31 outubro, 2023

31/10 - Dia das Bruxas e Dia do Saci

O Dia das Bruxas ou Halloween é uma data comemorada em 31 de outubro, nos Estados Unidos. Principalmente pelas crianças, que se vestem com fantasias de bruxas, vampiros, fantasmas e outros monstros. Durante o dia, as crianças batem à porta dos vizinhos pedindo doces, com o famoso bordão "gostosuras ou travessuras" ("trick or treat")
O Halloween surgiu dos costumes celtas, povo que viveu há cerca de 2 mil anos onde hoje se encontra a Irlanda, a Inglaterra e a França. Os celtas acreditavam que a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se desfazia e as almas passeavam livres pela Terra. Nesse dia (31/10), os druidas, tidos como magos sábios, aproveitavam as forças espirituais para fazer suas previsões sobre a próxima colheita e o ano seguinte.
No Brasil, a ideia do Halloween chegou principalmente pelos filmes e desenhos animados. Adiante, numa tentativa de valorizar o folclore e as tradições brasileiras, o dia 31 de outubro foi instituído por lei federal, em 2003, como Dia do Saci.
O Saci-Pererê 
É uma das figuras mais populares do folclore brasileiro. O personagem resulta da mistura de várias entidades africanas, de lendas indígenas, portuguesas, além de duendes europeus.
Há diversas versões para o surgimento do Saci. Numa delas, o personagem seria um capetinha infantil que fugiu do inferno junto com outros capetinhas crianças. Furioso, o diabo mandou os capetas trazê-los de volta ao inferno. Apena um deles conseguiu escapar, o que faz diabruras no mundo até hoje. Outra versão conta que o Saci nasceu de dentro dos gomos do taquaraçu, um tipo de bambu, durante as noites de tempestade. A terceira conta que o Saci é um curumim protetor da floresta e dos índios que nela se perdem.
Uma das imagens mais conhecidas do Saci-Pererê foi a difundida pelo autor Monteiro Lobato. O livro "Sacy-Pererê, resultado de um inquérito", publicado em 1918, foi uma forma de resistência à cultura europeia e uma tentativa de preservá-lo no imaginário popular. Nessa obra, o Saci aparece como um ser maléfico. Mais tarde, em "O Saci", Lobato transforma o personagem, tornando-o uma figura traquinas, que se diverte fazendo travessuras. Sua imagem também sofre alterações, e ele agora é um menino negro de uma perna só, com um gorro vermelho e um cachimbo. Nesse ponto, a figura do Saci é uma convergência de elementos diversos: a pele negra e o hábito de fumar, que revelam origens africanas; o gorro vermelho, uma referência ao demônio em países da Europa (sic); e seu nome, que evoca uma suposta origem indígena.
https://icalendario.br.com/festa-popular/dia-das-bruxas
https://www.todamateria.com.br/dia-do-saci/

30 outubro, 2023

Perguntas ao ChatGPT (2)

Oi, Chat.

Por que, de repente, existem tantos tipos diferentes de Oreos? Como são os Oreos Creme Duplo, os Oreos sabor Bolo de Aniversário? De vez em quando, experimentar um mirtilo na seção de produtos é uma coisa - e, antes que você diga uma palavra: você viu o preço dos mirtilos ultimamente? Se estou gastando oito dólares em um recipiente de mirtilos orgânicos enormes, estou me certificando de que valem a pena. Mas não posso ter um pacote completo de Oreos sabor Bolo de Aniversário armazenado em casa porque o gerente me fez comprar o pacote inteiro de novo. Então, eles são pelo menos como os Oreos Baunilha? Porque - dica profissional para você, Chat - Oreos Goden Baunilha são apenas O.K.

Alyssa

Como você gosta do seu Oreo?


Eu gostaria de experimentar todas as variedade e depois tomar a decisão.

29 outubro, 2023

Seville: melodia e sample

Era uma vez um aspirante a artista que fez um acordo com o espólio do falecido violonista brasileiro Luis Bonfá para produzir um sample. O acordo deu a Bonfá, que morreu em 2001, o crédito da composição e criação de uma nova música, que usou como gancho a melodia de "Seville". Também renderia ao falecido músico 45% dos royalties. Na época, parecia um negócio meio insignificante, talvez apenas uma forma do então desconhecido artista homenagear a quem o inspirou.
Mais de um ano depois, o saudoso Luís Bonfá tornou-se milionário.

Seville (Luiz Bonfá), 5.ª faixa do lado 2 do LP "Luiz Bonfá Plays Great Songs". Ano: 1968
https://youtu.be/MSDl8w3wR2E

O artista com quem o autor da música fechou um contrato era ninguém menos que o australiano Gotye, e o contrato tinha sido para seu single de sucesso, "Somebody That I Used To Know" (Alguém que eu conhecia). O single até 2013 havia rendido mais de 13 milhões de dólares em vendas, e foi a música número um em aproximadamente 24 países no ano anterior. Ficou no topo das paradas da Billboard por semanas.

Fontes
https://www.complex.com/music/2013/05/gotye-shares-profits-from-somebody-i-used-to-know-with-deceased-musician
https://timnews.com.br/media/news_stories/news/popline/5-vezes-em-que-artistas-internacionais-se-inspiraram-em-artistas-brasileiros/41344861
Estatísticas do Tweet
Impressões 163 mil / Engajamentos 14.627 / Expansões de detalhes 735 / Visitas ao perfil 61 / Cliques nos links 7.652
https://twitter.com/EntreMentes/status/1628206292627079175/analytics

28 outubro, 2023

Frank - Popeye

Frank "Rocky" Fiegel, a inspiração para o personagem Popeye, foi um marinheiro polonês radicado em Illinois, nos Estados Unidos, que sempre andava metido em lutas e tretas. Conhecido por sua força descomunal, vencia os adversário muito maiores que enfrentava. Também é lembrado por seu bom coração e pelo carinho para com as crianças.
O cartunista Elzie Crisler Segar, que era vizinho de Frank, criou o personagem Popeye em 1919 para uma tira cômica do New York Journal, imortalizando o amigo.


Frank tinha um olho maior do que o outro e, por isso, o cartunista batizou o personagem de Pop-Eye; o nome em inglês de uma anomalia que acomete alguns peixes, deixando-os com um dos olhos estufado.
A lata de espinafre que dava força ao marinheiro também existia na vida real e era o lanche de Frank em seus intervalos de trabalho no porto. 
Já Olívia Palito foi inspirada em uma mulher da vida real chamada Dora Paskel, enquanto Brutus, foi inspirado em um rapaz muito forte que, chegando ao porto em que Franz 'Rocky' Fiegel trabalhava, lutou contra ele. Frank - Popeye, claro, ganhou a luta!

Espinafrando...

27 outubro, 2023

O jucá

"Fique perto das coisas que você ama. E leve um bastão de beisebol para o resto." 
PARSONS, Tony, jornalista britânico

O bastão ou taco de beisebol (pelo menos nos EUA, onde o referido esporte é muito popular) é a arma caseira por excelência para enfrentar o apocalipse zumbi. Não requer munição e pode ser bastante eficaz na abertura de uma picada através das hordas de mortos-vivos mal-equilibrados. Daí ser tão recomendado para entrar na composição de um kit antizumbi de boa cepa.
No Brasil, teríamos o jucá.
O jucá, essa árvore de grande porte com origem em nosso país, nativa da encosta pluvial da Mata Atlântica. 
Seu nome é oriundo do tupi yu'ká, "matar". Em alusão à sua utilização, pelos indígenas brasileiros, como matéria-prima para a produção de seus take'ups, tacapes.
Por sua dureza, o jucá também é conhecido pelo nome de "pau-ferro". Faíscas e ruídos são produzidos por machados quando se atrevem a cortá-lo, dizem.
A madeira de lei do pau-ferro é duríssima, provavelmente a mais densa e pesada das Américas. Alguns chamam-na de "ébano" brasileiro, e essa densidade altíssima faz com que a espécie, especialmente em parques, seja constantemente atingida por raios.
Portanto, escolham: os raios ou os zumbis.
Um dia ainda me meto a falar da aroeira. Cujo cipó é daqui, ó, quando volta no lombo de quem mandou dar (*). 
[PGCS]
(*) apud Geraldo Vandré

26 outubro, 2023

A noite do Corta-jaca

Nair de Teffé e Hermes da Fonseca dançando o Corta-jaca no Palácio do Catete

"Não há velho carrancudo
Nem sisudo
Que não caia em trololó, trololó..."
(Chiquinha Gonzaga - Machado Careca)
http://blogdopg.blogspot.com/2020/09/corta-jaca.html
http://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=22813

"Por mim, o Dia Nacional da Cultura seria o 26 de outubro, data em que Nair de Teffé tocou o Corta-jaca. Como, entretanto, a ditadura militar estabeleceu que o homenageado é Ruy Barbosa (...), não resisto: cantem e dancem samba, frevo, maracatu, coco, toada de boi, chula, cateretê, funk, fandango, forró. Façam embolada, rap, slam, sonata, soneto, cordel. Joguem bola, comam feijoada, maniçoba, caruru. Batam tambor. Hoje! A Cultura é a possibilidade de invenção do Brasil plural. Ruy Barbosa merece saber, em pleno aniversário (5 de novembro), que essa ele perdeu."
(Luiz Antonio Simas)
http://twitter.com/simas_luiz/status/1588815914149253120

Concordo(amos). Ruy Barbosa merece saber que essa ele perdeu.

25 outubro, 2023

O trem que viaja de navio

Entre Rødby, na Dinamarca, e Putgarten, na Alemanha, o trem da Eurocity usa a balsa (ferryboat) para atravessar o mar. A travessia dura quarenta e cinco minutos, e este vídeo com os melhores momentos, sete e meio.

24 outubro, 2023

Direitos autorais

É permitido criar músicas com nomes de outras músicas que já existem?

Canções são mais que títulos e, na visão prática da lei, títulos (que são frequentemente muito curtos) não podem ter seus direitos autorais garantidos. Violações de direitos autorais requerem uma reprodução ou imitação substancial de conteúdo. Não podemos reclamar para nós o direito sobre as palavras "eu te amo", por exemplo, porque não há tantas formas de dizer a mesma coisa, convenhamos. Sequências de acordes também não têm direitos autorais; melodias e letras, por outro lado, sim.
http://pt.quora.com (Sealtiel)
Se ainda estiver em dúvida, consulte a Lei 9.610/98. Veja o que ela diz:
Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:
VI - os nomes e títulos isolados;
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm

No Brasil, você é reconhecido como titular de direitos autorais ao criar uma obra musical e, de fato, você não precisa registrá-la para ter esse reconhecimento. Qualquer meio de prova idôneo pode derrubar a presunção juris tantum de autoria conferida pelo registro. Em outras palavras, se alguém registra uma música que você criou antes, você poderá anular o registro e ser reconhecido como autor se tiver meios de provar que foi você quem originalmente criou a música.

23 outubro, 2023

Moedas esculpidas com partes móveis

Roman Booteen é um artista russo especializado em esculpir moedas com partes móveis. Em abril de 2020, mostramos no Blog EM uma moeda pulsátil que ele criou, na qual um coração pulsava. Nos últimos anos, ele realmente intensificou o jogo.
Esta moeda carregada de símbolos, por exemplo, compartilha a história de Lilith, uma figura do folclore judaico, que conversa amistosamente com a serpente na Árvore da Vida (Lignum Vitae). Quando um pequeno botão na borda da moeda é pressionado, a contraparte de Eva move a perna e uma chave salta da árvore.

22 outubro, 2023

Uma versão hip hop para uma dança tradicional filipina

Os dançarinos entram e saem de pesadas varas de bambu que são batidas ritmicamente. Eles têm que pular rapidamente, e nos momentos certos, para que seus tornozelos não sejam atingidos.
Isso é tinikling, uma dança tradicional das Filipinas. É designada a partir do nome de um pássaro de pernas longas do tamanho de uma galinha, o qual é conhecido por pular para cima e para baixo nos arrozais, evitando habilmente as armadilhas de bambu preparadas contra ele.



O vídeo mostra membros da Associação de Estudantes Filipinos da Georgia Tech University realizando uma versão moderna (influenciada pelo hip hop) para essa dança tradicional de seu país.

(https://www.neatorama.com/2022/07/01/A-Hip-Hop-Take-on-a-Traditional-Filipino-Dance-Called-Tinikling/)

21 outubro, 2023

Fotofofocas e fotopotocas

São fotos descartadas (ou não) nos veículos de comunicação que ganham falas inventadas para provocar o riso. É bom lembrar que o Brasil já foi um grande consumidor desse instrumento de humor ágil e de fácil assimilação. Durante anos, elas foram uma grande atração da antológica revista "O Cruzeiro" (sob o nome de fotofocas). Na década de 1970, rebatizando-as de fotopotocas, o humorista Ziraldo publicou várias edições (acho que 12) dedicadas a esse gênero. E a mais célebre delas, inventada por Jaguar, foi a EU QUERO MOCOTÓ!, uma paródia com D. Pedro I que colocou no cárcere a redação inteira de "O Pasquim".

Segue aí uma com o Vladimir Putler:

20 outubro, 2023

A carta de nobreza de Apporelly

Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, também conhecido por Apporelly e pelo falso título de nobreza de Barão de Itararé. (carece de agências de checagem)

Durante a Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas partiu de trem rumo à capital federal, então o Rio de Janeiro, propagou-se pela imprensa que haveria uma batalha sangrenta em Itararé. Esta batalha ocorreria entre as tropas fiéis a Washington Luís e as da Aliança Liberal que, sob o comando de Getúlio Vargas, vinham do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro para tomar o poder. A cidade de Itararé fica na divisa de São Paulo com o Paraná, mas antes que houvesse a batalha "mais sangrenta da América do Sul", fizeram acordos. Uma junta governativa assumia o poder no Rio e não aconteceu nenhum conflito. O Barão de Itararé comentaria este fato mais tarde da seguinte maneira:
"Fizeram acordos. O Bergamini pulou em cima da prefeitura do Rio, outro companheiro que nem revolucionário era ficou com os Correios e Telégrafos, outros patriotas menores foram exercer o seu patriotismo a tantos por mês em cargos de mando e desmando… e eu fiquei chupando o dedo. Foi então que resolvi conceder a mim mesmo uma carta de nobreza. Se eu fosse esperar que alguém me reconhecesse o mérito, não arranjava nada. Então passei a Barão de Itararé, em homenagem à batalha que não houve."
Na verdade, em outubro de 1930, Apparício se autodeclarou Duque nas páginas de seu jornal:
"O Brasil é muito grande para tão poucos duques. Nós temos o quê por aqui? O Duque Amorim, que é o duque dançarino, que dança muito bem mas não briga e o Duque de Caxias que briga muito bem, mas não dança. E agora eu, que brigo e danço conforme a música."
Mas, como ele próprio anunciaria semanas depois, "como prova de modéstia, passei a Barão."

19 outubro, 2023

IL CAPITANO

Il Capitano (italiano para "O Capitão") é um dos personagens da Commedia dell'arte. Ele provavelmente nunca foi um "capitão", mas se apropriou do nome para si mesmo.

Il Capitano

É oportunista, vaidoso e costuma falar longamente sobre conquistas inventadas, tanto militaristas quanto carnais, (1) na tentativa de impressionar os outros, mas muitas vezes acaba impressionando apenas a si mesmo. Ele se deixa levar facilmente em seus contos e não percebe quando aqueles ao seu redor (2) não compram mais sua atuação. Ele seria o primeiro a fugir de toda e qualquer batalha. Se ele for contratado para lutar contra os turcos, ele vai gritar sobre lutar contra eles até sua última gota de sangue, (3) mas quando os turcos parecerem estar vencendo, ele se juntará a eles. Quando eles forem expulsos, ele mudará de lado novamente e se gabará de sua lealdade e bravura.
N. do E.
(1) "Tinha umas 15 meninas dessa faixa etária — 14, 15, 16 anos. Todas muito bem arrumadas, tinham tomado banho, tavam fazendo o cabelo… venezuelanas! (sic) Estavam se arrumando pra quê? (sic) Alguém tem ideia? Quer que eu fale? Pra fazer programa! (sic) Vocês acham que elas queriam fazer isso? Qual era a fonte de sobrevivência delas? Essa!"
(2) No cercadinho.
(3) Isto é, até a "fakeada" ex-sanguis.

18 outubro, 2023

"Barbosa"

Curta-metragem de 1988 baseado no conto "Anatomia de uma Derrota", de Paulo Perdigão.
Direção: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
Um homem interpretado por Antônio Fagundes, atormentado pela derrota da Seleção Brasileira diante do Uruguai, na Copa de 1950, consegue voltar no tempo para tentar evitar o segundo gol uruguaio.

17 outubro, 2023

Quem casa quer jogo

Um amigo meu comprou um pacote para a final da Sul-americana, para o jogo do Fortaleza no dia 28. Só que ele não se lembrou de que, no mesmo dia, será também o casamento dele. Ele quer saber se alguém deseja ir em seu lugar.
A igreja é N. Sra. de Fátima, na Avenida Treze de Maio, e a noiva se chama Andréia.
Está tudo pago, é só chegar e casar.
(encaminhada com frequência)

Guiomar Novaes. Dois mo(vi)mentos

1
Monteiro Lobato (1882 – 1948) era vizinho do pianista Luigi Chiaffarelli (1856 – 1923), um italiano radicado em São Paulo. Dentre os alunos do professor de piano Luigi, o escritor paulista teve a oportunidade de conhecer a talentosa menina Guiomar Novaes (1895 –1979), em quem ele se inspirou para criar a personagem Narizinho, do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Na vida real, Guiomar seguiu a carreira de pianista de renome internacional.
2
Em 1972, Guiomar Novaes foi convidada para a comemoração dos 50 anos da Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, onde tocaria o mesmo repertório da sua apresentação em 1922 - com exceção da "Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro", de Louis Morreau Gottschalk, por ser uma obra mal vista pela ditadura militar. A pianista compareceu no evento, subiu ao palco e tocou apenas a obra em questão, deixando o teatro sob intensos aplausos.

16 outubro, 2023

Um Marquês nos trópicos

Honório Hermeto Carneiro Leão, Marquês do Paraná, Conselheiro de Estado, Senador do Império, Presidente do Conselho de Ministros, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda, Presidente do Tribunal do Tesouro Nacional, Grão-Cruz da Ordem de Cristo e Oficial da Ordem Imperial do Cruzeiro, Provedor da Santa Casa de Misericórdia.

Foi iniciando uma petição ao Imperador D. Pedro II, em que citou essas titulações e honrarias obtidas, que o Sr. Honório habilitou-se a um Brasão de Armas para uso próprio e (possivelmente) de seus descendentes.

Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. "As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos". Cia das Letras

15 outubro, 2023

O samba da desburocratização

O economista Helio Beltrão (que comandou a pasta do Ministério Extraordinário da Desburocratização no governo Figueiredo) "era um político com alma de administrador e um administrador com temperamento de artista - cantava, tocava violão e, enquanto levava despachantes à falência, compunha sambas em parceria com Billy Blanco, seu velho companheiro de serestas em Ipanema". (Ruy Castro)
Um deles foi o "Samba contra a burocracia", que o grupo"Originais do Samba" (Mussum and friends) gravou em 1979.


https://youtu.be/UgEcgr_Q8CI

Num ninho (num ninho) de burocratas, milhões de burocratinhos há.
Quem os desburocratizar, um desburocratizador será. (bis)

Nós é (ai, nós é) que somos os culpados,
Ficamos burocratizados,
contra a vontade do Imperador.

Pedro I recebeu carta às margens do Ipiranga,
Deu a bronca de que o Brasil ia ficar de tanga
E, ali mesmo, sem carimbo e sem processo
O seu despacho verbal foi um sucesso

Descomplicou e resolveu bonito
E a Independência do Brasil saiu no grito. (bis)

14 outubro, 2023

A Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para Internet of Things) é uma rede de dispositivos interconectados, que são capazes de coletar e trocar dados entre si e com outros sistemas. Esses dispositivos incluem uma ampla gama de objetos, desde eletrodomésticos inteligentes, como geladeiras e termostatos, até sensores industriais e sistemas de monitoramento remoto.
A IoT possibilita que esses dispositivos se comuniquem e cooperem entre si, tornando possível a automação de processos e a tomada de decisões baseadas em dados em tempo real. Ela pode ser usada em diversas áreas, como saúde, transporte, agricultura, cidades inteligentes, manufatura, entre outras aplicações.
A IoT é possível graças à combinação de tecnologias como sensores, redes de comunicação sem fio, sistemas embarcados, big data e inteligência artificial. Ela está revolucionando a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor, proporcionando novas possibilidades e oportunidades para pessoas, empresas e governos.


Cartoon: Timo Elliot (trad.: @EntreMentes)

13 outubro, 2023

A poesia obscena de Laurindo Rabelo

Pouquíssimas pessoas já ouviram falar em Laurindo Rabelo, mas é provável que muitas conheçam os versos: "No cume da minha serra/ Eu plantei uma roseira,/ Quanto mais as rosas brotam/ Tanto mais o cume cheira". Essa singela quadrinha abre o famoso poema escatológico "As rosas do cume" (com nove estrofes), que fez sucesso nos saraus literários do século XIX e é atribuído ao poeta fluminense Laurindo José da Silva Rabelo (1826-1864). Falcão, rei da música brega contemporânea, gravou uma versão (com quatro estrofes) do poema no álbum "Do penico à bomba atômica" (2000), com o título "No cume", cuja autoria é atribuída ao próprio intérprete e a Plautus Cunha.
Personalidade polêmica, o médico e professor Laurindo se celebrizou com sua poesia de tendência ultrarromântica e com os desafetos que colecionou na sociedade da época. À parte as lendas biográficas, na maioria das vezes exageros de críticos impressionistas, Laurindo escreveu poemas com dicções variadas, desde o soneto metricamente perfeito – que levou o parnasiano Alberto de Oliveira a incluí-lo entre os autores d’Os cem melhores sonetos brasileiros – à trova escabrosa, de temática e linguagem obscenas.
"As rosas do cume" e outros poemas obscenos de Laurindo foram publicados em "Poesias livres" (1882), opúsculo de encadernação e papel baratos que se tornou raridade. Atualmente, conheço apenas quatro acervos que possuem exemplares desse livro: a Biblioteca José de Alencar, da Faculdade de Letras (UFRJ); as coleções particulares de Antonio Carlos Secchin – poeta, professor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) – e de Israel Souza Lima, biógrafo dos patronos da ABL; e o acervo José Ramos Tinhorão, do Instituto Moreira Salles.
Extraído de: https://jornalggn.com.br/noticia/a-poesia-obscena-de-laurindo-rabelo, artigo de Fabio Frohwein de Salles Moniz, que é pesquisador na área de Literatura do Instituto Moreira Salles.

12 outubro, 2023

Índice de índices, escalas e escores

Índice de Mallampati (para avaliar dificuldade de intubação)
http://blogdopg.blogspot.com/2008/05/distrbios-do-sono-e-habilitao.html
Índice de Calor e Sensação Térmica
http://blogdopg.blogspot.com/2016/12/indice-de-calor-e-sensacao-termica.html
http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/indice-de-calor-e-sensacao-termica/
Índice de Explosividade Vulcânica
http://blogdopg.blogspot.com/2023/06/indice-de-explosividade-vulcanica.html
Índice de Dor das Picadas (de Schmidt)
http://blogdopg.blogspot.com/2019/06/o-indice-de-dor-das-picadas-de-schmidt.html
Índice Big Mac
http://blogdopg.blogspot.com/2009/11/o-indice-big-mac.html
Escore de Apgar (para avaliar condições físicas do RN)
http://blogdopg.blogspot.com/2008/08/contagem-de-apgar.html
Escalas de Autoestima (2)
http://blogdopg.blogspot.com/2023/01/escalas-de-autoestima.html
Escala do Medo
http://blogdopg.blogspot.com/2020/09/escala-do-medo.html
Escala de Rigidez da Ereção
http://blogdopg.blogspot.com/2018/02/escala-de-rigidez-da-erecao.html
Escala Visual dos Rostinhos
http://blogdopg.blogspot.com/2017/09/a-escala-visual-dos-rostinhos.html
Escalas para Terremotos e Furacões (2)
http://blogdopg.blogspot.com/2017/09/escalas-para-terremotos-e-furacoes.html
Escala de Turim (para risco de colisões por asteroides e cometas)
http://blogdopg.blogspot.com/2017/02/a-escala-de-turim.html
Escala de Dor (ampliada)
http://blogdopg.blogspot.com/2013/09/uma-escala-de-dor.html
Escala Scoville (para classificar o grau picante das pimentas)
http://blogdopg.blogspot.com/2011/08/pimenta-infinita.html
Escalas de Fahrenheit e Celsius. Conversão

11 outubro, 2023

O sapo saltador do Condado de Calaveras


Este conto de Mark Twain, de 1865, gira em torno de um personagem, Jim Smiley, que cria um sapo que ele chama de Dan'l Webster. Smiley treinou-o para pular uma longa distância e se gaba de que seu sapo pode "pular mais que qualquer sapo no condado de Calaveras".
Um dia, um estranho recém-chegado a Calaveras diz que não acha que o sapo de Smiley seja diferente de qualquer outro. Ele inclusive aposta quarenta dólares que possui outro sapo capaz de superar Dan'l Webster.
Deixado sozinho com o sapo campeão, o estranho o alimenta subrepticiamente para que ele não consiga pular.
Mais tarde, todos os habitantes do condado comparecem na praça da aldeia para ver o resultado da aposta. E ficam surpesos quando Dan'l não consegue dar nem um pequeno salto.
Entre as lamentações dos espectadores, o estranho embolsa o dinheiro das apostas e começa a sair. Quando Dan'l começa a vomitar um chumbo gosso - chumbo de espingarda! O estranho é então arrastado de volta, dispensado de seus ganhos e expulso do condado para sempre. Enquanto todos se unem para elogiar Dan'l Webster - ainda o campeão de salto do condado de Calaveras.

Sinopse do libreto da ópera de Lukas Foss e Jean Karsavina, baseada no conto "The Celebrated Jumpipng Frog of Calaveras County", de Mark Twain (1865)

10 outubro, 2023

Parece difícil, mas é fácil

Este problema que foi resolvido pelo matemático húngaro-americano John von Neumann:
Dois ciclistas a 30 quilômetros de distância começam a pedalar um em direção ao outro a 15 km/h. No instante em que eles começam, uma mosca começa a ir e voltar entre um e outro a 30 km/h. Quando os ciclistas se encontrarem, qual a distância total que a mosca terá percorrido?
Um estudante apresentou esse problema ao matemático, que instantaneamente deu a resposta correta: 
— 30 quilômetros.
— Certo — disse o aluno. Sabe, a maioria das pessoas não percebe que os ciclistas se encontrarão em uma hora, então a mosca terá que ter voado 30 quilômetros. Em vez disso, elas acham que precisam somar uma série infinita para chegar ao resultado.
— Mas foi isso que eu fiz — respondeu von Neumann.

09 outubro, 2023

Mussum Ipsum

A ferramenta Lorem Ipsum, bastante conhecida dos diagramadores, preenche as lacunas de texto com expressões em latim extraídas do "De Finibus Bonorum et Malorum", de Cícero, para verificar a formatação de um texto antes de sua publicação com o conteúdo real. Como sátira, designers brasileiros criaram o Mussum Ipsum, que utiliza a "língua do is" do personagem Mussum no lugar das expressões latinas.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-e-direito/diario-de-justica-publica-texto-na-lingua-do-mussum Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Explore no Pinterest a pasta Cacildis.

08 outubro, 2023

O que é tableau vivant?

Definição (pelo Centre National de Ressources Textuelles et Lexicalles). É um arranjo de atores para reproduzir/sugerir pinturas famosas ou eventos históricos; grupos de atores imóveis e congelados em uma pose expressiva.
Tableau vivant (plural: tableaux vivants) é um termo francês que se traduz por "quadro vivo" em português. Refere-se a um tipo de arte performática popular no século XIX e início do século XX, em que um grupo de artistas posava em imobilidade para recriar uma cena de uma pintura ou um evento histórico. Os artistas se vestiam com trajes de época, e adereços e cenários eram usados para criar um quadro visual.
O tableau vivant era frequentemente usado em produções teatrais, mas também se tornou por si só uma forma popular de entretenimento, particularmente na Europa e nos EUA. Era frequentemente associado à alta sociedade e usado para mostrar a sofisticação artística e cultural dos artistas e de seu público. Hoje, o tableau vivant ainda é usado ocasionalmente na arte contemporânea e na performance, mas geralmente é considerado uma relíquia do passado.
Os filmes de arte são permeados com esses recursos visuais. Um exemplo de representação do tableau vivant no cinema se encontra no filme "Viridiana", de Luis Buñuel, onde um grupo de moradores de rua representa a pintura "A última Ceia", de Leonardo da Vinci.

(https://www.youtube.com/watch?v=FxNpX4DXark&t=380s)
Links

07 outubro, 2023

Aí a briga começou (3)

Minha esposa sentou-se no sofá junto a mim, enquanto eu passava pelos canais.
Ela perguntou: – O que tem na TV?
Eu disse: – Poeira.
Aí a briga começou…
=========================================
Minha esposa estava dando dicas sobre o que ela queria para seu aniversário que estava próximo.
Ela disse: – Quero algo que vá de 0 a 100 em cerca de 3 segundos.
Eu comprei uma balança para ela.
Aí a briga começou…
=========================================
Quando cheguei em casa ontem à noite, minha esposa exigiu que a levasse a algum lugar caro.
Então eu a levei ao posto de gasolina.
Aí a briga começou…
=========================================
Minha mulher estava nua, se olhando no espelho do quarto de dormir. Ela não está feliz com o que vê e diz: – Sinto-me horrível; pareço velha, gorda e feia. Eu realmente preciso de um elogio seu.
Eu disse: – Sua visão está ótima!
Aí a briga começou…
=========================================
Eu levei minha esposa ao restaurante. O garçom, por algum motivo, anotou meu pedido primeiro: 
– Eu vou querer churrasco, mal-passado, por favor.
Ele disse: – Você não está preocupado com a vaca louca ?
– Não, ela mesma pode fazer seu pedido.
Aí a briga começou…
=========================================
Recebi este e-mail e repassei para minha esposa. . . .
Aí a briga começou…
(fazendo a ronda na internet)
1 - Aí a briga começou (1)
2 - Aí a briga começou (2)

06 outubro, 2023

Letras palíndromas

O que há em comum nestas letras: "F", "H", "L", "M", "N" "R" e "S"?

Escritas por extenso, são letras palíndromas: efe, agá, ele, eme, ene, erre e esse.

O Acordo Ortográfico de 1990, que incluiu as letras "K", "W" e "Y" em nosso alfabeto, não ampliou o grupo.

E como enquadramos as letras vocálicas?

Resposta do palindromista Pablo Javier Asina:

"A", "O", "I" e "U" possuem simetria vertical. "O" e "I" também têm simetria horizontal, legal para fazer palíndromos ambigramas.

===================================================

PGCS: Mussum pode ser peixe ou o ator. Muçum pode ser peixe ou um município gaúcho. E as duas opções dão palíndromos!
http://blogdopg.blogspot.com/2023/02/mussum-sua-historis.html

Resposta do palindromista Pablo Javier Asina: Tem um palíndromo antológico sobre Mussum e Simone Tebet, de Fábio Cajueiro. Simone Tebet é nomis.

PGCS: O palíndromo do Fábio Cajueiro é realmente antológico, Pablo! Reúne: um palíndromo de frase com outro de palavra (que é sobrenome) e ainda cabe nas pontas uma palavra na "linguagem do is" do Mussum.

05 outubro, 2023

Um solucionador de palavras cruzadas

Construímos um solucionador de palavras cruzadas automatizado que usa modelos de rede neural da última geração para responder a perguntas de domínio aberto e técnicas variadas para resolver as situações que apresentam restrições. Nosso sistema, conhecido como Berkeley Crossword Solver, é projetado para resolver palavras cruzadas no estilo americano. Essas palavras cruzadas geralmente envolvem temas desafiadores, trocadilhos e conhecimento do mundo.

Comentário do Microsiervos:
Não sei se é mais fácil para um ser humano ou para uma máquina resolver o 66 horizontal do NY Times, de 26/07/2021, em que "Comentários da mãe quando as contrações ficam mais fortes" é "IWannaBeSedated" (EuQueroSerAnestesiada), mas o algoritmo do solucionador não parece que enfrenta grandes problemas.

04 outubro, 2023

Recorde mundial em piercings

Elaine Davidson (foto) é uma mulher brasileira que detém um impressionante recorde mundial. Há 20 anos, ela mantém o título de pessoa com maior número de piercings no mundo, de acordo com o Guinness Book of World Records.
Seu primeiro piercing foi colocado em 1997, e ela atualmente possui 15 mil perfurações. Destas, um quinto (ou seja, 3 mil piercings) está localizado em suas partes íntimas.
Moradora de Edimburgo, capital da Escócia, a ex-enfermeira planeja chegar aos 20 mil piercings para garantir por mais tempo o recorde mundial na categoria.
Além dos piercings, Elaine também chama atenção pelos cabelos coloridos, tatuagens pelo corpo e também por suas apresentações que incluem deitar-se em uma cama de pregos, andar sobre o fogo etc.

o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o 

Piercings

03 outubro, 2023

Celsius e Fahrenheit

-40 é a temperatura à qual correspondem as escalas de Fahrenheit e Celsius; isto é, −40 °F = −40 °C.
Fórmula:
(-40°C × 9/5) + 32 = -40°F

02 outubro, 2023

The Little Triton

(O PEQUENO TRITÃO, no Brasil; O PEQUENO TRINTÃO, em Portugal)
Você conhece a história.
Um jovem príncipe tritão, insatisfeito com a vida que leva no fundo do mar, vai para a superfície terrestre, onde adquire uma cama Super King para um relacionamento sério consigo mesmo.

01 outubro, 2023

Cinetismo

Estas pinturas cinéticas foram feitas pelo pintor Sergi Cadenas, natural de Girona, Catalunha. Apresentam como principal característica o efeito gerado pela produção de dois retratos em uma única tela. Cada retrato é uma obra independente (jovem vs. idoso, dependendo do ângulo com que observamos a tela). No centro, as características físicas das imagens se fundem numa espécie de terceira pintura. 

Pirlimpimpim

É uma variante de "perlimpimpim", um pó mágico que, quando aspirado, serviria para transportar o usuário através de outras dimensões do tempo e do espaço. 
Este pó mágico é usado nas viagens das personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, escrito por Monteiro Lobato; um especial exibido pela Rede Globo em 1982 para comemorar o centenário da data de nascimento do escritor e para promover o LP "Pirlimpimpim", lançado pela Som Livre com os temas dos personagens da série Sítio do Pica-Pau Amarelo.