Comediante: "Então, eu estava tentando usar este novo site de chatbot de Inteligência Artificial chamado ChatGPT e recebi uma mensagem de erro que dizia 'Muitas pessoas estão acessando o ChatGPT agora. Verifique novamente em breve!'" (pausa para rir)
Comediante: "Quero dizer, sério? O site é tão popular que não consegue lidar com todo o tráfego? E minha única opção é 'voltar em breve'? É como se eles estivessem dizendo 'Desculpe, somos muito populares agora. Tente novamente mais tarde.'" (risos)
Comediante: "Mas, falando sério, quantas vezes posso verificar antes de desistir e tentar um chatbot diferente? Não tenho o dia todo para esperar minha vez de falar com um robô ." (risos)
Comediante: "Acho que vou ter que me limitar a conversar com meu gato por enquanto. Pelo menos ele não tem uma lista de espera." (risos e palmas)
Comediante: "Lembre-se, se você está tentando conversar com o ChatGPT e receber a mesma mensagem de erro, não se preocupe. Significa apenas que você não é o único que queria experimentar uma fantasia a cargo de um chatbot de Inteligência Artificial." (risos e sai do palco)
Segundo o Grove Dictionary, solmização é o "uso de sílabas em associação com alturas como dispositivo mnemônico para indicar intervalos melódicos".
Existem muitos sistemas desse tipo nas principais culturas musicais do mundo; eles auxiliam na transmissão oral da música e podem ser usados tanto para o ensino direto quanto para memorizar o que foi ouvido. Um sistema de solmização não é uma notação: é um método de reconhecimento auditivo em vez de visual. Por definição, a solmização é, portanto, um recurso relacionado com a memória e com a oralidade.
http://musica.ufmg.br/nasnuvens/wp-content/uploads/2020/11/2018-10-Solmizacao-de-Cancoes-Populares.pdf
"Do-re-Mi" de "The Sound of Music" (Noviça Rebelde)
Me contaram, não sei se é verdade. Mas, como ouvi o mesmo caso de pessoas diferentes, leva certo jeito de, realmente, ter acontecido.
A Televisão estava buscando uma cidade pequena do interior para gravar uma novela e em uma das cidades inicialmente pensadas, achou prudente levar a equipe técnica e os dois atores que fariam o papel romântico. Era uma maneira de, aos poucos, ir ambientando a equipe para às gravações. A notícia dessa visita, depressa se esparramou pela cidade, e quando desembarcaram e começaram a andar de lá para cá em suas ruas e praças, coisas estranhas aconteceram com os moradores que, atrás das cortinas, assistiam a passagem do pessoal.
Nesses momentos, conta-se que Dona Yolanda, fotografa de mão cheia, esparramou-se pelo telhado para tirar boas fotos e acabou por rolar escada abaixo; Lucinda Marques garota prodígio na cidade sentiu pontada no peito e, piormente, desmaiou de emoção; Amelinha ajoelhou-se no altar improvisado na pensão e não parou mais de rezar; Thais deitou a falar mal do governo, aos berros, em frente à Prefeitura; Patativa afirma que recebeu o espírito de seu bisavô anunciando que já tinha lugar reservado no paraíso quando resolvesse ir embora, tudo isso sem contar com outros como o jovem Lucas que se engasgou com gole maior que a boca de guaraná até receber um safanão que o deixou desacordado por seis minutos, enquanto Marcinha, mais emocionada que nunca, mastigou por inteiro uma caixa de lápis de cor do Diego.
Quando a turma foi embora e a tarde já caia, nunca mais os moradores da cidade encontraram outro assunto para discursar senão esse momento de glória maior. Dizem até que Marcos Alan, pistoleiro conhecido nas terras do Maranhão, resolveu largar o oficio e, melhormente, se transformar em caçador de almas para a regeneração.
A partida entre o Benfica e o Sporting, pela Taça de Portugal Feminina, entrou para a história do futebol. Isso porque, no clássico português, a árbitra Catarina Branco mostrou pela primeira vez o cartão branco.
A iniciativa do cartão branco não tem como objetivo punir atletas ou membros da comissão técnica, como acontece com o amarelo e o vermelho. Pelo contrário, o branco é "do bem".
Esse cartão tem como objetivo reconhecer o fair play.
No futebol atual, o fair play é adotado por meio da Fair Play Campaign (também chamada de FIFA Fair Play), que é uma campanha criada pela entidade máxima do futebol (FIFA) visando a incentivar o cumprimento das regras, o bom senso e o respeito a jogadores, árbitros, adversários e torcedores. A campanha começou na Copa do Mundo FIFA de 1986, após o famoso gol de mão de Diego Maradona.
Colin Morris fez uma busca do artigo menos visto na Wikipedia. Como as estatísticas são públicas, é fácil saber quais são os temas mais populares, mas o extremo oposto não é tão trivial.
Eliminando as "páginas de desambiguação", que não são artigos em si, o resultado foi de cerca de seis páginas com pouquíssimas visitas por ano (entre 7 e 9). Mas ele percebeu que algumas dessas visitas podem vir do link "página aleatória".
Eliminando ao máximo esse efeito, ele conseguiu descartar mais algumas páginas, de modo que sua conclusão foi que as páginas menos populares da Wikipedia, medidas em «visitas humanas» são:
Trichromia phaeocrota
Opharus corticea
A primeira é uma espécie de mariposa e a segunda é uma espécie de mariposa. Portanto, a conclusão pode ser a de que as mariposas não são muito populares na Wikipedia.
"A luz pensa que viaja mais rápido do que qualquer coisa, mas está errada. Não importa o quão rápido a luz viaje, ela descobre que a escuridão sempre chegou primeiro, e está esperando por ela."
Do livro "Reaper Man ("O Senhor da Foice"), do escritor britânico Terry Pratchett (1948 - 2015). A pedido dele, o disco rígido que continha as suas obras não terminadas foi destruído por um rolo compressor chamado "Lord Jericho".
Alguns anos atrás, um grupo de físicos postulou que as chamadas partículas táquions (*) viajavam acima da velocidade da luz. Felizmente, sua existência como partículas reais é considerada altamente improvável. Se existissem, teriam uma massa imaginária e o tecido do espaço-tempo ficaria distorcido — levando a violações de causalidade (e possivelmente uma dor de cabeça para Deus).
(*) Un taquión es toda aquella partícula hipotética capaz de moverse a velocidades superlumínicas. A los taquiones se les atribuyen propiedades inexplicables al día de hoy. (Wikipedia)
Tudo indica, até agora, que não foi observado nenhum objeto que possa viajar mais rápido do que a velocidade da luz. Isso em si não diz absolutamente nada sobre Deus. Apenas reforça o conhecimento de que a luz viaja muito rápido.
Toquinho e Yamandu Costa interpretam "Bachianinha n.° 1", composição do mestre Paulinho Nogueira.
Zé Américo comentou:
Um... como sempre, muito cuidadoso e observador com sua execução.
O outro... alien, executa os sons na extensão de seu próprio corpo, expulsando seu feeling até então encarcerado.
Dois irmãos.
Na década de 1970 eu adquiri o "Método Paulinho Nogueira para Violão". O autor do livro já era um violonista brasileiro consagrado, com atuação fixa no programa de TV "O Fino da Bossa", tinha sido professor de Toquinho e gravado discos aclamados por todos, quando, a partir de 1968, passou a publicar em sucessivas edições o seu método de harmonia.
Durante um longo tempo, ele foi o meu vademecum no aprendizado do violão.
Em 1969, Paulinho Nogueira inventou a craviola, instrumento de 12 cordas que produz um som misto de cravo e viola. (PGCS)
A Idade Média tem a reputação de ser tecnologicamente atrasada e carente do espírito de inovação, conceitos que também associamos a outras eras históricas. No entanto, o período do século 5 ao século 14 marca a invenção de várias das inovações tecnológicas mais significativas da história da humanidade.
1. Papel-moeda
2. Universidade
3. Ampulheta
4. Relógio mecânico
5. Tinta a óleo
6. Aquecimento central
7. Lagar de vinho
8. Arado pesado
9. Guindastes
10. Abóbada de cruzaria e arcobotante
11. Moinho
12. Óculos
13. Roca de fiar
14. Biblioteca pública
15. Impressora com tipos móveis
A curva espiral encontra-se em toda parte. Nas galáxias, como a Via Láctea onde ficam o Sistema Solar e a Terra que habitamos, e até em nosso DNA. Na estrutura do caracol e das conchas do mar, no chifre do narval e nas impressões digitais; no fluxo de escoamento da água e no olho do furacão. Esse misterioso símbolo há milênios vem influenciando artistas, pensadores e designers.
Em diferentes épocas e regiões do mundo, as aves protagonizam histórias no imaginário popular. Como, por exemplo, acontece com o acauã (Herpetotheres cachinnans), uma ave falconiforme. Em inglês, o nome dessa espécie é Laughing Falcon, devido a um dos seus cantos parecer uma risada, um dos motivos pelo qual, no dizer da bióloga Karlla Barbosa, sua vocalização remete a algo bom.
No Brasil, ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como "Deus quer um" e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão capixaba) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).
Como diz o maranhense de Pedreiras, João do Vale, em sua toada "Oricuri":
"Se o galo cantar fora de hora
É mulher dando fora, pode crer.
Acauã se cantar perto de casa
É agouro, é alguém que vai morrer."
Concluindo, em seguida: "São segredos que o sertanejo sabe e não teve o prazer de aprender ler".
Além disso, o canto dessa ave pode também indicar a seca para o sertão, como na canção "Acauã", do paraibano Zé Dantas:
"No inverno do sertão
Canta sapo, jia e rã
Mas na tristeza da seca
Só se ouve Acauã."
A fruta desse cacto (Cereus jamacaru), uma versão brasileira da pitaia, tem uma cor violeta muito forte. Sua polpa é branca, com minúsculas sementes pretas, e dizem que é saborosa. Aves que sabem das coisas se alimentam dela.
(Pedro Mexia, in "Senhor Fantasma", Oceanos, 2007)
Escolheu ser Pedro Mexia, o sobrenome da mãe, uma professora universitária. Não quis ser Pedro Chorão, filho do escritor e ex-diretor da editora Verbo, João Bigotte Chorão.
Einstein teve três filhos.
O mais velho deles era uma garota chamada Lieserl. O mundo ignorou sua existência até que um lote de cartas entre Einstein e sua primeira esposa foi descoberto em 1986. Nas cartas, havia menção a uma filha nascida por volta de 1902. O destino dessa criança é desconhecido, mas ela provavelmente morreu muito jovem.
O segundo filho de Einstein foi Hans (pai, filho e neto na foto), que obteve um doutorado em engenharia e se tornou um professor universitário e um reconhecido especialista em hidráulica. Ele era obviamente muito inteligente, embora aparentemente não tivesse a inteligência no nível do pai.
A sedimentologia fluvial moderna teve uma grande contribuição de Hans Albert Einstein. Sobre o relacionamento com o pai, ele declarou ao New York Times, em 1973:
"Provavelmente o único projeto do qual ele desistiu fui eu. Ele tentou me dar conselhos, mas logo descobriu que eu era cabeça-dura demais e que ele estava apenas perdendo tempo."
Um dos conselhos do pai foi para que ele desistisse de estudar os fenômenos de transporte sólido nos rios e se dedicasse à física quântica, "pois este era assunto menos complicado do que a sedimentologia dos rios".
O terceiro filho também era um filho, Eduard, que se mostrou promissor, mas foi atingido pela esquizofrenia aos 21 anos. Ele passou o resto de sua vida ficando tempos em estabelecimentos psiquiátricos.
Nesta oficina irritada
Tudo veio da floresta
As longas tábuas do assoalho
A madeira do piano
O jacarandá do violão
A lenha da lareira
Este lápis, esta mesa
Esta cadeira, esta porta
Esta janela ...
Tudo é floresta.
Criado em 2001, localiza-se no corredor cultural do Jardim Botânico - Rua Jardim Botânico, 1008, o Instituto Antônio Carlos Jobim. Esta entidade tem como objetivo preservar e disponibilizar para o público, especialmente para estudantes e pesquisadores, a obra musical e poética do Maestro Antônio Carlos Jobim, e, além disto, seu pensamento, admiração e preocupação com a preservação da natureza do Brasil.
O maestro era frequentador assíduo do Jardim Botânico do Rio, onde costumava se inspirar para compor suas músicas e observar os pássaros.
E grande parte da obra de Antonio Carlos Jobim (1927-1994) foi inspirada na Mata Atlântica. Tom Jobim acreditava que o brasileiro deveria se orgulhar por ter o único país do mundo com nome de árvore. "Águas de Março", "Água de beber", "Boto", "Chovendo na Roseira", "A Correnteza", "Matita Perê", "Sabiá" foram algumas de suas composições influenciadas pela fauna e flora desse bioma.
O acervo do Instituto inclui objetos pessoais, partituras, letras de músicas, correspondências, fotografias, livros, entre outros. Dentre as preciosidades, estão o manuscrito da letra da música Dindi, o cartão enviado, de Los Angeles, em 1965, para a mãe, um cachimbo, uma caixa com pios de pássaros e um bilhete dirigido a Vinícius de Moraes.
Seu acervo catalogado pode ser acessado via Web no site www.jobim.org que recebe em média 1200 consultas semanais. A entrada da exposição é gratuita (o que não acontece com a visitação completa ao Jardim Botânico).
Com frequência, esta expressão aparece na linguagem oral sob forma interrogativa: "Por que cargas d'água aconteceu isto?" ou "Por que cargas d'água João fez aquilo?".
Como podemos perceber, ela é usada no sentido de ignorar o motivo, desconhecer as causas ou o processo que levou a uma determinada situação. Observe, inclusive, que a pergunta já vem acompanhada de certa indignação, perplexidade. É como se a pessoa perguntasse: "Por que motivo absurdo aconteceu isto?".
A expressão tem origem no final do século XIII, quando começaram as primeiras navegações portuguesas em águas do Atlântico norte.
Como era uma região sujeita a tempestades repentinas (que seriam as famosas cargas d'água), era comum que os navios se dirigissem às ilhas açorianas ou da Madeira, mas acabassem chegando a locais imprevisíveis, como as costas marroquinas ou senegalesas. Assim, a expressão sobreviveu até hoje como um questionamento diante de algo que não se sabe de onde veio nem como aconteceu.
Se substituirmos "cargas d’água" por "raios", a pergunta terá o mesmo sentido: "Por que raios aconteceu isto?".
Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/cargasdagua.php
"Não sei por que cargas d'água as pessoas hoje em dia não usam mais galochas?"
Uma mulher encontrava-se na cama com o amante quando ouviu o carro do marido entrando na garagem.
"Oh, meu Deus! Apresse-se! Pegue suas roupas!", ela gritou para o amante. "E pule pela janela, meu marido chegou em casa mais cedo!"
"Eu não posso pular pela janela!", exclamou o amante. "Está chovendo lá fora!"
"Se meu marido nos pega aqui juntos, vai nos matar!", ela respondeu. "Ele tem um temperamento muito bravo e usa arma! A chuva é o menor dos seus problemas!"
Diante disso, o namorado pulou da cama, pegou suas roupas e saltou pela janela.
Assim que começou a correr pela rua, na chuva e completamente nu, ele percebeu que estava no meio da maratona anual da cidade. Nu, e com as roupas debaixo do braço, ele tentou "se misturar" com eles. Depois de algum tempo, um pequeno grupo de corredores que o observava com curiosidade chegou mais perto.
"Você sempre corre nu?", um deles perguntou.
"Sim", respondeu o homem, ofegante. "É maravilhoso sentir o vento soprar sobre a pele enquanto se está correndo!"
Outro corredor chegou mais perto.
"Você sempre corre levando suas roupas debaixo do braço?"
"Ah, sim", respondeu o homem, já mais ofegante. "Dessa forma eu posso me vestir logo no final da corrida e ir direto para casa!"
Em seguida, um terceiro corredor olhou o homem de cima a baixo, e perguntou:
"Você sempre usa uma camisinha quando corre?" "Só quando chove."
Sérgio Marcus Rangel Porto (1923 - 1968), cronista, radialista e compositor.
Conhecido também pelo pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta. É o autor do famoso FEBEAPÁ ou Festival de Besteiras que Assola o País.
Em 1953, escreveu a "Pequena história do jazz". Em 1954, atuou como colaborador da "Revista de Música Popular", fundada por seu tio Lúcio Rangel e por Pérsio de Moraes.
Ainda em 1956, destacou-se em São Paulo ao participar, por 16 semanas na TV Tupi, do programa "O céu é o limite", respondendo perguntas sobre a música popular brasileira, tendo faturado o maior prêmio pago até então pelo programa: 300 mil cruzeiros.
Era grande admirador e pesquisador de música popular, possuindo uma discoteca avaliada em cerca de 30 mil discos entre 78 rpm e LPs.
Em 1965, Sérgio Porto passou a dedicar-se ao teatro de revista, tendo escrito entre outras "Pussy pussy cats", revista produzida por Carlos Manga, na qual apareceu o seu famoso Samba do crioulo doido. Gravado pelo Quarteto em Cy, em 1968, o samba fez grande sucesso, sendo inclusive apresentado em show do mesmo nome, que correu quase todo o país com cerca de 100 apresentações, e do qual ele próprio participava ao lado do Quarteto em Cy. Fonte: Dicionário de Cravo Albin
Em 1973 o Quarteto em Cy gravou a marcha-rancho Nabucodonosor, também de Sérgio Porto. Gravada cinco anos após a morte do criador da família Ponte Preta (Tia Zulmira, Primo Altamirando, Rosamundo, Bonifácio, o Patriota...), que havia falecido em 1968, Nabucodonosor foi registrada em compacto simples Odeon S7B-630-A e figurou também na coletânea "Só sucessos" – volume 11. O site "O Caixote" (fora do ar) trazia a informação de que Nabucodonosor foi composta em homenagem a Rogéria e que seu título original era Marcha da Bicha Louca, que foi censurado.
Fontes: Luciano Hortêncio e Samuel Machado Filho.
Samba do crioulo doido
Foi em Diamantina
Onde nasceu JK
Que a Princesa Leopoldina
Arresolveu se casar
Mas Chica da Silva
Tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa
A se casar com Tiradentes
{Lá iá lá iá lá ia
O bode que deu vou te contar} bis
Joaquim José
Que também é
Da Silva Xavier
Queria ser dono do mundo
E se elegeu Pedro II
Das estradas de Minas
Seguiu pra São Paulo
E falou com Anchieta
O vigário dos índios
Aliou-se a Dom Pedro
E acabou com a falseta
Da união deles dois
Ficou resolvida a questão
{E foi proclamada a escravidão} bis
Assim se conta essa história
Que é dos dois a maior glória
Dona Leopoldina virou trem
E Dom Pedro é uma estação também
{Ô, ô , ô, ô, ô, ô
O trem tá atrasado ou já passou} bis
Nabucodonosor
Nunca mais quero sair fantasiado
Nunca mais quero brincar no carnaval
Nunca mais, ai, nunca mais serei vaiado
Naqueles bailes do Municipal
Foi no ano passado, eu me fantasiei, imaginem vocês
Fui pra lá carregado, todo enfeitado, com mil paetês
Com miçangas e vidrilhos, apliques, lantejoulas
Bordados eu tinha até mesmo nas minhas ceroulas
Quantas noites tive que ficar acordado
Quantas noites eu cheguei mesmo a passar mal
Quantas noites eu caprichei nos meus babados
Pra quase ir em cana no final
Começou o desfile, a fofoca comia em pleno salão
Sonho de Messalina, não sabe de quem, levou um bofetão
Esplendor Renascentista foi desclassificado
Aí deu um pulo pra cima e caiu desmaiado
Foi então que desisti de desfilar
Foi então que abandonei a passarela
Foi então que começaram a me estranhar
[E o povo já gritava prende ela] bis
Terminou o desfile eu só não chorei porque não sou mulher
E mesmo que fosse, eu nunca seria como uma qualquer
[Fui pra minha casa curtindo a minha dor
Rasgado e amassado de Nabucodonosor]
bis
Locução latina que significa "número fechado".
É o limite máximo estabelecido de indivíduos que podem ser admitidos numa instituição.
O princípio do numerus clausus na execução penal é importante para reduzir a lotação carcerária. Basicamente, o princípio aduz que, para cada apenado que ingressar no sistema penitenciário (menino na Papuda ou menina na Colmeia), outro apenado deverá ser colocado em liberdade, no limite proporcional de presos e vagas, mantendo assim uma estabilidade no sistema prisional e proporcionando uma estrutura organizacional mais adequada.
O homem acorda e olha para o relógio. São 7h07.
Ele sai da cama, arruma-se e dá uma olhada no calendário. É 7 de julho, o sétimo dia do sétimo mês.
Na parada da esquina ele pega o ônibus 777. Vai até uma lanchonete, pede um café e algo para comer, e a conta chega: é US $ 7,77.
O homem pensa "Hummm… todos esses setes… acho que o Universo está tentando me dizer algo".
Sentindo que talvez este seja o seu dia de sorte, o homem sai mais cedo do trabalho e vai ao hipódromo. Ele lê a programação das corridas e vê que na sétima corrida o cavalo n.º 7 é chamado de "Universo". O homem mal consegue acreditar. Ele corre até o guichê e aposta todo o dinheiro que tem no cavalo.
O cavalo chegou em sétimo.
(http://www.bitsandpieces.us/2021/08/02/lucky-7s-2/)
As aranhas viúvas negras ganharam este nome porque os cientistas testemunharam fêmeas da referida espécie comendo seus companheiros após a cópula. Como uma pesquisa com a aranha vermelha, mostrou que as fêmeas canibalizam seus parceiros em cerca de 2% das vezes, os especialistas suspeitam que as viúvas negras americanas apresentem taxas semelhantes.
O comportamento canibal das viúvas foi observado pela primeira vez em laboratório, onde os machos não tinham para onde fugir de suas contrapartes maiores e mais famintas. Mas, no habitat natural das aranhas, os machos têm melhores oportunidades de escapar.
Viúvas negras do sexo masculino também dispõem de estratégias para evitar os encontros sexuais mais arriscados. Ao identificarem pelos ferormônios as fêmeas que estão dispostas a sacrificá-los no altar de Afrodite, então guardam uma distância prudencial com relação a elas.
Outras adotam uma abordagem algo agressiva. Como a viúva marrom e a aranha vermelha que usam, por vezes, um processo chamado de "inseminação traumática". Se um macho encontra uma fêmea jovem em condição de reproduzir, ele realiza o acasalamento perfurando a carapaça.
Esta prática de "cortar caminho" não parece causar danos permanentes às aranhas fêmeas e dá aos machos a chance de transmitir seus genes. Sem eles terem sido devorados.
Tentar prever o futuro é uma tarefa assustadora e perigosa, porque o profeta invariavelmente se depara com duas "opções de truques". Se suas previsões parecerem razoáveis, você pode ter certeza de que em vinte ou, no máximo, em cinquenta anos, o progresso da ciência e da tecnologia fará com que você pareça ridiculamente conservador. Por outro lado, se por algum milagre você pudesse descrever o futuro exatamente como vai ser, suas previsões soariam tão absurdas e rebuscadas que todos imediatamente as refutariam.
– Arthur C. Clarke (1917-2008), escritor e cientista, num programa da BBC Horizon, em 1964.
Essas facadas que foram desferidas no Di, durante a invasão do Palácio do Planalto.
Uma invasão do Capitólio à la Sucupira, porém tripoderosa. Painéis de Di Cavalcanti e Portinari danificados, escultura de Victor Brecheret roubada, mobiliário do século XVIII destruído, porcelanas chinesas da Dinastia Ming estilhaçadas, oratório colonial destruído.
Por enquanto. Nos próximos dias teremos uma dimensão mais exata dos danos de ontem. Páginas infelizes da nossa história. Arrancadas!
Ref.:http://twitter.com/erickeduardo4/status/1612211046395088897
AURIVERDE PENDÃO de minha terra
Que a brisa do Brasil beija e balança
Estandarte que a luz do sol encerra
As promessas divinas da esperança
Tu que, da liberdade após a guerra,
Foste hasteado dos heróis na lança
Antes te houvessem roto na batalha
Que servires a GENTE TÃO CANALHA!
Finlândia, o país possui um lago para cada 30 habitantes. Há cerca de 188 mil lagos neste país, que tem uma população de 5 600 901 habitantes (29-04-2022 08:22, countrymeters.info).
Basta olhar este mapa para se convencer:
Deve ser o melhor país do mundo para praticar o epostracismo.
e.pos.tra.cis.mo, substantivo masculino. [Antigo] Jogo de crianças, que consistia em atirar conchas ou pedras sobre a superfície de um lago, ganhando aquela cuja concha desse mais resaltos à tona da água.
Nasceu Aloysio de Oliveira no Rio de Janeiro, no bairro do Catete, a duas quadras do Palácio do Catete, sede na época do governo federal. Aos oito anos, ganhou do pai um rádio "de galena", onde passava longo tempo ouvindo maxixes, chorinhos e tanguinhos brasileiros, além de muita música americana.
Iniciou sua carreira profissional ainda adolescente, quando seu grupo musical foi convidado pelo Maestro J. Tomaz para gravar um teste na Parlophon. O disco não deu resultado. Em 1929 conheceu Carmen Miranda na casa do violonista Josué de Barros, situada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Nessa época, o seu bloco passou a se chamar Bando da Lua.
Em 1939, quando acompanhava Carmen Miranda no Cassino da Urca, surgiu a oportunidade de ir para os Estados Unidos, para realizar shows na Broadway. O empresário Lee Shubert viu Carmen Miranda em sua apresentação e resolveu oferecer-lhe um contrato para ir a Nova Iorque. A cantora impôs a ida dos rapazes do Bando da Lua.
Por intermédio de Gilberto Souto, um amigo brasileiro que já trabalhava nos estúdios de Disney, foi convidado para fazer parte da equipe de produção de filmes encomendados pelo governo americano por conta de sua então "política de boa vizinhança" com os países latino-americanos. Participou da produção de "Saludo, amigos", em que cantou "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, e deu inúmeras sugestões a respeito do personagem Zé Carioca.
Em 1941, quando participava da produção de "The Three Caballeros" ("Você já foi à Bahia?"), estrelado por Aurora Miranda, sugeriu a troca do número "Carinhoso", de Pixinguinha, com letra de João de Barro, pelo samba "Na Baixa do Sapateiro", de Ary Barroso. A argumentação de que o choro de Pixinguinha não representava a Bahia selou definitivamente sua amizade com Walt Disney. Em 1943, Aloysio fez letra para o choro "Tico tico no fubá", de Zequinha de Abreu, interpretada no filme "Alô amigos".
No dia 5 de agosto de 1955, esteve na festa realizada na casa de Carmen Miranda, na madrugada anterior a sua morte. Ao receber a trágica notícia da boca da empregada colombiana de Carmen Miranda, pensou que a mãe da cantora, D. Maria, é que havia falecido. Em seu livro de memórias contou sua chegada à casa de Carmen Miranda:
"Estela abriu a porta e a primeira pessoa que vi foi Dona Maria, que se abraçou a mim chorando e anunciando, sem uma palavra, o fim da primeira metade da minha vida".
Em 1959, lançou pela Odeon o famoso LP de João Gilberto intitulado "Chega de saudade", considerado um marco da bossa nova. Também teve importante papel na apresentação de vários artistas brasileiros como Tom Jobim e João Gilberto, em 1962, no "Festival de Bossa Nova" realizado no Carnegie Hall, em Nova Iorque.
No ano seguinte, fundou o selo "Elenco", de importância marcante para a música brasileira na década de 1960, pela qual lançou uma série de novos talentos da MPB, tais como Edu Lobo, MPB-4, Quarteto em Cy e aglutinou os nomes ligados à bossa nova que saíram da Odeon. A Elenco durou até 1968, quando seus fonogramas foram vendidos à PolyGram, que remasterizou o material e reeditou 23 títulos com notas em inglês e português, e detalhes sobre o "making off" dos discos.
Como produtor lançou vários outros artistas importantes da MPB como Elza Soares, Sérgio Ricardo, Sylvinha Telles e Alaíde Costa, entre outros. Sua presença na história da música popular brasileira é única, pois, além de ser protagonista de toda a trajetória de Carmen Miranda nos EUA, participou como peça-chave do nascimento da Bossa Nova e da difusão da música brasileira no exterior, principalmente nos EUA.
Sua atuação deu-se em várias frentes, já que atuou como músico, cantor, produtor, diretor-artístico, narrador de filmes e empresário. Teve participação importante na bossa nova como letrista de clássicos do movimento como "Dindi", "Demais", "De você eu gosto", "Samba torto", "Só tinha de ser com você", "Inútil paisagem" e "Eu preciso de você" (vídeo), nos quais foi parceiro de Tom Jobim.
Extraído de: http://dicionariompb.com.br/artista/aloysio-de-oliveira/
Este livro é o registro da união de dois artistas, dois gênios, dois grandes homens que nunca deixaram de ser crianças. Ziraldo, o poeta da cor e da forma, e Manoel de Barros, o poeta da palavra, que pega infinito em antena de mosca, colhe flor lascada na pedra, entorta paisagens só para o amor caber nelas. Os poemas de Manoel de Barros - ele já disse mais de uma vez - não são para ninguém entender. São para a gente esfregar nos olhos, espreguiçar e acordar mais feliz. E quando Manoel escreve e Ziraldo ilustra, a poesia acorda toda arrepiada de Sol... e quem amanhece é o leitor.
Sou leso em tratagens com máquina.
Tenho desapetite para inventar coisas prestáveis.
Em toda a minha vida só engenhei
3 máquinas
Como sejam:
Uma pequena manivela para pegar no sono.
Um fazedor de amanhecer
para usamentos de poetas
E um platinado de mandioca para o
fordeco de meu irmão.
Cheguei de ganhar um prêmio das indústrias
automobilísticas pelo Platinado de Mandioca.
Fui aclamado de idiota pela maioria
das autoridades na entrega do prêmio.
Pelo que fiquei um tanto soberbo.
E a glória entronizou-se para sempre
em minha existência.
Em psicologia, autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma. Do ponto de vista da psicanálise, a autoestima está intimamente relacionada com o desenvolvimento do ego.
Sua avaliação é subjetiva e para a qual existem os autotestes. Escala de Autoestima de Rosenberg
Em 1965, Morris Rosenberg desenvolveu essa escala de avaliação da autoestima global (em inglês, Rosenberg Self-Esteem Scale - RSES), após aplicá-la em 5.024 indivíduos, englobando universitários e idosos de Nova Iorque.
Upgrade
Para acomodar o enorme espectro das autoavaliações é que foi posteriormente criada a Escala de Autoestima de Temer. É de natureza logarítmica e vai do zero absoluto à autoestima do próprio autor. Em seu maior grau, já teve o registro alcançado. O que ainda não aconteceu, por exemplo, com a Escala Richter para terremotos.
O Brasil elegeu três populistas de direita: Jânio em 1960, Collor em 1989 e "Bolsonero" em 2018. Os três separados por 29 anos. Os três péssimos governantes. E os três saíram antes do fim de seus mandatos. O primeiro renunciou; o segundo sofreu impeachment; e o terceiro fugiu do país.
As duas faixas presidenciais são autênticas e são guardadas em um cofre de responsabilidade do TCU, que só as libera para os presidentes na posse e nos eventos de 7 de setembro. A faixa com detalhes azuis foi encomendada por Lula e a dourada por Collor. Simples assim!
Para Josef Stalin, o presidente iugoslavo Josip Broz, mais conhecido como "Tito", era em princípio apenas mais um líder local que ele poderia facilmente dominar. Um galho que, como ele mesmo descreveu, se dobraria no momento em que o Kremlin movesse um dedo. No entanto, durante a Guerra Fria descobriu que poderia ser um adversário duro e irritante disposto a manter uma política personalista nas costas da URSS.
O Camarada Supremo ficou tão obcecado com essa independência do líder iugoslavo que ordenou ao NKVD que acabasse com ele. Os historiadores estimam em 22 o número de tentativas de assassinato que Stalin organizou contra o marechal Tito. Todas elas falharam. Sua insistência em acabar com a vida deste fez com que o proprio Tito enviasse uma carta secreta ao líder soviético, na qual o advertia de que, caso Stalin continuasse com seus planos, ele também ordenaria um sicário a lhe fazer uma visita.
«Pare de enviar pessoas para me matar! Já capturamos cinco assassinos: um com uma bomba, outro com um rifle… Se você não parar de enviar assassinos contra mim, enviarei um para Moscou muito rapidamente e, claro, não precisarei de enviar outro.»
Depois de receber essa carta, Stalin desistiu de suas tentativas e Tito (foto) viveu até os 87 anos, morrendo de causas naturais.
1960, Citação do nome Pelé por Gordurinha
c/ Paulo Tito (LP "Baiano da Guanabara")
Pelé
Minha vizinha nunca foi Pelé / Mas fica dando bola pra mim.
http://youtu.be/8cAYhcn3en8
1965, Morengueira contra 007, samba de breque de Miguel Gustavo
c/ Moreira da Silva
(Sexo e violência. No mais espetacular filme de espionagem do famoso diretor americano Abelardo Chacrinha Barbosa. Com James Bond, Cláudia Cardinale e Edson Arantes do Nascimento.)
http://youtu.be/K4JYDt_MV-M
1970, Comunicação, de Edson Alencar e Hélio Matheus
c/ Elis Regina
Eu só tomava chá / Quase que forçado vou tomar café / Ligo o aparelho e vejo o Rei Pelé Vamos então repetir o gol.
http://youtu.be/ZVD6IXQCpMI (VÍDEO)
1971, Obrigado, Pelé, samba de gafieira de Miguel Gustavo
c/ MPB-4 (Canal 100)
Todo mundo sambando com a bola no pé / Obrigado, Pelé, olé / Obrigado, Pelé, olé / Obrigado, Pelé, olé.
http://youtu.be/xdWa5CA-4lE
1973, Citação do nome Pelé por Gilberto Gil
c/ Gilberto Gil
Meio de campo (Prezado amigo Afonsinho)
E eu não sou Pelé nem nada / Se muito for, eu sou o Tostão.
http://youtu.be/O3TogiCPKDw
1974, O Rei Pelé, rojão de Jackson do Pandeiro e Sebastião Batista
Jackson do Pandeiro
Quem é aquele moço com a bola no pe? / É o rei Pelé / (Mas eu perguntei) Quem é aquele moço com a bola no pé? / É o rei Pelé.
http://youtu.be/tk-4mGxrBBE
1978, Caetano Veloso lançou o disco "Muito" que trouxe a canção Love, Love, Love
Meu amor, te amo / Pelo mundo inteiro eu chamo / Essa chama que move / E Pelé disse love, love, love!
http://youtu.be/mw53d9qGLOg
Em Two Naira Fifty Kobo, no álbum "Bicho", Caetano outra vez citou e homenageou Pelé.
No meu coração da mata gritou Pelé, Pelé / Faz força com o pé na África / O certo é ser gente linda...
Citações do nome Pelé por Chico Buarque
O Futebol
Para captar o visual / De um chute a gol / E a emoção / Da ideia quando ginga, a-ia-iai / Para Mané / Para Didi, para Mané / Mané para Didi, para Mané / Para Didi, para Pagão / Para Pelé e Canhoteiro.
http://youtu.be/qcdOtuVjaxc
Pivete
No sinal fechado / Ele vende chiclete / Capricha na flanela / E se chama Pelé.
http://youtu.be/cSIa4cHv2Xk
Citação do nome Pelé por Bidi
c/ Mussum
Tempo bom - faz tempo
Carne seca com feijão, faz tempo / Um Pelé pra seleção, faz tempo / Chuva boa no sertão, faz tempo / Um abraço no João, faz tempo.
http://youtu.be/J5RlFWN7Drk
Citação do nome Pelé por Erasmo
1981, Pega na mentira
Zico tá no Vasco, com Pelé / Minas importou do Rio, a maré / Beijei o beijoqueiro na televisão / Acabou-se a inflação.
http://youtu.be/FvPOt-v4bGQ
2004, O nome do Rei é Pelé, samba rock de Jorge Ben
c/ Jorge Ben
Com a realeza de fazer 1.281 gols lindos / De cabeça, de virada, de balãozinho, de bate pronto, de bicicleta, de carrinho, de letra, de peito, de peixinho, de falta, de pênalti e nos incríveis gols de placa / E no bendito milésimo gol.
http://youtu.be/9GqrYOvw8t8
2020, O Homem dos Três Corações (Pelé) - Altay Veloso e Paulo César Feital
Alcione
Os deuses ao verem Arantes improvisar / Assim como fazem artistas de jazz /Que rompem as regras que nem Holiday no piano bar / Perguntaram quem é esse homem de três corações a dançar / Barishnikov com duas chuteiras nos pés / A arquibancada gritou é um astro tupiniquim / Da constelação de Zizinho, Nyemeyer e Jobim / Estrela que nem Luiz Gonzaga que nem Pixinguinha / E que nem Portinari, que nem Radamés.
http://youtu.be/NwLRqs2b9R4
Radamés y Pelé - Tom Jobim (Bossa Nova)
c/ Jaques Morelenbaum, Lula Galvão e Rafael Barata
(instrumental)
http://youtu.be/XkKmbGly-1c
A CANTORA DO SÉCULO E O ARTISTA DO SÉCULO
Em 1969, a Philips reuniu Elis e Pelé para a gravação de um "extended play". E assim nasceu a "Tabelinha Pelé x Elis", um EP que trazia duas composições assinadas por Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol: as faixas "Perdão, não tem" (Bossa Nova) e "Vexamão",
China. Os chineses já estão em 4720 pelo calendário deles. E, quando estivermos em 22 de janeiro, eles estarão em 4721.
Pelo calendário gregoriano, foram as Ilhas da Linha, um grupo de 11 ilhas coralinas no Oceano Pacífico, que pertencem à república de Kiribati, com exceção das duas ilhas ao norte, que pertencem aos Estados Unidos (atol Palmyra e ilha Jarvis), que são desabitadas. Kiritimati (UTC+14), é o primeiro local habitado do mundo a ver o nascer de cada dia e, consequentemente, o primeiro a mudar de ano.
As Ilhas da Linha (UTC+14) formam uma zona horária peculiar: têm a mesma hora do Havaí (UTC-10), porém um dia à frente.
Curiosamente, Samoa (UTC+13) passou a celebrar o Ano-novo mais cedo desde 2011, quando decidiu "pular" o dia 30 de dezembro para se aproximar dos fusos horários da Austrália e da Nova Zelândia, seus maiores parceiros comerciais. Antes disso o país era um dos últimos a sair do ano velho
Já a maior cidade da Nova Zelândia, Auckland (UTC+12), é a primeira metrópole a inaugurar o novo ano em todo o mundo, apenas uma hora depois de Kiribati e Samoa.