palhaço Carequinha, que gravou "O Engraxate".
Quem não se lembra das músicas "Sassaricando"...  todo mundo leva a vida no arame, "Lata d'água"... na cabeça, lá vai Maria, lá vai Maria, sobe o morro e não se cansa, "Mulher de Trinta"... você, mulher, que já sofreu, "Barracão" ... de zinco, tradição do meu país? 
Seu último sucesso foi "Eu Bebo sim"... e estou vivendo, tem gente que não bebe e está morrendo, um samba bem humorado que estourou na década de setenta na voz de Elizeth Cardoso.
Fonte: http://www.drzem.com.br/2012/01/luis-antonio-compositor-de-alta-patente.html
Milton Santos de Almeida, conhecido com Miltinho (RJ, 31/01/1928 - 07/09/2014) foi um cantor brasileiro. As melhores lembranças de Miltinho devem-se à escolha do  repertório de seus discos. Canções de compositores, como Luiz Antônio, autor de alguns de seus principais sucessos. Além de "Mulher de trinta", Luiz Antônio compôs ""Menina moça", "Ri", "Poema das mãos", "Poema do adeus" e a favorita do cantor, "Eu e o Rio" ("A melodia mais linda que alguém já fez, uma beleza de letra", derretia-se Miltinho).

Ft. Baden Powell (violão)

24 fevereiro, 2024

O Tamagotchi renasce na Espanha

Durante toda uma geração, o Tamagotchi representou um brinquedo que trazia responsabilidades. Aqueles primeiros bichinhos virtuais que viviam em dispositivos ovais causaram uma verdadeira sensação em todo o mundo. Sua fama foi tão grande que seus autores, Akihiro Yokoi, da Wiz Company, e Aki Maita, da Bandai, foram agraciados com o paródico Prêmio Ig Nobel em 1997, na categoria Economia, "por converterem milhões de horas de trabalho das pessoas em tempo perdido: cuidando de bichinhos virtuais".
Desde então, esses pequenos seres, os tamagotchis, vivem entre nós, seja na forma de um dispositivo ou seja, como atualmente, na forma de videogames. O último destes, o Tamagotchi Adventure Kingdom, acaba de renascer em Barcelona.

23 fevereiro, 2024

Cláusulas pétreas

com inciso
"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."
--- "A água é branda e a pedra dura; mas, gota a gota, fará fundura."
"Palavra fora da boca é pedra fora da mão."
--- "De doido, pedrada ou má palavra."
"A pedra que rola não cria lodo."
--- "... nem musgo."
"A besta comedeira, pedras na cevadeira."
--- "Não há besta-fera que não se alegre com a sua companheira."

sem inciso
"A desgraça é a pedra de toque onde se aquilatam os amigos."
"Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto.
"Quem cala apanha pedras."

Dianne Scetrine reivindica o domínio de um raro superpoder.
Ela diz:
"Descobri que tenho um superpoder trivial, alguns anos atrás. Depois que meu ex-marido me disse que ele e seu irmão jogavam uma pedra na praia bem alto e para longe deles, e depois jogavam outra tentando acertar a primeira.
Eles nunca conseguiram. Eu tentei e repetidamente acertei a primeira pedra com a segunda."

22 fevereiro, 2024

O chocallho da cascavel

O chocalho que existe nas serpentes peçonhentas vulgarmente chamadas de cascavéis (gênero Crotalus sp) é, na verdade, uma estrutura da cauda composta por um conjunto de anéis dérmicos formados ao longo da vida destes ofídios. Quando fazem a muda da pele, a porção caudal não se destaca e, assim, fica seca e oca, gerando um som semelhante a um guizo quando o réptil a sacode.
Basicamente, se trata de um órgão de aviso para que elas se protejam contra possiveis pisadas. Notem que, sempre que as cascavéis estão agitando seus chocalhos, elas ficam enrodilhadas com a cabeça "apontada" para o foco, enquanto a cauda fica erguida, e se este aviso não for suficiente, elas dão o bote!
O gênero Crotalus está representado no Brasil por uma única espécie, Crotalus durissus (foto), a qual tem uma ampla distribuição no país. São responsáveis pelo maior número das fatalidades. Seu veneno tem ações neurotóxica, miotóxica e anticoagulante.
Comentário. Uma curiosidade relacionada a elas é que existe uma planta chamada de Crotalária, cujo nome alude ao gênero das cascavéis, porque as vagens deste vegetal fazem um som semelhante ao dos chocalhos das serpentes quando farfalham ao vento.

20 fevereiro, 2024

RCP na girafa

Como seriam as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) numa girafa.Só imaginando...

Um ventilador mecânico para girafa. Esta foi a solução elaborada pelo Dr. Scott B. Citino, do White Oak Conservation Center, na Flórida,EUA, juntamente com seus colegas Mitchell Bush, do Open Zoo, da Tailândia. e Oswaldo Rivera, do Centro Médico Nacional Infantil, em Washington, EUA. A equipe desenvolveu um ventilador simples e eficaz, utilizando-se de um soprador de folhas como fonte de fluxo de ar [ver aqui].

19 fevereiro, 2024

Hagiografia do Blog EM

Um santeiro cearense http://blogdopg.blogspot.com.br/2008/11/um-santeiro-cearense.html
Dez santos brasileiros http://blogdopg.blogspot.com.br/2008/11/dez-santos-brasileiros.html
São Pixinguinha http://blogdopg.blogspot.com.br/2012/04/sao-pixinguinha.html
Cristóvão http://preblog-pg.blogspot.com/2012/08/cristovao.html

18 fevereiro, 2024

Wernher von Braun

Pela primeira vez na imprensa brasileira (1969), Claudius revelou a origem do sucesso americano na conquista do espaço: Wernher - ele era alemão.
"Muito antes de tornar-se um "good old midwestern american", o menino Wernher já gostava de experiências científicas.
Adolescente, o interesse de Wernher não era segredo para ninguém. Estudioso e aplicado, certa vez quase conseguiu colocar sua mãe em órbita.
Fez tanto sucesso que um sujeito de topete e bigodinho o convidou para ajudá-lo a ganhar uma parada.
O foguete era genial. "Voa tão rápido", dizia ele, "que, a cada dez foguetes que passam, você só vê dois". E ajudaram a botar para quebrar a Velha Albion.
Acusado de genocídio, o já Dr. Braun defendeu-se, dizendo que ciência não tem nada a ver com política: "Eu faço os foguetes subirem. Onde caem não é com meu departamento".
A Velha Albion quebrou, mas ressurgiu sacudindo o resto do mundo com os Beatles e a minissaia. Quanto ao Dr. Braun, logo que acabou aquela parada, recebeu um convite para ir aos Esteites.
Chegou e foi logo falando em foguetes. Os nossos amigos americanos são tarados por novidade e aceitaram o tal símbolo fálico.
Americano é fogo, quando se decide é para valer! Botaram à disposição de Braun laboratórios, equipes e verbas votadas pelo Congresso.
E foi assim que, 20 bilhões de dólares mais tarde, o homem chegou à Lua."
(transfiguração do texto pelo controlador do Blog EntreMentes)

17 fevereiro, 2024

Ensinamentos maternos

Mãe raiz
- Passa.
- Mas a senhora vai me bater.
- Não vou, passa logo.
- Mãe, por favor...
- PASSAAAAAA!

16 fevereiro, 2024

O quêfobo Itamar Espíndola

Itamar Santiago de Espíndola (1917 - 1992) foi um advogado e escritor cearense. Membro dos mais atuantes da Academia Cearense de Letras, era um estudioso da Língua Portuguesa e tinha uma marca: ser quêfobo. Itamar escrevia sobre os mais diversos assuntos (pois era um polígrafo) sem utilizar-se do monossílabo "que".
Conheci Itamar Espíndola no Centro Médico Cearense, em 1982. Ao partiparmos de uma mesa-redonda de uma campanha (da qual fui um dos organizadores) contra o tabagismo. Em sua elocução, a par dos conhecimentos jurídicos demonstrados, Itamar mostrou possuir também o dom de grande orador.
Tempos depois, digitei e divulguei no Blog EM o texto "Números brincões", de autoria dele, o qual havia sido originalmente publicado a 09/04/88, em sua coluna "Vinhetas", no caderno "Fame" do jornal "O Povo". Como era do estilo de Itamar, o texto não apresenta a palavra "que", partícula considerada por ele como afeadora da Língua Portuguesa.

Relacionadas
A escrita logogenética: http://blogdopg.blogspot.com/2020/07/a-escrita-logogenetica.html
Oulipo: http://blogdopg.blogspot.com/2015/08/prazeres-singulares.html
Twitter: http://blogdopg.blogspot.com/2014/06/o-que-eu-teria-escrito.html
O lipograma: http://blogdopg.blogspot.com/2017/11/o-lipograma.html

15 fevereiro, 2024

Medo de navio

São muitas as embarcações de todos os tipos e de todas as épocas que estão no fundo dos mares. Segundo a Unesco, que protege o patrimônio histórico subaquático, existem até 3 milhões de navios e barcos naufragados a serem descobertos ao redor do mundo. O catálogo Wrecksite armazena cerca de 200.000 referências e a Global Sunken Ship Database já possui mais de 250.000. Boa sorte exploradores das profundezas!

14 fevereiro, 2024

Tudo, meu iluminado!

A geração de energia elétrica de 2023 do Sistema Interligado Nacional (SIN) teve a menor emissão de CO2 desde 2012.

Esse resultado foi possível devido à entrada de fontes limpas de geração de energia elétrica no SIN.
Além das condições hídricas favoráveis no Brasil, 140 usinas eólicas e 104 fotovoltaicas entraram em funcionamento só em 2023.

E, no dia 7 de fevereiro de 2024, batemos mais um recorde de geração do país com energia elétrica de fontes renováveis.

"Mas o que eu tenho a ver com isso?"
Tudo, meu iluminado! Você aproveita de um planeta mais limpo e energeticamente seguro.

O Combate entre o Carnaval e a Quaresma

https://twitter.com/historia_pensar/status/1628132659066023936
Pintura a óleo sobre madeira produzida em 1559 por Pieter Bruegel, o Velho, mestre do Renascimento flamengo. A obra representa uma disputa simbólica entre o hedonismo e os prazeres mundanos e a abnegação e a observância religiosa. É apresentada como um panorama imaginário algo caótico, formado por um conjunto de cenas fragmentadas, e não por uma narrativa linear. A ação se desenvolve na praça central de uma cidade não especificada da Holanda, onde mais de 200 personagens se reúnem.

13 fevereiro, 2024

A encadernação sanfonada

Os historiadores do livro referem-se a esse estilo de encadernação como sanfonada por causa de sua aparência de acordeão. Este livro em particular, agora na Biblioteca Real Dinamarquesa, em Copenhague, estava na coleção do estudioso do século XVII, Peder Scavenius. É uma cópia do Antigo Testamento em hebraico.
Lê-lo requer virar o livro conforme se avança pelas quatro divisões.



Leporello, o livro sanfonado

12 fevereiro, 2024

As roletas na berlinda

As roletas têm falhas sutis e, nesta era tecnológica, um observador sofisticado pode ganhar muito dinheiro.
Em 1873, o engenheiro britânico Joseph Jaggers contratou seis funcionários para estudar as rodas no Beaux-Arts Casino em Monte Carlo. Uma roda mostrou um viés claro, que Jaggers explorou até os 325 mil dólares.
Já em 1961, o matemático Claude Shannon construiu um computador para encontrar  números prováveis em roletas.
No final dos anos 1970, um grupo de hackers de computador conhecido como Eudaemons frequentava cassinos com computadores nos sapatos.
No início dos anos 1990, Gonzalo Garcia-Pelayo usou um computador para analisar as roletas do Casino de Madrid. Ele ganhou mais de 1 milhão de dólares em um período de vários anos.
Em 2004, um grupo em Londres estava usando um telefone com câmera a laser especial e um microchip para prever a trajetória de uma bola, uma técnica chamada segmentação por setor. Eles ganharam 1,3 milhão de libras.
Nos dois últimos casos, os cassinos apresentaram contestações legais - e perderam. Se você não está influenciando a bola, decidiram os tribunais, você não está trapaceando. Os cassinos modernos monitoram suas rodas para mantê-las aleatórias, mas as probabilidades de longo prazo favorecem os engenheiros e os hackers.
(Futility Closet, setembro 2005)

11 fevereiro, 2024

Baixo Leblon

O Baixo Leblon fica entre a Avenida Ataulfo de Paiva, a Rua Dias Ferreira e a Rua Aristides Espínola. A partir dos anos 1970, se firmou como ponto de encontro de intelectuais e artistas radicados no Rio de Janeiro. O termo "baixo" tem origem carioca, sendo uma definição informal para a concentração de bares em determinada área geográfica, formando um "itinerário etílico".
Um dia, o Baixo Leblon entrou para a marcha carnavalesca "Turma do Funil" (1956), de Mirabeau Pinheiro, Milton de Oliveira e Urgel de Castro. Foi quando os compositores Tom Jobim e Chico Buarque criaram uma introdução com título ("No Baixo Leblon") e letra para o relançamento (1980) da famosa marcha, com a participação da Miúcha.

No Baixo Leblon
Quando é tão densa a fumaça
Que o tempo não passa
E a porta do bar já fechou
Quando ninguém mais tem dono
O garçom tá com sono
E a primeira edição circulou
Quando não há mais saudade
Nem felicidade
Nem sede, nem nada, nem dor
Quando não tem mais cadeira
Tomo uma besteira de pé no balcão
E eis que da porta do fundo
Do oco do mundo desponta um cordão.


Do Gabinete da Paródia do Blog EntreMentes: Turma do Poire (2015)

10 fevereiro, 2024

Problemas de memória


Um casal, em seus noventa anos, estão ambos com problemas de memória. Durante um exame clínico, o médico diz que eles estão fisicamente bem, mas que é melhor começar a anotar o de que precisam, para ajudá-los a se lembrar mais tarde.
Naquela noite, enquanto assistem TV, o homem se levanta de sua cadeira.
"Quer alguma coisa enquanto estou na cozinha?", ele pergunta.
"Me traz uma taça de sorvete?"
"Claro."
"Você não acha melhor anotar para se lembrar de trazer?", ela pergunta.
"Não, eu me lembro".
"Bem, eu gostaria de alguns morangos em cima também. Talvez seja melhor anotar, para não esquecer?"
Ele diz: "Eu consigo me lembrar disso. Você quer uma taça de sorvete com morangos".
"Eu também gostaria de chantilly. Tenho certeza que você vai esquecer, por que não anota?", ela pergunta.
Irritado, ele diz, "Eu não preciso anotar nada, eu me lembro! Sorvete com morangos e chantilly. Eu sei disso, pelo amor de Deus!"
Ele vai à cozinha e, após 20 minutos, volta e entrega à sua esposa um prato de feijão com arroz.
Ela olha para o prato por alguns segundos e diz: "E cadê a farofa?!"

https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6740

09 fevereiro, 2024

O redivivo post sobre o Dr. Zelenko

Sem citar fontes confiáveis, torna a circular uma postagem de 2021, a qual divulga que o Dr. Vladimir Zelenko (foto), criador do "tratamento precoce" da COVID 19 com hidroxicloroquina, zinco e azitromicina, foi indicado ao Nobel da Paz.
O Nobel da Paz não é uma premiação de natureza científica como o Nobel em Medicina ou Fisiologia, o Nobel em Física e o Nobel em Química. E vale ressaltar, ainda, que o Nobel da Paz já coleciona umas tantas indicações polêmicas, como as dos ditadores Adolf Hitler (1939), Benito Mussolini (1935) e Josef Stalin (1945 e 1948).
Muitos nomes são indicados anualmente para cada categoria. A indicação pode inclusive partir de uma única pessoa (se esta já tiver sido premiada). Ser indicado não é o mesmo que ser premiado. E a instituição que concede a premiação não divulga os nomes dos indicados até decorridos 50 anos de sua edição.
O padrão-ouro para investigar os benefícios de um medicamento é o de grandes estudos clínicos randomizados, o que não foi o caso da pesquisa de Zelenko. E, no caso dele, a notícia de sua indicação partiu de um site de propriedade do "pesquisador".
P.S.
Pois bem, que ninguém agora se aventure a nomeá-lo para o Nobel em Literatura. Pela condição em que ele atualmente se encontra (falecido em 2022), Dr. Zelenko não pode mais ser indicado a qualquer Nobel.

Ching ling e roscofe

O termo "ching ling" é um jargão popularmente usado para se referir a dispositivos eletrônicos fabricados na China, especialmente telefones celulares, quando são considerados de qualidade inferior ou falsificados. Esses dispositivos muitas vezes imitam marcas conhecidas, como a Apple ou a Samsung, mas não possuem a mesma qualidade, desempenho ou garantia.
A expressão "ching ling" é uma referência estereotipada a produtos fabricados na China. No entanto, é importante notar que nem todos os produtos chineses são de qualidade inferior. A China é uma grande fabricante de eletrônicos, e existem marcas chinesas respeitadas e produtos de alta qualidade originários do país.
É recomendado, portanto, ter cautela ao adquirir dispositivos eletrônicos, especialmente se forem muito baratos ou parecerem ser imitações de marcas famosas. Esses produtos podem apresentar problemas de qualidade, falta de suporte técnico e até mesmo questões de segurança. 
É sempre melhor comprar de fontes confiáveis e verificar a autenticidade e qualidade do produto antes de fazer uma compra.

Quanto a roscofe, é um provável aportuguesamento de Roskopf (ou de Roscoff).
Pesquisando acerca do assunto, achei o seguinte. Roskopf – sobrenome do alemão, naturalizado suíço, Georges Frederic (1813-1889) – eram relógios de bolso de baixo preço, o que permitia sua aquisição pelos menos favorecidos de dinheiro. Com o tempo, surgiram muitas falsificações de má qualidade que mancharam a fama da marca.
Porém existe uma outra versão, entre fantasiosa e lendária: No Porto de Roscoff, região francesa da Bretanha, os relógios vendidos a marinheiros duravam apenas 24 horas, graças a um mecanismo que fazia girar os ponteiros durante um dia, tempo em que os embarcadiços ficavam em terra.
Quem nunca teve um relógio roscofe na vida? 
E, aumentando agora a dificuldade da pergunta, quem nunca foi insultado com o tal palavrão?

https://andredib.wordpress.com/

Bônus: O RELÓGIO SAPECA, que publiquei no Preblog em março de 2013.

08 fevereiro, 2024

O Dr. da Zebra

Das tentativas de domesticação de zebras através da história, poucas foram bem-sucedidas. O fato é que, diferentemente de cavalos, burros e mulas, zebras têm caráter arisco, nervoso e, por isso, imprevisível, não se prestando à doma.
Quando se fala a respeito do assunto é impossível não pensar em Lionel Walter Rothschild (1868-1937), conhecido como o Barão de Rothschild. Certa vez, ele quis provar que zebras podiam, sim, ser domesticadas e montou uma carruagem puxada por quatro desses espécimes para circular por Londres.
Contudo, um médico indo-luso-inglês, Rosendo Ayres Ribeiro (1871-1951), tornou-se célebre no começo do século XX em Nairóbi, no Quênia, não só por domesticar, como também por ir montado às consultas num desses equídeos, tendo recebido o apelido de «o Doutor da Zebra».
Há informes de outras cavalgadas de sucesso com a utilização de zebras. Mas foram as realizadas pelo bom Dr. Rosendo que deixaram pegadas  inapagáveis no coração da África, sendo frequentemente lembradas por sua singularidade.
N. do E.
A domesticação envolve a criação de uma relação de confiança e cooperação entre humanos e equídeos ao longo de gerações. Devido às diferenças físicas e comportamentais e, por seus instintos de animal selvagem, a zebra é muito difícil de ser domesticada e, a fortiori, montada.

07 fevereiro, 2024

Explicação científica

CIENTISTA:
*Explicando a importância de um bom sono.

EU:
*Assistindo a um cientista explicar a importância de um bom sono no YouTube, às 3 da manhã.

Pega Peão

Já ouviram falar da tal chuva Pega Peão?

Dica: Patrimônio Cultural de São Paulo. 

É a que chove nos dias úteis por volta das 18 horas.

06 fevereiro, 2024

Discussão com a mulher - 9

Quando a mulher te diz: Vou te perguntar uma coisa, mas não minta pra mim. Ela já tem: 14 prints, 3 testemunhas, 7 áudios e Deus confirmou em sonho.

05 fevereiro, 2024

O duelo das aristocratas seminuas

No verão de 1892, ocorreu a Exposição Anual de Teatro Musical de Viena, um evento importante no calendário social da elite. A princesa Paulina von Metternich supervisionou os preparativos junto com outra aristocrata, a condessa Anastasia von Kielmansegg. Embora o motivo de sua disputa permaneça desconhecido, essas duas mulheres tiveram um confronto amargo sobre questões organizacionais para o evento. Provavelmente, a tentativa da condessa de assumir o controle total do evento pode ter sido vista como uma ameaça pela princesa. Uma revista feminina britânica da época observou que Anastasia era uma rival ambiciosa na corte da princesa Paulina, jovem o suficiente para ser sua filha (na década de 1890, a princesa Paulina já estava na casa dos 50 anos, enquanto a condessa Anastasia era uma figura emergente na cena social vienense ). 
Como a etiqueta e o decoro proibiam as brigas, as mulheres optaram por resolver a disputa com um duelo, considerado mais adequado e respeitável. Era algo extraordinário duas mulheres participando de um duelo, porque quando as aristocratas se ofendiam, pediam a seus parentes ou amigos do sexo masculino que lutassem por elas. Desde o final do século XIX, à medida que os movimentos protofeministas se espalharam pela Europa, essas ideias começaram a mudar, dando às mulheres maior protagonismo nesse tipo de situação.
A princesa Paulina e a condessa Anastasia escolheram se enfrentar fora da cidade de Verduz, capital de Liechtenstein. Este estado gozava de um nível razoável de autonomia, e isso tornava o local ideal para uma atividade legal duvidosa, como o duelo.
A princesa Schwarzenberg atuou como testemunha para Paulina, enquanto a condessa Kinsky fez o mesmo para Anastasia. A baronesa Lubinska, da nobreza polonesa, atuou como médica de ambas as partes. Como armas, os dois combatentes carregavam floretes, projetados para desferir golpes rápidos com a ponta pontiaguda.
Um duelo entre mulheres era singular o suficiente para os jornais da época ecoarem. Na verdade, muito do que sabemos aconteceu naquele fatídico dia de agosto, sabemos por meio de reportagens da imprensa. No duelo de espadas, os oponentes começam em lados opostos de um quadrado de cerca de vinte passos de largura. Sair daquele quadrado a qualquer momento, antes do duelo terminar, era perder. 
A maioria das versões sustenta que o duelo durou três rodadas. Nas duas primeiras nenhuma das mulheres se machucou, o que foi considerado empate. No terceiro assalto, Paulina sofreu um pequeno corte no nariz, enquanto Anastasia sofreu um corte no braço. Não se sabe quem venceu o duelo, mas o que está claro é que nenhum das duas foi acusada de covardia, e ambas preservaram suas honras. 


Um detalhe curioso é que as duas mulheres duelaram sem roupas cobrindo a parte superior do corpo. Ambas concordaram com isso por sugestão da baronesa Lubinska, uma das primeiras defensoras da teoria dos germes e que tinha alguma experiência no tratamento de feridas infectadas. Lubinska sabia que, se uma das duelistas ferisse a outra, era possível que os floretes tivessem rasgado as roupas sujas, fazendo com que o ferimento infeccionasse. Em vez disso, um corte limpo era muito mais fácil e rápido de cicatrizar. 
Embora o duelo tenha revivido nos Estados Unidos por causa da mania dos faroestes, no mundo em geral entrou em declínio devido ao advento de armas mais devastadoras. A isto devemos acrescentar o declínio da aristocracia europeia, pois a classe social tornou-se cada vez mais associada à riqueza, deixando de lado conceitos como legado ou honra. À medida que as pessoas se tornavam cada vez menos preocupadas em defender seu bom nome, havia cada vez menos razão para acabar duelando.

04 fevereiro, 2024

Coro a bocca chiusa

Da ópera "Madame Butterfly" de Giacomo Puccini:



Bocca chiusa (pronuncia-se "boca quíusa" no Português brasileiro) é um termo em italiano, que significa cantar com a boca fechada. É uma técnica usada para o "aquecimento vocal", cantando-se as denominadas vocalizes diatônicas com o acompanhamento de um teclado ou uma orquestra, que toca a melodia da vocalize, sendo que o cantor ou os coralistas (nesse vídeo) por sua vez a reproduzem. Caracteriza-se por cantar com a boca fechada, transferindo a ressonância para a região nasal.

03 fevereiro, 2024

ÁGUA, LUZ E NET


Respondo perguntando:
O corpo humano tem de 60 a 70 por cento de água, produz alguma eletricidade (120 Watts/dia) e está sempre sem sinal de internet.
De qual então mais precisamos?

- Oi gata, qual é o seu nome?
- Luzinete.
- Vixi!!! Deixa quieto!
- Oxi, porquê? Não gostou do meu nome?
- Não é isso. É que você me faz lembrar de duas contas atrasadas.
@FlaRobSal

02 fevereiro, 2024

Animais meteorologistas

Caindo como acontece no meio do inverno do calendário norte-americano, não há mistério sobre o motivo pelo qual as pessoas queriam algum sinal do retorno da primavera, mas por que uma marmota? Nem sempre foi assim. A velha tradição celta fala de uma cobra saindo de seu buraco. Em outras partes da Europa, um urso, ouriço ou texugo, todos animais que hibernam, eram tradicionalmente usados como meteorologistas. Quando os europeus imigraram para a América, eles descobriram que a marmota era o animal hibernante mais comum ao redor, então surgiu o Dia da Marmota. Milhares de pessoas se reunem nesta sexta-feira (2), no Gobbler's Knob, em Punxsutawney, Pensilvânia, para assistir a uma famosa marmota, de nome Phil, fazer sua previsão do tempo.Segundo a lenda, se Phil vê sua sombra, ele a considera um "presságio" de mais seis semanas de mau tempo e volta para seu buraco. Se ele não vê, a primavera começa mais cedo. O Dia da Marmota é uma tradição que remonta a mais de um século nos EUA.


Aqui no Brasil não temos essa marmota.
Os profetas da chuva do Nordeste brasileiro são meteorologistas, mas não são animais que hibernam.

01 fevereiro, 2024

O Grande Palíndromo

Palíndromos são palavras e frases que permanecem iguais quando lidas de trás para frente, tais como AIA, OSSO, ESMAGAM-SE e OTO COME MOCOTÓ.

"Fazer palíndromos é uma arte barroca, cuja característica principal é um excesso de complexidade no processo para um excesso de perplexidade com o resultado." (Braulio Tavares)

Um dos maiores palíndromos do mundo, com 1247 palavras (3 páginas), é em francês, e foi criado pelo escritor Georges Pérec. "Le Grand Palindrome", que está disponível na Internet no endereço:
http://www.arretetonchar.fr/wp-content/uploads/2013/IMG/pdf_Georges_Perec_le_grand_palindrome.pdf