29 fevereiro, 2020

Os erros da florista

Uma empresa comercial na cidade estava mudando de endereço, e um dos amigos do proprietário resolveu enviar-lhe flores a propósito deste acontecimento. Como havia uma floricultura por perto, não foi difícil encomendá-las em cima da hora.
Contudo, quando o proprietário do comércio as recebeu e foi ler o cartão, havia esta mensagem: DESCANSE EM PAZ.
Ele, meio que confuso, achou aquele cartão estranho mas agradeceu o amigo. Embora fizesse um comentário sobre o teor da mensagem que havia recebido.
O homem que encomendou as flores ficou muito irritado e procurou a florista para reclamar do "bilete".
Depois de ouvir a queixa de seu cliente, a dona da floricultura  respondeu:

"Senhor, eu realmente sinto muito pelo erro que cometemos. Mas, imagine só o que deve estar acontecendo num velório, em algum lugar desta cidade, em que eles receberam as flores com a mensagem dizendo: PARABÉNS PELA NOVA LOCALIZAÇÃO."

Flores, flores, flores

====================================================================

25/03/2020 - Oops! Endereço Errado
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=15486

A probabilidade de nascer em 29 de fevereiro

— É realmente 1/1.461 a probabilidade de alguém nascer em 29 de fevereiro?
Bob Morris responde:
— Se anos bissextos ocorreressem uma vez a cada quatro anos, seria, mas existem algumas regras adicionais para determinar se um ano é bissexto. Se é divisível por 100, não é um ano bissexto, mas se é divisível por 400, então é um ano bissexto.
Por exemplo, 1900 não foi um ano bissexto porque é divisível por 100. Já 2000 foi um ano bissexto porque é igualmente divisível por 100 e por 400.
Isso significa que, em qualquer período de 400 anos, existem 365 x 400 ou 146.000 dias não bissextos. E que são dias bissextos 100 (um a cada quatro anos) - 4 (um a cada cem anos) + 1 (um a cada quatrocentos anos), o que totaliza 97 dias bissextos a cada 400 anos.
A probabilidade de nascer em 29 de fevereiro é, portanto, 97/146.097.

Numberopedia


Blog EM não considerou as regras adicionais dos anos bissextos em sua nota Leaplings.
http://blogdopg.blogspot.com/2012/02/leaplings.html

Leap day = Dia do salto
It's leap day, not sleep day.

28 fevereiro, 2020

A história de Zoide

Você não largou bem, mas venceu. Sua estratégia: ser o mais gentil de todos.

Lembra-se de sua festa de despedida de solteiro?

- comemorando a bachelor party sem Évula -

Você foi rápido, Zoide. Mas, se olhar para sua atual situação, vai ver que o tempo é ainda mais rápido.

Biblioteca e jardim

"Se você tem um jardim e uma biblioteca", escreveu Cícero, "você tem tudo o que precisa".

O que torna uma biblioteca fascinante?
"Por exemplo, uma passagem secreta através de uma estante para outra biblioteca."

Jorge Luis Borges, escritor argentino:
"Talvez me enganem a velhice e o temor, mas tenho a suspeita de que a espécie humana — a única — está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca per­durará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta."
In: Biblioteca de Babel

"Sem bibliotecas, o que nos resta? Não teríamos passado ou futuro." ~  Ray Bradbury

Leilão de jardim
"Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos, ovos verdes e azuis nos ninhos?" ~ Cecília Meireles

Na cidade de Cavriglia, o cirurgião italiano Gianfranco Fineschi (1923-2010) criou o Roseto Botanico Carla Fineschi, com 6.400 espécies de rosas, em memória de sua esposa. O criador do "Louvre das Rosas" considerava-se um romântico sensível a este gênero de flores. Com elas conversava, mantinha diálogos de amor e conhecia os sentimentos de cada uma delas. Basta ver o dístico que colocou na entrada da sua fantástica coleção.
Uma frase de Sheridan:
"Vem a meu jardim. Eu quero que as minhas rosas te vejam".
https://blogdopg.blogspot.com/2017/05/vem-meu-jardim.html

27 fevereiro, 2020

Satanismo, sexo e mistério

sistema reprodutor feminino x cabeça de bode satânica
faz sentido

Religião, sexo e mistério
Uma mulher deve se submeter periodicamente ao teste de Papanicolau para a detecção de câncer cervical. Que letra indica a cérvice no diagrama abaixo?


Criando o alimento dos deuses

O pequeno chocolate midge, o polinizador do cacau
Cada pedacinho de chocolate que comemos começa como sementes em vagens que crescem no Theobroma cacao, uma árvore cujo nome se traduz em "cacau, alimento dos deuses".
O cacau é uma pequena árvore tropical que cresce à sombra de árvores maiores na América do Sul e Central, África e Ásia. As flores dessas árvores crescem diretamente dos troncos e galhos mais baixos e, quando polinizadas, produzem as vagens de sementes do cacau. Elas são pequenas, brancas, voltadas para baixo e requerem pequenos polinizadores.
Moscas muito pequenas com nomes longos e complicados: Ceratopogonidae, várias espécies de Forcipomyia e Euprojoannisia. Não maiores do que o tamanho de cabeças de alfinete, esses mosquitos (foto) parecem ser as únicas criaturas que conseguem penetrar nas intrincadas flores para polinizar. Eles são mais ativos em suas tarefas de polinização ao entardecer e amanhecer, em sincronia com as flores de cacau, que se abrem totalmente logo antes do nascer do sol. Sem eles não haveria chocolate!
Hoje, o cacau é freqüentemente cultivado em plantações abertas, e não na sombra úmida do habitat natural da floresta tropical. O cacau das plantações produz muitas flores, mas, em média, apenas três em cada mil flores são polinizadas e produzem vagens de sementes. Do ponto de vista do pequeno chocolate midge, cacau de plantação não é igual a cacau de floresta tropical!
O habitat nativo dos mosquitos do chocolate é denso e sombrio, e eles raramente procuram o arranjo mais ensolarado e artificial de cacaueiros em plantações comerciais para polinização. Além disso, em plantações comerciais, o tempo de pico de abundância de flores está fora de sincronia com o pico do chocolate midge. Para tornar as coisas ainda menos atraentes para os mosquitos, as flores de cacau silvestres têm mais de 75 ingredientes de aroma distintos, enquanto as flores de cacau cultivadas têm apenas alguns.
Como muitos outros polinizadores, mosquitos de chocolate sofrem com a perda de habitat, pois grandes extensões de floresta tropical natural são substituídas por plantações de cacau.
Aproximadamente um terço da colheita mundial de cacau é perdida todos os anos por causa de pragas e doenças de plantas. Pesticidas e herbicidas podem ser usados ​​para combater a perda de culturas, resultando em águas e solos contaminados e uma perda maior de biodiversidade.
Em algumas partes do mundo, estão sendo feitos esforços para cultivar cacau em pequenas fazendas aninhadas nos ecossistemas naturais da floresta tropical para resolver esses problemas, salvar uma indústria de US $ 50 bilhões por ano e impedir que o próprio chocolate fique em perigo!

Pollinators - Chocolate midge, NPS. Tradução PGCS
https://www.nps.gov/articles/chocolate-midge.htm?platform=hootsuite

Relacionadas
Asas da vida | A beleza da polinização | O segredo que os figos escondem | Morcego e flor | Água com açúcar | Ora, direis, ouvir abelhas

26 fevereiro, 2020

Sus!

Ao ouvirmos a palavra "sus", o que logo nos vem à mente? O Sistema Único de Saúde, cuja sigla é SUS, com todas as letras sendo maiúsculas. Mas "sus" é também uma interjeição, que vem do latim sus: "de baixo para cima"; que chama à motivação: erga-se!, ânimo!, coragem! Neste contexto é sinônimo de "em frente, avante".

No "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, temos o emprego de "sus" para exprimir incitação.
Diabo:
- Ora, sus!, que fazes tu?
Despeja todo esse leito!
Companheiro:
- Em boa hora! Feito, feito!
Diabo:
- Abaixa aramá esse cu!

A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro já teve uma letra (com "sus" no verso final), que acabou excluída da versão oficial do hino. Essa letra é atribuída a Américo de Moura, natural de Pindamonhangaba, presidente da província do Rio de Janeiro, nos anos de 1879 e 1880.
"À sombra da lei, à brisa gentil
O lábaro erguei do belo Brasil
Eia! Sus, oh, sus!"
http://blogdopg.blogspot.com.br/2015/04/a-letra-de-introducao-do-hino-nacional.html


A Casa das Interjeições parecia mesmo um viveiro de papagaios. Assim que entrou, Emília viu passarem correndo dois gemidinhos de DOR, as Interjeições Ai! e Ui! Logo em seguida viu, a dar pulos, três gritinhos de ALEGRIA: — Ah! Oh! Eh! Depois viu três de nariz comprido, as Interjeições de DESEJO: — Tomara! Oh! Oxalá! E viu três num entusiasmo doido — as Interjeições de ANIMAÇÃO: — Eia! Sus! Coragem! E viu quatro de APLAUSO, batendo palmas: — Viva! Bravo! Bem! Apoiado! E viu mais quatro com caras de horror e nojo, que eram as Interjeições de AVERSÃO: — Ih, Xi! Irra! Apre! E viu algumas de APELO, chamando desesperadamente alguém: — Olá! Psiu! Alô! E viu duas de SILÊNCIO, encolhidinhas, de dedo na boca: — Psiu! Caluda! E viu uma bem velhinha, de ADMIRAÇÃO — Cáspite!
"Emília, no País da Gramática", Monteiro Lobato

Animações brasileiras em Moscou

Deu no Russia Beyond:
A primeira exibição russa de animação brasileira apoiada pela TV Brics será realizada no dia 29 de fevereiro no cinema moscovita "Moskino Iunost". O programa da exibição incluirá obras de animadores brasileiros consagrados e jovens diretores contemporâneos.
No total, os espectadores terão a seu dispor 10 curtas-metragens de animação rodados entre 1981 e 2017. Entre eles está o filme "Meow!" (1981), de Marcos Magalhães, um dos fundadores do Anima Mundi.
Os filmes participantes da mostra foram feitos por meio de técnicas diversas. A animação "Graffiti Dança", de 2004, dirigida por Rodrigo Eba, por exemplo, foi realizada com elementos de arte de rua.



O evento é organizado pelo Centro Cultural Brasileiro em Moscou e pelo Moskino, com apoio da rede de mídia internacional TV BRICS.
As exibições serão realizadas no idioma original, com legendas em russo. Para ver a programação completa, clique aqui.

O vídeo Cachoeira, do artista e diretor Rodrigo EBA!

25 fevereiro, 2020

Pare o mundo que eu quero descer

"Ligo o rádio
E ouço um chato
Que me grita nos ouvidos
Pare o mundo
Que eu quero descer."
– Raul Seixas, em "Eu também vou reclamar" (1976), referindo-se ao cantor/compositor Silvio Brito, de "Pare o mundo que eu quero descer" (1976), que à época imitava-lhe o estilo.

Se você está entediado com a Terra e quer ir embora, vai ter que se lançar daqui a uma velocidade de escape de 11 km/s. Com esta velocidade você percorre a ponte Rio-Niterói em 1.2 segundos.
A velocidade de escape é a velocidade necessária para que um foguete deixe um planeta e depende da massa total desse planeta. Se você reparar bem, a velocidade dos foguetinhos para sair dos planetas gasosos é maior do que para sair dos planetas rochosos. É que queles são bem mais massivos (Júpiter, então nem fala) do que estes.


Como os australianos resolveram o seu problema de lançamento de foguete
http://blogdopg.blogspot.com/2016/12/o-lancamento-de-um-foguete-na-australia.html

Confissão público-privada dos pecados - 4


Desta série: 1, 2 e 3

24 fevereiro, 2020

Claudia Telles (26/08/1957 - 21/02/2020)

Morreu na sexta-feira, dia 21, a cantora Claudia Telles. A morte foi anunciada pelo filho da artista, Bruno Telles.
Tinha 62 anos. Filha do violonista Candinho e da cantora Sylvia Telles, Claudia cresceu ao som da bossa nova. Ainda menina, foi convidada pela mãe para subir ao palco do Teatro Santa Rosa (RJ), em um show que reuniu Sylvia Telles, Edu Lobo, Trio Tamba e Quinteto Villa-Lobos, para cantar a música "Arrastão".
Sua discografia é constituída de 16 discos (6 compactos, 4 LPs e 6 CDs), lançados entre 1976 e 2009 (Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB).
Em 2002, quando participava do III Curso Nacional de Atualização em Pneumologia, no RJ, tive a oportunidade de ir ao Vinicius Bar, em Ipanema, onde assisti a um inesquecível show de Claudia Telles. Excelente cantora.
RIP, Claudia.
No programa "Todo Seu" (2012):


Mantendo a ilusão

Pois bem, um flatearther está prestes a embarcar num foguete artesanal para pôr tudo em discos limpos. Na verdade, eles não acreditam mais naquela história que envolve elefantes e tartaruga. Para eles, o Sol e a Lua movem-se em órbitas circulares acima da superfície da Terra Plana. Como abutres em torno da comida (não gosto desta imagem).

O que aconteceu com o companheiro da Terra Plana que seria lançado ao espaço?
Robert Komarek, traduzido por Cesar A. K. Grossmann
Em 25 de março de 2018, "Mad" Mike Hughes conseguiu lançar-se em seu foguete e sobreviver. Uma proeza incrível, considerando que o foguete foi feito de forma bem precária.
Ele voou até uma altitude de 570 metros sobre o deserto do Mojave, EUA, e retornou em segurança de para-quedas. Hughes disse que nunca quis voar alto o suficiente para discernir se a Terra era plana ou não.
Uma das interpretações disso é que ele tinha que manter a ilusão.
Noutra interpretação, menos cínica, é que não é fácil chegar a 10.000 metros com um foguete caseiro, que é o quanto você precisa subir para ver a curvatura da Terra.
Claro, só é preciso viajar em um avião comercial para ver a curvatura da Terra (a altitude de voo normal é de cerca de 10.000 metros).


ESTA NOTA ESTAVA PROGRAMADA PARA PUBLICAÇÃO EM 04/04/2020. CONTUDO, FOI PUBLICADA HOJE: MIKE HUGHES ENCONTROU A MORTE NA QUEDA DO FOGUETE CASEIRO EM QUE TENTAVA IR AO ESPAÇO PARA MANTER SUA ILUSÃO DE QUE A TERRA É PLANA. PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA COBERTURA

23 fevereiro, 2020

Uma banheira gigante de hidromassagem

Um satélite da Nasa forneceu esta imagem de uma enorme "tempestade" se formando no fundo do oceano. O bizarro fenômeno sob a superfície da água foi visto em 26 de dezembro de 2019, quando o satélite capturava imagens de rotina com as cores naturais da Terra.


A massa de água em turbilhão - que mede 150 quilômetros de largura - foi descoberta na costa da África do Sul. Pensa-se que este redemoinho em sentido anti-horário tenha descolado da Corrente das Agulhas, que flui ao longo da costa sudeste da África e ao redor da ponta da África do Sul. Os redemoinhos das Agulhas tendem a estar entre os maiores do mundo, transportando água morna e salgada do Oceano Índico para o Atlântico Sul.
Não houve necessidade de alertar a navegação internacional nem de se preocupar com os pobres peixes que se viram envolvidos nesse ciclo de lavagem sem fim - - o corpo de água não representou ameaça.

ABBA - O Último Vídeo

Como isto ficou escondido no YouTube por 5 anos?



"Beatles e Abba são bandas que conseguem agradar a todos os tipos de fãs, desde os seguidores do metal escandinavo até os amantes da música tradicional japonesa."

Arquivo (maio 2018)
ABBA, 35 anos depois

22 fevereiro, 2020

O carro alegórico das queimadas

Neste ano, é uma das estrelas dos festejos carnavalescos de Colônia. Entre as atrações no tradicional desfile da próxima segunda-feira (24/02), ponto alto do Carnaval da cidade do oeste da Alemanha, está um carro alegórico com um boneco do presidente brasileiro, segurando a bandeira do Brasil atada a um palito de fósforo tamanho família e exibindo um largo sorriso, diante de árvores carbonizadas e sambistas seminuas chamuscadas.


Esta alegoria sobre rodas, uma crítica às queimadas na Amazônia, desfilará produzindo fumaça. Literalmente.

DW Brasil

06/03/2020 - Parodiando ...
"Este PIB é o pum produzido com talco, espirrando do traseiro do palhaço e fazendo a risadaria feliz da velhacada." 

Oh! Linda Olinda

"Oh! Linda situação por uma cidadela
Mais um frevo-canção eu vou cantar pra ela.
É linda no verão e no inverno é bela
Em qualquer situação, eu vou cantar pra ela."
Moraes Moreira - Tapioca de Olinda

De onde vem o nome Olinda? Essa resposta parece ser fácil de acertar, já que a narrativa mais conhecida e "oficial" conta que o donatário Duarte Coelho, recém-chegado em nossas terras e, procurando um pico para se instalar, do alto de uma colina teria se encantado com a vista e proferido a célebre frase: "Oh! Linda situação para se construir uma vila!".
A contradição dos detalhes sobre a verdadeira origem do nome já começa daí. Segundo Frei Vicente do Salvador, na obra História do Brasil (1627), a famosa sentença não foi dita pelo donatário, e sim por "um galego criado de Duarte Coelho, porque cuidando com outros por entre o mato buscando o sítio onde se edificasse a vila", achou um monte alto e exclamou de alegria. [...]
O historiador Francisco Adolfo de Varnhagen considerava pífia qualquer versão se não fosse aquela que defende a origem do nome Olinda sendo derivada de alguma localidade de Portugal. Segundo o próprio, Linda-a-Velha e Linda-a-Pastora são dois lugares que possivelmente inspiraram o nome da cidade pernambucana.
Por fim, o mesmo Varnhagem considera a hipótese de que "Olinda era nome de uma das belas damas da novela Amadis de Gaula", romance de cavalaria best-seller na elite europeia do século XVI, apreciado por Duarte Coelho, e escrito em 1508 possivelmente por Vasco de Lobeira.

Extraído de: ‘Oh! Linda’ e outras histórias de como a cidade pernambucana ganhou esse nome, por Rodrigo Édipo

21 fevereiro, 2020

Padrões Infinitos

É um curta-metragem de animação em 3D que «conecta geometria, natureza e arquitetura».
Você precisa vê-lo várias vezes para capturar todos os detalhes - na tela maior, com mais resolução e melhor som - e certamente os destaques são os padrões geométricos, as formas da natureza e alguns edifícios emblemáticos da arquitetura.
No vídeo, você vai encontrar sequências de Fibonacci, proporções áureas, moléculas de DNA, painéis hexagonais, partições de plano, espirais ... e muitas outras geometrias absolutamente fascinantes.
Há também uma espécie de transformação visual de figuras que parecem sair das páginas dos cadernos de Euclides para o fascinante mundo das abelhas e de lá para padrões islâmicos e lugares como o Alhambra em Granada.

Conceito e imagens de Cristóbal Vila, de Etérea Estudios, Zaragoza, Espanha (1919)


O símbolo da paz (2)

21/02/1958: O símbolo da paz é projetado por Gerald Holtom.


Existem diferentes relatos de como o símbolo veio a ser projetado. De acordo com Christopher Driver, que escreveu sobre a CND em um livro de 1964, "The Disarmers", Holtom trouxe o projeto, não solicitado, para o presidente de seu grupo antinuclear local em Twickenham e versões alternativas foram mostradas na reunião inaugural da CND (Campaign for Nuclear Disarmament) em Londres. Driver escreveu: "A primeira logomarca, segundo o Sr. Holtom, era um círculo branco dentro de um quadrado preto, seguido por várias versões da cruz cristã dentro do círculo. Mas a cruz, para essas pessoas, tinha muitos associações erradas - com os cruzados, com medalhas militares, com a bênção pública de um capelão americano do avião que voou para Hiroshima - e eventualmente os braços da cruz foram deixados cair, formando o sinal de semáforo básico composto para as letras N e D (Nuclear Disarmament) e, ao mesmo tempo, um gesto de desespero humano contra o fundo de um globo redondo.

O símbolo da paz (1)

20 fevereiro, 2020

Circular-assinado

Em 1627, um grupo de marinheiros ingleses resolveu se queixar do comandante do navio às autoridades superiores. Mas, tecnicamente, isso equivalia a tomar parte de um motim, o que era punível com pena de morte.
A solução foi criar um documento redondo (sinônimo: pisco de peito vermelho; em inglês: round-robin). Com este formato, foi possível que todos os reclamantes (76) assinassem a petição, já que o documento ocultava  a identificação de quem o havia assinado primeiro.
O documento original faz parte da coleção Arquivos Nacionais do Reino Unido.

Oscar, o gato que previa mortes

Oscar era um gato que vivia no Centro de Enfermagem e Reabilitação Steere House, em Providence, Rhode Island, EUA.
Ele chamou a atenção do público em 2007, quando foi apresentado em um artigo pelo geriatra David Dosa, no New England Journal of Medicine (JAMA). Oscar parecia ter um talento incomum para prever quando os pacientes do lar de idosos morreriam, enroscando-se ao lado deles durante suas horas finais.
Sua precisão, observada em 25 casos, levou a equipe do Centro a ligar para os membros das famílias daqueles que o gato Oscar escolhia. Isso geralmente significava que eles teriam menos de quatro horas de vida.
Hipóteses para essa habilidade incluem:
  • o gato responder a odores liberados por quem está prestes a morrer;
  • ser um comportamento aprendido ao perceber a quietude e a falta de movimento no quarto;
  • não ter a capacidade de prever a morte de pessoas, tratando-se de mais um caso de viés de confirmação.
O viés de confirmação é a tendência de buscar, interpretar, favorecer e recordar informações de modo a confirmar suas crenças ou hipóteses pré-existentes. É um tipo de viés cognitivo e um erro sistemático do raciocínio indutivo . As pessoas exibem esse viés quando se reúnem ou se lembram de informações seletivamente ou quando as interpretam de maneira parcial . O efeito é mais forte para questões emocionalmente carregadas e para crenças profundamente arraigadas. WIKIPÉDIA
De acordo com o Dr. David Dosa (que, em 2010, ainda escreveu um livro sobre o assunto), muitos membros da família se consolavam com a atitude de Oscar. Eles apreciavam o companheirismo do gato a um ente querido que estava morrendo.

19 fevereiro, 2020

Calafate

A profissão de calafate era exercida tanto em terra quanto em água. Era, neste último caso, numa definição possível, "um oficial de guarnição de navios antigos de madeira que tinha a seu cargo o casco do navio, o leme, as bombas e o calafeto". Por seu turno, o calafeto, a arte em que se especializavam estes homens, "consistia em tapar as fendas, junturas ou buracos do tabuado dos pavimentos com estopa alcatroada bem calcada e cobri-la com breu a fim de preservar a chapa da umidade da água".

(Brochura da exposição "Calafates e outras profissões ligadas à atividade marítima", 14 de setembro a 23 de novembro de 2019, Galeria Municipal do 11 | Setúbal - Portugal)


Numa visita que fiz ao Memorial Amazônico da Navegação, em Belém, deparei-me com estes versos num dos pôsteres do museu:

Mestre Calafate
(Beka)

Um quarteirão de tabaco
Quartilho e meio de gás
Duzentas gramas de massa
Alvaiade de água raz

Rema Mestre Calafate
Pro porto que Deus te deu
Carece chegar em tempo
Que o tempo vai virar breu

A íntegra da letra da canção com Beka e o Grupo Ver-O-Peso:


O estado físico do vidro

Você saberia definir em qual estado físico o vidro se encontra? Se já teve a oportunidade de acompanhar de perto o processo de obtenção certamente vai ter facilidade em entender o que iremos propor agora: o vidro possui estado físico peculiar.
Quando os átomos que compõem um material não estão completamente unidos de modo a formar uma estrutura cristalina rígida, não podemos dizer que este material é um sólido. E é exatamente isso que ocorre com nosso objeto de estudo: o vidro.
Mas se o vidro não possui moléculas que caracterizam a classe de sólidos, certamente se classifica com um líquido. Essa seria uma dedução viável, se não levássemos em consideração o óbvio: você já viu alguma porta de vidro escorrer? (1)
Afinal, qual é o estado físico do vidro? Ele pode receber a classificação de sólido amorfo.
Comecemos com a definição: Substância amorfa é aquela que não possui uma ordenação (organização) espacial de suas moléculas, ou seja, os átomos se encontram desorganizados. É claro que para visualizar esse aspecto você teria que utilizar um microscópio, mas o fato é que um material denominado de amorfo não é considerado sólido.

Representação ilustrativa da rede do vidro (sólido não cristalino)
onde fica caracterizada a ausência de simetria e periodicidade.

O vidro é obtido através do resfriamento instantâneo de líquidos superaquecidos até o ponto de rigidez sem que haja uma cristalização do material. Algumas pessoas levam em consideração este procedimento, e classificam o vidro como líquido de alta viscosidade.
Mas se nos basearmos no processo de obtenção dos compostos amorfos (materiais derretidos que passam por resfriamento brusco), veremos que se classifica como um sólido amorfo. E então, qual dessas classificações você acha mais viável?
As duas seria a resposta certa, por que na verdade o vidro é considerado um líquido de viscosidade elevadíssima (2) ou um sólido amorfo.
Fonte: BOL - Mundo Educação

N. do E.
(1) Pode não parecer, mas todo vidro na Terra está fluindo para baixo sob a atração implacável da gravidade. Se removermos uma seção de um vitral realmente antigo da janela de uma catedral europeia, notaremos que está perceptivelmente mais grosso na parte inferior do que na superior. ~ Bill Bryson , ISBN 978-85-359-0724-7 (p. 225)
(2) Vide: Uma experiência de longa duração - 1 e 2

Humor
O estado físico do gato

18 fevereiro, 2020

"Aquarela do Brasil": usos e referências no cinema e na televisão

Em sua página específica sobre a "Aquarela do Brasil", a Wikipédia traz uma impressionante relação  dos usos e referências à mundialmente famosa composição de Ary Barroso no cinema e na televisão.
O último deles foi em "Canto Bright", a trilha sonora de John Williams para "Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi", um filme de 2017.
Aos 0:59 do vídeo abaixo (somente áudio) é possível ouvir os metais característicos de "Aquarela do Brasil".


Fones de ouvido - 16

Os fones de ouvido podem ser utilizados como um instrumento de vigança.


A cigarra e a formiga (versão Bocage, modificada)

A formiga nunca empresta,
Nunca dá, por isso junta.
«No Verão em que lidavas?»
À cigarra, ela pergunta.

Responde a outra: «Eu cantava
Noite e dia, a toda a hora.»
«Oh! bravo!», torna a formiga.
– Cantavas? Pois ouve agora!»

Ilustração: E a cigarra foi obrigada a ouvir um mix sertanejo universitário.

+ fones de ouvido
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15

17 fevereiro, 2020

Príncipe: por uma ilha sem plástico

Uma ação simples mobilizou a comunidade da Ilha do Príncipe, na República de São Tomé e Príncipe, para a coleta e o descarte apropriado de mais de 200 mil garrafas plásticas de sua Reserva da Biosfera.
Através da campanha intitulada "Plástico Não: Um Pequeno Gesto Está em Nossa Mão", moradores que recolhessem 50 garrafas de plástico poderiam trocá-las por uma de aço inoxidável, que pode ser reutilizada sem limites nas 13 fontes de água potável instaladas na ilha como parte da iniciativa.
A campanha de conscientização sobre a importância do descarte apropriado e a preservação do meio ambiente faz parte da estratégia do governo regional para tornar a Reserva da Biosfera da Ilha do Príncipe livre de plástico até 2020.
A campanha representa uma parceria entre o governo regional de Príncipe, por meio da Reserva da Biosfera da Ilha do Príncipe, a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Ministério da Agricultura, da Alimentação e do Meio Ambiente espanhol, e o Grupo HBD.

Agência Unesco

✎ Quem é o maior tem que ser também o menor

O maior lápis do mundo
Foram necessárias mais de 7 mil horas de trabalho para produzir o maior lápis do mundo, uma versão
gigantesca do famoso Castell 9000 verde hexagonal.
Metade do corpo de madeira foi fabricada, camada por camada, com madeira nativa da Malásia.
Então, a mina, (1) de 150 mm de diâmetro e pesando 600 quilos, foi colocada em uma canaleta e, depois disso, a outra metade do corpo, idêntica, foi colocada por cima da primeira.
A mina de polímero (2) havia sido fabricada anteriormente na Alemanha e enviada para a Malásia.
Protegido das intempéries climáticas em uma redoma de vidro, o lápis agora se ergue próximo ao saguão do prédio da Faber-Castell (foto), em Subang Jaya, Malásia.
O menor lápis do mundo
Tem 17,5 mm de comprimento e cerca de 3 mm de espessura. O Conde von Faber-Castell solicitou que esse lápis miniatura (com um décimo do comprimento normal) fosse especialmente fabricado com abeto norte-americano para que fosse distribuído como brinde na inauguração do maior lápis do mundo.
O lápis então viajou com o Conde metade do globo até a Malásia. O pequenino foi tão admirado que a empresa decidiu produzir uma edição limitada de 50 unidades para o Natal. Eles têm a mina de grafite verdadeira ,de 0,5 mm de diâmetro, mas se seus donos quiserem escrever com eles, provavelmente terão que usar uma pinça.
Fonte: Fatos Interessantes [post não patrocinado]
N. do E.
(1) A argila é um dos componentes responsáveis pela resistência da mina grafite. As partículas de grafite completam o volume e conferem o grau de preto à mina (poder de cobertura). De acordo com a proporção argila/grafite empregada na composição da massa, o lápis ganha características diferentes. É a partir dessa proporção que se define a graduação (dureza) do lápis. Para diferenciar os tipos de graduações, Lothar Faber criou, no século XVIII, uma escala que se tornou um padrão internacional.
(2) Desenvolvida no Japão dos anos 1950 (para atender às necessidades de uma grafite mais fina a ser utilizada na rebuscada escrita local), a mina de polímero é produzida por meio de um processo especial que dispensa o uso da argila como ligante. O resultado é uma mina resistente, macia e composta apenas de grafite. Essa concepção de produto torna possível produzir grafites com um diâmetro menor que 1 mm.

16 fevereiro, 2020

O pesquisador de citações

O Quote Investigator é uma ferramenta curiosa e completa - pelo menos em inglês - para descobrir a verdade por trás das citações famosas das celebridades de todos os campos do conhecimento e da cultura. Que muitas vezes não são das pessoas creditadas, apenas foram falsamente atribuídos a elas, por engano ou conscientemente. Está organizado por autores e inclui um mecanismo de busca.
Este site vai um pouco além do Wikiquote em alguns aspectos, porque geralmente inclui artigos completos sobre as várias frases e citações. Por exemplo: sempre tive uma dúvida sobre "O meio é a mensagem" e "O meio é a massagem" , mas em uma vez que pesquisei no Google, isso não me ajudou muito. Finalmente, li que Marshall McLuhan foi quem disse a primeira coisa e John M. Culkin - amigo de McLuhan - que usou a outra versão em um artigo da The Saturday Review.
Como a internet está cheia de falsificações, interpretações tendenciosas, piadas e assim por diante, lembre-se sempre do conselho de Lincoln:

«Não acredite em tudo que você lê na Internet, apenas porque aparece uma foto com uma citação próximo a ela.» - Abraham Lincoln

Ele sabia.

Microsiervos, por @ALVY

O enterro mais doido da história do mundo

por LUIZ ANTONIO SIMAS
1- Thread (*) sobre o enterro mais doido da história do mundo, que descrevi no meu livro "Coisas Nossas". O cantor Blecaute, um dos maiores intérpretes de marchinhas e sambas de Carnaval de todos os tempos, morreu no dia 9 de fevereiro de 1983 . O velório foi uma fuzarca das boas.
2- Em certo momento um corneteiro solou, em andamento lento, o samba General da Banda, maior sucesso do falecido, com a solenidade exigida pela ocasião. Logo depois o da corneta se animou, atacou de Maria Candelária, a alta funcionária que saltou de paraquedas e caiu na letra ó.
3 - O corneteiro emendou com Maria Escandalosa, outro sucesso do cantor, e transformou o cemitério em um salão dos mais animados. À exceção do próprio Blecaute, todos os presentes, numa reação em cadeia, levantaram os dedinhos e caíram no sassarico.
4- O lance mais inusitado, entretanto, não foi o fabuloso baile no cemitério. Acontece que o enterro foi no São João Batista e um fã mais afoito, disposto a se despedir do ídolo, encheu a cara, errou de cemitério e parou no Caju, ao lado de dois companheiros de copo.
5- Os três, pra lá de Bagdá, chegaram ao concorrido velório de um capitão do Exército e, apostando que aquele mar de gente só podia estar ali para se despedir do Blecaute, invadiram a capela mandando no gogó: Chegou General da Banda, ê ê / Chegou General da Banda, ê a...
6- Para horror da família do capitão, com direito a siricoticos da esposa e crise nervosa de uma amante discretíssima, alguns dos presentes, mesmo não entendendo bulhufas do que ocorria, acharam que era melhor cantar também.
7- Na hora em que os bebuns, no embalo do General da Banda, puxaram Pedreiro Waldemar, um familiar do morto deu o basta, foi tirar satisfações com os cachaças e o pau comeu.
8- Em meio a cenas de pugilato, a amante do defunto incorporou uma cigana e passou a dar consultas no cemitério, ao lado do túmulo do Barão do Rio Branco. A esposa deu uma de viúva das histórias do Nelson Rodrigues e desmaiou.
9- Os pinguços, quando perceberam a dimensão da encrenca, saíram em busca de alguma birosca. A turma cantando para o defunto errado foi, no fundo, uma tremenda homenagem ao grande Blecaute. Não imagino prova de popularidade mais contundente.
(*) https://twitter.com/simas_luiz/status/1112884894542299136
10 - A família do milico, cá entre nós, não deveria ter se ofendido com o gurufim. O homem subiu de patente: viveu como capitão do Exército e virou, depois de morto, o General da Banda.
https://odia.ig.com.br/_conteudo/diversao/carnaval/2014-02-08/luiz-antonio-simas-o-gurufim-do-blecaute.html

15 fevereiro, 2020

É Tudo Verdade


A próxima vez que você for assistir a um filme da série "Guerra nas Estrelas" (Star Wars) tenha em mente que o diálogo que você está ouvindo foi todo gravado por um cara que usava um calção rosa.
(comentário sem vírgulas e com muitos "que")

Se procura:
• It's All True - É um filme estadunidense não finalizado, de 1942, dirigido por Orson Welles. "It's All True" (É Tudo Verdade) foi considerado um filme perdido, até que, em 1985, os negativos de "Four Men on a Raft" foram descobertos num depósito da Paramount e cuidadosamente recuperados graças à colaboração de instituições de diversos países. A produção inacabada foi o tema de um documentário de 1993, "É tudo verdade – Um filme inacabado de Orson Welles".
• O É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários (em inglês: It's All True – International Documentary Film Festival) - É um festival de cinema documentário brasileiro. É considerado o maior evento do gênero na América Latina. Criado pelo crítico Amir Labaki, teve sua primeira edição em 1996. Desde então, tem sido realizado anual e simultaneamente nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro, além de algumas mostras itinerantes em outras cidades brasileiras.

A garrafa de vinho. Teorias

Por que a garrafa de vinho geralmente apresenta uma elevação interna em forma de cúpula (seu nome técnico é punt) no fundo da garrafa?
Se você tem uma teoria sobre essas coisas, a sua pode ser comparada a uma lista substancial de possíveis explicações - tendo em mente que os especialistas na área ainda não estão decididos sobre quais podem estar corretas.
Elas incluem (mas não estão limitados a):
  • É um remanescente histórico da época em que as garrafas de vinho eram sopradas usando zarabatana e pontil . Esta técnica deixava uma marca na base da garrafa. Recuando o ponto em que o pontil estava preso, essa cicatriz não arranharia a mesa nem tornava a garrafa instável.
  • Tinha a função de diminuir a probabilidade de a garrafa tombar - uma garrafa projetada com fundo plano precisa apenas de uma pequena imperfeição para torná-la instável - a covinha permitia historicamente uma maior margem de erro.
  • Consolida depósitos de sedimentos em um anel grosso no fundo da garrafa, impedindo que grande parte dela seja derramada no copo. Isso pode ser mais um atributo histórico do que funcional, já que a maioria dos vinhos modernos contém pouco ou nenhum sedimento.
  • Aumenta a força interna da garrafa, permitindo manter a alta pressão do vinho espumante / champanhe.
  • Ocupa algum volume da garrafa, permitindo que ela pareça maior para a mesma quantidade de vinho, o que pode impressionar o comprador.
  • Evita a ressonância da garrafa em amplitudes cada vez maiores, diminuindo  sua probabilidade de quebra durante o transporte.
  • Torna a garrafa mais fácil de limpar antes de enchê-la com vinho. Quando um fluxo de água é injetado na garrafa e atinge o punt, ele é distribuído por todo o fundo da garrafa e remove melhor os resíduos.
  • Permite que as garrafas sejam mais facilmente empilhadas de ponta a ponta.
https://en.wikipedia.org/wiki/Wine_bottle#Punts

14 fevereiro, 2020

O umbigo, sua primeira cicatriz

  • Aí presente para lembrar o dia em que você lutou bravamente contra um sujeito mascarado. Ele queria, utilizando-se de uma arma branca, despejá-lo do primeiro lugar em que você morou.
  • Em um trabalho de pesquisa de 2012, intitulado "A Jungle in There", no qual se investigou a diversidade biológica em 60 umbigos, os cientistas identificaram um total de 2.368 espécies diferentes.
  • Olhar para o próprio umbigo já foi uma forma de meditação. De acordo com a abc.net, os monges cristãos gregos do Monte Athos usavam um método específico de "contemplação do umbigo", chamado hesicismo, para maximizar a iluminação divina.
  • O fetiche por umbigo existe. E o piercing torna o problema  mais sério.
  • Até a Terra tem seu umbigo. Segundo o Smithsonian.com, no coração do Grand Staircase-Escalante de Utah, nos EUA, reside um buraco gigantesco coloquialmente chamado de "umbigo cósmico". De tamanho incomum, é um dos tais poços de intemperismo esculpidos no arenito da região.

Fonte: Buzzfeed, com modificações.

🥔As batatas do campo

Ao vencedor, as batatas. No sexto capítulo de "Quincas Borba", Machado de Assis dá voz ao filósofo para que ensine ao amigo Rubião seus conceitos filosóficos:
"Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos que assim adquire forças para transpor a montanha e e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais feitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."
Batata quente. É um problema, uma situação complicada, algo difícil de ser resolvido. Quando alguém lhe passa uma batata quente quer dizer que essa pessoa está se livrando de um problema ao passá-lo para você.
Sua batata está assando. Geralmente usada quando alguém fez algo de errado e as consequências certamente virão.
É batata. Coisa certa.

Caia de boca (outra expressão boa para o Dicionário Brasileiro de Frases) na linguagem dos comedores de batatas.

13 fevereiro, 2020

Hora veja!

Na maioria dos anúncios de relógios a hora exibida é de aproximadamente 10h10. É um dos clichês do mundo da propaganda.
Mas por que isto "pegou"?
Bem, se as linhas orientadas obliquamente são mais atraentes do que as ortogonais, como dizem alguns neurocientistas, aí poderia ser uma explicação plausível. Além disso,  ao marcar 10h10, os ponteiros formam uma espécie de moldura, conduzindo o olhar do consumidor para a marca, que está geralmente situada na parte superior do mostrador.
E, com os ponteiros assim apresentados, tem-se ainda a impressão de que o relógio está sorrindo – o que, supostamente, ajudaria nas vendas do produto.


A ciência do tempo interno

"Seis horas de sono para um homem, sete para uma mulher e oito para um tolo", prescrevia Napoleão. (Portanto, ele teria zombado de Einstein, que era conhecido por exigir dez horas de sono para apresentar um desempenho ótimo.)
Essa superioridade, admitida por aqueles que conseguem sobreviver com menos horas de sono, não é apenas algo que Napoleão compartilhou com ditadores como Hitler e Stalin. É uma atitude duradoura em nossas normas e expectativas sociais, desde provérbios sobre as madrugadas até a estrutura básica de programação da educação e do local de trabalho.
Mas, em "Internal Time: Chronotypes, Social Jet Lag, and Why You’re So Tired" (Tempo Interno: Cronotipos, Jet Lag Social e Por que Você Está Tão Cansado), o cronobiólogo alemão Till Roenneberg demonstra através de uma riqueza de pesquisas que nossos padrões de sono têm pouco a ver com a preguiça e outras falhas de caráter desprezadas, e tudo a ver com a biologia.
Na verdade, cada um de nós possui um cronotipo diferente - um tipo de tempo interno para o ato de dormir.  Roenneberg traça as raízes evolutivas de diferentes ciclos do sono e argumenta que, embora os cronotipos anteriores tivessem uma vantagem social nas sociedades agrárias e industriais, o mundo atual do trabalho temporário e da conectividade constante invalidou tais vantagens, mas deixou para trás o estigma social em torno dos cronotipos posteriores.
Em suma, este mito de que os madrugadores são pessoas trabalhadoras e que os que acordam mais tarde são preguiçosos tem suas razões e méritos nas sociedades rurais, mas torna-se questionável em uma sociedade moderna 24/7. A velha moral, no entanto, é tão prevalente que ainda domina nossas crenças, mesmo nos tempos modernos.

Fig. A duração média do sono em horas mostra uma distribuição em forma de sino dentro de uma população, mas há mais dormidores curtos (à esquerda) do que dormidores longos (à direita).

A desconexão entre nosso tempo biológico, interno e social - definido por nossos horários de trabalho e engajamentos sociais - leva ao que Roenneberg chama de jet lag social , uma espécie de exaustão crônica que lembra os sintomas do jet lag e comparável a ter que trabalhar para uma empresa alguns fusos horários a leste de sua casa.
Então, mesmo que o filósofo Daniel Dennett esteja certo de que "nem uma única das células que compõem você sabe quem você é ou se importa", uma única célula sabe quando você deveria estar dormindo e se importa.

Extraído de: The Science of Internal Time, Social Jet Lag, and Why You’re So Tired, por Maria Popova

12 fevereiro, 2020

O mistério do número 6174


Este número parece a princípio não ter nada de especial, mas ele intriga matemáticos e entusiastas da teoria dos números, desde 1949. Por quê?
É conhecido como a Constante Kaprekar, batizada em homenagem àquele que descobriu a misteriosa beleza do número 6174 e a apresentou na Conferência Matemática de Madras em 1949, o matemático Dattatreya Ramchandra Kaprekar (1905-1986), um viciado confesso na teoria dos números.
"Um bêbado quer continuar bebendo vinho para se manter naquele estado agradável. O mesmo vale para mim quando se trata de números", ele costumava dizer.
Kaprekar era um professor de uma pequeno povoado indiano e era frequentemente convidado a falar em outras escolas sobre seus métodos únicos e observações numéricas fascinantes. No entanto, vários matemáticos indianos riam de suas ideias, chamando-as de triviais.
Demonstração
Escolher um número de quatro algarismos em que nenhum esteja repetido. Por exemplo, o número 8523.
A seguir, reordenar os quatro algarismos para se obter o maior e o menor número possíveis.
Subtrair um do outro. No caso: 8532 - 2358 = 6174
Sempre se chega a 6174. Se não for na primeira conta, chega-se em sete vezes no máximo (em três, na média).
Talvez sejam: é fato que, apesar de a Constante de Kaprekar ser surpreendente e nos levar a suspeitar por trás dela esteja um grande teorema, pelo menos até agora nunca revelou nada.
Mas nem tudo tem que ser útil para ser divertido e interessante. Kaprekar se tornou conhecido dentro e fora da Índia, porque muitos outros matemáticos acharam suas ideias intrigantes. E, como ele, continuaram brincando com os números.
Yutaka Nishiyama, da Universidade de Economia de Osaka, no Japão, por exemplo, que usou um computador para ver se havia um número limitado de etapas para alcançar 6174. Ele estabeleceu assim que o número máximo de passos é 7, ou seja, se você não alcançar 6174 após usar a operação sete vezes, você terá cometido um erro nos seus cálculos e deverá tentar novamente.
(https://www.msn.com/pt-br/noticias/curiosidades)
A Constante de Kaprekar e Testando a Constante

O parafuso de Arquimedes

Tem sido usado para elevar a água a níveis mais altos desde os tempos antigos. Arquimedes (287-212 a.C.) é o inventor deste dispositivo, que foi originalmente usado para a irrigação no delta do Nilo e para bombear navios.
Há um parafuso de Arquimedes, do século XIX, que ainda funciona bombeando água em um moinho de vento em Schermerhoorn, na província de North Holland, na Holanda. Eleva a água a uma distância vertical de 1 metro.
Uma análise, usando o levantamento de bolas de gude em vez de água, é usada em quase todos os textos do século XIX. A extremidade inferior do tubo helicoidal mergulha em um prato de bolas de gude e pega uma. A hélice continua a girar, e a bolinha é continuamente elevada a uma curta distância em um plano inclinado. As forças de atrito são pequenas e a bolinha continua rolando por uma sucessão infinita de planos inclinados formados pela hélice em rotação.



O elevador Olds é uma máquina bastante simples sobre a qual ninguém cogitava até recentemente. Foi construído por um homem chamado Olds, a partir de "uma velha ideia maluca": o parafuso de Arquimedes.
Peter Olds possui a patente # US7314131B2, que descreve sua invenção.

11 fevereiro, 2020

Seres de trocas

Nós, homens, somos seres de trocas. Há tempos que nossas companheiras de térrea jornada já descobriram isso.
Trocamos lâmpadas, pneus e botijões de gás.

O cálculo do 42 de Douglas Adams

Usando a Matemática, que em inglês é MATH
M é a décima terceira letra do alfabeto – 13
A é a primeira – 1
T é a vigésima – 20
H é a oitava – 8
∴ 13 + 1 + 20 + 8 = 42

42 no diagrama de Venn

https://blogdopg.blogspot.com/2017/02/a-vida-o-universo-e-tudo.html
https://blogdopg.blogspot.com/2019/02/42-resposta-para-vida-o-universo-e-tudo.html

10 fevereiro, 2020

O mestrado do Mestre

Após concluir o mestrado em Psicologia Clínica, Mestre (Doc) cuidou de revisar os diagnósticos dos transtornos apresentados pelos companheiros:

Feliz (Happy) - - - Eufórico
Zangado (Grumpy) - - - Deprimido
Soneca (Sleepy) - - - Narcoléptico
Atchim (Sneezy) - - Alérgico
Dunga (Dopey) - - - Deficiente Intelectual
Dengoso (Bashful)  - - - Sociofóbico


Por ser o mais experiente, Mestre é o líder dos anões. Sua experiência é vista nos cabelos brancos e nas palavras atrapalhadas quando ele pensa mais rápido do que consegue se expressar.

Slideshow: TRANSTORNOS MENTAIS DE POOH (URSINHO PUFF) E AMIGOS

A confusão dos bugalhos com as bolotas

A confusão não é só dos alhos com os bugalhos, é também destes com as bolotas
Maria João Horta Parreira, da associação Plantar uma Árvore, explica o que são os bugalhos, para que servem e como distingui-los das bolotas.
À primeira vista podem parecer estruturas semelhantes. Mas são coisas bem diferentes. As bolotas são o fruto dos carvalhos, um fruto seco, de uma só semente que permanece em seu interior, e é constituída pela semente e pericarpo (a camada externa do fruto que protege a semente). Já os bugalhos são galhas, isto é, multiplicações celulares que se formam nas plantas como resposta à picada de insectos ou ao ataque de fungos, bactérias ou nemátodos. Assim, os bugalhos não são frutos, mas estruturas que as plantas produzem em resposta a agressões externas.
Os carvalhos são particularmente sensíveis à formação de bugalhos, sendo os mais comuns causados por insectos himenópteros (do grupo das abelhas, vespas e formigas). As interações entre as plantas e os insetos sempre ocorreram de um modo natural e espontâneo, como é no caso dos carvalhos.
Geralmente, os bugalhos funcionam como local para os insetos depositarem os seus ovos em segurança, protegidos de possíveis predadores. Esta é a estratégia adoptada pela vespa das galhas (Cynips tozae), por exemplo. Esta procura locais para depositar os seus ovos, que os possam proteger e ser fonte de alimento durante as metamorfoses, para que o ciclo de vida se possa completar até à fase adulta. Nesta altura, a vespa sairá do bugalho o que pode ser comprovado pelo orifício que deixa no mesmo.
A natureza é fantástica. Quando encontrar um carvalho, pode confirmar se existem bolotas ou bugalhos, dependendo da época do ano, e lembrar a expressão adaptada: "Quem bugalho vê, bolota lhe pode parecer".

Extraído de: Cinco fatos curiosos sobre os bugalhos, Wilder

(*) MJ Horta Parreira é mais um caso de determinismo nominativo.

09 fevereiro, 2020

Finalmente, o quarto macaco!

- não vê
- não ouve
- não fala
- só repassa.

Seu delegado

para Natália de Macedo Gurgel Soares
Pagando o pato
Luiz Vieira
Seu delegado, digo com sinceridade
Eu não sou cabra pra enjeitar parada assim
Só digo isso porque sei que é verdade
Não mato cobra pra dizer que é mucuim.
http://www.letras.mus.br/luis-vieira/pagando-o-pato/
(em ritmo de cha-cha-chá pelo autor)

Juca
Chico Buarque
Em legítima defesa / batucou assim na mesa / o delegado é bamba / na delegacia / mas nunca fez samba/ nunca viu Maria.
http://youtu.be/uDPSye3--1Q
Chico na Itália (1969)
Per legittima difesa / fece questa melodia / il commissario è l'asso / della polizia / ma non sa cantar / non sa chi è Maria.
http://youtu.be/qmjTrapHn38

Senhor delegado
Ernani Silva (Jaú) - Antoninho Lopes
Senhor delegado,
Seu auxiliar está equivocado comigo
Eu não sou malandro, doutor
Hoje estou regenerado.
http://youtu.be/TXNqIUNqY10 (Germano Mathias)
http://youtu.be/gfp4zDiCL48 (Gilberto Gil)

Estatutos da gafieira
Billy Blanco
Será distintamente censurado
Se balançar o corpo
Vai pra mão do delegado.
Tá bem, moço?
http://youtu.be/vUEVInN77Fk (Billy)
Outros intérpretes: Jorge Veiga e Elza Soares

Falsa patroa
Geraldo Jacques - Isaías de Freitas
Doutor delegado, eu não tive culpa
Foi a sua criada que me convidou
Dizendo que o apartamento era dela
Me pegou pelo braço para jantar com ela.
http://youtu.be/WtKWAbz05Wk (Jackson do Pandeiro)

Forró de Mané Vito
Luiz Gonzaga - Zé Dantas
Seu delegado, digo a vossa senhoria
Eu sou fio de uma famia
Que não gosta de fuá
Mas tresantontem no forró de Mané Vito
Tive que fazer bonito
A razão vou lhe explicar.
http://youtu.be/86PjROpzAQM (Eliana Pittman e Luiz Gonzaga)


08 fevereiro, 2020

A batalha das caretas

Um detalhe peculiar da Batalha de Waterloo:
À medida que o dia passava, a cavalaria francesa se tornou mais e mais desesperada, demonstrando isso com gestos ferozes e progressivamente mais acentuados a cada vez que era repelida. Os esgares e gestos dos soldados franceses tornaram-se tão marcantes que, quando o coronel, Fielding Browne dava a ordem de "preparem-se para cavalaria", os oficiais retransmitiam-na para as tropas inglesas, acrescentando: "Agora, homens, façam caretas!"
("The Prince of Wales’s Volunteers" Navy and Army Illustrated, 1899)

Poderá também gostar de ler:
Casacos vermelhos

IMAGINE

A versão para cães da música de John Lennon.

Legendas em português: PGCS

07 fevereiro, 2020

Falso engarramento

OBJETIVO
Hackear o Google Maps.
MATERIAL E MÉTODOS
Puxar um carrinho de mão com 99 smartphones por uma rua de Berlim.
RESULTADOS
A experiência transformou a rua "verde" em "vermelha", fazendo com que milhares de berlinenses tivessem de mudar suas rotas na cidade. Este impacto no mundo físico foi possível porque o aplicativo interpreta uma alta concentração de telefones móveis como um congestionamento de veículos no mesmo local.

DISCUSSÃO
O experimento de Simon Weckert é uma forma de ataque Sybil, um problema já conhecido na ciência da computação, no qual um invasor cria um grande número de identidades falsas para influenciar um serviço de rede. Além disso, dois pontos do experimento são particularmente preocupantes: primeiro, o ataque é extremamente simples de executar e, segundo, ele pode potencialmente afetar a infraestrutura do mundo real, como o trânsito em vias públicas.
WEBGRAFIA
http://twitter.com/simon_deliver/status/1223569659645112320
http://canaltech.com.br/apps/google-maps-hackeado-homem-trava-rua-com-a-ajuda-de-99-celulares-159860/
Hacks do Google Maps

A maior explosão da era pré-atômica

Aconteceu em Halifax, Nova Escócia, Canadá, quando um navio de munição explodiu devastando a cidade e ceifando as vidas de muitos de seus cidadãos.
Em 7 de fevereiro de 1917, dois navios colidiram no estreito de Halifax, um estreito que liga uma ampla bacia com o porto propriamente dito, o qual se abre para o Atlântico. Um navio de socorro belga de saída, o Imo, havia se desviado do curso. E um cargueiro francês de entrada, o Mont-Blanc , não conseguiu sair do caminho. O Imo atingiu o Mont Blanc próximo da proa.
O cargueiro transportava 2.925 toneladas de explosivos, incluindo 246 toneladas de benzol, um combustível altamente inflamável, em tambores amarrados ao convés. Alguns dos tambores tombaram e romperam. O benzol derramado pegou fogo. A tripulação do Mont-Blanc, incapaz de conter as chamas, abandonou o navio.
O navio fantasma queimou e flutuou por cerca de 15 minutos, vindo a deter-se em um píer na costa de Halifax. Milhares de pessoas a caminho do trabalho ou já trabalhando em empregos na zona portuária, ou em suas casas em Halifax e Dartmouth pararam para assistir.
Então, o Mont-Blanc explodiu.
Praticamente nenhuma família foi poupada. A maioria das quase 2.000 mortes conhecidas da explosão ocorreram de imediato - embora muitos corpos não fossem identificáveis. Cerca de 9.000 ficaram feridos, muitos deles crianças - feridos no rosto e nos olhos enquanto olhavam pelas janelas para o  Mont Blanc. Cerca de 6.000 pessoas ficaram desabrigadas, e muitos milhares tiveram suas casas muito danificadas.
Foi a maior explosão provocada pelo homem antes de Hiroshima.


Halifax, após a explosão

06 fevereiro, 2020

Você se sente dominado?

(http://bitsandpieces.us/2019/04/do-you-feel-dominated/)

A divisão por zero [na teoria e na realidade]

O comediante Steven Wright - e eu acho que podemos creditá-lo um pouco como filósofo - uma vez comentou que "buracos negros são onde Deus divide por zero".
Não vou pôr a física nisso, e obviamente a metáfora se quebra de certas formas.
Mas, estranhamente, a metáfora é apropriada porque os buracos negros são onde a atual compreensão da física parece se quebrar, e dividir por zero, apesar de parecer uma ideia simples, é onde a nossa matemática também se quebra.
Isto é "indefinido".
Vídeo 1, da Khan Academy: Por que dividir por zero é indefinido.
Conjetura
= 42, o significado da vida, do universo e tudo mais.

Pessoal, não há necessidade de discutir teorias matemáticas alternativas coloridas - o espinhoso problema da divisão por zero foi resolvido há mais de 100 anos pelo rigoroso desenvolvimento do cálculo infinitesimal. Que diz: a divisão de uma constante não-zero positiva por algo que tende a zero, tende a infinito [nota acrescentada: dividindo “zero por zero”, ou mais exatamente, duas coisas que tendem a zero, é mais complicado: pode dar zero, infinito, ou qualquer coisa no meio, mas isso é para outra hora ...]. Assim, a calculadora dá a resposta certa, usando quase o método correto: tentando encaixar um número infinitesimalmente pequeno em um grande, e achar que ele se encaixa tantas vezes que vai ao infinito. Eu colocaria na categoria de acidentes mecânicos felizes.
Vídeo 2, de CuriousMarc: A tentativa de dividir por zero em uma grande calculadora mecânica antiga.
Conjetura
A máquina tem um botão especial para uso do idiota extra grande.

http://en.m.wikipedia.org/wiki/Division_by_zero

05 fevereiro, 2020

Ufa!

O asteroide 2011 AG5 apresenta atualmente uma probabilidade de impacto com a Terra de 1 em 625 para 5 de fevereiro de 2040, de acordo com Donald Yeomans, chefe do Programa de Observação de Objetos Próximo à Terra, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, Califórnia.
O diâmetro deste asteroide é de cerca de 140 metros.
Em 2012, ele foi retirado da Tabela de Risco Sentinela (Sentry) e, como tal, está agora classificado em 0, na Escala de Turim. onde:
0 - A probabilidade de colisão é muito baixa, Nível também aplicável em objetos tão pequenos que se desintegram ao passar pela atmosfera. 10 - A colisão é certa, capaz de causar uma catástrofe global que poderá por em risco o futuro da civilização tal como a conhecemos, quer a colisão se dê em terra ou no mar. Um evento desta magnitude ocorre uma vez em 100 000 anos.
É uma boa notícia para os dinossauros.

O corretor ortográfico nos celulares


— O que queremos?
— O fim do corretor ortográfico nos celulares.
— Quando queremos?
— Adora, amora, aflora, aurora, VTNC.

N. do T.
VTNC: Vem Tomar Nescau Comigo

Ler também: O corretor automático de texto

04 fevereiro, 2020

Lacônicas - 4

A entrevista mais breve que já realizei foi com Renato Dulbecco, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1975, por seu trabalho sobre oncovírus, que são vírus que podem causar câncer quando infectam células animais. Através de sua secretária, marcamos uma consulta. Quando cheguei a seu escritório, ele me conduziu para dentro, fechou a porta, sentou-se à sua mesa — e disse que não ia falar comigo. Assustado, mas respeitando-o, pelo menos por não ter imposto à sua secretária a tarefa da rejeição, eu disse algo sobre a importância de levar o trabalho científico para o público em geral. Dulbecco respondeu:
"Não fazemos ciência para o público em geral. Nós fazemos isso um para o outro. Bom dia".
(Agradeci a ele pela entrevista e saí, prometendo-me usá-la algum dia. Ele estava correto, é claro, embora incomumente sincero.)

— Horace Freeland Judson, The Sciences, novembro/dezembro de 1983. [Via FC]
"Eu não falo pouco. São os outros que falam muito."
— Luís Fernando Veríssimo, em entrevista a Drauzio Varella.

Da série "Lacônicas": 1, 2 e 3

A superfície solar

A imagem que você vê abaixo é a mais detalhada que a Ciência já registrou da superfície solar, graças ao Telescópio Solar Daniel K. Inouye (DKIST), que fica na cidade de Maui, no Havaí.

Data da observação: 10/12/2019

A imagem mostra a superfície solar de uma forma inédita. Como sendo formada por "células" (plasma incandescente), com tamanho um pouco maior do que o Estado de Minas Gerais (para termos uma referência familiar a nós do Brasil). Também é possível ver como a superfície é "viva" e sempre em movimento.
O objetivo do telescópio, no entanto, não é apenas gerar imagens interessantes para o público. A observação do Sol permite entender mais profundamente as tempestades solares que disparam partículas energizadas, inclusive em direção à Terra, um comportamento que pode afetar equipamentos como satélites de GPS e a rede elétrica.


Comentário
— O Sol parece pipoca caramelizada.

03 fevereiro, 2020

Como ficar semifluente em inglês

Rolfe Neill, editor aposentado do Charlotte Observer, observou que, das mais de 600.000 palavras na língua inglesa, apenas 43 palavras constituem 50% de tudo o que dizemos ou escrevemos!
Isso não se limita aos sulistas, mas se aplica ao resto dos americanos também.
De fato, apenas 9 palavras compõem 25 por cento de tudo o que comunicamos. Estas palavras são: and, be, have, it, of, the, to, will e you. Neste mundo egocêntrico, é surpreendente que I não esteja em algum lugar.
Confira a frequência com que estas 9 palavras se apresentam nos seguintes documentos:
O juramento do escoteiro, 25%; o hino dos fuzileiros navais, 35,4%; Os direitos Miranda, 32,1%; os cinco primeiros versos da carta de São Paulo aos Gálatas, 23,2%.
Você entendeu a ideia.

Fonte: Pat'sBlog (exceto o título chamativo).

Unabomber

Theodore Kaczynski (nascido em 22 de maio de 1942), também conhecido como Unabomber, é um terrorista doméstico americano, ex-professor de matemática e autor anarquista. Um prodígio da matemática, ele abandonou uma carreira acadêmica em 1969 para buscar um estilo de vida primitivo. Entre 1978 e 1995, ele matou três pessoas e feriu outras 23 em uma tentativa de iniciar uma revolução conduzindo uma campanha nacional de bombardeio direcionada a pessoas envolvidas com tecnologias modernas.
Em 1971, Kaczynski mudou-se para uma cabana remota sem eletricidade ou água corrente, perto de Lincoln, Montana, onde ele viveu como um recluso enquanto aprendia habilidades de sobrevivência em uma tentativa de se tornar autossuficiente. Depois de testemunhar a destruição da natureza em torno de sua cabana, ele concluiu que viver na natureza era insustentável e iniciou sua campanha de bombardeio em 1978.
Em 1995, ele enviou uma carta ao The New York Times em que prometia "desistir do terrorismo" se o Times ou o Washington Post publicassem seu ensaio, "Sociedade Industrial e seu Futuro", no qual argumentou que seus bombardeios eram extremos, mas necessários para atrair a atenção para a erosão da liberdade e da dignidade humanas por tecnologias modernas que exigem uma organização em grande escala.
Kaczynski foi o alvo da investigação mais longa e mais cara da história do Federal Bureau of Investigation (FBI). Antes que sua identidade fosse conhecida, o FBI usou a sigla UNABOM (University and Airline Bomber - bombardeio de universidades e linhas aéreas) para se referir a seu caso, o que resultou em ser nomeado na mídia como "Unabomber". O FBI e a Procuradoria Geral pressionaram pela publicação da "Sociedade Industrial e seu Futuro", o que levou a uma denúncia do irmão de Kaczynski, David Kaczynski, que reconheceu o estilo da escrita.
Após sua prisão em 1996, Kaczynski tentou sem sucesso demitir seus advogados nomeados pelo tribunal porque eles queriam que ele alegasse insanidade para evitar a pena de morte, e ele, por sua vez, não acreditava que fosse insano. Em 1998, uma barganha foi alcançada, sob a qual ele se declarou culpado de todas as acusações e foi condenado à prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional.
Atualmente, Kaczynski cumpre a pena de oito sentenças de prisão perpétuas e sem a possibilidade de liberdade condicional, em ADX Florence, uma prisão de segurança "supermáxima" no Colorado.

Fonte: WIKI, com alterações de forma.