30 abril, 2018

Envelhecimento x sabedoria

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." ~ Confúcio

É frustrante quando você sabe todas as respostas, mas ninguém quer fazer as perguntas.

A sabedoria vem com a idade:
mas às vezes a idade vem sozinha.
(http://plus.google.com/113203383943796589449)

Conhecimento x sabedoria

O contador de estrelas - 2

25 de abril de 2018. A a segunda versão da Missão Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA) produziu o mais completo catálogo de estrelas até à data, com medições de alta precisão de quase 1,7 bilhão de estrelas e detalhes da nossa galáxia nunca antes vistos.
A análise preliminar destes abundantes dados revela detalhes precisos sobre a formação e o movimento das estrelas que integram a Via Láctea, informação essencial para poder compreender a formação e a evolução da galáxia que nos hospeda.
"As observações coletadas por Gaia estão redefinindo os fundamentos da astronomia", diz Günther Hasinger, diretor de ciências da ESA. No caso de algumas das estrelas mais brilhantes do estudo, o nível de precisão seria equivalente ao de um observador que, da Terra, pudesse ver uma moeda de um euro na superfície da Lua.
Gaia também observa outros objetos do nosso Sistema Solar, compreendendo as posições de mais de 14.000 asteroides conhecidos, o que nos permite determinar suas órbitas com precisão. Versões futuras do Gaia irão compilar uma amostra muito maior de asteroides.
Muito além, Gaia identificou as posições de meio milhão de quasares distantes, galáxias brilhantes alimentadas pela atividade de buracos negros supermassivos em seus núcleos. Essas fontes são usadas para definir um quadro de referência para as coordenadas celestes de todos os objetos no catálogo Gaia, algo que normalmente é feito com ondas de rádio, mas que agora, pela primeira vez, também está disponível em comprimentos de onda ópticos.

Escalas cósmicas cobertas por Gaia

O contador de estrelas - 1

29 abril, 2018

A palo seco

É o título de uma canção de Fagner e Belchior, aqui gravada ao vivo por Belchior e Los Hermanos, no programa "Altas Horas".
Esta canção é de 1975 (do LP "Alucinação"). Lembro-me de que à época procurei saber o significado de "a palo seco", uma expressão que eu desconhecia até então. Recorrendo aos dicionários do Aurélio e do Houaiss, nada encontrei a respeito.
Tempos depois, tomei conhecimento de A PALO SECO, um poema de João Cabral de Melo Neto. Diz o genial poeta pernambucano, que é também o autor de "Morte e Vida Severina" (musicado por Chico Buarque), que "a palo seco", entre muitos atributos, é  o "cante" despido, desarmado e sem nada, porém contundente.
Com uma linda canção e um preciso poema a referenciá-lo, "a palo seco" merece constar de todos os dicionários da língua portuguesa.
E o Dicionário Brasileiro de Frases [1] [2] também está nessa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Post scriptum
El origen del modismo comenzó a utilizarse en los ámbitos marineros, para referirse al hecho de navegar con las velas recogidas en un día de fuerte viento… es decir, con el mástil (palo) descubierto (seco).
En el Diccionario de Autoridades (1726-39) ya aparece el término "a palo seco" para referirse al modo de navegar con las velas recogidas. Pero si viajamos hacia atrás, podemos encontrarnos con "diarios de a bordo" de insignes marinos, como es el caso de Cristóbal Colón, en los que se detallaba una navegación con el "árbol seco" debido a la gran tempestad del viento.
[https://blogs.20minutos.es/yaestaellistoquetodolosabe/cual-es-el-origen-de-la-expresion-a-palo-seco/]

Uma maneira inteligente de colher nozes



O esquilo pidão

28 abril, 2018

Turismo no Oriente Médio

A distância entre Cairo e Jerusalém em linha reta é 425 quilômetros. A pé, aumenta para 735 quilômetros ou para o décuplo disto, conforme a opção escolhida:
Opção 1 - Prosaica
Distância: 735 km
Tempo de trajeto: 150 horas
Inclui transfer por balsa
Fonte: Google Maps
Opção 2 - Hebraica
Distância: variável (o céu é o limite)
Tempo de trajeto: 40 anos
Inclui a travessia a pé do Mar Vermelho e o maná da manhã
Fonte: Êxodo

O Escritório de Proteção Planetária

A NASA tem um Escritório de Proteção Planetária, o Office of Planetary Protection, (*) cuja  missão é promover a exploração responsável do sistema solar pela implementação e desenvolvimento de esforços que protejam a ciência, os ambientes explorados e a Terra.
Os objetivos da proteção planetária são diversos e incluem:
  • Preservar a nossa capacidade de estudar outros mundos, tal como estejam em seus estados naturais.
  • Evitar a contaminação biológica de ambientes explorados que possam obscurecer a nossa capacidade de encontrar a vida em outro lugar - se ela existir.
  • Garantir que tomemos as precauções prudentes para proteger a biosfera da Terra caso a vida exista em outros lugares.
Para atingir esses objetivos, o Escritório de Proteção Planetária está envolvido em muitos aspectos do desenvolvimento de sua missão que incluem: a assistência na construção de uma nave espacial estéril (ou de carga biológica baixa), o desenvolvimento de planos de voo que protejam os corpos planetários de interesse, o desenvolvimento de planos para proteger a Terra das amostras extraterrestres para aqui trazidas e a formulação e a aplicação de uma política espacial, tal como já se aplica à proteção planetária.

(*) O Gizmodo acha este nome um pouco enganador, considerando que não é muito um escritório: só há uma pessoa em todo o departamento, a Dra. Catharine Conley. E o blog EM acha que, se um dia encontrarmos vida extraterrestre, seria a maior descoberta da história da humanidade, embora a maior parte da ficção científica nos diga que isso provavelmente vai acabar mal. [1] [2]

27 abril, 2018

Separados desde o nascimento

IRMÃ GÊMEA DE TRUMP LEVA VIDA SIMPLES EM TOCANTINS

A imagem, captada pela jornalista freelancer Paula Vázquez, foi primeiro compartilhada no Instagram. Depois, começou a correr no WhatsApp com a legenda IRMÃ GÊMEA DE TRUMP É GALEGA e acabou no Twitter onde foi compartilhada milhares de vezes. Depois de ganhar dimensão de uma notícia de última hora, acabou sendo destaque na imprensa espanhola. Daí para a frente, o seu destino seria um só: tornar-se a notícia mais viral do momento.

Na altura da lua

Locução adverbial. Na altura da lua. No alto, lá em cima, nas alturas.
"Ontem um boateiro disse / estourou Tapacurá / Todo Corpo de Bombeiro / agora correu pra lá / a cheia já vem na rua / quase à altura da lua / invade o Recife já…"
"A mentira cabeluda e a carreira que nós demos", José Soares, o poeta-repórter, em "Viagem ao Planeta dos Boatos", Homero Fonseca.
Fonte: Dicionário do Nordeste, Fred Navarro, 2a. edição, Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, Recife, 2013.

Ó LUA
Com "As Bahias e a Cozinha Mineira"



Ó lua / Se apareces toda nua / Os meu olhos indecentes / Vão cantar murmúrio e dor.
Não sabes de mim / Porém tua presença em meu peito / É nascer de vida a vida / Como a morte para o amor.
Por querer-te perto, aprendi a distância / Nos teus ombros esbanjar meu cabelo / Sou mirrado, flores, germino pétalas no asfalto / Coração vagabundo da altura da lua, a morte.

Slideshow Ó LUA MOONDANA

26 abril, 2018

É de arrepiar!

Quando beijam meu pescoço, e eu fico tipo:


Parabéns!
No meio científico isso é chamado de piloereção, um dos mecanismos geradores de calor para a pele. No mundo dos sentimentos sinaliza que a alma concorda com o coração.

O carinha que mora logo aqui

Lembra-se desta cena em "Men in Black" (Homens de Preto), em que Will Smith abre a cabeça do alienígena morto e encontra outro alienígena dentro operando as alavancas?
Essa não é a nossa situação?
Não se importe com o Little Guy, como muitos deles são, olhando a situação de uma forma mais geral: não somos esse corpo Big Man, dentro do qual este espírito Little Guy opera as alavancas?
Deus ex machina? O "fantasma" na máquina? Quando o Little Guy sai, o Big Man cai.
O carinha tem a capacidade de transferir sua consciência para o exterior deste terno de armadura que vestimos o tempo todo.

Livre-arbítrio ou livre-justificativa?
Durante o passar dos séculos, a questão de saber se nossos pensamentos e ações são fundamentalmente livres ou virtualmente determinados tem estado na vanguarda do debate filosófico. O biólogo Átila, de Nerdologia, expõe neste vídeo ambos os lados do argumento em termos simples, e até mesmo oferece outra perspectiva interessante sobre o assunto.

25 abril, 2018

Adivinhe quem vem para o eclipse

Em 1836, estava previsto um eclipse lunar total que Gauss prometeu mostrá-lo, através do telescópio de seu observatório, ao amigo Ribbentrop, um professor de direito licenciado.
Embora estivesse caindo um toró naquela noite, o excêntrico e desligado amigo apareceu.
Gauss explicou que a observação do eclipse tinha-se tornado impossível, mas Ribbentrop respondeu: "Não, eu trouxe o meu guarda-chuva."


Outro venerado como um professor de mente distraída foi Norbert Wiener (1894 - 1964). Uma anedota, quase certamente exagerada, relata o seguinte:
Wiener se mudou para um novo endereço, e sua esposa, sabendo dos seus esquecimentos, escreveu uma nota com o novo endereço e colocou-a no bolso do casaco do marido. Durante o dia, atingido por uma musa matemática, ele tirou o pedaço de papel e rascunhou equações na parte de trás. Depois, percebendo que sua ideia estava errada, ele jogou o pedaço de papel fora. À noite, voltou para a sua antiga casa como de hábito e, chegando à casa vazia, lembrou-se de que tinha se mudado, mas não sabia para onde. Quando ele já estava para sair, uma moça entrou na casa, e ele se dirigiu a ela: "Minha jovem, eu sou o famoso matemático Norbert Wiener. Você sabe onde moro?". E a moça respondeu: "Sim, pai".

Limpadores de para-brisa para óculos

Eu não sei por que esta ideia não pegou. Em 1959, Klara Karwowska inventou estes pequenos limpadores de para-brisa para óculos:

Via
"A presente invenção é dirigida a um dispositivo de limpeza para manter as lentes dos óculos limpas de vapor, chuva, neve e outras matérias estranhas, e o seu mecanismo inclui uma fonte de energia que pode ser adequadamente instalada na armação."
A bateria torna os óculos um pouco volumosos, mas esse é um preço pequeno a se pagar para ter uma visão clara.
Eu poderia usar estes óculos no chuveiro!

Onde tudo começou: Limpador de para-brisas, 1929, requerente Delco Remy Corp, US 1806336 A

24 abril, 2018

Palavras transformadas em desenhos

Este artista transforma palavas em desenhos!


Source du savoir

Abonne toi si ta mere a déjà ete enceinte. NunShy 973
R - J’ai vu et j’accepte les conditions d’utilisation.

Epígrafes do "Contra Lava Jato"

O professor e jurista Adel El Tasse, de Curitiba, lançou em abril de 2018 o livro "Contra Lava Jato", no qual denuncia a "Era Sérgio Moro" como devastadora para a democracia, as liberdades individuais e a economia do País.
Para o livro como um todo, Adel El Tasse usou esta epígrafe:

"O único ditador que eu aceito é a voz silenciosa da minha consciência." Mahatma Gandi

Epígrafe, como sabe o leitor, é uma curta citação colocada em uma página no início da obra ou em destaque na abertura de um capítulo. Funciona como um resumo do que se vai ler em seguida.

Para os capítulos do livro, o autor empregou as seguintes citações:

"A mim, a imprensa sempre me tratou bem." Francisco Franco

"A liberdade diminui à medida que o homem evolui e se torna civilizado." Antonio Salazar

"Quem se torna senhor de uma cidade habituada a viver em liberdade e não a destrói, espere para ser destruído por ela." Nicolau Maquiavel

"Nós vamos te quebrar por dentro." Delegado Fleury para Frei Tito

"Demos um modelo para o mundo, com a criação dos Codis, dos DOIs e com alterações na Lei de Segurança Nacional como a incomunicabilidade de 30 dias." General Brilhante Ustra

"Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência." Jarbas Passarinho, então Ministro do Trabalho, na reunião que aprovou o Ato Institucional Nº 5

"Humanitarismo é a expressão da estupidez e da covardia." Adolf Hitler

"A imprensa é a arma mais poderosa do nosso Partido." Joseph Stalin

"Somente um país inferior, ordinário, insignificante pode ser democrático. Um povo forte heroico tende para a aristocracia." Benito Mussolini

Com exceção do pai da moderna teoria política, tutti buona gente, como se vê. Não se pode dizer que ele não preparou o espírito do leitor.

Para ler e baixar: https://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Contra-Lava-Jato.pdf

23 abril, 2018

Telefone celular e carro

Escrever mensagens ao telefone celular enquanto dirige o carro é uma conduta extremamente perigosa. As empresas de telefonia móvel deveriam implantar um recurso em que, se você estiver escrevendo um tuíte ou atualizando o Facebook, uma câmera ativa somente permitisse a digitação enquanto seus olhos estivessem em 100% do tempo olhando para o telefone, para se certificar de que você não está se distraindo.
Além disso, se o seu telefone e o carro são conectados pelo Bluetooth, no instante em que você recebe uma notificação do Twitter o carro teria o freio imediatamente acionado. (1)
A única razão pela qual eu estou ansioso pelos carros de condução autônoma (2) é para poder imediatamente responder as mensagens que eu recebo no telefone celular, sem ter de parar o carro num acostamento onde eu possa ser assaltado.
Aí, ficar sem o carro ou sem o celular. Na pior das hipóteses, sem os dois.

São Jorge, um símbolo do multiculturalismo

Jorge da Capadócia tornou-se um símbolo do nacionalismo na Inglaterra, mas há algumas boas razões para pensar que sua vida representa os valores de uma ideologia mais benigna: o multiculturalismo.
Ele nasceu na Turquia em uma família grega. Serviu no exército de uma cidade-estado italiana e morreu finalmente vivendo na Palestina.
Foi guarda de palácio para o imperador Diocleciano. Ele se moveu entre as províncias do vasto império romano da maneira como um trabalhador manual qualificado pode viajar entre os Estados membros da UE para encontrar um emprego melhor.
Supostamente, convenceu a Imperatriz Alexandra de Roma a adotar a nova religião em expansão - o cristianismo - que se espalhava por todo o império até ser oficialmente adotada.
São Jorge não é apenas o santo padroeiro da Inglaterra: Ele é o santo padroeiro da Bulgária, Palestina, Etiópia, Grécia e Lituânia.
Ele também é importante da Geórgia, onde o Dia de São Jorge é celebrado duas vezes por ano.
Como imigrante com uma religião estrangeira, Jorge foi alvo de discriminação e perseguição por parte das autoridades romanas, que estavam se tornando cautelosas com o crescente poder do cristianismo.
O santo foi atingido por uma nova lei para reprimir os soldados cristãos: ele deveria ser preso e expulso do exército.
Jorge objetou, foi preso e torturado, e finalmente executado. Ele teria se beneficiado grandemente se então houvesse um maior grau de tolerância e multiculturalismo.
[http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/st-georges-day-6-reasons-why-st-george-is-the-perfect-symbol-of-multiculturalism-10197345.html]

No Brasil
A influência de São Jorge na cultura portuguesa acompanhou a fundação do Brasil pelos portugueses.
Este santo é extraoficialmente o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro.
São Jorge também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum. Em Salvador, Bahia, o santo é também sincretizado a Oxóssi.
Todavia, a ligação de São Jorge com a Lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana, e em nada relacionado com o santo europeu. [Wiki]

Vídeos c/ Caetano Veloso
JORGE DA CAPADÓCIA https://youtu.be/zEcqM7Z4lkQ
LUA DE SÃO JORGE https://youtu.be/NdkzQ5_Sv_8

22 abril, 2018

A moda balão

Quem não quer a última capa de iPhone nas cores mais chamativas? Hoje, nos preparamos para comprar os acessórios de moda mais recentes para nossos novos dispositivos eletrônicos e nos apressamos a encontrar para nossos filhos aqueles tênis com luzes que piscam.
Podemos pensar que a ideia de a tecnologia moldar a moda seja coisa nova, mas, no passado, os avanços científicos e tecnológicos também inspiraram tendências da moda. O surgimento da aeronáutica no final do século XVIII fornece um exemplo.
Após a criação do balão de ar quente pelos irmãos Montgolfier, em 1783, europeus e americanos ficaram fascinados por balões de ar quente e hidrogênio. As pessoas compravam balões para realizar seus próprios lançamentos e os livros que narravam viagens em balões de ar quente tornaram-se populares. Os aventureiros até se inscreviam para fazer um voo com aeronautas profissionais, um grupo emergente.
Os balões também inspiraram tendências de moda em roupas e outros itens. Os franceses lideraram o caminho, mergulhando em modas aeronáuticas desde seu ponto inicial. Em uma ilustração, intitulada "La folie du jour" (a loucura do dia), um homem usava uma camisa de balão com bolas de balão, fivelas de sapatos de balão, botões de balão no casaco e desenhos de balão em suas calças.
Na Inglaterra, os chapéus de balão apareceram em março de 1784. Uma loja em Londres vendia os "Air Balloon Hats, cortados ou lisos, ou os fios para fazê-los". Esses chapéus vinham em uma grande variedade de cores. Em Boston, os Nathaniel Fellows anunciaram uma coleção de bonés e chapéus de balão, assim como Samuel Barrett, cujos "chapéus de balão de ar" eram em branco e preto. Os nova-iorquinos foram vítimas da mania do chapéu de balão durante o verão de 1784. Uma "canção de balão" que apareceu no pacote de Nova Iorque, naquele ano, referia-se a capô, chapéu, touca e tupee (peruca), para não mencionar as anáguas - todos haviam caído sob a influência da aeronáutica.
Sob seus chapéus, as mulheres também podiam ter o cabelo no estilo balão. A chegada a Londres do cabeleireiro francês Sieur Dugrenier, um protegido do famoso Leonard que trabalhou como cabeleireiro pessoal da rainha Maria Antonieta, causou alvoroço. Ele prometeu modelar o cabelo em "todos os gêneros modernos", inclusive no após-balões.
Quase todos os artigos mostravam-se sob a influência de balão. Os coletes foram bordados com balões nos bolsos e as fivelas de sapato foram adornadas com globos. Os sacos e os estojos vinham repletos de projetos aeronáuticos, assim como botões de balão em miniatura, bastões com cabeça de balão e espadas com desenhos afins. Brincos em forma de globos e colares com pingentes de balão apareceram. Os vestidos foram concebidos como "balão de vento", os quais podiam deixar a área do tórax "artificial e artisticamente inflada".
Alguns itens de moda se inspiraram em balonistas específicos.
Depois que ele se tornou o primeiro homem na Grã-Bretanha a ascender em um balão, Vincenzo Lunardi, um pequeno diplomata italiano que morava em Londres, tornou-se uma celebridade instantânea. Escrevendo no Morning Herald e no Daily Advertiser, um escritor observou que "as senhoras da cidade honram o Sr. Lunardi com muitas marcas de seu carinho. Elas adornam a cabeça com o chapéu de Lunardi, e estes têm a cor Lunardi."
Uma vez que uma moda começa a ser usada por todos, é hora de os apontadores de tendências entrarem em cena, e assim aconteceu com as modas de balão - que desinflaram quase tão rapidamente quanto haviam inflado. Mas a tendência da ciência e da tecnologia para influenciar a moda ainda não desapareceu.

Michael R. Lynn, o autor deste texto aqui condensado, é professor titular de História da Purdue University, Indiana, EUA. Você pode comprar seu livro, The Sublime Invention, clicando aqui .
A gravura utilizada veio do Pat's blog.
http://ultimatehistoryproject.com/flying-fashion.html
http://pballew.blogspot.com.br/2017/09/on-this-day-in-math-september-15.html#links

Mãe Terra

GIF de Nina Paley

22 de abril: Dia da Mãe Terra
No dia 22 de abril de 2009 realizou-se a 63ºAssembleia Geral da ONU, cujo objeto de discussão era se convinha chamar a Terra de Mãe Terra. Caso fosse aprovada a ideia, o dia 22 de abril não seria mais simplesmente o Dia da Terra, como a partir de vários anos se havia introduzido, mas o Dia da Mãe Terra. O Presidente da Bolívia Evo Morales Ayma, em nome das nações indígenas, fez o discurso mais de ordem política, provocando grande aplauso da plateia. A mim coube a tarefa de fazer a fundamentação filosófica-ecológica desta proposta. O discurso recebeu ampla acolhida de forma que, por unanimidade, se tomou a resolução de celebrar sempre o dia 22 de abril como o Dia da Mãe Terra. O Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si: como cuidar da Casa Comum assumiu esta expressão Mãe Terra. Publico aqui o meu discurso proferido na 63º Assembleia da ONU para reforçar esta compreensão verdadeiramente revolucionária, pois transforma nossa visão da Terra, como mãe e correspondentemente os comportamentos face a ela. Eis o texto do discurso feito aos 192 representantes dos povos que compõem a Assembleia da ONU. É escusado dizer que os dados correspondem àquela data, pois hoje são outros com uma natureza muito mais grave.
Leonardo Boff
Gaia
Três painéis envolvendo um ser humano (em cinza) e uma representação antropomórfica da natureza como uma mulher verde (Gaia).

21 abril, 2018

A paz interior

O caminho da paz interior começa com três palavras:

NÃO MEU PROBLEMA

Ver também: Macacos performáticos

Brasília, a musa de muitos artistas

para Fernando Gurgel Filho, filho adotivo da cidade
Guimarães Rosa, Jackson do Pandeiro, Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes, Renato Russo e diversos outros nomes viram na cidade a inspiração para criação de obras conhecidas por diversas gerações.
Em "As Margens da Alegria", Guimarães Rosa revela um menino que desbrava paisagens em uma viagem de avião para a casa de um tio em uma cidade em construção.
https://www.revistaprosaversoearte.com/as-margens-da-alegria-joao-guimaraes-rosa/
Jackson do Pandeiro, em "Rojão de Brasília", conta sobre o sonho que virou realidade com a construção da nova capital.
https://www.letras.mus.br/jackson-do-pandeiro/1862487/
Tom Jobim e Vinícius de Morais descrevem o ermo inicial de onde seria construída Brasília. Falam sobre os candangos, o trabalho e a construção em "Brasília, Sinfonia da Alvorada".
https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/87259/
Em "Eduardo e Mônica", a Legião Urbana apresenta o casal que se encontra no Parque da Cidade, o maior parque da América Latina e um dos maiores do mundo. E, ainda, a história de um faroeste caboclo que vai para o Planalto Central e fica bestificado com a cidade e virou até filme.
https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/22497/
Em 1981, o cineasta e documentarista Vladimir Carvalho lançou o longa metragem "Conterrâneos Velhos de Guerra", que contava a história da construção.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conterr%C3%A2neos_Velhos_de_Guerra
Muitas são as manifestações artísticas em torno de Brasília. Suas construções são obras de arte reconhecidas mundialmente. Em 1987, a UNESCO declarou a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, e é o único bem contemporâneo a ostentar esse título.


20 abril, 2018

Tema de Ivone Lara

Morreu na noite desta segunda-feira (16), aos 97 anos, Dona Ivone Lara, a matriarca do Samba.
Um dos grandes nomes da história do Império Serrano, do bairro de Madureira e da música popular brasileira, ela partiu deixando-nos um legado maravilhoso de cerca de 300 canções (com 40 delas ainda inéditas).
Enfermeira e assistente social, Ivone Lara trabalhou até 1977 no Hospital de Engenho de Dentro (Centro Psiquiátrico Pedro II), com a psiquiatra Nise da Silveira, para que a arte tomasse o lugar dos tratamentos desumanos então aplicados aos portadores de transtornos mentais.


O samba não pode parar: é assim que ela queria.

Destaques
"Acreditar" - c/ Délcio Carvalho (Acreditar, eu não / Recomeçar, jamais /A vida foi em frente/ Você simplesmente / Não viu que ficou pra trás)
"Alguém me avisou" (Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho / Mas eu vim de lá pequenininho / Alguém me avisou / Pra pisar nesse chão devagarinho)
"Cinco bailes da história do Rio" - c/ Silas de Oliveira e Bacalhau (samba-enredo do Império Serrano, 1965)
"Enredo do meu samba" - c/ Jorge Aragão (Não entendi o enredo desse samba, amor / Já desfilei na passarela do teu coração)
"Força da imaginação" - c/ Caetano veloso (Força da imaginação, vai lá / Além dos pés e do chão, chega lá / O que a mão ainda não toca / Coração um dia alcança)
"Mas quem disse que eu te esqueço" - c/ Hermínio Bello de Carvalho (Saudade amor, que saudade /Que me vira pelo avesso / E revira meu avesso / Puseram a faca em meu peito / Mas quem disse que eu te esqueço / Mas quem disse que eu mereço)
"Minha verdade" - c/ Délcio Carvalho (Nada poderá afastar do que eu sou / Amor é o meu ambiente)
"Samba de roda pra Salvador" (Não chora não, meu bem / Que dias melhores já vem)
"Sonho meu" - c/ Délcio Carvalho (Sonho meu, sonho meu / Vai buscar quem mora longe, sonho meu / Vai mostrar esta saudade, sonho meu / Com a sua liberdade, sonho meu)
"Tendência" - c/ Jorge Aragão  (Você entrou na minha vida / Usou e abusou, fez o que quis / E agora se desespera dizendo que é infeliz).

A palavra "científico" em espanhol

A figura de Mary Somerville revelou-se tão impressionante que William Whewell inventou a palavra cientista para poder se referir adequadamente a ela, já que até então as pessoas dedicadas à ciência eram conhecidas como homens de ciência ou filósofos da natureza.
Em "The Philosophy of the Inductive Sciences", de 1840:
Precisamos de um nome para descrever quem cultiva a ciência em geral. Eu ficaria inclinado a chamá-lo de cientista. Então, podemos dizer que, assim como um artista pode ser músico, pintor ou poeta, um cientista é um matemático, um físico ou um naturalista.
Mas verifica-se que é incorreto se nos referimos ao espanhol.
Porque, em espanhol, a palavra científico (cientista, em português), usada para descrever uma pessoa, já aparece, por exemplo, no livro "Clamores inconsolables de el agua, y sangría, contra la mala administración y vana esperanza de sus profesores", escrito pelo Dr. Manuel Martín e publicado em 1738 , um século antes da proposta de Whewell. Especificamente, aparece nas páginas 6 e 28 do livro:
Pouco importa, senhor, que Helmoncio, Musitano e seus capangas se declarem inimigos da minha utilidade, quando o científico Doleo, entrincheirado nas grandes investigações ...
E procurar no Google Libros não é difícil encontrar referências antigas, como o "venerável científico Sr. Yñigo López" em "Las trezientas", um livro de Juan de Mena publicado em 1566.
Portanto, não é para tirar os méritos de Whewell, que também inventou a palavra físico, entre muitas outras, mas os falantes de espanhol já haviam chegado lá antes. Embora fosse pela herança do latim.

Extraído de: http://www.microsiervos.com/archivo/curiosidades/william-whewell-no-invento-palabra-cientifico-en-espanol.html

==================================================================

13/09/2019 - Hoje, esse termo (cientista) define uma profissão na qual homens e mulheres aplicam métodos precisos e atividades sistemáticas para pesquisar minuciosamente e documentar de maneira abrangente um entendimento absoluto de um estudo definido.

19 abril, 2018

Grand Trunk Herald

Em 1862, com quase 15 anos de idade, Thomas Edison (1847-1931), tornou-se o primeiro editor de um jornal produzido e vendido em um trem em movimento.
Ele havia montado uma pequena impressora no vagão de bagagem do Grand Trunk Railroad, um trem de Port Huron para Detroit, Michigan. Já obcecado com a telegrafia, ele elaborou a logística de obter notícias antecipadas. Seu semanário, o Grand Trunk Herald, tinha uma uma única folha de 7 por 8 polegadas em que eram publicadas notícias locais e anúncios da loja de seus pais.
Ele vinha vendendo doces e jornais sob encomenda naquele trem desde os 12 anos. Agora, promovendo seu próprio jornal, ele ganhava mais. Edison tornou-se reconhecido como um jornalista menino pioneiro. No auge, ele chegava a vender cerca de 200 cópias por dia.
http://pballew.blogspot.com.br/2017/02/on-this-day-in-math-february-3.html#links

O menino Edison na redação de seu Herald
em um vagão de bagagem do Grand Trunk Railway,
que corria entre Port Huron e Detroit.

O trem em que o jovem "Al" Edison, como era então chamado,
vendia seus doces e jornais.
Imagens: SaltOfAmerica.com

E quando abrimos os olhos...

Vinieron.
Ellos tenían la Biblia y nosotros teníamos la tierra.
Y nos dijeron:
“Cierren los ojos y recen.”
Y cuando abrimos los ojos,
ellos tenían la tierra y nosotros teníamos la Biblia.
Eduardo Galeano (1940 - 2015)

Contraponto
Duas traquinagens poéticas

No Brasil, todo mundo tem sangue de índio. Uns, nas veias, e outros, nas mãos.
Se a lei fosse cumprida, estaríamos presos por receptação de terras roubadas aos índios.
Estrangeiros ilegais têm sido sempre um problema nos Estados Unidos. Perguntem a qualquer índio por lá.
Ver MAIS

Curumim chama Cunhatã que eu vou contar
(Todo dia era dia de índio)
VÍDEO c/ Jorge Ben e Baby Consuelo

18 abril, 2018

O halo

Auréola, círculo luminoso com que os pintores circundam a cabeça das pessoas sagradas ou santas. Como representa a luz aparece mais frequentemente em amarelo ou dourado.
Sinônimo: halo.
No sentido figurado: prestígio, glória, resplendor.


Declínio do halo
Com o crescente realismo na pintura, o halo passou a ser um problema para os artistas. Quando eles ainda utilizavam as antigas fórmulas composicionais, adequadas para acomodar os halos, os problemas eram gerenciáveis, mas conforme os artistas ocidentais buscavam mais flexibilidade na composição, este deixou de ser caso. Nas esculturas auto-sustentadas, o halo já era mostrado como um disco plano acima ou atrás da cabeça. Quando a perspectiva passou a ser considerada essencial, os pintores também mudaram o halo, de uma aura rodeando a cabeça e sempre representada como se vista de frente, para um disco plano dourado ou um anel em perspectiva flutuando sobre a cabeça dos santos ou verticalmente atrás deles, muitas vezes transparente.
Já no século XIX, os halos se tornaram muito raros na arte mainstream ocidental, embora seja ainda bastante comum em ícones e em imagens populares, geralmente com um efeito medievalizante. Quando John Millais pintou seu "Santo Estêvão" (1895), realista em tudo, um halo anelar, foi uma surpresa. Na cultura visual popular, um simples halo em forma de anel se tornou a representação mais comum de um halo pelo menos a partir do século XIX.

"Onde está seu halo, Judas?"

Dia da Amizade

Nacional: 18 de abril
Mundial: 20 de julho
"Quem tem um amigo tem um tesouro."


Renato Teixeira e Dominguinhos

Os verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigos
Não trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas histórias
Sabem entender o silêncio.

17 abril, 2018

Os aeroportos do futuro terão pistas circulares?

Serão como uma rotatória para aviões. De acordo com Hans Hesselink, que passou anos pesquisando a viabilidade das pistas circulares nos aeroportos, suas vantagens incluem aterrissagens e decolagens menos turbulentas, menor poluição aérea e aeroportos menos ruidosos.
Hesselink utiliza-se de simuladores de voo do Centro Aeroespacial da Holanda para testar sua ideia inovadora.



19/12/2020 - Atualizando ...
Engenheiros aeroespaciais propõem a construção de pistas circulares

A arte de ser avó

para Elba, avó de Matheus
"Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade. E não se trata de um filho apenas suposto, como o filho adotado: o neto é realmente o sangue do seu sangue, filho de filho, mais filho que o filho mesmo…"
Rachel de Queiroz

16 abril, 2018

Combinando com o russo

por Jaime Nogueira
Melhor ouvir o pneumologista antes de iniciar o treinamento. Detesto banho quente, a água não molha o couro e aquela sensação macabra de estar virando canja. Logo eu que detesto Gallus gallus domesticus modernos com seu sem-sabor de farinha de soja e outras gororobas e tempero de antibióticos e hormônios (isto não faz broxar?). Joguei no lixo o maldito chuveiro Lorenzetti, a maravilha tecnológica brasileira sempre enguiçada, troquei por uma bomba para pressurizar o banho. Com o pé-direito baixo, minha casa tem todos desagradáveis cacoetes arquitetônicos dos anos '70, banho quente de conta-gotas já é demais. O soit-disant "inverno" carioca não pode ser levado a sério, as cariocas adoram fingir que estão morrendo de frio e ficam muito fofas (e sabem disto). Não sei se é a talagada (chorinho incluído) de cachaça antes de encarar a água geladinha ou a sensação de ficar novo em folha depois. Por essas e outras, estou com o Putin e não abro - Epifânias sempre!!!


MENU DAS PENOSAS
COMPOSIÇÃO BÁSICA DO PRODUTO: Farelo de Soja*, Farelo de Glúten de Milho 21*, Farelo de Trigo, Calcário Calcítico, Fosfato Bicálcico, Cloreto de Sódio (Sal Comum), Cloreto de Colina, Biotina, Niacina, Pantotenato de Cálcio, Ácido Fólico, Vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, D3, E e K3), Metionina, Iodato de Cálcio, Sulfato de Cobre, Sulfato de Cobalto, Sulfato Ferroso, Sulfato de Manganês, Selenito de Sódio, Sulfato de Zinco, Aditivo Anticoccidiano (Nicarbazina), Aditivo Promotor de Crescimento e Eficiência Alimentar (Virginiamicina) e Aditivo Antioxidante (Etoxiquim).
INDICAÇÕES DE USO: Para produção de rações para aves de corte na fase de crescimento e engorda (entre 22 e 48 dias de idade).
MODO DE USAR: Misturar 35 kg de Concentrado Frango Crescimento com 65 kg de milho integral moído. Fornecer a mistura à vontade aos animais.
MODO DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local seco e arejado, sobre estrado, afastado de paredes e protegido da luz solar direta.

Hackers poderiam programar robôs sexuais para matar

Um cientista de cibersegurança emitiu o estranho aviso de que os robôs sexuais poderiam um dia matar seus donos se os hackers puderem entrar na cabeça deles.
O perigo não é que as bonecas do amor acabem desenvolvendo mentes próprias, estilo "Westworld". Em vez disso, o risco é que os hackers possam violar as defesas internas dos robôs sexuais e pegar seus proprietários com as calças abaixadas.
Dr. Nick Patterson, professor de cibersegurança, disse à Star Online que hackear muitos robôs modernos, incluindo os sexbots, seria um "piece of cake" (pedaço de bolo), em comparação com gadgets mais sofisticados como celulares, tablets e computadores.
O especialista em tecnologia, da Universidade Deakin, da Austrália, disse: "Os hackers podem invadir um robô ou um dispositivo robótico e ter o controle total das conexões, braços, pernas e outras ferramentas anexas como facas.
"Uma vez que um robô é invadido, o hacker tem controle total e pode emitir instruções para o robô".
O aviso pode soar um pouco exagerado, mas os robôs funcionam usando um sistema operacional como um telefone ou um PC. E, como acontece com todos os dispositivos do gênero, se esse sistema estiver conectado à Internet, torna-se possível que os hackers o invadam para realizar ações físicas que causem danos aos proprietários.

Extraído de: Hackers could program sex robots to kill, por George Harrison, The Sun

Sinopse
"Westworld" é um parque temático futurístico para adultos, dedicado à diversão dos ricos. Um espaço que reproduz o Velho Oeste, povoado por androides – os anfitriões –, programados pelo diretor executivo do parque, o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins), para acreditarem que são humanos e vivem no mundo real. Lá, os clientes – ou novatos – podem fazer o que quiserem, sem obedecer a regras ou leis. No entanto, quando uma atualização no sistema das máquinas dá errado, os seus comportamentos começam a sugerir uma nova ameaça, à medida que a consciência artificial dá origem à "evolução do pecado". Entre os residentes do parque, está Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood), programada para ser a típica garota da fazenda, que está prestes a descobrir que toda a sua existência não passa de bem arquitetada mentira. ADOROCINEMA

15 abril, 2018

A cobra e o vaga-lume

Esto, que parece sacado de la pluma de Ionesco, fue cómo el interrogatorio de un juez brasileño a Lula da Silva.



Contada no acampamento #LulaLivre, em Curitiba:
Uma cobra perseguia um vaga-lume. E, já sem forças pela perseguição que vinha sofrendo, o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Lhe fiz algum mal?
- Não.
- Pertenço à sua cadeia alimentar?
- Não.
- Então, por que você quer me devorar?
- Não suporto ver você brilhar.

"Ainda acreditamos na prevalência do convívio humano, da igualdade essencial, da felicidade coletiva, porque isso se chama civilização.
E que isso vencerá o fanatismo de quem tem um ídolo reluzente, mas sem rosto e sem humanidade, que nunca fere a lei do dinheiro, da vantagem, da locupletação: seu deus-mercado, senhor de todas as coisas e de todos os homens.
Os milagres do povo, para eles, são incompreensíveis." ~ Fernando Brito

Uma história moderna de terror

Vocês já imaginaram que chegaria o dia em que o lógico deixaria de sê-lo? Como quando somos cada vez mais virtuais e com isso distorcemos a humana essência?


(vídeo repassado por Germano Gurgel)

14 abril, 2018

Rapunzel - sem o final feliz

Esta versão de Rapunzel não vem dos contos de fadas reescritos pela NRA, mas é como se viesse.


A NRA é bastante clara sobre as suas intenções, ao etiquetar as histórias no site com "Fun Friday" e "Just for Fun".
(Os 7 aspectos assustadores da história de Rapunzel.)

Também pode lhe interessar: O Príncipe Sapo.

Um cão em busca do sossego

Um cão velho e cansado perambulava por meu quintal. Eu podia ver pela coleira e pela barriga cheia que ele tinha uma casa.
Ele me seguiu até minha casa, desceu comigo pelo corredor e foi adormecer num sofá. Uma hora depois, ele foi até a porta, eu abri-a e ele foi embora. No dia seguinte, ele voltou, retomou a mesma posição no sofá e dormiu por uma hora.
Isso continuou por várias semanas.
Curioso, coloquei uma nota em sua coleira para que seus donos a vissem: "Toda tarde, seu cachorro vem à minha casa somente para dormir".
No dia seguinte, o cachorro apareceu com uma outra nota afixada em sua coleira: "Ele mora em uma casa com quatro crianças - ele está tentando recuperar o sono. Será que eu posso ir com ele, amanhã?"

http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=10534

13 abril, 2018

Um lago, uma ilha

A ilha René-Levasseur (em francês: Île René-Levasseur) é uma ilha no centro do lago Manicouagan, na província de Quebec, Canadá. O seu ponto mais alto é o Monte Babel (Mont Babel), com 952 metros de altitude.
Foi formada pelo impacto de um meteorito há 214 milhões de anos. Supõe-se que este corpo celeste teria 5 quilômetros de diâmetro, e atingido a Terra a 17 km/s, no quarto mais poderoso impacto da história do planeta.
A ilha é maior do que o lago que a rodeia. Ela mede 2.020 quilômetros quadrados, enquanto o lago circundante ocupa 1.942.

Link interno para um convite à imaginação: ver uma ilha que fica em um lago que fica em uma ilha que fica em um lago que fica em uma ilha...

O Sacramental, de Clemente Sánchez

Clemente Sánchez de Vercial foi um clérigo leonês que viveu entre o século XIV e o XV e que escreveu várias obras religiosas e moralizantes.
O seu Sacramental foi um dos livros mais lidos durante o século XV, tendo sido proibido pela Inquisição no século XVI e consequentemente queimado. Teve várias edições impressas em língua castelhana e portuguesa.
O Sacramental de Clemente Sánchez de Vercial, obra pastoral redigida entre 1421 e 1425 em língua castelhana, depois dos livros destinados ao ofício religioso, foi o livro mais impresso na Península Ibérica, desde a introdução da imprensa até meados do século XVI.
A primeira impressão portuguesa teria ocorrido em Chaves, em 1488, mas não existem provas concretas que suportem esta tese. O incunábulo do Sacramental impresso em Chaves é considerado por alguns «o primeiro livro em língua portuguesa impresso em Portugal».
Segundo Vindel, teria sido o primeiro livro impresso na Espanha, por volta de 1470, em Sevilha. Foi traduzido para o catalão - Lo sagramental - em Lérida, 1495.
Conhecem-se treze edições em castelhano, uma em catalão e quatro em português. Das edições em português, duas foram impressas no século XV (Chaves, 1488 (?); e Braga (entre 1490 e 1500) e duas, no século XVI (Lisboa, 1502; e Braga, 1539).
O Sacramental era um depositário da forma como deveria viver o homem medieval, abordando a alimentação, as relações familiares, as relações sociais, a relação com Deus, o trabalho, o descanso, a saúde, a doença e a sexualidade, o que faz dele um documento indispensável para o estudo da sociedade medieval portuguesa.

12 abril, 2018

Dia Nacional do Humorista

Uma homenagem a todos aqueles que fazem sorrir
Nesta quinta-feira, 12/4, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar trazem programações especiais comemorativas ao Dia Nacional do Humorista. Criado a partir da lei nº 13.082/2015, tendo como referência o aniversário de Chico Anysio, que nasceu em 12 de abril de 1931 e faleceu em 23 de março em 2012, o Dia do Nacional do Humorista é uma data oficial no Estado do Ceará, desde julho de 2003 e, em 2015, passou a ser comemorado também em todo o Brasil.
Fonte: Secult/CE
Serviço
12/4, às 16h, no Cineteatro São Luiz
12/4, às 19h, no Theatro José de Alencar

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Amanhã, sexta feira 13, é aniversário de Fortaleza
Caetano Veloso é a atração principal da festa comemorativa dos 292 anos desta cidade. O cantor/compositor se apresentará com os filhos no Aterrinho da Praia de Iracema. A programação, com início previsto para as 19 horas, inclui ainda o Tributo a Dominguinhos, com Waldonys, Fausto Nilo, Tarcísio Sardinha e Banda, Chambinho do Acordéon e Amelinha, entre outros.
As comemorações se espalham pela cidade em equipamentos como o Mercado dos Pinhões, o Mercado da Aerolândia, o Paço Municipal de Fortaleza, o Centro Cultural Belchior e a Vila das Artes.
O evento é organizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com o patrocínio oficial da marca Skol.

O Eco-Cooler

Os verões de Bangladesh são mais quentes do que em outros países por uma série de razões e, às vezes, ficam tão sufocantes que todo o país procura fazer uma pausa sempre que uma onda de calor chega. Por sorte, parece que agora pode haver surgido uma solução prática.
Na zona rural de Bangladesh, muitas casas são construídas com latas, o que pode levar a temperaturas que excedem a 46°C. É por isso que este inventor, Grey Dhaka, tomou como principal objetivo desenvolver uma solução eficaz para lidar com o calor do verão.
Utilizando-se de garrafas de plástico recicláveis e de um pedaço de papelão com furos, Dhaka conseguiu criar um "Eco-Cooler", que ele afirma que pode esfriar o ar do verão. Isso ocorre porque os frascos comprimem o ar de uma forma semelhante ao que acontece em sua boca quando você contrai os lábios.
Dhaka diz que, ao passar o ar em movimento através da boca de uma garrafa, pode reduzir a temperatura de uma casa em mais de 5°C. Apesar de as explicações científicas exatas ainda não terem sido divulgadas, centenas de moradores ansiosos já estão fazendo uso do Eco-Cooler em suas casas.
Fonte: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=10247


https://youtu.be/YN4hSVCMNiI

Aqueles que se dobram

Parece que Mark Zuckerberg e seu diretor criativo previram o futuro quando projetaram este logotipo para o Facebook.


De acordo com o estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), o nome chikungunya tem sua origem em uma palavra em maconde (língua dos povos macondes que habitam o norte de Moçambique e o sul da Tanzânia) que significa “aqueles que se dobram”, descrevendo a aparência encurvada dos pacientes ...

Slideshow POR QUE OS HOMENS ANDAM TÃO ENCURVADOS?

Novo!
Cinco coisas que você talvez não saiba sobre o Facebook reveladas por Zuckerberg em seu depoimento no Congresso dos Estados Unidos.


O robô Mark "Zuckerborg" sempre foi o tema central na comunidade dos Zuckmemes. Uma piada que surgiu durante o seu depoimento foi que ele se parecia muito com Data, de Star Trek. Você sabe, o androide.

11 abril, 2018

As mais belas cenas espaciais na história do cinema

The Most Beautiful Space Shots in Movie History é uma compilação de cenas de películas relacionadas com o espaço.



Voz: Carl Sagan, narrando Pálido Ponto Azul. [1] [2]

Que medo você tem de nós

Quando o muro separa, uma ponte une
Se a vingança encara, o remorso pune
Você vem me agarra, alguém vem me solta
Você vai na marra, ela um dia volta
E se a força é sua, ela um dia é nossa
Olha o muro, olha a ponte, olhe o dia de ontem chegando
Que medo você tem de nós, olha aí:

(de Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós)

Pesadelo - A trilha musical deste emocionante depoimento de Chico Pinheiro.

10 abril, 2018

O vampiro explicado



Vampiros sugam seu sangue por causa da vitamina D.
É que eles não podem se expor à luz do sol para consegui-la como todo mundo faz.

A caixa incorruptível


Título alternativo: O caixa corruptível.
Em 1879, James Jacob Ritty (1837-1918), com a ajuda de seu irmão John, inventou a primeira caixa registradora. Destinada a combater o roubo praticado por seus funcionários no Pony House Restaurant, seu salão em Dayton, Ohio, James teve a ideia de criar a máquina durante uma viagem de navio a vapor para a Europa.
Ao ver um dispositivo que contava os giros da hélice do navio, ele se perguntou se algo como aquilo poderia ser feito para contar as transações em dinheiro feitas em seu salão. Assim que voltou a Dayton, ele começou a trabalhar com seu irmão John, um mecânico qualificado, no desenvolvimento de um projeto a respeito.
Seu modelo inicial de caixa registradora parecia um relógio em que os ponteiros, em vez de indicarem horas e minutos, indicavam dólares e centavos. Atrás do mostrador, dois discos de adição acumulavam os valores registrados. Conhecida como "a caixa incorruptível", sem gaveta de dinheiro, deixava à vista de todos quanto estava sendo a receita do estabelecimento.
No entanto, os irmãos Ritty não conseguiram vender suas caixas registradoras em grandes quantidades - em grande parte porque os possíveis compradores de suas máquinas desconfiaram da eficácia dessa "armadilha para ladrões".

09 abril, 2018

Palavra do cafetão

Oscar Maroni, dono do Bahamas, um bordel de luxo de São Paulo, preparou dois displays com 1,5 metro de altura. Um estampando a foto do juiz Sérgio Moro e outro, de Carmen Lúcia, presidente do STF.
E, após afixá-los na entrada de sua "casa de entretenimentos adultos", ele pagou uma promessa feita em dezembro de 2016. Quando ele publicou em sua página no Face que, caso o ex-presidente fosse parar atrás das grades, iria comemorar dando cerveja de graça para os frequentadores do Bahamas.
O gesto de Maroni é a cara da "elite" do País. Quando Cazuza dizia que “tua piscina tá cheia de ratos, tuas ideias não correspondem aos fatos” se referia justamente a isso. A um falso moralismo sem tamanho.
Talvez seja uma especial referência ao que se tornou um dos poderes da República: o judiciário da promiscuidade, das relações escandalosas, dos penduricalhos, dos auxílios-moradia, das condenações sem provas.
Onde mais deveriam estar essas imagens?
Estamos diante do abismo provocado pela corrupção das instituições. Como diz o sociólogo Manuel Castells: não existe mais justiça no Brasil. As manobras de Cármen Lúcia e a pressa de Sérgio Moro (acometido de "furor punitivus") representaram a exposição da fossa do judiciário. É lama. É putrefação.
(matéria sugerida para publicação por Jaime Nogueira)

Cafetão agora oferece recompensa para quem matar Lula na prisão
Em vídeo publicado nas redes sociais, Oscar Maroni ofereceu uma recompensa para quem matar o ex-presidente Lula na prisão. "Se o Lula for preso, até a meia noite, a cerveja é de graça. Agora, se matarem Lula na cadeia, afirmou o cafetão, "o mês todo a cerveja vai ser de graça".
Perguntado, a seguir, por um dos que o cercavam, se a morte de Lula fosse sofrida, o que ele daria. Maroni respondeu: "Aí eu dou o rabo".
Sábado (7), em Curitiba, manifestantes mobilizados pelo MBL soltaram rojões na direção do helicóptero que conduzia Lula e também tentaram ofuscar o piloto com uma caneta a laser.
É a segunda tentativa de homicídio contra Lula nos últimos dias.

Todas as definições de vergonha para o Brasil foram atualizadas.

Bacon, o pai da filosofia experimental

Francis Bacon (22/01/1561 - 09/04/1626, aos 65 anos)
Filósofo inglês lembrado por sua influência sobre o método científico. Ele sustentou que o objetivo da investigação científica é a aplicação prática da compreensão da natureza para melhorar a condição do homem. Ele escreveu que os cientistas deveriam se concentrar em certos tipos importantes de situações reproduzíveis experimentalmente, (que ele chamou de "instâncias prerrogativas"). Depois de tabular tais fenômenos, o investigador também deve ter como objetivo fazer uma ascensão gradual a leis cada vez mais abrangentes e, com isso, adquirir maior certeza das descobertas à medida que ele se move para cima na pirâmide de leis. Ao mesmo tempo, cada lei que é alcançada deve levá-lo a novos tipos de experiência, isto é, a tipos de experimentos para além dos que levaram à descoberta da lei.
Um dos seus biógrafos, o historiador William Dixon, afirmou: "A influência de Bacon no mundo moderno é tão grande que todo homem que anda num trem, envia um telegrama, dirige um arado a vapor, senta em uma poltrona, atravessa o canal (da Mancha) ou o Atlântico, come um bom jantar, goza de um belo jardim, ou sofre uma operação cirúrgica indolor, lhe deve alguma coisa".
Como um frango matou Bacon
Francis Bacon morreu em 9 de abril de 1626, um mês depois de sua primeira experiência científica. Ele encheu um frango com neve para ver se isso faria com que a carcaça do frango estragasse menos rapidamente. O frio que ele pegou durante este experimento levou-o à morte.
A neve era, de fato, tão gelada que ele imediatamente ficou doente e não pôde voltar para a sua residência. Foi para a casa do Conde de Arundel, em Highgate, perto de Londres onde o colocaram numa cama úmida. Nela, o resfriado de Bacon se transformou em pneumonia e, poucos dias após, ele morria "de sufocação", como descreveu seu amigo Hobbes.
Após o seu funeral, 32 mentes brilhantes publicaram seus elogios a Francis Bacon em um livro em latim.

08 abril, 2018

Comparações inadequadas

Eu odeio essas comparações. Porque o que pode ser feito por um dia ou dois não é o que pode ser feito por um período mais longo. Do tipo: eu removo as opções de um sistema, você remove a sua resistência...
Se as estradas estão interrompidas, então eu posso pegar um trem (se houver um trem)...
Onde eu moro, a questão é uma rodovia específica que tem de fechar regularmente. Quando ela está fechada por um dia, uma tonelada de pessoas resolve trabalhar em casa.
E, em seguida, as autoridades dizem: "veem, o tráfego não foi fortemente afetado".
Ora, a coisa só vale se ela pode dar certo para sempre.
Douglas Kilpatrick, Google+

A birrefringência apresentada por cristais

Em 1669, o médico e físico dinamarquês Erasmus Bartholin (1625-1698) observou que as imagens vistas através do feldspato islandês (calcita) foram duplicadas e que, quando o cristal foi girado, uma imagem permaneceu estacionária enquanto a outra girava com a movimentação do cristal. Esse comportamento de dupla refração da luz (birrefringência) não poderia ser explicado pelas teorias ópticas da época criadas por Isaac Newton.
A birrefringência é a formação de dupla refração apresentada por certos cristais, a qual está intimamente relacionada com a velocidade e a direção de propagação da luz.



Sílica e silicose
Ao exame microscópico do tecido pulmonar sob a luz polarizada, pequenas partículas birrefringentes são frequentemente vistas em nódulos silicóticos. (Silva, PGC. Diagnóstico da silicose. Scribd, 2006. Slide 22). Sua presença ajuda a confirmar o diagnóstico, mas podem estar ausentes, e não são específicas da silicose. As partículas depositadas no tecido pulmonar são muito pequenas, o que dificulta sua caracterização por este tipo de iluminação. Além deste aspecto, a sílica apresenta fraca birrefringência, semelhante ao colágeno, exibindo uma aparência branca e irregular, de difícil visualização. Partículas fortemente birrefringentes, visualizadas em tecido com silicose, podem representar silicatos ou cristais com elevado conteúdo de cálcio. A certeza de tratar-se de sílica só é possível através da microscopia com o emprego de outros métodos, como a difração de raios X.
Níveis de birrefringência de alguns minerais
- fraca: quartzo, apatita
- moderada: augita, cianita
- forte: zircão, talco
- muito forte; calcita
- extrema: rutilo

07 abril, 2018

Um gato governa o mundo


E se a Terra fosse:
... um frango
... um urso

Quantos filhos um homem pode ter?



Todos os dias era Dia dos Pais para Moulay Ismael (1672-1727), o Imperador de Marrocos, que teria gerado 888 crianças. Lisa Oberzaucher e Karl Grammer, em seu artigo "O caso de Moulay Ismael - Fato ou fantasia?", concluem que Moulay, ao longo de sua vida reprodutiva, teve possivelmente um número maior de filhos.
https://doi.org/10.1371/journal.pone.0085292.t001

Ver também:
O Padre de Trancoso

06 abril, 2018

Inauguramos a ABSURDOLOGIA

Fernando Gurgel Filho
Hoje, com muito pesar, sem nenhuma pompa, mas com enorme circo e palhaçadas, inauguramos a ABSURDOLOGIA, uma ciência genuinamente brasileira que não explica nada, não tem experimentos que comprove p**** nenhuma, mas que será a única que justifique o comportamento do POVO (ecaaaa, diriam os objetos de estudos dessa nova Ciência) BRAZUCA.
O fato mais estarrecedor é: neste País NINGUÉM pode sequer sonhar em dar um futuro promissor para toda a sociedade. E, quando falamos em todas a sociedade, incluímos o que chamam pejorativamente de POVO, porque, a partir do pobre que tenha conta em banco e possua algum parco patrimônio até o servidor de classe média e o pequeno empresário que ganha menos que um pedreiro, é difícil encontrar alguém que se considere POVO. E este contingente, se brincar, engloba a imensa maioria da população brasileira. Noves fora os miseráveis.
Então, se alguém sonhar um futuro para este País e tiver um projeto consistente de crescimento com inclusão social, não tenham dúvidas, este será perseguido cruelmente. Mas o fato mais importante é: o ex-Presidente Lula já entrou para a história como o Maior Estadista do País. Foi, e continua sendo, o maior protagonista vivo da história recente deste País.
Quanto aos outros, que têm ódio de suas bem sucedidas gestões, são meros coadjuvantes medíocres que a história nem sequer mencionará por vergonha e remorso.
Mas a coisa tá tão difícil de entender que, tenho amigos e, dentre eles, não são poucos os mulatos/pretos/pobres, que, além disso, ainda se dizem muito religiosos e dizem, também, pertencer a alguma instituição que defende a liberdade das nações, a harmonia e fraternidade entre os seres humanos, além de combater a intolerância e os preconceitos.
Pois bem, muitos desses amigos são fanáticos defensores de pessoas do tipo que, abertamente, defende ditaduras, torturas, espalha o ódio por onde passa, mostrando-se preconceituoso e intolerante contra outros seres humanos, principalmente contra mulheres, pretos, pobres etc. etc. etc.
Ou seja, não sei se é por falta de informação ou se é por deformação provocada pela mídia, mas estão sempre apoiando alguém ou algum lado totalmente contra os próprios princípios que dizem defender. Pior ainda, sempre defendem alguém ou algum lado que, quando estão no poder, não têm o menor pudor em prejudicá-los.
Alguém explica??? Ou justifica sem explicar??? Porque isto deve ter alguma explicação absurdológica qualquer, seja no campo da psiquiatria, da sociologia, do humor negro, da tragédia grega... Sei lá o quê mais.
08/04/2018 - Atualizando ...
A Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, concederá ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o título de Doutor Honoris Causa. O evento se dará no dia 9 de abril, às 9hs. Como forma de protesto, o título será concedido com ou sem Lula.
https://jornalggn.com.br/noticia/lula-recebe-mais-um-titulo-de-doutor-honoris-causa

Modelos reduzidos em escalas

Jaime Nogueira:
Para uma pálida ideia da complexidade do assunto (sedimentologia fluvial), tais modelos de simulação física, que se tornam necessários para suprir a deficiência dos recursos matemáticos, são explorados com duas escalas de tempo: a morfológica (estabelecida por comparação de dados históricos de levantamentos topográficos e reproduzida no modelo físico) e a analítica, além de duas escalas geométricas, normalmente a vertical, distorcida. Essencialmente, uma reprodução em miniatura - um fantástico trabalho artesanal... Veja:
"Modelos físicos ou modelos reduzidos em escalas são ferramentas usadas em diversos ramos das engenharias e em outros ramos para se projetar um protótipo, como por exemplo, um avião, um navio, uma plataforma de petróleo, um automóvel, bombas e turbinas hidráulicas ou uma usina hidrelétrica. Normalmente este tipo de modelagem física é utilizado para complementar os cálculos dos modelos matemáticos durante um projeto grande e complexo. Assim no modelo físico pode-se estudar, em escala, reduzida ou aumentada, diversos fenômenos físicos.

Mini-vertedouro do modelo reduzido da Usina Hidrelétrica de Itaipu

A miniatura da Usina Hidrelétrica de Itaipu (imagem acima) estava desativada há quase 20 anos. A restauração começou em março deste ano (2011) e foi finalizada no mês maio, junto com as comemorações dos 200 anos de independência do Paraguai. A construção será mais um entre os tantos atrativos oferecidos aos turistas que procuram o Complexo Turístico de Itaipu-PY. A miniatura fica dentro do prédio do laboratório hidráulico (ocupa uma área de 5 mil metros quadrados), no Paraguai, e é considerado um dos maiores modelos reduzidos físicos do planeta, com 250 metros de comprimento."
(postado em 11 de novembro de 2011; acessado em 31 de março de 2018)

Postagens relacionadas:
O serpentear dos rios
Segunda geração

Meca, Arábia Saudita

Localizado em um vale arenoso a cerca de 50 milhas do Mar Vermelho (onde as temperaturas do verão podem chegar facilmente a 46º C), dificilmente é um destino convencional de férias. Seja como for, Meca é imperdível para os seguidores do Islã. É o local de nascimento do profeta Maomé e, por conseguinte, a cidade mais sagrada dos muçulmanos. Além disso, é um dos "Cinco Pilares" da religião, aquele que exige que seus seguidores cumpram um hajj (uma peregrinação a Meca), pelo menos uma vez em suas vidas, se isto for possível física e financeiramente. Mais de 2,5 milhões de peregrinos muçulmanos devotos se reúnem nessa cidade todos os anos.
O hajj ocorre no último mês do ano civil muçulmano, que é baseado em ciclos lunares (o que significa que suas datas mudam anualmente). Estando lá, os peregrinos seguem um padrão de deveres devocionais. Um desses, envolve circundar a Caaba, um prédio em forma de cubo, que se diz ter sido o primeiro lugar em que Maomé pregou, e o santuário mais sagrado do Islã. Além disso, as peregrinações incluem o ritual do beijo na Pedra Negra. Embora não seja um objeto formal de veneração islâmica (acredita-se que seja um meteorito) a Pedra Negra é reverenciada pelos peregrinos como um símbolo tradicional de Meca. De acordo com a lenda muçulmana, originalmente era uma pedra branca dada a Adão, depois que ele foi expulso do Paraíso, e que, desde então, tornou-se preta por absorver os pecados de todos aqueles que a tocaram ou beijaram.
Ao visitar a mesquita de Foz do Iguaçu, vi um grande monitor em uma parede mostrando ao vivo as cenas dos peregrinos dando voltas em torno da Caaba.

05 abril, 2018

No mar da história com Maiakóvski

"Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado." ~ Platão
Não estamos alegres,
é certo,
mas também por que razão
haveríamos de ficar tristes?
O mar da história
é agitado.
As ameaças
e as guerras
havemos de atravessá-las,
rompê-las ao meio,
cortando-as
como uma quilha corta
as ondas.
(1927)
Do poema "E então, que quereis?...", no livro “Maiakóvski — Antologia Poética”, Editora Max Limonad, 1987, tradução de E. Carrera Guerra.
Vladimir Maiakóvski. Sua obra, profundamente revolucionária na forma e nas idéias que defendeu, apresenta-se coerente, original, veemente, una. A linguagem que emprega é a do dia a dia, sem nenhuma consideração pela divisão em temas e vocábulos “poéticos” e “não-poéticos”, a par de uma constante elaboração, que vai desde a invenção vocabular até o inusitado arrojo das rimas. Ao mesmo tempo, o gosto pelo desmesurado, o hiperbólico, alia-se em sua poesia à dimensão crítico-satírica. Criou longos poemas e quadras e dísticos que se gravam na memória; ensaios sobre a arte poética e artigos curtos de jornal; peças de forte sentido social e rápidas cenas sobre assuntos do dia; roteiros de cinema arrojados e fantasiosos e breves filmes de propaganda. Tem exercido influência profunda em todo o desenvolvimento da poesia russa moderna. (Boris Schnaiderman, in "Poesia Russa Moderna", Editora Brasiliense, 1985).

Ao consumidor, as batatas

O astronauta Mark Watney (Matt Damon) sobreviveu comendo batatas quando ele ficou preso em Marte no filme "The Martian" (Perdido em Marte), mas isso foi ficção. A Grande Fome na Irlanda (1845 - 1849) ocorreu por causa de uma praga nas batatas e, embora a falta de batatas causasse fome, elas não eram a única comida que os irlandeses comiam.
Alguém poderia viver comendo apenas batatas?
Por todo o ano de 2016, Andrew Taylor comeu apenas batatas. Bem, houve algumas concessões: ele comeu batatas brancas e doces, e às vezes misturadas com leite de soja, molho de tomate, sal e ervas. Ele também tomou suplementos B12. Mas, no geral, ele comeu batatas no café da manhã, almoço e jantar. Ele perdeu peso, porém se sentiu energizado.
"Se você tiver que escolher um único alimento, se você é uma das pessoas que está sendo enviada para Marte, escolha batatas", diz Taylor. "Eu não estou tentando ser evangélico sobre batatas, mas foi uma experiência realmente boa para mim."
Não é uma boa ideia comer apenas um tipo de comida. Para sobreviver, precisamos de 20 aminoácidos - dos quais nove são essenciais, o que significa que nós mesmos não podemos produzi-los e devemos tirá-los dos alimentos - bem como precisamos de uma infinidade de minerais e vitaminas. E, obviamente, necessitamos também de água para manter nossas células hidratadas.
A batata branca tradicional contém todos os aminoácidos essenciais de que você precisa para construir proteínas, reparar células e combater doenças. No entanto, restringindo-se a ela, você acabaria com deficiências de vitaminas e minerais.
Há outras desvantagens para as batatas como um alimento que sustenta a vida. Por exemplo, quando alguém faz a pergunta: "Se você pudesse comer apenas um alimento, qual seria?"
Digamos que seja a pizza suprema. No entanto, esta é tecnicamente mais de um alimento.


http://www.popsci.com/nutrition-single-food-survival

Vídeo; A Canção da Batata

04 abril, 2018

Cortando uma linha de alta tensão



Depois ele se lembrou de ver o celular que estava no bolso do macacão: a carga estava em 5000%.

O cemitério de satélites

David Whitehouse*
Escritor e astrônomo, BBC Brasil

Exploradores e aventureiros, em geral, gostam de procurar novos lugares para conquistar, já que os picos mais altos já foram escalados, os polos foram alcançados e os vastos oceanos e desertos já foram atravessados.
Alguns desses lugares são chamados polos de inacessibilidade.
Dois deles são especialmente interessantes. Um é o polo continental de inacessibilidade - o local na Terra mais longe do oceano. Existe uma discussão sobre sua posição exata, mas para muitos ele fica próximo ao chamado Passo de Alataw - uma passagem montanhosa na fronteira entre a China e o Cazaquistão.
O ponto equivalente no oceano - aquele que fica mais afastado de qualquer território em terra - fica no sul do Pacífico, cerca de 2.700 km ao sul das Ilhas Pitcairn - em algum lugar na "terra de ninguém" entre a Austrália, a Nova Zelândia e a América do Sul.

Um polo de inacessibilidade é definido como um lugar sobre a superfície da Terra cuja distância à linha de costa é localmente máxima. Como linha de costa deve entender-se a dos oceanos ou de mares ligados com o oceano aberto. Também por definição, um polo de inacessibilidade deve ser perfeitamente equidistante de três pontos sobre a linha de costa. Fica na Eurásia, em 46° 16.8′ N 86° 40.2′ E, o polo continental de inacessibilidade. Ele está no  Deserto de Dzoosoton Elisen, no noroeste da China, a 2.648 km do mar.  Já o polo oceânico de inacessibilidade, também chamado Ponto Nemo, fica em 48° 52.6' S 123° 23.6' O. Encontra-se no sul do Oceano Pacífico, a 2.688 km da Ilha Ducie, um atol desabitado que faz parte das Ilhas Pitcairn, este segundo polo que é o lugar oceânico mais afastado de qualquer tipo de terra firme.


Com o fim da vida útil de satélites e espaçonaves atualmente em órbita ao redor da Terra, a grande maioria destes artefatos irão voltar em algum momento. Mas, onde cairão?
Satélites menores geralmente se incendeiam ao entrar na atmosfera terrestre, porém alguns pedaços maiores conseguem "sobreviver" ao atrito e se chocam com o solo. Para evitar que caiam em áreas populosas, eles costumam ser conduzidos para a área em torno do ponto de inacessibilidade oceânica.
Uma área que se estende por aproximadamente 1.500 km² no leito oceânico está, aos poucos, sendo transformada num verdadeiro cemitério de espaçonaves construídas pelo homem. Na última contagem havia mais de 260 delas, a maioria russas. Os destroços da estação espacial Mir, por exemplo, estão lá. Ela foi lançada ao espaço em 1986 e recebeu diversos cosmonautas russos e visitantes de várias nacionalidades. Com uma massa de 120 toneladas, a estação não conseguiria queimar completamente na atmosfera. Por isso, ela foi direcionada à região em 2001, e chegou a ser vista por alguns pescadores locais como uma bola de destroços brilhantes se desintegrando enquanto percorria o céu.
Ao retornar à Terra, o módulo que leva suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) entra em combustão nessa região, incinerando também o lixo que traz da Estação. Esta desintegração controlada de satélites e módulos espaciais em nossa atmosfera não causa perigo para ninguém. A região desse polo de inacessibilidade também não costuma ser frequentada por pescadores, porque as correntes oceânicas não passam pela área e, portanto, não levam nutrientes para lá, o que torna escassa a vida marinha no local.
Uma das futuras habitantes deste ponto isolado será a própria Estação Espacial Internacional. Os planos atuais são de que ela seja desativada na próxima década e seja conduzida para o polo oceânico de inacessibilidade. Com uma massa de 450 toneladas - quatro vezes maior do que a da estação russa Mir - sua volta à Terra provavelmente será um acontecimento espetacular.
No entanto, nem sempre é possível conduzir um satélite ou estação espacial para o sul do oceano Pacífico, pois os controladores podem perder contato com ele. Foi exatamente isso o que aconteceu com a estação espacial Salyut 7, em 1991, que caiu na América do Sul, e também com a Skylab, primeira estação espacial americana, que atingiu a Austrália em 1979. Ninguém foi ferido e, até onde se sabe, ninguém jamais foi atingido por algum pedaço de um módulo espacial desativado.
No ano que vem, este problema se repetirá. Entre os meses de janeiro e abril, a estação chinesa Tiangong-1 voltará à Terra, em sua última viagem. Ela foi lançada em 2011, como a primeira estação espacial da China. A órbita da Tiangong-1 vem declinando à medida que ela se aproxima do ponto de reentrada na atmosfera terrestre. Mas, os engenheiros chineses perderam o controle de sua trajetória e não estão conseguindo ligar seus propulsores para guiá-la até o Pacífico Sul. Com isso, calculam que a estação cairá na Terra em algum local entre as latitudes do norte da Espanha e o sul da Austrália. Não será possível ter uma localização mais precisa de sua queda até poucas horas antes da Tiangong-1 entrar em combustão.
Mas o mais provável é que ela não se junte a suas companheiras no "cemitério de satélites".

Finalmente, a Tiangong 1 entrou e queimou na atmosfera no dia 2 de Abril de 2018, às 00:16 GMT (01/04/18, 21:16h no horário de Brasília) A maior parte dos pedaços caiu sobre o Oceano Pacífico Sul, próximo ao Taiti, sem incidentes.