31 janeiro, 2024

O amigo forte do Sol

Stephenson 2-18 está entre as maiores estrelas conhecidas. Tem um raio estimado de cerca de 2.150 raios solares (1,5 × 10 ⁹ quilômetros; 10 UA), o que corresponde a um volume de quase 10 bilhões de vezes o do Sol.

Vídeo: http://www.youtube.com/shorts/VDnFoL3jyTs


30 janeiro, 2024

Décima elegia

[...]

Só na velhice a mesa fica repleta de ausências.
Chego ao fim, uma corda que aprende seu limite
após arrebentar-se em música.
Creio na cerração das manhãs.
Conforto-me em ser apenas homem.

Envelheci,
tenho muita infância pela frente.

(Fabrício Carpinejar, trecho final da Décima elegia, Terceira sede, p. 79-80)

29 janeiro, 2024

Asteroides: do "Quack Quack" ao "Honk Honk"

Deu no JPost:
Um asteroide do tamanho de mais de 64 gansos canadenses deverá passar sobre a Terra na terça-feira, 30 de janeiro, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), o rastreador de asteroides da NASA. Cálculos da agência espacial preveem que este asteroide, o 2007 EG, não chegará perto da Terra durante seu sobrevôo.
Conhecidas como Branta canadensis, essas aves aquáticas nojentas são famosas em todo o mundo, especialmente em suas regiões nativas, por seu comportamento agressivo e desagradável.
Mas como eles se comparam a um asteroide, cuja agressividade e detestabilidade ainda estão em questão (embora, em defesa do asteroide, ele não buzine nem cubra o solo em movimentos de tigela verde)?
De acordo com a Universidade de Michigan, o ganso médio do Canadá pode crescer até 1,10 metros de comprimento. Isso significa que o asteroide 2007 EG pode equivaler ao tamanho de 64 gansos canadenses, todos alinhados da cauda ao bico, sem dúvida grasnando extremamente alto enquanto voam em uma cacofonia irritante.
O asteróide a caminho atingirá a Terra? 
Não. 
Afinal, ele deverá passar a uma distância de mais de 4,8 milhões de quilômetros.
No entanto, outros asteróides não são o caso. Na verdade, a Terra já foi atingida pelo asteróide 2024 BX1, ainda no início deste mês.
O asteroide em questão, vulgo "Quack Quack", tinha aproximadamente o tamanho de dois patos e impactou inofensivamente sobre a Alemanha no início de janeiro. 
E podemos impedir que um asteroide atinja a Terra?
Cientistas de todo o mundo têm trabalhado arduamente para tentar fazer exatamente isso, e avanços suficientes feitos neste campo ajudariam a criar uma medida de protecção para a defesa planetária.
O mais promissor até agora é a deflexão cinética, conforme demonstrado pela missão Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA, que conseguiu alterar o caminho orbital de um asteróide distante.
Portanto, fique tranquilo, o asteróide "Honk Honk" não representa nenhum risco para a Terra.
Na verdade, com a sua tendência de voar contra aeronaves e causar danos, inclusive o de provocar acidentes de avião que podem matar dezenas, senão centenas de pessoas, os gansos canadenses são muito mais perigosos do que este asteróide é neste momento.

1984

Os livros tornam-se influentes de diferentes maneiras. Antes da impressão em massa e das listas de best-sellers, sua repercussão dependia de quem lia um determinado livro. Se um livro influenciasse uma pessoa poderosa, poderia mudar o mundo. Se fosse lido por estudiosos, poderia mudar toda uma disciplina, como a astronomia. No mundo moderno, os livros mais vendidos podem influenciar a opinião pública, revelando o que antes era desconhecido para a maioria dos leitores, ou especulando sobre o que poderia ter sido, ou o que poderia algum dia ser. A opinião pública percorre um longo caminho para mudar a sociedade e, de fato, foram os livros que alimentaram o fim da escravidão, o feminismo, os direitos civis, as regulamentações ambientais, a revolução comunista e outros movimentos que mudaram o mundo.
1984 - "É uma fantasia do futuro político e, como qualquer fantasia, serve a seu autor como um dispositivo de ampliação para um exame do presente", escreveu o The New Yorker na publicação do "Nineteen Eighty Four", em 1949. Essa revisão poderia ter sido escrita ontem. Embora dificilmente seja um conto de terror, o romance de Orwell - sobre o escritor Winston Smith, obrigado a mudar a verdade para se adequar ao estado dominador - há muito tempo é uma pedra de toque para alertas sobre futuros distópicos.
A expressão "big brother", por exemplo, surgiu de Orwell, que estava gravemente doente com tuberculose enquanto escrevia o livro. (Ele morreu poucos meses depois de ter sido publicado.) E a novela tornou-se uma súmula da autoridade opressiva e da verdade flexível - ou, em uma palavra, orwelliana.
(https://www.mentalfloss.com/posts/books-that-changed-the-world)

28 janeiro, 2024

O hino minimalista do Japão


Igor - Hinos Nacionais
"Kimigayo" é a letra mais antiga do mundo em um hino nacional. De 1868 a 1945, ele serviu como hino nacional do Império do Japão. Com uma duração de 32 caracteres, "Kimigayo" é também um dos hinos mais curtos do mundo atualmente em uso. Sua letra é baseada no poema waka escrito no período Heian (794-1185), cantado em uma melodia escrita no período imperial (1868-1945). A melodia atual foi escolhida em 1880, substituindo uma melodia impopular composta onze anos antes. Embora o título "Kimigayo" seja normalmente traduzido como Reino de sua Majestade, nenhuma tradução oficial do título ou da letra foi estabelecida em lei.
Até 1945, "Kimigayo" serviu como um hino nacional para o Império do Japão, no entanto, quando o Império foi dissolvido após a sua rendição no final da Segunda Guerra Mundial, a sua democracia parlamentarista, o Estado do Japão, substituiu-o em 1945, tendo em vista a mudança de um sistema baseado na soberania imperial para uma soberania popular. No entanto, o Imperador Hirohito não foi destronado e "Kimigayo" continuou a ser o hino nacional de fato, somente se tornando legalmente reconhecido como hino nacional oficial em 1999, com a aprovação da Lei sobre a Bandeira e o Hino Nacionais. 
Juntamente com a Bandeira japonesa Hinomaru, o "Kimigayo" é acusado pelos críticos de ser um símbolo do imperialismo, militarismo e nacionalismo japoneses, havendo um debate sobre se o "Kimigayo", como um remanescente do passado imperialista japonês, é compatível com uma democracia parlamentar contemporânea japonesa. Assim, os pontos essenciais das controvérsias a respeito da bandeira Hinomaru e do "Kimigayo" são se eles expressam louvor ou condenação ao Império do Japão e se o Império (antes de 1945) e o Japão pós-guerra (após 1045) são o mesmos estados ou se são estados diferentes.

27 janeiro, 2024

E-mail

O e-mail ainda é a principal forma de comunicação digital. 
Dados coletados em 2023 mostram que, enquanto o e-mail tem cerca de 4,3 bilhões de usuários no mundo, as redes sociais ainda não atingiram os 3,8 bilhões e os aplicativos de mensagens reúnem um número ainda menor de usuários, cerca de 3,3 bilhões.
Fonte: Insper


Archivo: El verdadero Email

26 janeiro, 2024

"nosso hino" / "nó suíno"

A nossa língua portuguesa às vezes nos prega peças como essa, com seus cacófatos. Mas parece que em boa hora alguns repórteres e/ou editores e âncoras televisivos se deram conta do desconfortável cacófato e simplesmente anunciam assim: "Ouviremos agora o Hino Nacional Brasileiro". E não mais, como alguns costumavam anunciar: "Ouviremos agora o nosso hino" / "o nó suíno".
http://www.jcnet.com.br/opiniao/tribuna_do_leitor/2014/06/286005-o-no-suino.html

PauloGCS:
Aponte os cacófatos no Hino Nacional Brasileiro.

ChatGPT:
O Hino Nacional Brasileiro não contém cacófatos, que são combinações de sons que resultam em uma sonoridade indesejável ou de duplo sentido. O hino foi cuidadosamente escrito e revisado para evitar esse tipo de construção. Sendo assim, não há cacófatos conhecidos no hino nacional brasileiro.

PauloGCS:
Então, não são cacófatos: "ouviram do"  / "o virundum", "o heroico brado" / "o herói cobrado", "terra mais garrida" / "terra margarida" e "um filho teu" / "um filisteu"?

ChatGPT:
Peço desculpas pelo equívoco anterior. Na verdade, existem alguns exemplos de cacófatos no Hino Nacional Brasileiro. Os exemplos que você mencionou são de fato cacófatos:
"ouviram do" pode criar a sonoridade de "o virundum";
"o heroico brado" pode ser interpretado como "o heroi cobrado";
"terra mais garrida" pode criar a sonoridade de "terra margarida";
"um filho teu" pode gerar a sonoridade de "um filisteu".
Esses são exemplos de cacófatos, que são combinações de sons que podem resultar em uma sonoridade indesejável ou de duplo sentido. Obrigado por apontar essas observações!

25 janeiro, 2024

Santa Ceia da Bossa Nova

Painel "Santa Ceia da Bossa Nova". Arte de Carlinhos Muller (caricaturista do jornal Estado de São Paulo).
Tom Jobim, João Gilberto, Ronaldo Bôscoli, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Elizeth Cardoso, Marcos Valle, Nara Leão, João Donato e Johny Alf.

Neste dia 25 de janeiro, comemora-se o Dia da Bossa Nova. A data foi sancionada pela Lei n.º 11.926, de 17 de abril de 2009, e foi escolhida por ser o aniversário natalício do maestro Tom Jobim (1927-1994), um dos criadores do gênero.
O estilo musical brasileiro teve início no final da década de 1950. O marco inicial foi a música "Chega de Saudade", de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes (1913-1980). Inicialmente, a canção foi gravada pela cantora Elizeth Cardoso (1920-1990) e, posteriormente, ficou imortalizada na voz de João Gilberto (1931-2019).
Considera-se que o termo bossa nova teria sido cunhado em 1957 pelo jornalista Moisés Fuks, em um concerto do Grupo Universitário Hebraico, para designar uma mescla de samba e jazz que estava começando a surgir no Rio de Janeiro.
Já a palavra "bossa" surgiu pela 1.ª vez na década de 1930 no samba "São Coisas Nossas". Composto e interpretado pelo cantor Noel Rosa (1910-1937), o refrão diz: "o samba, a prontidão e outras bossas são nossas coisas, são coisas nossas".
De lá para cá, grandes sucessos fizeram a bossa nova ganhar destaque no mundo inteiro. Um dos maiores exemplos é a música "Garota de Ipanema", também composta por Jobim e Moraes. A canção ganhou mais de 500 versões, em diferentes idiomas, sendo interpretada por artistas como Frank Sinatra, Madonna e Tim Maia.

Aniversário de São Paulo

Bom para 25/01/2024 (470 anos de fundação da cidade)

1917 Rapaziada do Brás
Valsa do regente e radialista Alberto Marino, inicialmente apenas instrumental. Mais de 40 anos depois, querendo fazer um registro vocal, o cantor Carlos Galhardo solicitou a criação de uma letra. Que foi escrita em 1960 por Alberto Marino Jr., filho do autor da música.
Lembrar, deixe-me lembrar / Meus tempos de rapaz no Brás.
http://youtu.be/mgXDkfMCDdU

1951 Ronda
Composta por Paulo Vanzolini em 1951. Teve sua primeira gravação em 1953, por Inezita Barroso.
E nesse dia então / Vai dar na primeira edição / Cena de sangue num bar / Da avenida São João.
http://radiobatuta.ims.com.br/colecao-do-zuza/inezita-barroso-e-evandro-e-seu-regional (áudio 1)

1954 IV Centenário
Dobrado composto para as comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo pelo sanfoneiro Mario Zan.
https://youtu.be/QCqDYNkvrqk?si=MIpEPZZs8hE3rST0

1954 São Paulo Quatrocentão
Dobrado de Garoto (n. SP) e Chiquinho do Acordeom, com letra (sofrível) de Avaré e interpretação (idem) de Hebe Camargo.
http://radiobatuta.ims.com.br/programas/ouve-essa/sao-paulo-quatrocentao (áudio)

1958 Lampião de Gás
Valsa de Zica Bérgamo. Gravada por Inezita Barroso, pelo maestro Enrique Simonetti e orquestra em "É disco que eu gosto" e por outros.
Lampião de gás, Lampião de gás / Quanta saudade você me traz.
http://youtu.be/PuVcg58SfOs

1964 Trem das Onze
Samba de Adoniran Barbosa. Gravado e popularizado pelo Demônios da Garoa
Moro em Jaçanã / se eu perder esse trem / Que sai agora às onze horas / Só amanhã de manhã.
http://youtu.be/le0YjCD_l9Q

1978 Sampa
De Caetano Veloso
Ainda não havia para mim Rita Lee / A tua mais completa tradução / Alguma coisa acontece em meu coração / Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João.
http://youtu.be/t4pl079t548

2014 Paulistana - Retrato de uma Cidade
De Billy Blanco
Começou um novo dia / Já volta quem ia / O tempo é de chegar.

24 janeiro, 2024

Stanislaw e Hefner

Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, nem sempre andava acompanhado de suas "certinhas". E provava isso lembrando com quem havia saído na noite anterior. Quase sempre com a ximangada do samba.

Quando Bart fez o grande tour pela Mansão Playboy, Hugh Hefner mostrou a ele alguns recursos que ele não esperava - a saber: um laboratório, uma biosfera e um centro de pesquisa de energia alternativa. Nada das "coelhinhas".

23 janeiro, 2024

A cadeira das roupas

A cadeira em que são colocadas as roupas ainda suficientemente limpas para usar amanhã, depois de amanhã e depois de depois de amanhã, mas que estão sujas demais para voltar ao guarda-roupas.
Sinônimo: a cadeira da bagunça.

[foto: Priscilla Sabóia, FB]
Significado de "A porta da rua é a serventia da casa":
É uma maneira formal de alguém pedir a um importuno para sair de seu espaço, de sua propriedade, entre outras situações.

22 janeiro, 2024

Entre médicos e farmacêuticos

Caligrafia, a arte da escrita bela, é uma arte visual afim ao desenho. Sua técnica consiste em traçar uma determinada forma de escrita de forma elegante, harmoniosa e regular. Por extensão de sentido, a caligrafia passou a denominar a escrita em geral e a forma pessoal como cada indivíduo escreve.


Criada por Alexis Moyano, o Médico Regular é uma fonte livre com a aparência da caligrafia típica dos médicos. Tão "legível" quanto deveria ser: com maiúsculas "razoavelmente" claras, minúsculas quase iguais e lineares e números que "podem ser entendidos", embora alguns considerem estes últimos "muito legíveis".
Então, agora os profissionais podem ter todas as vantagens dos dois mundos. O valor estético da caligrafia e a praticidade de escrever ao computador e imprimir em papel. Além disso, esse tipo de letra consegue preservar o indevassável segredo entre médicos e farmacêuticos, ocultando criptograficamente a mensagem para que apenas aqueles que deveriam lê-la possam lê-la, mas não os mortais comuns.
https://www.microsiervos.com/archivo/arte-y-diseno/tipografia-gratuita-letra-medicos.html

21 janeiro, 2024

Como a ampulheta moldou a história humana

Quando o arquiduque Azzo Visconti morreu em 14 de agosto de 1339, sua morte foi registrada como tendo ocorrido na vigésima hora. Em toda a história da humanidade, ele foi a primeira pessoa a ter sua hora de morte com uma hora moderna.
Antes desse ponto da história, as horas precisas eram reservadas para o estudo pedante de astrônomos e matemáticos. Mas, na península da Itália, o tempo estava apenas começando a ser codificado pela sociedade.
Embora os relógios de água, conhecidos como clepsidras, existissem no mundo ocidental há milênios, a utilidade dos relógios "à base de areia e gravidade" era algo que levaria muito mais tempo para as civilizações fazerem uso.
Assim como a lâmpada abriu todo um novo mundo de possibilidades para a humanidade ser trabalhadora, dentro de casa e até mesmo à noite, a cronometragem estava prestes a revolucionar a produtividade humana.
Imagem: "Alegoria do Bom Governo" (1338), a primeira evidência confirmada da ampulheta.
A necessidade de cronometragem precisa tornou-se uma questão de governança em lugares como Londres, onde as reuniões do Conselho eram realizadas pelo horário vagamente designado como "depois da missa". A igreja, no entanto, tinha pouco interesse em manter seus cultos dentro de um cronograma.
Ao definir horários de reunião para horários mais rígidos de "8 horas" em todo o continente europeu, foi possível controlar melhor o tempo, assim como coordenar eventos entre países até mesmo separados por oceanos.
Usando várias ampulhetas, igrejas, tribunais e órgãos governamentais foram capazes de alocar curtos períodos de tempo para diferentes itens em suas agendas.
Este conjunto de ampulhetas da coleção Ripley (vídeo) foi adquirido em 1925 pelo próprio Robert Ripley, em uma viagem à Itália.


O design deste cronometrista permite rastrear o quarto, meio, três quartos e hora completa. Projetos como este datam do século XVII e provavelmente teriam pertencido a uma igreja.
Ninguém sabe ao certo quem inventou a ampulheta ou como ela se tornou tão popular, mas o dispositivo logo se tornou de valor inestimável. Os navios podiam usá-los para navegar - o fluxo de areia era menos afetado pelas ondas do que nos relógios de água - e o tempo podia ser padronizado em todo o mundo.
Hoje, a cronometragem é mantida com mais precisão por constantes universais e pela onipresença da tecnologia, mas as ampulhetas de baixa tecnologia continuam populares como cronômetros para tudo, de cozinheiros domésticos escaldando ovos até crianças escovando os dentes.

How the hourglass shaped human history

20 janeiro, 2024

Esconda a dor, Haroldo

Hide the pain, Harold
É um meme da internet baseado em uma série de fotos de András István Arató, um engenheiro aposentado húngaro. Em 2011, ele se tornou assunto de um meme devido a sua expressão facial e seu sorriso aparentemente falso. Tudo começou com as viagens recreativas que ele fez para países estrangeiros como Turquia e Rússia. Durante suas férias na Turquia, ele decidiu postar fotos pessoais no site de mídia social iWiW, que foram notadas. Não apenas por amigos que viram suas fotos, mas também por um fotógrafo profissional, que o contatou dizendo que estava procurando um modelo e lhe ofereceu um convite para uma sessão de fotos. Arató aceitou a oferta e o fotógrafo tirou algumas fotos, que tanto ele quanto Arató gostaram. Ele foi convidado para mais sessões e centenas de fotos foram feitas. Ele concordou que as fotos fossem usadas para fins gerais, exceto em política, religião e sexo, pois achava que esses tópicos são delicados para muitas pessoas. Logo, internautas dos Estados Unidos começaram a postar fotos de Arató, depois a prática se espalhou pela Europa e, posteriormente, pelo resto do mundo. Como fechar uma página da web realmete não funciona (pois o conteúdo do meme em seguida reaparece), ele então aceitou seu status de meme.

19 janeiro, 2024

A corda de Aquiles

Na mitologia grega, Aquiles foi um herói da Grécia, um dos participantes da Guerra de Troia e o maior guerreiro da Ilíada, de Homero.
Lendas posteriores (que se iniciaram com um poema de Estácio, no século I d.C.) afirmavam que Aquiles era invulnerável em todo o seu corpo, exceto no calcanhar. Foi pelo calcanhar que sua mãe Tétis o segurou, quando Aquiles nasceu, ao mergulhá-lo no rio Estige com a intenção de fazê-lo imortal.
Sua morte teria sido causada por uma flecha envenenada que o atingiu exatamente nesta parte do corpo. Uma flecha atirada pelo príncipe Páris e guiada pelo deus Apolo. Conseguindo Páris, nesse ato, vingar-se da morte de seu irmão Heitor e, simultaneamente, da morte de Tenes, filho de Apolo.
Daí a origem da expressão "calcanhar de Aquiles" quando se quer indicar o ponto fraco de alguém.

Broken string
Woke up just morning and saw this on the guitar.
Arghh... the D string has snapped!

Now it needs to be replaced...
Time for surgery.

A quarta corda (de Ré) é o calcanhar de Aquiles do violão. Acho que o pessoal do Fórum Cifra Club vai concordar comigo.
http://blogdopg.blogspot.com/2011/12/o-calcanhar-de-aquiles.html

Explicação
Em sua versão mais comum, o violão tem seis cordas. A ordem das cordas, de baixo para cima (como nos andares de um prédio) é: E-B-G-D-A-E, ou seja, Mi-Si-Sol-Ré-Lá-Mi. As três primeiras são as primas, as agudas. As três últimas são os bordões, de som grave.O primeiro Mi é a corda mais fina (mais aguda) do violão e o último Mi é a corda mais grossa. No entanto, a mais suscetível de romper/arrebentar não é nenhuma das primeiras cordas (que são de nylon) e sim a quarta corda (D), talvez por ser a mais fina das três últimas (que são de nylon revestido com aço).
Não sei vocês, mas esta é a minha opinião.
Por isso, eu costumo comprar um encordoamento que já vem com uma quarta corda de reserva. Se resolve? Quebram-se a titular e a reserva, e eu me vejo forçado a comprar outro jogo completo embora as demais cordas ainda estejam íntegras.
http://blogdopg.blogspot.com/2018/08/uma-rede-um-violao.html

18 janeiro, 2024

A toxina do baiacu

Baiacu ou peixe-balão são designações populares para diversos peixes da ordem dos Tetraodontiformes, comuns nas faunas marítima e fluvial da América do Sul e, mais especificamente, do Brasil. O termo é utilizado, na linguagem corrente, para designar, especificamente, as espécies dessa ordem com a propriedade de inchar o corpo quando se sentem ameaçados por um predador ou outro fator.
Como o baiacu contém uma glândula de veneno, o consumo de sua carne exige a retirada prévia da glândula. Uma vez retirada a glândula, a carne do baiacu torna-se um tradicional ingrediente para o sashimi.
O veneno, a tetrodotoxina, é um bloqueador dos canais de sódio, que paralisa o músculos enquanto a vítima permanece totalmente consciente. Sob o efeito dessa neurotoxina, a vítima não consegue respirar, e eventualmente morre por asfixia. O tratamento padrão é o de suporte ao sistemas respiratório e circulatório, administração de carvão ativado e aguardar até que o veneno seja metabolizado e excretado pelo corpo da vítima. Toxicologistas ainda trabalham no desenvolvimento de um antídoto para a tetrodotoxina.

Ver também: Um ninho de amor

17 janeiro, 2024

A piada mais antiga do mundo

A piada mais antiga que encontramos até hoje foi registrada duas vezes em tabuletas sumérias antigas, remontando a 4.000 anos.
Um cachorro entra em um bar, mas não vê nada. E então ele pergunta: devo abrir um?
Sim, eu também não entendo. Eu acho que teria que estar lá. Ou, talvez, essa piada tenha sido inventada antes do humor.
Algumas das maiores mentes do mundo têm trabalhado a respeito. Foi traduzida corretamente? O que o cão representava na cultura suméria? A estrutura "entra em um bar" pode realmente ser tão antiga? A piada foi interpretada de várias maneiras diferentes porque a linguagem e o contexto cultural eram muito diferentes há 4.000 anos. Não é algo com que os especialistas chegassem a um acordo.
A piada possivelmente depende de suposições com as quais os antigos sumérios teriam convivido, mas nós não. Por outro lado, talvez não fosse mesmo tão engraçada naquela época. Foi registrada em coleções de provérbios e conselhos, embora também não funcione nesse contexto.
(https://www.neatorama.com/2023/05/27/Can-the-Worlds-Oldest-Joke-Make-You-Laugh/)

Muitas pessoas se apressarão em se concentrar no lado mais físico e monoliticamente impressionante da arqueologia. Mas é nas pequenas coisas como esta que o mundo antigo ganha vida. As pirâmides podem ser inspiradoras, mas encontramos mais valor humano nas pichações deixadas pelos plebeus que as construíram do que na luxuosa decoração dentro da tumba do faraó.
(https://www.historicmysteries.com/sumerian-joke/)

15 janeiro, 2024

Sistema sexagesimal

O número de articulações dos dedos em cada mão (excluindo o polegar) permite contar até 12 usando o polegar. Egípcios e babilônios costumavam contar assim, na base doze. É por isso que temos 24 horas em um dia e 60 minutos em uma hora. ~ Massimo


O sistema sexagesimal teria se originado da união de um sistema de contagem de base 5 (que se baseava em contar com os dedos da mão) com um sistema de contagem de base 12 (que usava o método das três falanges). Neste método, contam-se as falanges dos dedos da mão direita, com a utilização do polegar, totalizando doze falanges (três falanges em quatro dedos). E, com os cinco dedos da mão esquerda, contam-se as dúzias, totalizando cinco dúzias, ou seja, 60.
O sistema que é utilizado em medidas de ângulos, coordenadas geográficas e de tempo (em que uma hora é dividida em 60 minutos, e cada minuto em 60 segundos). ~ Blog EM, 02/01/2021

14 janeiro, 2024

Cantores do rádio

A música foi composta por Alberto Ribeiro, João de Barro, o Braguinha, e Lamartine Babo.
Segundo o pesquisador Suetônio Soares Valença, a marcha "Cantores do rádio" foi composta dentro de um ônibus, depois de uma noitada em que os três haviam perdido todo o dinheiro com apostas no "Cassino da Urca". Entusiasmado com a canção concebida no banco de trás do lotação, o trocador teria dispensado os três do pagamento das passagens.
"Cantores do rádio" representou a primeira e única vez em que as irmãs Aurora e Carmen Miranda apareceram juntas em um filme. Elas interpretaram a canção, enorme sucesso gravado em 1936, no filme "Alô, Alô, Carnaval".


Além de constar da trilha sonora do filme da Cinédia, "Cantores do rádio" também esteve presente em "Quando o carnaval chegar", do cineasta Carlos Diegues. Neste filme, de 1972, fazendo uma homenagem às irmãs Miranda, o cineasta colocou os protagonistas Chico Buarque, Maria Bethânia e Nara Leão gravando a cena da canção com fraques e cartolas.


Na lista de "Quando o Carnaval Chegar"figuram ainda nomes como Hugo Carvana, Antônio Pitanga, Elke Maravilha, Odete Lara e os lendários vilões da Atlântida José Lewgoy e Wilson Grey, além da musa do cineasta Nelson Pereira dos Santos, Ana Maria Magalhães - indicada por Leila Diniz, que recusou o convite para ir ao festival de cinema na Austrália, de onde nunca mais retornou.
Em 1977, as "Frenéticas" também gravaram "Cantores do rádio".

Fonte: http://museudacancao.blogspot.com.br/

13 janeiro, 2024

Decálogo da internet

Os tablets contendo os Dez Mandamentos da Internet me foram confiados por Vinton Cerf e Bob Kahn, assim que os dois renomados profetas do Silicon Valley concluíram o protocolo TCP/IP, que determina as normas e padrões para a conexão de sistemas em grande escala, e ao qual também incorporei o conjunto de sugestões do todo-poderoso Tim Berners-Lee, no que se refere ao uso do protocolo no sistema Word Wide Web.

I - Amar a Web sobre todas as mídias.
II - Não usar emojis em vão.
III - Guardar domingos e feriados para o mundo real.
IV - Honrar nickname e avatar.
V - Não trollar.
VI - Não perder tempo com xvideos.
VII - Não furtar crédito.
VIII - Não divulgar fake news.
IX - Não hackear senão em prol da boa causa.
X - Não cobiçar a Alexa do próximo.

Um cara que odeia esse tal negócio de carregar.

12 janeiro, 2024

Pink Apocalypse

Cultivo uma rosa branca

Cultivo uma rosa branca,
em julho como em janeiro,
para o amigo verdadeiro
que me dá sua mão franca.

E para o cruel que me arranca
o coração com que vivo,
cardo, urtiga não cultivo:
cultivo uma rosa branca.

José Martí (1853–1895) — Patriota cubano, pan-americanista. Como poeta, foi precursor do modernismo, com grande influência nas letras hispano-americanas. Entendia a literatura como "expresión y forma de la vida de un pueblo", defendendo uma poesia com "raíz en la tierra, y base de hecho real".

11 janeiro, 2024

A gravura Flammarion

Uma das mais icônicas ilustrações da visão de mundo medieval é uma obra da modernidade.


O autor desta gravura é desconhecido. No entanto, apareceu pela primeira vez no livro "L’atmosphère: météorologie Populaire" (1888), do astrônomo francês Camille Flammarion (1842–1925). Aparece no capítulo intitulado A forma do céu. A legenda diz "um missionário da Idade Média conta que encontrou o lugar onde o céu e a terra se tocam…".
Na gravura, um homem ajoelhado, com trajes de peregrino — uma longa túnica, carregando um cajado na mão esquerda e de pé na beira da terra — atravessa a abóbada celeste. Sua cabeça, os ombros e o braço direito cruzam o firmamento estrelado do céu e vê além dele um mundo fantástico de nuvens, fogos e sóis. Aparece o ofanim, a roda dentro de uma roda, conforme descrito em uma visão do profeta bíblico Ezequiel 1:15-21.
O sol e a lua estão sob a abóbada terrestre, ou o firmamento. Uma árvore solitária (a árvore da vida?) está atrás do peregrino. No fundo da Terra, vemos várias cidades às margens de lagos.
Para além da abóbada, há vários sóis, camadas de esferas cristalinas, uma possível representação da esfera empírea, além do mencionado ofanim.
Essa ilustração, ainda que do século XIX, resume a cosmovisão dominante no Ocidente cristão até a modernidade. Era uma síntese dos pensamentos de Aristóteles em Ptolomeu, com interpretações tardias da Bíblia, além de relatos de viagens astrais. A terra não seria exatamente um planeta (o termo hebraico eretz não dava nome ao nosso planeta, mas significava terra firme ou solo), mas o centro do universo aonde todos os objetos se direcionariam. Várias camadas sólidas concêntricas serviriam de trilhos ou tinham em si encrustadas os astros.
Flammarion trabalhou no Observatório Juvissy, ao sul de Paris, e escreveu vários livros sobre ciência popular. Durante sua juventude, ele foi aprendiz de gravador para impressão, então é provável que ele tenha feito ou supervisionado a gravura para esta ilustração. Erroneamente chamada de xilogravura, trata-se na verdade de uma gravação burilada em madeira.

Leonardo Marcondes Alves, Ensaios e Notas

Flammarion no Blog EM: [1] [2] [3]

10 janeiro, 2024

A datilografia artística

Com a invenção da máquina de escrever na década de 1870, um dos papéis mais imediatos e palpáveis dessa nova tecnologia foi a emancipação das mulheres. A máquina de escrever não apenas criou toda uma nova esfera de emprego feminino, como também forneceu um meio de comunicação democrática fora do círculo de censura do regime patriarcal. Foi, como observa Tullett, uma revolução.
Como é o caso de qualquer revolução cultural, os artistas foram rápidos em se apropriarem do meio para que fosse a própria mensagem.
Acredita-se que o primeiro exemplo conhecido da arte da máquina de escrever apareceu em 1898. Era o "desenho" mecânico de uma borboleta feito por Flora FF Stacey – uma estenógrafa e artista plástica  inglesa.
Stacey, na verdade, vinha experimentando a "datilografia artística" por vários anos, antes que seu desenho de borboleta a catapultasse para a fama internacional, assim como a outros artistas de sua época.
(https://www.themarginalian.org/2014/05/23/typewriter-art-laurence-king/)
 

Site Typewriter Artist de James Cook

09 janeiro, 2024

O mapa do mundo do topólogo

Quando se examina um mapa convencional do mundo, já se vê como os países compartilham suas fronteiras. No tocante a isso, o mapa do mundo do topólogo (ou topologista) apresenta um aspecto singular. Cada continente onde estão os países encontra-se separado por uma linha azul, e os pequenos retângulos que circundam os continentes representam as ilhas de acordo com a proximidade. 
Conceitualmente, este mapa é fácil de entender, embora seja impreciso quanto à representação da massa de terra dos países.
https://www.travlerz.com/pt/40-maps-that-show-how-the-world-really-is?


08 janeiro, 2024

No meio das galinhas, as baratas não têm razão

Esta frase foi citada por um acusado e condenado, de alcunha "Crioulo" (o "José Crioulo"), em 1852 executado por enforcamento.
Crioulo assassinou seu senhor, José Augusto Cisneiros, em 1851, no Rio de Janeiro, com uma estocada de compasso no peito. Em juízo alegou que estava sendo espancado pelo dono quando reagiu e o matou, mas sabia que isso nada lhe adiantaria, porque a legítima defesa não valia para os escravos, como era o caso de "Crioulo".
Em seu interrogatório, Crioulo reconheceu que nada que ele dissesse poderia mudar seu destino, e, falando ao juiz, fez a famosa e sábia comparação: "Vossa Excelência bem sabe, no meio das galinhas, as baratas não têm razão".
Embora permanecesse no Código Penal do Império, a pena capital deixou de ser aplicada e foi abolida, definitivamente, com a Constituição da República de 1891, que a legalizava apenas em situações de guerra.

"A união da galinha com a barata acontece na barriga da galinha."
~ provérbio haitiano


"Estou planejando mudar o sistema por dentro."
http://www.reddit.com/r/socialism/comments/3pmo9v/the_unity_of_the_chicken_and_the_roach_happens_in/

07 janeiro, 2024

Trenzinho do Caipira

Marcos Kaiser e Arnaldo Freitas embarcam no trenzinho do maquinista Heitor Villa-Lobos.

Arranjo para viola caipira e violão clássico.

O "Trenzinho do Caipira" é uma composição que tem parte de suas fontes sonoras baseadas em imagens e sons "não musicais", por isso o som parece haver partido de um trem entrando em ação. ~ Eliana de Castro

06 janeiro, 2024

Perguntas ao ChatGPT - 3

Oi, Chat

Por que não fui para Oberlin? Devo pintar o banheiro pequeno com Pérola Antiga ou Mármore Veneziano de Benjamin Moore? As amostras foram coladas com fita adesiva por meses, mas você sabe como a cor muda com a luz - claro que sabe! - então tem sido difícil decidir. Um tom é um pouco mais frio, outro um pouco mais quente. Minha família se recusa a discutir mais sobre isso e eles começaram a (injustamente) caracterizar minhas perguntas gentis toda vez que saem do pequeno banheiro como perguntas do tipo “te peguei”. Na verdade, eles pararam completamente de usar o banheiro pequeno, o que é bom, porque nenhum deles se lembra de mexer na maçaneta (embora eu tenha postado um esquema detalhado na parede e mostrado a eles como fazer isso várias vezes). Portanto, a escolha da cor depende de mim, mas eu poderia usar uma segunda opinião. O que você acha?

Alyssa

05 janeiro, 2024

Charles Bukowski, o poeta do caos

Bukowski nos TT
Ele era escrotíssimo? Era.
A escrita dele é interessante? É.
Os anos 70 foram muito loucos? Foram.
Este é o tuíte.

- E quando ninguém acorda você de manhã, e quando ninguém espera você à noite, e quando você pode fazer o que quiser. Como você chama isso, liberdade ou solidão?
- Já beijei mais garrafas do que pessoas e, sinceramente, uma ressaca dói menos que um desamor (Bukowski, para escandalizar os sóbrios).
- Então, fui para minha cama com aquela sensação que todos os bêbados conhecem bem: de que tinha sido um idiota, mas também à puta que pariu com isso.
- Você consegue se lembrar quem você era antes que o mundo lhe dissesse quem deveria ser?
- Mentiras maravilhosas. Era disso que precisavam. As pessoas eram idiotas, seria fácil pra mim assim.
- Escrever sobre um bloqueio de escritor é melhor do que não escrever nada.
- Se conseguiu enganar uma pessoa, não significa que ela seja tola. Isso significa que ela confiou em você mais do que você merecia.
- Amar é permitir que alguém possa destruí-lo. E confiar que isso não vai acontecer.
- Eu proponho um relacionamento aberto, mas aí você não fica com ninguém. Ninguém.

04 janeiro, 2024

Histórias de raios

Em 1899, um raio matou um homem em seu quintal em Taranto, Itália. Trinta anos depois, seu filho foi morto da mesma maneira, no mesmo lugar. No dia 8 de outubro de 1949, Rolla Primarda, neto da primeira vítima e filho da segunda, tornou-se o terceiro membro da família a morrer atingido por um raio.

Igualmente estranho foi o destino do major Walter Summerford. O oficial inglês foi atingido por raios três vezes em sua vida. Após a morte, foi a vez de sua lápide ser destroçada por um raio retardatário.



03 janeiro, 2024

Pizzaria do Virgílio

A "Eneida", de Virgílio, contém indiscutivelmente a primeira referência escrita à pizza:

Despachada sua comida caseira, o bando faminto
Invade suas trincheiras em seguida, e logo devora,
Para consertar a escassa refeição, seus bolos de farinha.
Ascânio observou isso e, sorrindo, disse:

"Veja, nós devoramos os pratos com os quais nos alimentamos".


Na "Eneida", de Publio Virgílio Maronis (mosaico) , a rainha das Hárpias profetiza ao herói, Eneias, que os Troianos não conseguiriam obter a paz que procuravam até ao momento em que, devido a uma enorme fome, acabassem por comer as suas próprias mesas (pratos). Quando, mais tarde na mesma obra, isso acaba por tomar lugar, os metafóricos pratos são então revelados como pedaços de pão redondo em que estavam colocados vegetais, ou seja, uma espécie de pizzas vegetarianas e ainda sem queijo. Fica, portanto, essa curiosa referência a umas "pizzas" ancestrais das modernas, nas quais estaria a origem do conceito deste prato culinário.

https://www.futilitycloset.com/2005/09/19/virgils-pizza/
https://www.mitologia.pt/uma-das-mais-antigas-referencias-a-194981
https://www.ebooksbrasil.org/eLibris/eneida.html

02 janeiro, 2024

Com mais zeros pen drives pesam mais

Ao contrário do que se possa pensar, os pen drives não pesam mais quando estão "cheios de arquivos", mas pesam mais quando contêm mais zeros. Isso ocorre porque as memórias flash nas quais as informações são armazenadas na carga de armazenamento binário na forma de "0" e "1": os zeros são obtidos carregando os transistores com elétrons, enquanto os uns são indicados por nenhuma carga. Como cada elétron pesa cerca de 0,000000000000000000000000000091 gramas, quanto mais zeros houver, mais pesa o pen drive, embora a diferença – por mais gigabytes que tenha – seja quase impossível de medir com precisão. Pode-se dizer que, de fato, quando o pen drive está "vazio", ele pesa mais do que quando contém arquivos que possuem zeros e uns, porque normalmente "vazio" é igual a uma longa sequência de "pesados" zeros.  Fonte: BBC Science Focus, via Microsiervos

01 janeiro, 2024

Dia do Domínio Público


O Dia do Domínio Público celebra-se anualmente no dia 1.º de janeiro. Decorridos todos os prazos de proteção de direito de autor estabelecidos na lei – em regra 70 anos após a morte do seu criador intelectual, ou 70 anos após a data de criação cujo autor seja desconhecido – diz-se que uma obra cai em domínio público. Significa que os direitos patrimoniais da obra cessam, deixando de ser necessário autorização para partilhar e reutilizar esses conteúdos, que passam a fazer parte do patrimônio cultural da sociedade.

Sísifo, sua resolução de 2024

Obrigado a rolar eternamente um rochedo até o alto de uma montanha; ao chegar ao cimo, a imensa pedra desce atraída pelo próprio peso, e Sísifo é obrigado a recomeçar a ascensão, com um trabalho sem tréguas.
Arquivo