29 setembro, 2025

Meus sócios, minha ruína

Tenho cá em meu quintal as frutas mais caras do mundo. Não é que sejam exóticas; ao contrário, são frutas de feira, vendidas a quilo: mangas, laranjas, abacates.
As minhas são caras porque se associaram a pragas miúdas e graúdas, arruinando minha produtividade. Entre os sócios graúdos estão os macacos e os jacus, [1] ambos protegidos pela lei brasileira — intocáveis. Minha vingança se volta contra as pragas miúdas: besouros, lagartas, fungos, vírus e bactérias. Gasto mais com defensivos do que com remédios para a velhice.
Fiz sociedade em dois pés de amora (foto) - um contrato injusto: à minha aproximação com a cestinha colheitadora, só me sobram as amoras [2] ainda verdes e azedas; as grandes, doces e pretas piano são devoradas pelos sócios passarinhos.
As mangas são lindas por fora, mas habitadas por dentro com os bichos que, no passado, povoaram as goiabas.
Os figos [3]) se aproveitam verdes; à menor ameaça de amadurecimento, a tropa de larápios alados dá conta de bicá-los.
Há um provérbio espanhol que diz:
"Amigo en la necesidad, enemigo en la abundancia."
E assim, meus estimados amigos, despeço-me deste desabafo para sair de compras. [4]
Vou comprar frutas. (Nelson José Cunha, cearense de Nova Lima-MG)

N. do E.
[1] Em festa de jacu, inhambu não pia. É uma frase que nem todo mundo vai entender de primeira, mas que carrega grande sabedoria. O jacu é um pássaro de dimensões maiores e o inhambu é menor que ele. Assim, o ditado ensina que é melhor ficamos tranquilos e não comprarmos guerras que não podemos vencer.
[2] Amoras. Frutos agregados de arbustos vulgarmente designados como "silvas". Tolera facilmente solos pobres, sendo uma das primeiras plantas a colonizar terrenos baldios.
[3] Debaixo da doçura de um figo há um ciclo de vida temível para quem aprecia a fruta. Leia este artigo e descubra o segredo que os figos escondem. Uma pista? Envolve vespas. Muitas vespas.
[4] Para fazer isso de forma inteligente, é útil criar uma lista de compras, pesquisar produtos e preços, e evitar compras por impulso para controlar o orçamento, de acordo com o blog da Serasa. (Paulo Gurgel)

28 setembro, 2025

Sinfonia n.º 5 em Dó menor, de Beethoven

Em 22 de dezembro de 1808, estreou em Viena a Sinfonia n.º 5, em Dó menor, opus 67, de Ludwig van Beethoven. Se as críticas iniciais deixaram de reconhecer na Sinfonia n.º 5 uma das maiores peças musicais jamais escritas, é necessário entender as condições adversas sob as quais a obra foi pela ouvida primeira vez.
No local do concerto fazia um frio de rachar. Passaram-se duas horas de um programa enorme de mais de quatro horas de duração antes da sinfonia começar a ser executada e a orquestra havia ensaiado pouco. No dia, a execução foi de tal forma medíocre que obrigou o compositor, praticamente surdo àquela altura mas que atuava como regente, a interrompê-la em uma determinada passagem para reiniciá-la desde o começo. Foi, em tudo e por tudo, um início pouco auspicioso para um acontecimento cultural que logo se tornaria a peça da música clássica mais conhecida em todo o mundo.
Essa percepção resistiria à passagem do tempo e a Sinfonia n.º 5 rapidamente se tornou a quintessência do repertório clássico para as orquestras em todos os quadrantes.
Esta obra traz uma das introduções musicais mais poderosas e impactantes jamais escritas: um 'fortíssimo' – sol, sol, sol, curtos, e um mi bemol, um pouco alongado – verdadeiro desafio para maestros, orquestras e público. O universo sonoro construído com base em quatro simples notas nos leva a uma dimensão musical nunca dantes conquistada. O professor de Hector Berlioz, Jean-François Le Sueur, quando a ouviu, ficou alucinado: "Quando saí da sala de concertos e tentei colocar o chapéu, não consegui encontrar minha cabeça".
Contudo, além de suas qualidades revolucionárias como uma composição erudita, a Sinfonia n.º 5 se mostraria com um enorme e duradouro poderio pop-cultural, graças principalmente ao motivo suscitado por suas primeiras e penetrantes quatro notas iniciais. Ela foi usada durante a Segunda Guerra Mundial para abrir a programação da rede BBC porque imitava a letra V, de Vitória, do código Morse (...-).
Extraído de: https://operamundi.uol.com.br
Vídeo
Em 8-10 de setembro de 1977, executada pela Filarmônica de Viena (sob a regência de Leonardo Bernstein), a Sinfonia n.º 5 em Dó menor, de Beethoven. I. Allegro con Brio (excerto):


Arquivo
http://blogdopg.blogspot.com/2023/05/a-sinfonia-v-de-beethoven-e-ii-guerra.html
http://blogdopg.blogspot.com/2014/07/quinta-sinfonia-de-butthoven.html [c/ vídeo só disponível no YouTube por restrição de idade]

27 setembro, 2025

Chopines

O Museu Correr de Veneza (localizado na Praça São Marcos) exibe um par de objetos de madeira cujo uso não é imediatamente claro.
São chopines, um tipo de sapato plataforma popular nos séculos XV, XVI e XVII. Usados sob a saia de uma mulher, eles podiam acrescentar até 20 polegadas à altura da usuária, dando a ela uma proeminência impressionante, mas um andar incerto.
Em 1430, uma lei veneziana limitou a altura dos chopines a três polegadas, mas esta regulamentação foi amplamente ignorada.


Shakespeare zombou dessa tendência na saudação de Hamlet a uma personagem visitante:
"Por minha senhora, Vossa Senhoria está mais perto do céu do que quando a vi pela última vez, graças à altura dos chopines."

Relacionadas

26 setembro, 2025

Mas um dia...

Que dia, meus leitores!
A censura do Cine Familiar deixou passar um filme que o menino aqui quase não acreditou. Com Cleópatra sendo entregue ao imperador romano embrulhada num tapete (o Sedex da época). Com a beldade egípcia nua em pelo, digo, em película como foi constatado ao abrir César o presente.
Mas acho que isso só aconteceu no Cine Familiar por que se tratava da cena final.
O bonequinho viu e aplaudiu.

Romances, pinturas, séries e filmes nos transmitiram a popular imagem de Cleópatra saindo de um tapete, mas na verdade isso se deve a um erro na tradução, feita em 1770, da obra de Plutarco.


O que o historiador grego registrou:
Cleópatra, com apenas um dos seus amigos com ela, Apolodoro, o siciliano, embarcou em um pequeno barco e chegou ao palácio quando já estava anoitecendo.
Como não parecia haver outra maneira de entrar sem ser vista, ela entrou dentro de um saco (de dormir?). E, depois de amarrar o saco, Apolodoro levou-a para César.
Este pequeno truque de Cleópatra, que mostrava à primeira vista a sua impudícia provocante, diz-se que foi a primeira coisa que cativou César. (Vidas, César, Capítulo 49)
Parece que ela e César sentiram uma afinidade instantânea e, na manhã seguinte, quando Ptolomeu XIII chegou para se encontrar com César, este e Cleópatra já tinham chegado a um acordo.

25 setembro, 2025

Hackers x Crackers

O termo hacker começou a ser usado na área da computação na década de 1960, no MIT, onde surgiram os primeiros deles.
Embora o nome hacker deva ser conquistado, ele não pode ser autoproclamado.

Esclarecendo conceitos: hackers não são piratas informáticos.
Aqui tentamos lançar alguma luz sobre a mais do que comum confusão de termos que equipara hackers e crackers, algo muito distante da realidade.
Um hacker, pelo menos no mundo da tecnologia, e da computação em particular, é uma pessoa que gosta de explorar os detalhes de sistemas programáveis e de como tirar o máximo proveito de suas capacidades, às vezes além do que o fabricante pretendia.
Mas ele nunca usaria suas habilidades e conhecimento para fazer o mal como os crackers.
Age eticamente e pode estar ajudando a melhorar a segurança de um sistema.
~ Microsiervos

24 setembro, 2025

Panis et Circenses


OS ENGENHEIROS DO CAOS - Giuliano Da Empoli 
"Governar criando factoides a cada minuto não parece uma boa ideia. Mesmo quando o eleito não tem a mínima ideia de como usar um cargo tão importante. 
Ainda mais em um país que pretende governar o mundo. Periga repetir a estória do palhaço que saiu no palco gritando para todos correrem 
que o circo estava pegando fogo 🔥. 
Ninguém acreditou. Todo mundo pensou que era apenas mais uma palhaçada 
e todos morreram queimados".

PANIS ET CIRCENSES - Fernando Gurgel Filho
O Circo precisa da patuleia
Precisa de nós, cidadãos e palhaços
Se divertindo, no palco e na plateia
Cidadãos alegres, humilhados e catequizados
E o Circo, mesmo caro, ainda é grátis
Entra em todas as casas sem pedir licença
Pelo ar, nos noticiários, pelas ruas, nos "ridículos tiranos"
Precisamos apenas de Circo?
Nós, palhaços, também precisamos de Pão
Precisamos de Pão e Circo,
E o Circo não nos falta:
Malabarismos, sangue no palco, mentiras...
Tudo grátis, diversão da patuleia
Se o Pão falta na mesa da plateia
É porque dá mais trabalho
E não há tempo a perder
Dando o Pão, se o trigo é caro
Então, divirtam-se aplaudindo o Circo
Para esquecer a fome, aquecer do frio.

23 setembro, 2025

Maria, a Incômoda


De manhã, Maria ia à taverna e tocava gaita de foles para os hóspedes de ressaca até que eles pagassem para ela ir embora.

Iluminura atribuída a Robinet Testard de uma cópia francesa do final do século XV. Gaitas de foles em manuscritos medievais. https://www.prydein.com/pipes/mnu2/index.html

22 setembro, 2025

Monte Roraima

Está localizado na América do Sul, na Serra de Pacaraima, no Planalto das Guianas. O Brasil, ao leste, responde por 5% de sua área, a Guiana, ao norte, responde por 10%, e a Venezuela, ao sul e oeste, responde por 85%.
O acesso ao Monte Roraima (MR) pelo lado venezuelano é próximo à estrada e relativamente fácil; no entanto, tanto para o Brasil quanto para a Guiana, a área é mais isolada e só pode ser alcançada por alguns dias de caminhadas na floresta ou utilizando-se de uma pequena pista de pouso local. Onde está situado o marco da fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana (tríplice fronteira), o Monte apresenta-se com a elevação de 2.734 metros.
O topo do MR é completamente horizontal e ocupa uma área de mais de 30 quilômetros quadrados, rodeada por cachoeiras, penhascos e outras raras características geográficas do mundo. Visto assim, poderia ser considerada uma ilha nas alturas.
É o lar de uma grande diversidade de espécies animais e vegetais endêmicas.
Tendo a sua formação estimada em dois bilhões de anos, o MR pode ser a formação rochosa mais antiga da Terra.

21 setembro, 2025

A Tramontana

O cantor Sérgio Murilo (da Jovem Guarda) aqui canta a versão de uma canção italiana, original de Daniele Pace e Mário Panzeri, com letra em português de Geraldo Figueiredo. Na Itália é «La Tramontana», no Brasil, é quase a mesma coisa: «A Tramontana» – Gravação Continental, de 1968.


Os dicionários consignam o substantivo tramontana, utilizado em sentido figurado na expressão «perder a tramontana», como significando «perder o rumo/direção» e «perder  a cabeça, perder a paciência, ficar perturbado». Este substantivo – tramontana – vem do italiano e pode também significar «estrela polar», (stella tramontana), a estrela que se situa além dos montes.

20 setembro, 2025

Nada em comum?

Tira de sexta, do Eduardo.
‪@eduardoarruda.bsky.social‬
Ah, têm sim!
Ambos têm: cabeças pares e bundas ímpares.
@pellisoli.bsky.social‬

Dominus vobiscum.
Tradução: os dominós estão convosco.
@entrementes.bsky.social‬

19 setembro, 2025

Falcões de fogo

São aves que se especializaram em usar o fogo para caçar. Notadamente, são três espécies de aves de rapina pertencentes a duas famílias diferentes: o milhafre-preto (Milvus migrans), o milhafre-assobiador (Haliastur sphenurus) e o falcão berigora (Falco berigora).
Conforme relatado por aborígenes e bombeiros australianos (Journal of Ethnobiology, 2018), essas aves se reúnem em grupos quando um incêndio se forma. Lá, eles pegam gravetos em chamas, transportam-nos e depois os jogam em  áreas ainda não afetadas a fim de atear novos focos de incêndio.
O objetivo desse comportamento é óbvio: forçar suas presas a saírem de seus esconderijos para que possam se banquetear num bifê gigante.
Pourquoi des rapaces déclenchent-ils volontairement des incendies en Australie? GEO

18 setembro, 2025

Saltos e ressaltos




Existe uma espécie de antílope capaz de pular mais alto do que uma casa de altura média.
Ressalte-se o fato de que uma casa não é capaz de pular.

A fuga das estrelas

As galáxias são objetos dinâmicos que possuem diversas componentes como estrelas, objetos compactos e objetos que não se encaixam nessa categoria. A Via Láctea é uma galáxia espiral que é um exemplo da dinâmica complexa nos movimentos e interações do objeto. Ela é um caso especial justamente por ser a galáxia que habitamos e onde há a possibilidade de obter dados de objetos próximos de nós.
O Sistema Solar habita um dos braços da Via Láctea chamado braço de Órion a uma distância de 26 mil anos-luz do centro. A vizinhança do Sistema Solar possui estrelas que nasceram na mesma época que o Sol e são as estrelas que observamos no céu noturno. Mas com os telescópios atuais é possível observar estrelas mais distantes que estão localizadas na borda da Via Láctea ou até mesmo no halo em torno da galáxia.
Foi utilizando esses dados de telescópios que um time de astrônomos conseguiram observar uma estrela que está fugindo a uma velocidade de 2 milhões de quilômetros por hora. Ela está correndo em direção ao centro da galáxia e os astrônomos estão tentando explicar qual o processo que a fez ganhar essa velocidade. Quando uma estrela atinge uma velocidade superior a 1000 quilômetros por hora ela é chamada de estrela de hipervelocidade.
E a pergunta principal é: do que ela está fugindo exatamente?
Fonte: Meteored

17 setembro, 2025

Os girassóis de Van Gogh - 3

Vincent van Gogh pintou onze telas mostrando girassóis. Essas obras foram criadas entre 1888 e 1889 e são conhecidas como a série "Os Girassóis". As pinturas retratam girassóis em diferentes estágios de vida, desde florescências até murchas. As versões mais famosas são as sete pinturas que ele fez em Arles, no sul da França, para decorar a casa em que vivia e onde esperava receber o amigo Paul Gauguin. Essas obras são celebradas por suas cores vibrantes e pela inigualável expressividade de Van Gogh.

1 e 2

16 setembro, 2025

Brevilóquio

O Vaticano precisava de uma palavra latina para tweet, porque o papa "tuíta". Ou "tuitava", suponho, dada toda a situação de mortos ou moribundos. De qualquer forma, eles os chamam de brevilóquio  (breviloquium, a), que honestamente é uma ótima palavra, embora não seja muito breve. Dada sua natureza e etimologia, acho que deveríamos ser capazes de usá-la de forma independente da plataforma e aplicá-la a toots (Mastodon), skeets (Bluesky) e até mesmo truths (no Truth Social, de Donald Trump). 
De qualquer forma, obrigado por ler este breviloquium.
(https://mastodon.social/@marlies@tacobelllabs.net)

15 setembro, 2025

YouTube é infraestrutura

"O YouTube não é apenas um veículo para profissionais", diz Ryan McGrady, pesquisador sênior da Iniciativa para Infraestrutura Pública Digital na Universidade de Massachusetts Amherst, nos EUA. "Nós confiamos nele como o braço de vídeo padrão da internet. O YouTube é infraestrutura. É uma ferramenta crítica que pessoas comuns usam para se comunicar."
Para revelar esse lado do YouTube, McGrady e seus colegas construíram uma ferramenta que disca vídeos aleatoriamente. O scraper tentou mais de 18 trilhões de URLs potenciais antes de coletar uma amostra grande o suficiente para uma análise científica real. Entre as descobertas, os pesquisadores estimam que o vídeo mediano foi assistido apenas 41 vezes; postagens com mais de 130 visualizações estão, na verdade, no terço superior do conteúdo mais popular do serviço. Em outras palavras, a grande maioria do YouTube é praticamente invisível.
A maioria desses vídeos não é para que vejamos. Eles existem porque as pessoas precisam de um sótão digital para armazenar suas memórias. É uma internet não moldada pelas pressões de cliques e algoritmos – um vislumbre de um lugar onde o conteúdo não precisa ter desempenho, onde ele pode simplesmente existir. Se algum desses vídeos se tornasse viral, significaria que algo deu terrivelmente errado. Não é para isso que a maior parte do YouTube serve.
http://www.bbc.com/future/article/20250306-inside-youtubes-hidden-world-of-forgotten-videos

14 setembro, 2025

"New York, New York"

Na verdade, intitulada "Theme from New York, New York", esta canção foi escrita para um filme de Martin Scorsese, de 1977, estrelado por Robert De Niro e Liza Minelli, e que fracassou nas bilheterias.
De Niro desempenhou um papel significativo na criação do hino. Depois de ouvir o tema original produzido pelos compositores John Kander e Fred Ebb, o ator o rejeitou. Os compositores voltaram ao trabalho e, após uma sessão de 45 minutos, retornaram com um triunfo.
Minnelli cantou a música no filme, e sua versão lançada como single alcançou a posição #105 nas paradas musicais.
Em 1978, Frank Sinatra cantou "Theme from New York, New York" no Radio City Music Hall, onde o público adorou. Sua esposa, Barbara, o encorajou a cantá-la. Ele estava hesitante em gravar a música porque achava que pertencia a Minnelli. Ele consultou Minnelli e, de acordo com a filha de Sinatra, Tina, ela disse a ele: "Está tudo bem, tio Frank". A música encontrou um lugar em seu álbum triplo, "Trilogy: Past Present Future", em 1980.
E "Theme From New York, New York" se tornou seu último sucesso, logo substituindo "My Way" como a faixa de encerramento de seus shows.


"It's up to you / New York, New York."

Em 1985, o prefeito Ed Koch a designou extraoficialmente como a música da cidade.

13 setembro, 2025

Coelhada

"Watership Down" (no Brasil, "A Longa Jornada") é o romance de estreia do autor inglês Richard Adams, publicado pela Rex Collings Ltd. de Londres, em 1972. 
Ambientado em Hampshire, no sul da Inglaterra, a história apresenta um pequeno grupo de coelhos. Embora vivam em seu ambiente selvagem natural, com tocas, eles são antropomorfizados, possuindo sua própria cultura, linguagem, provérbios, poesia e mitologia. Evocando temas épicos, o romance segue os coelhos enquanto eles escapam da destruição de sua toca e buscam um lugar para estabelecer um novo lar (a colina de Watership Down), encontrando perigos e tentações ao longo do caminho. 
Crítica 
Ao ouvir que "Watership Down" era um romance sobre coelhos escrito por um funcionário público, Craig Brown escreveu: 
"Prefiro ler um romance sobre funcionários públicos escrito por um coelho".

12 setembro, 2025

A Hipótese da Avó (Grandmother Hypothesis)

É uma hipótese para explicar a existência da menopausa na história da vida humana, identificando o valor adaptativo da rede de parentesco estendido. Baseia-se na "hipótese da mãe" anteriormente postulada, que afirma que à medida que as mães envelhecem, os custos de reprodução tornam-se maiores e a energia dedicada a essas atividades seria mais bem empregada ajudando os filhos em seus esforços reprodutivos. Sugere que, ao redirecionar a sua energia para seus descendentes, as avós podem garantir melhor a sobrevivência de seus genes através das gerações mais jovens. Ao fornecer sustento e apoio a seus parentes, as avós não só garantem que os seus interesses genéticos sejam satisfeitos, mas também melhoram suas redes sociais, o que pode traduzir-se numa melhor aquisição imediata de recursos.
E no princípio estavam as avós
A explicação tradicional da evolução humana diz que, quando as avós começaram a ajudar a criar os netos, as filhas ficaram libertas para procriar mais e em períodos mais curtos de tempo. Essas avós de longa duração acabaram por ter mais netos e estes, por sua vez, acabaram por herdar os genes dessa longevidade e assim ajudaram ao aumento da esperança de vida.
"O sucesso das espécies é reprodutivo, mas a nossa alcançou o sucesso com o aumento do tempo em que não é reprodutiva."

11 setembro, 2025

Prêmios Darwin de IA

Nomeado em homenagem à teoria da seleção natural de Charles Darwin, o Prêmio Darwin original celebrava aqueles que "melhoravam o pool genético, removendo-se dele" por meio de atos espetacularmente estúpidos.
Bem, adivinhe? Os humanos evoluíram! Agora somos tão avançados que terceirizamos nossas decisões ruins para as máquinas.
O Prêmio Darwin de IA dá continuidade a essa nobre tradição, homenageando os visionários que analisaram a inteligência artificial — uma tecnologia capaz de remodelar a civilização — e pensaram: "Sabe do que isso precisa? Menos testes de segurança e mais capital de risco!".
Esses bravos pioneiros nos lembram que a seleção natural não se limita mais à biologia; ela se tornou digital e está chegando para toda a nossa espécie. Por que parar em atos individuais de estupidez espetacular quando você pode escalá-los para proporções globais com aprendizado de máquina?
Prêmios Darwin de IA. Porque a inteligência artificial nem sempre é inteligente

Argumentação extraída do site aidarwinawards.org que traz os critérios de indicação (com a relação dos que já estão concorrendo para 2025), os critérios de vitória (para uso dos jurados) e de como fazer para você, leitor, enviar também sua indicação.

10 setembro, 2025

O Brasil 100% interligado

O Presidente Lula acompanhou, nesta quarta-feira (10), o início da energização do Linhão Manaus - Boa Vista.
A Linha de Transmissão Manaus - Boa Vista completa o mapa energético do Brasil, com a integração de Roraima, o último Estado da Federação que ainda estava isolado, dependente de usinas termelétricas locais e da Venezuela.
Para isso, foram investidos R$ 3,3 bilhões em aproximadamente 725 km de extensão, em circuito duplo de 500 quilovolts (kV), desde a Subestação Eng. Lechuga, no Amazonas, à Subestação Boa Vista, na capital de Roraima.
É o Brasil 100% interligado. Poucos países apresentam um Sistema Interligado Nacional (SIN) como nós temos. E já somos interligados ao Paraguai, por meio da maior usina de integração da América Latina, que é a Itaipu Binacional.
Também somos interligados à Argentina e ao Uruguai. Ano passado, exportamos energia: 426 milhões de energia à Argentina e 296 milhões ao Uruguai.

Receita egípcia

Asse 2 𝜋 ao sol durante 90 minutos.

09 setembro, 2025

Traduzir é subtrair

No Blog do Joaquim:
Cada língua possui sua gramática, suas expressões idiomáticas, gírias e afins que a tornam justamente um conjunto linguístico próprio e significativo. E no momento de grandes textos, sejam ficcionais ou técnicos, serem vertidos para uma outra língua, a fim de se tornarem acessíveis, surge um profissional que é uma espécie de mágico das palavras, o tradutor.
Traduzir é trair, citando-se aqui um dos autores mais traduzidos – e um dos tradutores mais prolíficos no mundo – o italiano Umberto Eco. Para o filósofo, a tradução mais próxima da perfeição seria aquela em que o texto chegasse ao leitor com o mesmo efeito do original. Mas, sabe-se muito bem que, para tal feito seja alcançado, muitas permutações são necessárias ao longo do processo da passagem de uma língua para outra.

Para mim, traduzir é subtrair. Senão, vejamos:

(em inglês)

(em português)

08 setembro, 2025

Regra dos Três Chutes

Um advogado inglês foi caçar perdizes em Tayside. Ele atirou e derrubou um pássaro, mas ele caiu no campo de um fazendeiro do outro lado de uma cerca. Enquanto o advogado subia na cerca, um fazendeiro idoso chegou em seu trator e perguntou o que ele estava fazendo.
“Eu atirei em uma perdiz e ela caiu neste campo, e agora vou recuperá-la.”
O velho fazendeiro respondeu: “Esta é minha propriedade, homenzinho. Você não pode vir aqui.”
O advogado indignado disse: “Sou um dos melhores advogados de Londres e, se você não me deixar pegar aquele pássaro, vou processá-lo e tomar tudo o que você tem”.
O velho fazendeiro sorriu e disse: “Aqui é Escócia, amigo. Você está fora da sua jurisdição. Aqui em Tayside nós resolvemos pequenas disputas com a 'Regra dos Três Chutes'.”
O advogado perguntou: “O que é a 'Regra dos Três Chutes'?”
O fazendeiro respondeu: "Bem, porque a disputa ocorre em minha terra, eu começo. Eu chuto você três vezes e então você me chuta três vezes, e assim por diante até que alguém desista."
O advogado pensou rapidamente sobre a disputa proposta e decidiu que poderia facilmente vencer o velhote. Ele concordou em obedecer ao costume local. O velho fazendeiro desceu lentamente do trator e caminhou até o advogado.
Seu primeiro chute plantou a ponta de sua pesada bota de trabalho com biqueira de aço na virilha do advogado e o fez cair de joelhos. Seu segundo chute no abdômen fez a última refeição do advogado jorrar de sua boca. O advogado estava de quatro quando o terceiro chute do fazendeiro em seu traseiro o fez cair de cara em uma "torta fresca" de vaca.
O advogado convocou cada pedaço de sua vontade e conseguiu se levantar. Limpando o rosto com o braço da jaqueta, ele disse: "Ok, seu velhote. Agora é a minha vez."
O velho fazendeiro sorriu e disse: “Nah, eu desisto. Você pode pegar o perdiz.”

David Penfold, Mastodon. Tradução; PGCS

07 setembro, 2025

Sol de Primavera

Composição de Beto Guedes e Ronaldo Bastos.

"A lição sabemos de cor / Só nos resta aprender."

06 setembro, 2025

Clube dos 27

Você já deve ter ouvido falar disso. É o que as pessoas chamam da coincidência de músicos de sucesso que morrem aos 27 anos.
Por alguma razão, muitos músicos famosos morreram quando tinham essa idade.
Há uma página da Wikipedia dedicada a eles, na qual estão incluídos: Jimi Hendrix, Brian Jones, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain, Pete Ham, Amy Winehouse e outros nomes.
http://www.thefunpost.com/pt
No fim, essa coincidência toda talvez ajude a explicar por que o número 27 continua a intrigar tanta gente. Não é apenas uma idade — é quase um símbolo de genialidade interrompida. E talvez isso torne o 27 um dos números mais estranhamente fascinantes da história recente.

05 setembro, 2025

Gaslighting

"Gaslight" é um filme de suspense psicológico estadunidense de 1944, remake do filme britânico de 1940 de mesmo nome.
Na trama do filme, Paula, a personagem de Ingrid Bergman é atormentada por ruídos vindos do sótão fechado e percebe que as luzes a gás estão diminuindo sem motivo aparente quando o marido Gregory (Charles Boyer) não parece estar em casa, o que ele garante ser apenas imaginação dela. Duvidando de sua própria sanidade, por estes e outros acontecimentos inexplicáveis, Paula desmorona.
Gaslighting, neste contexto, refere-se a manipular uma pessoa ou um grupo de pessoas, de forma semelhante à forma como a protagonista do filme foi manipulada.
Em seu blog TRILUX, após perguntar "Cadê a resposabilidade fiscal da fada madrinha?", Augusto Campos argumenta:
"A real é que toda a história da Cinderela é gaslighting por parte da fada madrinha.
Se à meia-noite o sapatinho de cristal não virou havaianas no mesmo momento em que o vestido virou remendo, a carruagem virou abóbora e os cavalos viraram ratos, concluímos que ela agiu de caso pensado pra fazer a Cindy fugir, e o príncipe a procurar.
Ela poderia ter deixado a moça curtir a festa até o fim, e dado tempo para o príncipe a conhecer, mas estava manipulando ambos.
Fora o custo da busca, para os cofres públicos do reino!"

04 setembro, 2025

Densidade de cidade

City Density (Densidade de Cidade) é uma ferramenta interessante e simples para comparar a densidade populacional entre diferentes cidades. Dessa forma, a pessoa que vai se mudar pode saber se a vida em outro lugar dará a impressão de maior ou menor “concentração humana”. Ou, por que não, quão longe você tem que ir do centro de uma cidade para estar em um lugar relativamente pouco povoado.
A primeira coisa a fazer é digitar os nomes das cidades na caixa (exemplos: Fortaleza, Recife e Salvador). Você pode colocar vários, embora não estejam todos na ferramenta, apenas os nomes das maiores cidades. No gráfico, cada uma aparecerá em uma cor diferente. Normalmente, o eixo horizontal mostra a distância do centro da cidade (em quilômetros) e o eixo vertical mostra a densidade populacional por quilômetro quadrado.


Clique sobre City Density

03 setembro, 2025

Tríplices fronteiras internacionais

Em geografia, os pontos onde mais de dois países compartilham fronteiras são chamados de tripontos ou quadripontos. Existem 175 fronteiras triplas ou tripontos internacionais, mas apenas uma fronteira quádrupla ou quadriponto internacional. 
Quanto mais vizinhos um país tiver, mais tripontos internacionais esse país terá. A China com 16 tripontos internacionais e a Rússia com 11 a 14 lideram a lista de países com tripontos internacionais. Em seguida, vem o Brasil com 9.
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/04/triplices-fronteiras.html
O único quadriponto é partilhado pelo Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe, na África. Mas este quadriponto é contestado, pois também pode ser visto como dois tripontos separados em cerca de 100 a 150 metros.

02 setembro, 2025

PCC/Faria Lima

Com toda essa história de PCC/Faria Lima, a @anadehollanda me lembrou de uma velha piada ruim e maravilhosa.
- Seu dentista foi preso por tráfico de drogas.
- Delegado, o senhor acredita que sou cliente dele há vinte anos e não sabia que ele era dentista?

(Mario Lago Filho)

Sem jeito. De PC Farias a PCC Faria Lima.

01 setembro, 2025

Como evitar um dilema matemático

E garantir que todos estejam na mesma página (ou: tirem a mesma conclusão):


https://archimedes-lab.org/2025/03/01/6-or-9-dilemma/