31 outubro, 2017

Não confunda (2)

Tratado de Tordesilhas com... tarado atrás das ilhas.
Papelada em cima da mesa com... pai pelado em cima da Teresa.
Centavos novos com... sentar nos ovos.
Alça da barra funda com... calça rasgada na bunda.
Bife à milanesa com... bife ali na mesa.
Idiossincrasia com... índio sem casinha. (achei que era sem calcinha, mas tudo bem).
Rifle de caçar rolinha com... bife de caçarolinha.
Abóboda celeste com... a boba da Celeste.
A banda dos fuzileiros com... a bunda do funileiro.
Melancolia profunda com... melancia na bunda.
Cocô de grilo com... crocodilo.
Comando da madrugada com... comendo a mãe do guarda.
Gentileza com... gente lesa.
Colinas de Golan com... gorilas de colante..
A moribunda na cama com... amor e bunda na cama.
Paulo Gurgel com... Paulo Coelho.

http://blogdopg.blogspot.com.br/2014/05/nao-confunda.html

O homem que sumiu com a taça



Vamos aos bastidores do espetáculo: ilusões anamórficas.

30 outubro, 2017

Um olhar sobre a comida


Pobre e ingênua víscera! Nem sabe que existe o tal estômago da sobremesa.

As Ilhas do Lixo no Pacífico

Em um exercício de conscientização sobre o problema das Ilhas do Lixo no Oceano Pacífico, a Plastic Oceans Foundation lançou uma campanha para solicitar que todo esse lixo seja oficialmente reconhecido como um país, The Trash Isles.
A campanha afirma que, de acordo com o artigo 1 da Convenção de Montevidéu de 1993 sobre os Direitos e Deveres dos Estados, um país deve ser capaz de:
  • ter um território definido,
  • formar um governo,
  • interagir com outros estados,
  • ter uma população permanente.
As Ilhas do Lixo têm fronteiras (mais ou menos), condições para criar um governo e instituições que sejam capazes de interagir com outros estados. Agora, com o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, inscrevendo-se como o primeiro cidadão da nação e com mais de 100 mil pessoas assinando a petição para obter a cidadania, a campanha pôde apresentar a candidatura das Ilhas, às Nações Unidas, para obter seu reconhecimento como o 196º país do mundo.
Como a LadBible diz: "Se você acha que isso é ridículo, considere a ideia de que existe uma área do tamanho da França inteiramente composta por resíduos de plástico no mar"".
Com cerca de 700.000 km², The Trash Isles serão o 40º país do mundo em tamanho.

Could a pile of trash become an official nation, QUARTZ






"É desagradável e triste": a imagem de um cavalo-marinho agarrado a um cotonete.
Com esta foto, Justin Hofman é finalista no concurso de melhor fotógrafo da vida selvagem, organizado pelo Museu de História Natural, de Londres.

BBC World

29 outubro, 2017

Oração da Serenidade

Em versão Web
Concedei-nos Senhor:
Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar (408 REQUEST TIMEOUT), coragem para modificar aquelas que podemos (403 ACCESS FORBIDDEN) e sabedoria para distinguirmos umas das outras (404 PAGE NOT FOUND).
(Dave Pacheco)

Códigos explicados
A classe 4xx de códigos de status HTTP é destinado para os casos em que o cliente parece ter cometido um erro.
408 Tempo Esgotado de Solicitação
403 Acesso Proibido
404 Página Não Encontrada
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_c%C3%B3digos_de_estado_HTTP)

Pompa e Circunstância

Uma das cinco marchas militares de Sir Edward William Elgar, "Pompa e Circunstância" foi composta no período da Guerra dos Bôeres, um conflito que colocou em campos opostos o Império Britânico e os colonos holandeses na África do Sul.
Para ser executada na coroação de Eduardo VII, a música precisou receber uma letra em que exalta o Império Britânico.  Nesta versão (com letra), é conhecida como "Land of Hope and Glory" (Terra de Esperança e Glória).
Em 1905, Elgar foi receber um diploma honorário na Universidade de Yale, e sua música foi tocada na ocasião. As pessoas simplesmente se apaixonaram por ela. Daí em diante, "Pompa e Circunstância" rapidamente se espalhou e se tornou a "trilha sonora da graduação nos Estados Unidos". Além de continuar sendo (não oficialmente) o hino nacional do Reino Unido.


28 outubro, 2017

Cavalgando – e também enquadrando


- Avante! A passo de jacaré!
- Mas eu sou um crocodilo.
- Silêncio, cavalo-marinho!

As diferenças entre jacaré e crocodilo
Para começar, eles pertencem a famílias diferentes. Os crocodilos são da família Crocodilidae e os jacarés, da Alligatoridae. Enquanto a primeira possui 14 espécies diferentes, a segunda se divide em oito espécies - entre elas, estão as dos gêneros Caiman e Paleosuchus, aos quais pertencem os jacarés brasileiros (não há crocodilos em nosso país!). Essas classificações, porém, são rótulos científicos que pouco dizem para nós, leigos. Na prática, é mais importante perceber como essas diferenças biológicas se manifestam na anatomia do animal. Os jacarés têm focinho largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada. Além disso, os crocodilos possuem, nas escamas do ventre, os chamados poros glandulares - característica ausente nos primos jacarés. A diferença mais visível, porém, está nos dentes. "Todos os crocodilos apresentam o quarto dente do maxilar inferior hipertrofiado e encaixado numa cavidade lateral na parte externa da boca. Esse dente fica exposto mesmo com a boca fechada, ao passo que, nos jacarés, ele fica escondido dentro da boca", diz o biólogo Hussam Zaher, da USP. Tem mais: os dentes superiores dos crocodilos são alinhados com os inferiores - os dos jacarés, não.

Bônus
Como é um jacaré bonito?

O desafio propriamente dito

"Portanto, nenhuma força, por maior que seja,
poderá esticar um fio, por mais fino que seja,
em uma linha horizontal que seja exatamente reta:
sempre haverá uma flexão para baixo."
~ William Whewell (1794 - 1866), padre anglicano e polímata

William é conhecido por ter criado o termo "cientista", um neologismo para se referir aos que antes eram chamados de "filósofos naturais".
Ainda hoje se utiliza o termo inglês Ph.D. Doctor of Philosophy. (que o vulgo traduz como: "passa as horas dormindo"), rsrsrs.

27 outubro, 2017

Direitos sobre a obra de Monteiro Lobato

"Um País se faz de homens e livros." – ML (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948)

Em 2007, por meio de acordo com os herdeiros, o STJ concedeu à Editora Globo os direitos exclusivos sobre a obra de Monteiro Lobato, até 2018, ano em que o legado do autor deverá entrar em domínio público, pois terão se passado 70 anos de sua morte.

A propósito
"O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não pode lê-los." – Mark Twain

O anúncio

Certa vez, um amigo de Olavo Bilac queria vender uma propriedade e pediu para o poeta redigir um anúncio para o jornal. Olavo Bilac pegou um lápis e um pedaço de papel, e escreveu:
"Vende-se propriedade encantadora, onde os pássaros cantam ao amanhecer, nos extensos arvoredos, rodeada pelas águas cristalinas. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda. O anoitecer nos traz o encantamento da lua prateada e das estrelas cadentes cintilantes."
Alguns meses depois, Olavo Bilac se encontrou com o amigo e perguntou se já tinha conseguido vender a propriedade. O homem respondeu:
"Desisti de fazer o negócio, depois que li o seu anúncio e reparei a maravilha do que eu tinha."

Bon Mot
Algumas vezes, só conseguimos ver bem o que possuímos quando pegamos emprestados os olhos alheios.

Ler também: Um cego em Paris

26 outubro, 2017

O homem dos flocos de neve

A primeira foto de um floco de neve foi tomada em 1885 por Wilson Alwyn Bentley, um agricultor de 20 anos. Bentley, que viveria toda a sua vida na pequena cidade de Jericho (Jericó), em Vermont, deu ao mundo a primeira fotografia de um floco de neve.
Ao longo dos seguintes invernos, até sua morte em 1931, Bentley passaria a capturar as imagens de mais de cinco mil flocos de neve, ou mais corretamente, cristais de neve, em suas fotografias. Apesar do fato de que ele raramente saía de Jericho, milhares de americanos o conheciam como o homem dos flocos de neve.
Nossa crença de que "dois flocos de neve não são iguais" decorre de uma linha de seu relatório de 1925, no qual ele observou: "Cada cristal é uma obra-prima de design e nenhum desenho jamais foi repetido. Quando um floco de neve se derreteu, esse projeto foi perdido para sempre."

The Public Domain Review (citado por Pat Ballew, in Pat's Blog, acessado em 15/01/2017)

Bônus
A Valsa dos Flocos de Neve, de Tchaikovsy

Com os dentes da vítima

O caçador Francis Wharton, residente na Colúmbia Britânica, estava longe da civilização quando se viu precisando de uma prótese dentária.
No final dos anos 60, Wharton matou um veado mas não tinha dentes úteis para comê-lo. Então, extraiu os dentes do veado e afixou-os com cimento doméstico em uma base de plástico que ele fez para a sua gengiva.
E sentou-se para uma refeição em que foram usados os dentes da própria vítima.


 "Ele fez uma dentadura superior completa", disse Kathy Karkut, gerente de coleções do Museu de Saúde de Kingston, que agora tem os dentes de Wharton em exposição."Eu acho que ele era apenas um homem incomum, que estava muito orgulhoso de sua engenhosidade, e que não queria pagar por uma prótese como todo mundo."
Um artigo numa revista contemporânea sobre ele relatou que ele usou aqueles dentes, por pelo menos três anos, apesar de Karkut descrevê-los como "escuros e sujos". "Ele deve ter usado um monte de Polident", disse ela.
De acordo com número de 1960 da revista "Guns", Wharton sobreviveu a um ataque de urso assustando o animal com um tiro de seu rifle calibre 22. O urso ainda conseguiu golpeá-lo com suas garras. A experiência o inspirou a projetar suas próprias armas e balas, que eram enormes, verdadeiros canhões de mão para combater com raiva todos os animais que ele encontrasse.
E lutar contra eles, ele sabia. "Guns" relatou que Wharton, em um caso, matou oito ursos como "vingança", depois que um matou seu carneiro de estimação. Em uma bizarra inversão de papel, ele comeu a carne do urso com seus dentes de veado.
Não recomendado
Mas, no caso de você ser forte, o conselho de profissionais não é tentar isso em casa.
O porta-voz da BC Dental Association, Dr. Bruce Ward, diz que ele não pode sequer contar o número de coisas erradas com a história de Francis Wharton, mas diz que mesmo assim há algo impressionante sobre ele.
"Para se obter uma prótese que se ajuste à boca é difícil, em primeiro lugar, Eu não posso sequer imaginar uma... com dentes de veado. Este cara deve ter sido brilhante", disse ele.
Ele disse que alguém fazendo sua própria prótese precisaria certificar-se de que ela se encaixa bem, para evitar úlceras e feridas dolorosas, e também teria que se preocupar se os seus materiais são de fato estéreis.
Dr. Ward disse ainda que se você ou alguém que você conhece necessita de dentaduras e está tendo problemas para adquiri-las, deve procurar uma faculdade de odontologia, ou um dentista que ofereça planos módicos de pagamento.
"Eu não acho que sair para matar um cervo e fazer sua própria prótese seja uma opção realmente viável nestes dias", disse ele. "Eu não recomendaria."

http://www.cbc.ca/news/canada/british-columbia/francis-wharton-killed-deer-dentures-teeth-1.3211739

25 outubro, 2017

Cão policial - 2


Cão policial - 1

Quatro Antonios

Um bate-papo entre 4 Antonios: Jobim, Houaiss, Callado e Candido.



Candido, o que ainda estava entre nós, foi ao encontro dos outros.
Estamos ficando sem reposição

Foi pinçado...
- Você gosta de mulher?
- Gosto, gosto muito.
- E de farinha?
- Vixe!

24 outubro, 2017

Sandálias de cacto

Tudo muito natural.


Mas não são recomendáveis a quem é portador de esporão do calcanhar.

Ver também: As sandálias do pescador

Mapas da gravidade



A força que nos prende à Terra não é igual em todos os pontos do planeta.
O mapa abaixo mostra a força da gravidade na América do Sul, se a pudéssemos ver. As regiões azuis têm menor gravidade, enquanto as regiões vermelhas têm maior gravidade.


Para ver os mapas dos outros continentes clique no link abaixo.

These colorful maps reveal how Earth would look if you could see gravity, Business Insider

23 outubro, 2017

Competição no clube campestre

Nado sincronizado
-----Disputa por equipe
----------Etapa preliminar
---------------Movimento de borda:

(http://bitsandpieces.us/2017/04/9-out-of-10-isnt-bad/)

Índice de acertos: 7 em 8

O soro da verdade digital

Na verdade, passei os últimos cinco anos olhando as entranhas das pessoas. É que estive estudando os dados agregados de pesquisas no Google. As pessoas costumam dizer coisas ao Google que não revelam às mídias sociais. Eles até dizem ao "gigante das buscas" aquelas coisas que não contam a ninguém. O Google oferece o soro da verdade digital. As palavras que escrevemos no Google são mais honestas do que as fotos que publicamos no Facebook ou Instagram.
Às vezes, os contrastes entre as diferentes fontes de dados são divertidos. Considere como as esposas falam sobre seus maridos.
Nas redes sociais, os principais descritores para completar a frase "Meu marido é ..." são: "o melhor", "meu melhor amigo", "incrível", "o maior" e "tão fofo". No Google, uma das cinco maneiras de completar esta frase também é "incrível". Mas as outros quatro são: "um idiota", "irritante", "gay" e "pão-duro".
Com o que aprendi com os pensamentos mais estranhos e sombrios dos seres humanos, fiquei por um bom tempo arredio à maioria das pessoas. Mas encontrei também dados honestos, surpreendentemente reconfortantes. Que hoje me deixam menos sozinho em minhas inseguranças, ansiedades, lutas e desejos.
Uma vez que você tenha analisado suficientes dados agregados de pesquisa, torna-se difícil compreender seriamente os seres que vemos nas mídias sociais. Ou, como eu gostaria de resumir o que os dados do Google me ensinaram: estamos todos uma bagunça.
Bem, você pode não ser um cientista de dados. Você pode não saber como codificar em R ou calcular um intervalo de confiança. Mas você ainda pode aproveitar os grandes dados e o soro da verdade digital para pôr fim à inveja - ou, pelo menos, aliviar um pouco da mordida.
Toda vez que você está se sentindo um lixo depois de espiar o Facebook, vá para o Google e comece a digitar coisas na caixa de pesquisa. O autocompletamento do Google irá dizer-lhe as pesquisas que as outras pessoas estão fazendo. Digite "Eu sempre ..." e você pode ver as sugestões, com base nas pesquisas de outras pessoas, "Eu sempre me sinto cansado" ou "Eu sempre tenho diarreia". Isso pode oferecer um forte contraste com as mídias sociais, onde todos "sempre" parecem estar em férias no Caribe.
À medida que nossas vidas se tornam cada vez mais online, proponho um novo mantra de auto-ajuda para o século XXI, uma cortesia dos grandes dados: Não compare suas buscas do Google com as postagens do Facebook de outras pessoas.

Extraído de: Don’t Let Facebook Make You Miserable, NYtimes

22 outubro, 2017

Diálogos imbecis

À la Seu Lunga
Pergunta idiota, tolerância zero


No restaurante
- Vou querer paçoca.
- É pra comer?
- Não, é "paçocar" na tua cara.

No supermercado
- Vai querer sacola?
- Não, obrigado. Vou jogar as compras no chão e sair chutando todas elas até minha casa.

Na loja
- Vai comprar isso tudo?
- Não, vou roubar. Eu só queria lhe mostrar antes...

Em casa
- Vai sair com este sol?
- Não. Vou esperar o segundo sol chegar para realinhar as órbitas dos planetas.

Em qualquer lugar
- Que filme vai ver?
- Tubarão.
- É sobre o quê?

Blog EM: [0] dias sem sarcasmo

O poder dos beijos

Surpreenda sua parceira com um longo, intenso e apaixonado beijo francês.



Por movimentar 29 músculos do rosto (e, eventualmente, uma tromba), o beijo em questão tem o poder de queimar até 12 calorias em 10 segundos.

21 outubro, 2017

Vida de florista

Porque as flores murcham e morrem, os floristas estão sempre em uma corrida perpétua contra o relógio. Eles devem avaliar devidamente o tempo entre as compras e as entregas, calculando que os botões floresçam no momento em que elas chegam à porta de um cliente.
Para acelerar ou retardar o processo de floração, os floristas usam uma variedade de truques. Eles podem condicionar as flores (prepará-las para exibição), cortando ou dividindo as hastes (aparando-as em um ângulo de 45 graus, que aumenta a área de superfície para a absorção de água), ou mergulhando as flores em água fria.
Armazenar as flores onde não há luz solar direta também é importante.
Para garantir que as flores para casamentos estejam frescas e abertas, deixá-las em um ambiente refrigerado e fazer as peças centrais um dia antes do evento são outras normas preconizadas.

Florilégio
Começo e fim, Pra não dizer que não falei de flores, Caetano x Cartola, Flores, flores, flores e Sobre funerais

Quantas constelações existem?

E com bilhões de estrelas no céu, você já se perguntou quantas constelações existem?
Bem, de acordo com a International Astronomical Union, existem 88.
Os gregos antigos foram os primeiros a descrever a metade destas constelações. Quarenta e oito das constelações que hoje conhecemos foram registradas no sétimo e oitavo livros do Almagesto de Claudius Ptolomeu, embora a origem exata destas constelações ainda permaneça incerta. As descrições de Ptolomeu são provavelmente influenciadas pelo trabalho de Eudoxo de Knidos que viveu em torno de 350 a.C.
Fragmento do globo celestial
de Mercator (1551),
mostrando Coma Berenices
Entre os séculos XVI e XVII, os astrônomos e cartógrafos celestes acrescentaram novas constelações às 48 anteriormente descritas por Ptolomeu. Estas novas constelações foram principalmente "novas descobertas" feitas pelos europeus que primeiro exploraram o hemisfério sul.
Atualmente, 14 homens e mulheres, 9 aves, dois insetos, 19 animais terrestres, 10 criaturas da água, dois centauros, uma serpente, um dragão, um cavalo voador, um rio, 29 objetos inanimados e o cabelo de Berenice (Coma Berenices) estão representados no céu noturno (o total resulta um número acima de 88 porque algumas constelações incluem mais de uma criatura).
Ser oficialmente designada uma constelação pela UAI, isso não significa que as estrelas dessa constelação estejam necessariamente agrupadas no espaço. Às vezes, as estrelas estão fisicamente próximas umas das outras, como as Plêiades, mas as constelações geralmente não passam de uma questão de perspectiva. São simplesmente a nossa interpretação baseada na Terra de padrões bidimensionais de estrelas no céu composto de estrelas de muitos diferentes brilhos e distâncias da Terra.

As constelações não existem |  A reforma das constelações

20 outubro, 2017

Preparação Z

Em vez de estimular o seu cabelo a crescer, o que é um negócio complicado, a Preparação Z age de um modo completamente diferente.
O produto encolhe a cabeça. De maneira que o pouco cabelo que você tem é suficiente para cobrir o menor tamanho da cabeça.
É a cura definitiva da calvície masculina.
E os efeitos do xampu já são observados após o uso do primeiro saché do produto.

Preparation Z (YouTube)

Os que mudam

Há aqueles que querem mudar o mundo; são os bons;
Há aqueles que querem mudar seu país; são os muitos bons;
Há aqueles que querem mudar sua cidade; são melhores ainda;
Porém, há aqueles que querem mudar a si mesmos: são os imprescindíveis.
(paródia de "Os que lutam", de Bertold Brecht)

Era um servidor público padrão e exemplar.
Muito eficiente, e sua inteligência acima da média de um barnabé permitira-lhe descobrir em pouco tempo que as embalagens não abrem onde está escrito "abra aqui", que a frase "vou estar passando para fulano" - principalmente quando ditas por telefonistas - queria dizer apenas "esquece" e que o chefe era o ser supremo em seu universo.
Como todo ser que se considera superior, tinha absoluta certeza dos desígnios emanados dos patrões e tinha fé inquebrantável nas hostes celestes. Somente uma coisa abalava seus conceitos sobre os céus, a terra e o universo: não saber, desde que nascera no interior, porque as cabras, cabritos, cabritas e assemelhados cagavam em bolinhas.
Isto não o impedia, por exemplo, de ficar entre chateado e alegre quando era preterido em alguma promoção.
Alegre pelo respeito que o chefe lhe tinha de comunicar pesaroso, mais uma vez nos últimos 30 anos: "Queria que você, pessoa de minha confiança, tivesse um pouco de compreensão, mas o cargo que reservei para você foi preenchido pelo Diretor de Pesquisas em Qualidade dos Parentes – Di-PQP".
Triste pela espera. "E o cargo abaixo, que está vago? Pode ser aquele mesmo", ainda tentava argumentar. E o "chefinho", com cara desolada, coitado, respondia: "Está reservado para uma estagiária que termina o curso no fim do ano. Não posso nem tocar nesse assunto na diretoria! Mas você merece coisa melhor!"
Como não há mal que sempre dure - e não volte – e bem que nunca acabe – e nunca mais volte -, ele um dia leu uma história cretina na rede sobre uns macacos africanos que eram capturados porque os nativos colocavam bananas dentro de uma cumbuca de boca pequena e, quando um macaco metia a mão e pegava uma banana, era capturado, morto e assado. Isto porque, com a banana na mão, não podia largar o cesto e fugir. E nunca aconteceu de algum largar a banana. E morriam.
O barnabé, único animal que aprende com o erro dos outros – nunca com os dele mesmo -, viu que estava na mesma situação do macaco. Resolveu fazer uma mudança radical em sua vida. Largou a banana que segurava há anos, procurou outra mais apetitosa, segurou-a com firmeza... E morreu.

i-Moral da história: enquanto houver banana...

Fernando Gurgel Filho

19 outubro, 2017

O peixinho de direita


O teste de Marsh

Arsênico é talvez o veneno mais prolífico da história, e por várias razões: tem sido historicamente fácil de obter, é inodoro e insípido, pode ser introduzido calmamente, ao longo do tempo, em pequenas doses despretensiosas e, no final, os sintomas do envenenamento por ele imitam aqueles de algumas doenças comuns. Durante a maior parte da história, não havia maneira confiável de detectá-lo, e assim o arsênico era uma ameaça à espreita, com mortes comuns e sub-relatadas.
Sabia-se, a partir de processos químicos documentados do século XVIII, que o ácido arsênico reagia com o zinco para produzir o gás arsino e, em 1836, descobriu-se que o gás, quando aquecido a uma determinada faixa de temperatura, deixava uma película estável de arsênico metálico em um pedaço vidro ou porcelana - um indicador que veio a ser chamado de "espelho de arsênico". Era este o princípio do teste de James Marsh (1794 - 1846), que podia detectar com precisão pequenas quantidades de veneno no corpo humano e, para deleite dos promotores, era aplicável em cadáveres antigos.
Além disso, o "espelho revelador" fazia uma apresentação convenientemente clara e dramática na sala do tribunal.
Talvez o uso mais famoso do teste de Marsh tenha sido no julgamento de Marie Lafarge, em 1840, no qual esta foi acusada de envenenar seu marido. A jovem Marie tinha entrado em um casamento arranjado com Charles Lafarge acreditando que ele era um rico e culto empresário, mas, quando ela descobriu que ele, na verdade, era um "lascado", com hábitos sexuais ásperos e dívida substancial, passou a colocar arsênico na comida dele.
Os amigos mencionaram que a ouviram perguntar, casualmente, sobre as obrigações com o luto (Quanto tempo você teve que se vestir de preto?). Daí, quando Charles percebeu que a devoção de sua esposa para cozinhar em casa não era um gesto de amor, já ser tarde demais.
A análise preliminar do estômago de Charles, com o procedimento de Marsh, não encontrou qualquer sinal de arsênico, mas agora era a vez da promotoria chamar Mateu Orfila, reitor da Faculdade de Medicina de Paris e principal toxicólogo da época, para seu lado. Citando uma pesquisa do cientista que afirmava que o estômago podia ser capaz de expelir o veneno, eles disseram que os testes teriam de ser feitos em outros órgãos e tecidos de Lafarge para se obter um resultado verdadeiramente definitivo.
A acusação levantou também o espectro de erro do usuário: era a primeira vez que os cientistas locais haviam realizado o notoriamente difícil teste de Marsh, em que precisavam de muita habilidade e familiaridade para acertar.
Neste ponto, nada mais restava do pobre Charles Lafarge, cujo corpo quando exumado se dizia semelhante a uma "espécie de pasta, em vez de carne". E, para superar o ônus da prova, foi o próprio Orfila que fez a análise final. Ele detectou com facilidade arsênico naquela pasta de órgãos, e Marie Lafarge foi condenada a trabalhos forçados.
Extraído de The Dramatic Courtroom Demo Designed to Expose Arsenic Murders, in Atlas Obscura.

Ilustração: Dois cientistas fazendo o teste de Marsh, 1856.SCIENCE HISTORY IMAGES/ALAMY

Ver também: 495 - O trono do conhecimento

18 outubro, 2017

Na tumba de Josh


De hieróglifos a "heróiglifos"
Josh Ln eliminou a terceira dimensão de personagens míticos do cinema e transladou-os ao antigo Egito.
Os eleitos para esta viagem ao passado são conhecidos protagonistas de: Guerra nas Estrelas, Tartarugas Ninja e Os Caça-Fantasmas, entre outros.
Aquilo que apenas aos sacerdotes egípcios era dado a entender pode agora ser compreendido por todos.
Bem-vindos à tumba de Josh Ln

Egiptologia
Batman enfrenta Anúbis


A ignorância que nada fica a dever à ciência

Íris é filha de Taumante; a admiração é a base de toda a filosofia; a investigação é a fonte do progresso; a ignorância, um obstáculo intransponível. E, no entanto, existe certa ignorância forte e generosa que, do ponto de vista da honra e da coragem, nada fica dever à ciência. E há tanta ciência em conceber essa ignorância como em conceber a própria ciência. Corras, conselheiro em Tolosa, publicou um resumo de um estranho processo de dois indivíduos que se faziam passar um por outro. Lembro-me (somente disso, aliás) que considerara a impostura daquele a quem se julgou culpado tão maravilhosa, tão acima da nossa possibilidade (e a do juiz) de entender que me pareceu excessiva a condenação á morte do réu. Deveríamos admitir uma sentença concebida nestes termos: "O tribunal não compreende nada deste caso". Seria ainda mais livre e sincero do que o que faziam os juízes do Areópago, os quais, quando deviam pronunciar-se acerca de uma causa que não conseguiam esclarecer, determinavam às partes que voltassem cem anos depois.

(Montaigne (1533 - 92), "Ensaios", Livro III, Capítulo XI - DOS COXOS)

Esta passagem em Montaigne me traz à lembrança O crime do malaio.

17 outubro, 2017

Homenagem a Chiquinha Gonzaga (1847—1935)


Maior personalidade feminina da história da música popular brasileira, nascia no dia 17 de outubro de 1847, Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, primeira maestrina e autora da primeira canção carnavalesca. Natural da cidade do Rio de Janeiro, ela também foi a primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes e fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais. Casou-se aos 16 anos, com um oficial da Marinha Mercante escolhido pelos pais. Poucos depois, abandonou o marido por um engenheiro de estradas de ferro, de quem também logo se separou. A estreia como compositora aconteceu em 1877, com a polca "Atraente" (no vídeo abaixo, sendo tocada pelo grupo "As  Choronas"). Sofreu muito preconceito na época por desafiar os padrões vigentes. Também foi participante do movimento pela abolição da escravatura, vendendo suas partituras para obter fundos para a Confederação Libertadora. Com o dinheiro arrecadado, comprou a alforria de José Flauta, um escravo músico. Chiquinha Gonzaga ainda participou da campanha republicana e de todas as grandes causas sociais do seu tempo. Já era consagrada quando compôs, em 1899, a primeira marcha-rancho, "Ó Abre Alas", verdadeiro hino do carnaval brasileiro. Na primeira década deste século esteve algumas vezes na Europa, fixando residência em Lisboa por três anos. Sua obra reúne dezenas de partituras para peças teatrais e centenas de músicas nos mais variados gêneros: polca, tango brasileiro, valsa, habanera, schottisch, mazurca e modinha. Chiquinha Gonzaga faleceu aos 87 anos de idade, no dia 28 de fevereiro de 1935, no Rio de Janeiro. No Passeio Público (RJ), há uma herma em sua homenagem, obra do escultor Honório Peçanha.
Hoje na História (exceto grifos)



 As mulheres na música popular brasileira

Ler também: Biografia de Chiquinha Gonzaga, no Portal São Francisco

===================================================================

17 de outubro de 2018 - Atualizando ...
Chiquinha Gonzaga’s 171st Birthday - Doodle
https://www.google.com/doodles/chiquinha-gonzagas-171st-birthday

Um instrumento muito incomum

Não é para qualquer músico.


16 outubro, 2017

Automóveis autônomos

Em 2018, os primeiros carros autodirigidos aparecerão para o público. Por volta de 2020, a indústria automobilística tradicional começará a ser interrompida. Você não quer mais possuir um carro.
Você vai chamar um carro pelo telefone, ele vai aparecer em sua localização e levá-lo a seu destino.
Você pode ser produtivo durante a viagem, somente pagará pela distância percorrida e não precisará de estacionar o carro. Nossos filhos não obterão uma carteira de motorista nem possuirão um carro.
As cidades vão mudar porque vamos precisar de muito menos carros. E poderemos transformar antigos lugares de estacionamento em parques.
Mais de 1 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de carro em todo o mundo. Atualmente, temos um acidente a cada 100 mil quilômetros. Com a direção autônoma esta taxa vai cair para 1 acidente em 10 milhões de quilômetros. Isto vai salvar um milhão de vidas a cada ano.
A maioria das empresas de automóveis provavelmente vai fechar as portas. As empresas tradicionais de automóveis tentam a abordagem evolutiva de apenas construir um carro melhor, enquanto as empresas de tecnologia (Tesla, Apple, Google) fazem a abordagem revolucionária de construir um computador sobre rodas. Muitos engenheiros da Volkswagen e Audi estão completamente aterrorizados com a Tesla.
As companhias de seguro terão seus problemas porque, sem acidentes, o seguro se tornará 100 x mais barato. Seu modelo de negócio tenderá a desaparecer.
Bem-vindo à 4ª Revolução Industrial. Bem-vindo à Era Exponencial.

Uma leitura interessante sobre o futuro

Um buraco na Antártida

Atenção: agora é no gelo
O chamado Mar de Weddell, na região da Antártida, é considerado o mais limpo do mundo por pesquisadores. Parte da área é ocupada por uma plataforma de gelo, batizada de Filchner-Ronne em homenagem a dois exploradores.
A área congelada, de 442 mil quilômetros quadrados, permanece desta forma durante todo o ano. Ou permanecia: cientistas identificaram um buraco maior que o Estado da Paraíba na plataforma.
Este tipo de abertura no gelo antártico é conhecido como "polynya". O buraco recém-descoberto é incomum porque é enorme e longe da costa, onde eles aparecem mais freqüentemente.

15 outubro, 2017

Anatomia do Poder

Um tema que sempre me fascinou, justamente por não conseguir atribuir qualquer solenidade, reverência e muito menos levar a sério o Poder. Trata-se talvez do mais brilhante ensaio rigorosamente didático em que a anatomia e a gênese desta "coisa" é analisada de forma bem-humorada e com muitas ironias, como é o estilo de John Kenneth Galbraith, talvez o pensador mais brilhante do século XX. Vale a pena dar uma boa bisbilhotada aqui.
A propósito de Poder e suas futricas e intrigas a reboque, o Temeroso (na foto ao lado) ou está de peruca nova ou seu "personal fígaro" carregou nas tintas, e deu nisto:
Que pode ter sido uma brincadeirinha da Marcela para esquentar a relação.
Jaime Nogueira

Tem que manter isso aí, viu?
Refiro-me às mãos de Golpistófeles flagradas para trás, como que fossem merecedoras de um par de argolas interligadas do armarinho de Dona Justa.

Jaime rides again
"Entre os homens de dinheiro permanece até hoje a ideia de que, por causa da riqueza ou da primazia social decorrente, seus pontos de vista sobre política, economia e comportamento ou decoro pessoal devem ser levados a sério. Poucas pessoas sentem-se tão magoadas como eles quando suas opiniões são ignoradas ou indecentemente questionadas por alguém cujo direito de falar não é alicerçado no indispensável patrimônio." ~ John Kenneth Galbraith

Ao incansável defensor do horário de verão

"A luz é uma das maiores dádivas do nosso Criador. Enquanto a luz do dia nos ilumina, a alegria reina, as ansiedades amainam e reunimos coragem para enfrentar a vida." ~ William Willett
Embora a ideia do horário de verão tenha sido especulada por Benjamin Franklin em 1784, e, muito embora o astrônomo neozelandês George Hudson tenha apresentado, em 1895, por escrito, uma proposta sobre ele à Royal Society da Nova Zelândia, é considerado William Willett o verdadeiro pai da ideia.
William Willett (10 de agosto de 1856 - 4 de março de 1915), construtor inglês. Ele afirmou ter tido a ideia (do horário de verão) enquanto fazia uma viagem de manhã, no início do verão, em Petts Wood, perto de sua casa em Chislehurst, em Londres. Ele observou que muitas persianas ainda estavam baixas, embora já existisse uma boa iluminação natural, porque muitos não atinavam com isso. Então, ele passou a usar suas economias para fazer uma campanha em favor de um esquema de ajuste dos relógios para a temporada e publicou um panfleto em 1907. Sua ideia original era fazer quatro mudanças semanais de 20 minutos cada, para um total de 80 minutos. Mas o primeiro Daylight Saving Bill, propondo uma única hora na mudança na estação, falhou em 1908.
Willett não viveu o suficiente para ver sua ideia colocada em prática. Ela só seria adotada em 1916 (um ano depois de sua morte), pela Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial, como uma medida para economizar carvão.
Atualmente, cerca de 30 países utilizam o horário de verão, pelo menos em parte de seu território. Para maioria deles, o princípio continua o mesmo sugerido por Willett: adaptação das atividades diárias à luz do Sol.
Memorial
Na cidade inglesa de Petts Wood há um memorial dedicado "ao incansável defensor do horário de verão". A inscrição sob o relógio do sol diz: "Horas non numero nisi aestivas", que quer dizer: "Não conto as horas, a menos [que sejam] de verão".
http://pballew.blogspot.com.br/2017/08/on-this-day-in-math-august-10.html#links
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Willett

O ampliador de desenhos

O pantógrafo é um instrumento destinado a copiar mecanicamente desenhos, quer em escala reduzida, quer em escala ampliada.

O Iberê, do Manual do Mundo, ensina como fazer um pantógrafo caseiro. O medo é este vídeo ser assistido por um falsificador de assinaturas.


14 outubro, 2017

Paraíso Perdido


Tendo Laura ao Céu chegado
Diz-lhe São Pedro, espantado
Abrindo o portão do Céu:
- Que entres, filha, é o meu desejo
Porém um meio não vejo
De entrares com tal chapéu.

CARETA, nº 40 (06/03/1909), p 9/36
http://memoria.bn.br

A origem da Coca-Cola

Em 1886, a Coca-Cola foi vendida ao público pela primeira vez na fonte de soda da Jacob's Pharmacy em Atlanta, Georgia. Este refrigerante foi inventado pelo farmacêutico John Stith Pemberton, que o preparava em uma grande chaleira de latão pendurada sobre um fogo no quintal.
Até 1905, a bebida, comercializada como um "tônico de cérebro e nervo", continha extratos de cocaína e da noz de cola, que é rica em cafeína. O produto era um xarope misturado com água carbonada e servido em copos de vidro (imagem).
O nome, usando os dois "Cs" de seus ingredientes, foi sugerido por seu contador Frank Robinson, cuja excelente caligrafia forneceu as primeiras letras de "Coca-Cola" para o seu famoso logo.
Originalmente concebida como um remédio, a Coca-Cola foi comprada pelo empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas publicitárias levaram a bebida ao domínio do mercado de refrigerantes no mundo, ao longo do século XX.

(postagem não patrocinada)

13 outubro, 2017

EUA anunciam sua saída da UNESCO

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (12/10) sua saída da Unesco, a agência de educação e cultura da ONU. A decisão foi acompanhada por Israel, que logo depois declarou que seguirá o mesmo passo. Ambos apontam uma postura anti-israelense por parte da organização.
A decisão americana, válida a partir de 2019, não surpreende. Enfatiza o ceticismo expressado por Trump sobre a real necessidade de o país permanecer em organizações multilaterais. Ele chegou ao poder com a política protecionista "América primeiro", ou seja: os interesses nacionais estariam sempre acima dos compromissos internacionais.
Desde que assumiu a presidência, Trump abandonou a Parceria Transpacífico (TPP), um acordo comercial assinado por 12 países que criaria a maior área de livre-comércio do mundo, e o Acordo do Clima de Paris. Washington também ameça abandonar o Nafta, o tratado que aboliu as fronteiras aduaneiras do país com o México e o Canadá, e está ainda analisando sua participação no Conselho de Direitos Humanos da ONU, o qual também acusou de ser anti-Israel.


Um artista francês criou a Lâmpada Política, uma lâmpada conectada à Internet que reproduz uma espécie de tormenta em seu interior a cada vez que Donald Trump "tuíta".
"A escolha de fazer a Lâmpada Política reagir aos tweets de Donald Trump é explicada pelo fato de que ele encarna à perfeição uma era perigosa, onde as palavras de um homem em uma rede social global podem prejudicar o destino de milhões. A ideia da Lâmpada Política é, ao esconder a sua real natureza por trás de um objeto agradável, fazer com que o comportamento do observador mude imediatamente quando o seu propósito é revelado, provocando ansiedade e fascínio."

Não facilite

Tenho certeza de que isso aconteceu numa sexta-feira 13:


13/01/2017 - O Empirismo da Má Sorte

12 outubro, 2017

Os enigmas no monumento do milênio

Visite Luppitt (East Devon, Inglaterra) e resolva os enigmas que estão no monumento original do milênio.
Este monumento de granito granulado fino, uma pedra excepcionalmente dura, foi inaugurado em 31 de dezembro de 2000 - apenas a tempo para o início do verdadeiro milênio.
Conforme descrito no site a ele dedicado, os enigmas incluem:
uma pesquisa de palavras ocultas sobre mais de 30 nomes de lugares, uma ilusão anamórfica em três vias, uma ideia completamente nova baseada nos coelhos de Tinner, um antigo labirinto de uma igreja francesa, um moderno labirinto ferroviário (especialmente desenhado pelo professor Roger Penrose), um anagrama de palavras, um quebra-cabeça de letras, um quadrado mágico tradicional (SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS), criptoritmos, ratos escondidos, e outras curiosidades e enigmas.
http://puzzlemuseum.com/luppitt/lmb02.htm

Colombo em Cubanakan

Sua 1ª expedição (de Cristóvão Colombo) a Cuba foi um exemplo do seu estado de espírito e de suas técnicas de exploração e, em outubro de 1492, as caravelas entraram na baía de Bariay em Cuba. Aí, os nativos que levara como intérpretes falaram com os índios locais que disseram haver muito ouro em Cubanakan (que significava média Cuba).
Colombo se convenceu de que eles disseram "El Gran Can" (o Grande Khan) e, imediatamente, mandou uma embaixada ao encontro desse oriental. Um sábio que falava árabe foi encarregado de chefiar a embaixada, acompanhado de um marinheiro que anos antes encontrara um rei africano na Guiné e, por isso, deveria saber lidar com a realeza exótica.
Levaram equipamento diplomático como passaporte latino, uma carta dos Reis Católicos para Sua Majestade Chinesa e um presente valioso para o Grande Khan, além de contas de vidro e bugigangas a fim de comprarem comida no caminho. Mas, encontraram apenas 50 cabanas com telhados de palmeiras, onde o cacique local banqueteou-os como a mensageiros do céu e as pessoas beijaram-lhes os pés. Mas não obtiveram notícia alguma do Grande Khan.
Regressando ao porto, os dois embaixadores de Colombo tiveram um encontro com um grupo de índios a pé com um tição na mão e ervas para fumarem. O comprido charuto era aceso a cada parada e, depois de passado de mão em mão, cada membro do grupo inalava a fumaça, constituindo-se no primeiro registro existente do encontro dos europeus com o tabaco.
Entretanto, no porto, Colombo estudava os números para confirmar sua convicção de que Cuba era a província referida por Marco Polo e, por isso, ocupava seus momentos livres colhendo espécimes botânicos que julgava só poderem ser encontrados na Ásia.

Leia mais em: www.webartigos.com/artigos/india-um-paraiso-achado-e-perdido-por-colombo

CUBANAKAN (COUBANAKAN), de Moisés Simon e Sauvat-Chamfleury
com Emilinha Borba (port.) e Ney Matogrosso (esp.)


12/10/1492 - Descobrimento da América
Doze de Outubro
O Ovo de Colombo
Colombo e o cristianismo: você sabia?

11 outubro, 2017

A astrônoma que calculava

Williamina (Wilhelmina) Paton Stevens Fleming (15 de maio de 1857 - 21 de maio de 1911)
Astrônoma estadunidense de origem escocesa que foi pioneira na classificação dos espectros estelares e no estudo das estrelas chamadas "anãs brancas".
Edward E. Pickering, diretor do Observatório de Harvard, empregou Williamina Fleming como empregada doméstica, mas em 1881 contratou-a para fazer trabalhos de escritório e alguns cálculos matemáticos no Observatório.
Ela se mostrou principalmente capaz de fazer ciência.
Depois de inventar seu sistema de classificação de estrelas por seus espectros, ela catalogou mais de 10 mil estrelas nos nove anos seguintes. Suas funções foram expandidas, e ela foi encarregada de dezenas de jovens contratadas para fazer cálculos matemáticos (que são agora feitos por computadores).

Arquivo: Quando os computadores eram femininos

Péricles: "não risquem fósforos"

Quando Péricles se suicidou em 1961, eu tinha treze anos de idade. Para mim, era totalmente insondável que alguém, aclamado como o cartunista que fazia o Brasil rir, um dia se decidisse a terminar sua vida assim bruscamente.
Péricles de Andrade Maranhão publicava na revista "O Cruzeiro" as histórias de O Amigo da Onça, que se transformou em um dos personagens mais populares do país.
Dono de uma personalidade sensível e atormentada, o sucesso fez com que o cartunista passasse a detestar sua criação. Apesar disso, ele continuou ilustrando suas histórias, semanalmente, por 17 anos ininterruptos.
Péricles suicidou-se na noite de 31 de dezembro, em seu apartamento no Rio de Janeiro, abrindo o gás. Mas, antes, fixou na porta um cartaz onde se lia: "não risquem fósforos".
Péricles criou o AO..., por Frima Santos





Diego Augusto, do blog DiegOº Art, criou este desenho para a exposição comemorativa do Dia do Quadrinho Nacional, que aconteceu na Biblioteca Municipal de Campinas, em 04/02/2017. Nele, o autor do desenho retrata o momento em que Péricles fixava o cartaz em sua porta, porém dando de cara com o "seu Onça". Embalado pelo hit "Ó o gás", com que O Amigo da Onça alerta os bombeiros a sua frente, o personagem tenta frustrar os planos de suicídio do seu criador.

10 outubro, 2017

O trapalhão da motocicleta

Dirige moto com uma carteira de habilitação para caminhão — sem nunca ter andado de bicicleta!


Fala, Deus

Eu sou Deus. Eu tive um Filho. Ele era Eu, embora fosse um homem. Eu O deixei morrer. Eu O fiz salvar vocês de como lhes fiz. Ele voltou.
Quando você se sentir perdido e só, lembre-se de que Eu sei onde você está. Eu também posso vê-lo nu.
Meus planos para você: 1. Coisas acontecem. 2. Morte.
Você não é especial. Você não é um belo e único floco de neve. Você é matéria orgânica em decomposição. Como todo mundo, aliás.
Não sei se serve de consolo, mas os outros quintilhões de universos que eu administro vão de mal a pior. Já penso em repetir o Big Bang.
Meu recado a quem pensa em começar uma religião: Me deixe fora disso.

09 outubro, 2017

Braço robótico para alimentar bebês

Em fase de testes:
(http://bitsandpieces.us/2017/05/robotoc-baby-feeder/)

Vê-se que ainda precisa de alguns ajustes.

Selos com quadrados mágicos

9 de outubro de 2014
Os Correios de Macau, República Popular da China, emitiram uma série de selos com base em quadrados mágicos.
A figura abaixo mostra os seis quadrados mágicos que foram escolhidos para a coleção.

Pat's Blog
O quadrado mágico de Durero, o mais famoso deles, é o que tem o valor 400.

Sobrescrito e subscrito
Muitas vezes, principalmente quando trabalhamos com números, necessitamos de utilizar caracteres sobrescritos ou subscritos.
Caracteres sobrescritos ficam acima da base da linha e caracteres subscritos ficam abaixo.
Não existe uma forma de criarmos este efeito diretamente pelo teclado, portanto, devemos formatar tais caracteres para que o browser os renderize acima da linha ou abaixo.
Em HTML/XHTML quem faz esse papél são as tags SUP e SUB, sendo SUP sobrescrito e SUB subscrito.

08 outubro, 2017

Um catálogo sensacional de pintura

Trata-se de um catálogo gigantesco (huge catalogue) de pintura, ou seja, um museu de arte dentro de sua casa, que você poderá apreciar quando quiser e sem pagar absolutamente nada. São 5.000 pintores e mais de 100.000 pinturas para a sua fruição.
Ao abrir a primeira página, vá até o final dessa, onde encontrará uma listagem com os nomes dos pintores. Clique no nome escolhido e suas obras aparecerão.
Clique no link abaixo da obra e, ela se ampliará. E, então, maravilhe-se à vontade!
É PERMITIDO SALVAR QUANTAS OBRAS DE ARTE O SEU COMPUTADOR COMPORTAR.
Jaime Nogueira

Sou cabra da peste, sou do Ceará

Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca, zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da peste, sou do Ceará.
Patativa do Assaré



Aí sabe. Arrasou. Botou pra descatitar. Pense num cara poeteiro. Não é que ficou joiado. O cara se garante. Bicho invocado. Tem o orgulho danado de ser cearense. Dei valor. Esse macho véi, Edmilson Filho, é mermo que tá vendo O Shaolin do Sertão.

Pedras que rolam

Você só dispõe de dez minutos para ver um filme de aventura?
Escrito e dirigido por Jeremy Haccoun, o curta-metragem "Beyond", que tem como protagonista o garoto Leo, apresenta todos os elementos necessários.
Uma queda de grandes rochas prende seus pais dentro de um carro em chamas, e ele precisa acordar o herói dentro de si a fim de salvar suas vidas.

07 outubro, 2017

Um pirata entra no bar...

Um pirata entra no bar, e o garçom diz:
"Ei, eu não vejo você há muito tempo. O que aconteceu? Você parece horrível."
"O que você quis dizer com isso?", diz o pirata. "Eu me sinto muito bem."
"É a perna de madeira? Você não usava isto antes."
"Bem", disse o pirata. "Estávamos em uma batalha, e eu fui atingido por uma bala de canhão, mas eu estou bem agora."
O garçom prossegue: "OK, mas... e este gancho? O que aconteceu com a sua mão?
O pirata explica: "Estávamos em outra batalha. Eu abordei um navio para participar de uma luta de espadas. Minha mão foi cortada. Depois disso, coloquei este gancho, mas eu estou bem, realmente..."
"E quanto a este tapa-olho?"
"Oh!" - disse o pirata. - "Um dia estávamos no mar, e um bando de pássaros passou voando. Eu olhei para cima, e um deles fez cocô em meu olho."
"Você está brincando", disse o garçom. "Você não poderia perder um olho apenas com a merda de um pássaro."
"Bem, era meu primeiro dia com o gancho."

Série: 1, 2, 34 e 5

Prêmio Darwin em dobro!

Nomeado em honra de Charles Darwin, o pai da evolução, os Prêmios Darwin homenageiam aqueles que melhoram o nosso pool genético, removendo-se dele.
2 de março de 2014, Holanda - Dois homens embriagados se atreveram a testar a coragem contra um trem interurbano em uma estação de Roterdã. Eram 18 horas de um domingo, a estação estava lotada com mais de 300 torcedores que retornavam de um jogo de futebol entre o Feyenoord e o Ajax, no De Kuip, o estádio de futebol mais bonito na Holanda.
Os dois homens saíram da plataforma e caminharam para os trilhos. Um deles se deitou entre os trilhos, com a intenção de provar que o trem passaria por cima sem feri-lo. Que história para contar! Seu amigo, que estava menos confiante, simplesmente ajoelhou-se ao lado dos trilhos e manteve a cabeça o mais próximo possível de onde ele achava que o trem passaria. Acontece que o trem, que passou a 130 km/h, alguns segundos após, era menor e mais largo do que eles imaginavam.
Eles morreram instantaneamente.
Os 300 torcedores na plataforma não ficaram muito satisfeitos com o espetáculo, e o trânsito ferroviário foi interrompido por várias horas, enquanto as autoridades limpavam a bagunça.
Comentários de alguns leitores do Darwin Awards:
"Os juízes foram unânimes em sua decisão."
"A vida é difícil. É mais difícil ainda quando alguém é estúpido."
"A justiça imanente é implacável."
"Eu tenho uma ideia. Aqui, segure minha cerveja."

06 outubro, 2017

Abrindo os olhos

A Adobe acaba de anunciar novidades para a família Elements.
No Photoshop Elements 2018, por exemplo, retoques práticos para a correção de olhos fechados estão disponíveis nesta versão do programa.
Utilizando-se de recursos da inteligência artificial, o programa seleciona na biblioteca de imagens do usuário os olhos que se ajustem melhor à foto de olhos fechados, corrigindo esta para uma foto de olhos abertos.



Smiley informa:
O ajuste de sorrisos também está incluído na versão 2018 do programa.

Submissão ao processo

O processo de escrever é feito de erros ─ a maioria essenciais ─ de coragem e preguiça, desespero e esperança, de vegetativa atenção, de sentimento constante (não pensamento) que não conduz a nada, não conduz a nada e de repente aquilo que se pensou que era "nada" era o próprio assustador contato com a tessitura de viver ─ e esse instante de reconhecimento, de mergulhar anônimo na tessitura anônima, esse instante de reconhecimento (igual a uma revelação) precisa ser recebido com a maior inocência, com a inocência de que se é feito. O processo de escrever é difícil? Mas é como chamar de difícil o modo extremamente caprichoso e natural como uma flor é feita.

Clarice Lispector

05 outubro, 2017

Multiocular O

É uma rara letra do alfabeto cirílico.


Se bem entendi a finalidade desta letra, a Multiocular O (ꙮ), é para ser somente usada ao se escrever algo sobre os serafins.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Multiocular_O

A pizza sabor Justin Bieber

O restaurante Dieci, na Suíça, para homenagear a passagem de Justin Bieber no local, colocou uma placa em uma cadeira com a data e a hora que Bieber sentou nela. Além disso, o estabelecimento criou a pizza "Justin Bieber", que tem entre os ingredientes: salmão, alcaparras e cebolas roxas.
"Colocamos o salmão porque Justin é do Canadá", justificou o dono do Dieci. "Não é uma pizza muito pedida, mas é muito boa".
Custa 25 francos (cerca de 80 reais).
Justin Bieber é a única pessoa que Deus segue no Twitter.

Justin não vai estar lá para colocar a pizza em sua boca. Desculpe se insisto, mas poderá ser interessante você também ler isto:
Um rapaz de ouro

04 outubro, 2017

O alvorecer da era espacial

O Sputnik 1 foi a primeira missão do Programa Sputnik, que colocou em órbita o primeiro satélite artificial da Terra. Lançado por um foguete R. 7 (projetado originalmente para lançar ogivas nucleares), em 4 de outubro de 1957, do Cosmódromo de Baikonur, na União Soviética, o Sputinik 1 era uma esfera metálica de aproximadamente 50 cm e que pesava 83,6 kg.
Viajando a uma velocidade de 29.000 km/h, ele orbitava a Terra a cada 95 minutos, a uma distância entre 900 e 200 quilômetros. Emitindo continuamente um sinal de rádio que era captado da Terra. (1)
Foi um marco na ciência, ao fornecer valiosas informações sobre a densidade e a ionização da atmosfera superior. E que abriu, em plena Guerra Fria, a porta para a corrida espacial entre os EUA e a URSS.
O segundo choque não se fez esperar: já a 3 de novembro do mesmo ano, os soviéticos lançaram o Sputnik 2 com a cadela Laika a bordo, o primeiro ser vivo a circundar a Terra.
Como resposta a estes feitos, o Departamento de Defesa dos EUA acelerou o desenvolvimento de seus mísseis e, em 1º de outubro de 1958, foi criada a NASA para concentrar os esforços do país na corrida espacial.
Mas, tirando proveito do sucesso que vinha obtendo na corrida espacial, a União Soviética ainda desferiu o maior de todos os golpes: a 12 de abril de 1961, enviou para o espaço a primeira nave espacial pilotada por um ser humano, o major soviético Yuri Gagarin. (2)
Foi a gota d'água. Falando à nação no mesmo ano, o presidente John F. Kennedy, estabeleceu a ambiciosa meta de levar um ser humano à Lua até o fim daquela década.
Oito anos se passariam até o projeto se concretizar: a 21 de julho de 1969, quando Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua. Os norte-americanos haviam enfim recuperado o terreno, 12 anos após o choque causado pelo primeiro Sputnik.
N. do E.
(1) Um "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radioamador nas frequências entre 20.005 e 40.002 MHz, que durou até 26 de outubro de 1957, quando as baterias do transmissor finalmente se esgotaram. O satélite orbitou a Terra por seis meses antes de cair no oceano.
(2) É de autoria de Gagarin a frase “A Terra é azul”, eternizada como a reação espontânea à vista externa do planeta. Mas há quem acredite que ele só tenha dito isso após o desembarque.

Níveis de universos paralelos

por Caroline Barrueco, Noosfera
Por muito tempo, falar sobre universos paralelos foi tabu entre a comunidade científica.
Mas os "multiversos" estão cada vez mais populares entre especialistas, basicamente porque muitas das teorias vigentes preveem a existência deles.
Esse é um conceito-chave: universos paralelos não são teorias em si, e sim previsões de certas teorias. Várias teorias amplamente aceitas preveem a existência de fenômenos impossíveis de serem observados. A relatividade geral, por exemplo, prevê o interior de buracos negros, lugares que a gente nunca vai conseguir acessar, mas que, apesar de não poderem ser estudados diretamente, eles não são opcionais na teoria da relatividade geral, e fazem parte do pacote.
A mesma coisa acontece com os universos paralelos em teorias como a inflação infinita, e talvez até a mecânica quântica.
Vários cientistas renomados, como Neil deGrasse Tyson e Stephen Hawking defendem a possibilidade da existência dos "multiversos".
O problema é que existe muita confusão na hora de falar sobre esse assunto, porque ninguém sabe de qual tipo de universo paralelo o outro está falando, e isso só aumenta a dificuldade de aprofundar discussões e fortalece o tabu.
Para facilitar a comunicação entre especialistas e, com isso, aprofundar discussões amigáveis, o cosmólogo Max Tegmark separou os universos paralelos em quatro níveis diferentes, para que todo mundo se entenda melhor.
Siga lendo: 

03 outubro, 2017

A ameaça de extinção das abelhas

Fernando Gurgel Filho
Não sei quem inventou, mas, segundo o Ministério do Meio Ambiente, hoje, 3 de outubro, é o Dia Nacional da Abelha.
Bem merecida a homenagem, quando se fala tanto de aquecimento global, mas a mídia se cala solenemente sobre um problema gravíssimo: a ameaça de extinção das abelhas.
Albert Einstein já se preocupava com o problema. O célebre cientista dizia: "Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas, não há polinização, não há reprodução da flora; sem flora não há animais; sem animais não haverá a espécie humana".
Hoje, talvez a humanidade dure um pouco mais ao desaparecimento das abelhas. Em alguns locais, apesar de não muito eficaz, já está em curso a polinização por humanos, tão grave é o problema.
Não existe um diagnóstico preciso sobre o que vem causando a extinção de algumas espécies de abelhas. Além dos predadores naturais, como as vespas, outras causas são apontadas, como as mudanças ambientais que interferem com a vida das abelhas. inclusive a poluição pelos agrotóxicos.
E estas últimas causas se originam de onde? Adivinharam: da agroindústria.
Pois é. Se adivinharam, poderão adivinhar também: por onde as mudanças para salvar o planeta deveriam  começar; qual a probabilidade de haver uma correção na agroindústria; e, se este planeta tem mesmo futuro.

Na Itália, no Brasil e em qualquer país





O monstro fascista quando sai da garrafa 
fica difícil colocá-lo de volta.




Imagem: vinho Benito Mussolini
(Não usei uma "garrafa de gênio" para a ilustração desta postagem porque não há gênios fascistas.)

Outra explicação para os eclipses solares

Os eclipses solares só acontecem quando a Lua está na fase Nova. Todos os meses temos a Lua nesta fase, mas nem sempre ela passa na frente do Sol. Quando isso ocorre, ela cobre total ou parcialmente o Sol. Apesar de a Lua ser bem muito menor que o Sol, ela está bem mais próxima de nós e isso faz com que, da Terra, enxerguemos os dois astros como se eles tivessem o mesmo diâmetro no céu.
Circula na internet uma outra explicação de como esses eclipses ocorrem. Nesta é utilizada a linguagem dos gatos, uma forma de comunicação que todos os internautas compreendem.

02 outubro, 2017

Você decide

Deu no Kibeloco:

Não foi justo deixar o anjo da guarda Ariel fora das opções. É como voto.

Eis o figo

Frederico I (1122-90), conhecido como "Barbarossa" por causa de sua barba vermelha, governou primeiramente como duque de Swabia, depois como rei dos territórios alemães, e finalmente como imperador do Sacro Império Romano-Germânico. No final da década de 1150, Frederico marchou com seu exército para o norte da Itália a fim de enquadrar algumas cidades recalcitrantes na Lombardia. Durante esta campanha, Frederico deixou sua esposa Beatrice em Milão. Enquanto o Barbarossa estava fora, os milaneses fizeram das suas. A repugnante população realizou um ato revoltante - pelo menos, no que se referia a Frederico. Eles expulsaram sua esposa da cidade, sentada ao contrário em uma mula, para que ela fosse apreciando enquanto a mula se afastava a humilhação pela cidade.
Isso pode ter sido uma boa piada para os habitantes locais, mas foi o imperador que deu a última risada.
No ano de 1162 Frederico voltou para subjugar a revolta. De acordo com o cronista Giambattista Gelli, o imperador, agora incensado, exortou os cidadãos sitiados a cederem, o que eles finalmente fizeram ... e recebeu-os com misericórdia, porém na seguinte condição: "Que toda pessoa que desejasse viver deveria, com os dentes, tirar um figo da genitália de uma mula". Ou seja, Barbarossa deu aos cabeças da rebelião a escolha entre ser enforcado (ou decapitado) ou salvar-se. Apresentando, como um sinal de resgate, o figo ao carrasco. A cereja do bolo, por assim dizer, era que o figo estava enfiado na mula da imperatriz, quero dizer, na mula propriamente dita. E o prisioneiro tinha que extraí-lo com os dentes. Ele, então, o entregaria ao verdugo, dizendo: "Ecco il fico" (traduzido como "Aqui está o figo"). Como se isso não fosse um castigo suficiente, ele tinha de fazer a operação de volta para que o figo estivesse pronto para a extração pelo próximo da fila.
Supostamente, a bizarra punição foi aplicada na praça principal de Milão, Para os milaneses que se sujeitaram ao rito, Frederico, permanecendo fiel à sua palavra, poupou suas vidas. Mas o mesmo não se pode dizer daqueles que se recusaram a participar e que, por isso, foram devidamente executados.
No entanto, durante décadas o incidente passou a ser usado para humilhar e insultar os milaneses. Você já deve ter visto o gesto. A forma precisa é fechar a mão com o polegar empurrado para fora, entre os dedos indicador e médio, e morder o polegar. O nome exato do gesto é conhecido como "fazer um figo". (*) Ainda era um insulto generalizado no tempo de Shakespeare, visto que o bardo inglês colocou-o no Ato I, Cena I de "Romeu e Julieta".
https://stronglang.wordpress.com/2016/11/01/biting-the-fig-the-finger-part-ii/




(*) Não confundir com "fazer figa", um sinal feito com os dedos da mão para supostamente afastar doenças, perigos e coisas ruins em geral. A figa feita com os dedos médio e indicador cruzados vem dos tempos da perseguição aos cristãos (séculos I ao IV). Este gesto (na imagem ao lado) era uma tentativa de se fazer uma cruz sem atrair a atenção dos perseguidores. (N. do E.)

01 outubro, 2017

Uma história de superação

Virgínia Diniz Carneiro teve paralisia infantil e, durante toda a sua vida, ouviu que não seria capaz de fazer nada. Entretanto, contrariando a pessimismo de todos à sua volta, ela superou todas as dificuldades que a vida lhe reservou e se tornou mãe, avó e bisavó.


Dia Internacional da Música

É comemorado anualmente em 1º de outubro.
A ideia para criar o Dia Internacional (ou Mundial) da Música surgiu a partir de uma iniciativa da UNESCO, em 1975, através da International Music Council – uma organização não-governamental, fundada em 1949, e que tem o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos com o auxílio da música.

Interativo: Viaje nesta incrível jornada musical (12 instrumentos / 12 estilos) que TudoporEmail preparou para você.

Outras datas comemorativas

Somos queijo gorgonzola

Estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, só ouço isto. No táxi, no trânsito, no banco, só me chamam de senhora. E as amigas falam “estamos envelhecendo”, como quem diz “estamos apodrecendo”. Não estou achando envelhecer esse horror todo. Até agora. Mas a pressão é grande. Então, outro dia, divertidamente, fiz uma analogia.
O queijo Gorgonzola é um queijo que a maioria das pessoas que eu conheço gosta. Gosta na salada, no pão, com vinho tinto, vinho branco, é um queijo delicioso, de sabor e aroma peculiares, uma invenção italiana, tem status de iguaria com seu sabor sofisticadíssimo, incomparável, vende aos quilos nos supermercados do Leblon, é caro e é podre. É um queijo contaminado por fungos, só fica bom depois que mofa. É um queijo podre de chique. Para ficar gostoso tem que estar no ponto certo da deterioração da matéria. O que me possibilita afirmar que não é pelo fato de estar envelhecendo ou apodrecendo ou mofando que devo ser desvalorizada.
Saibam: vou envelhecer até o ponto certo, como o Gorgonzola. Se Deus quiser, morrerei no ponto G da deterioração da matéria. Estou me tornando uma iguaria. Com vinho tinto sou deliciosa. Aos 50 sou uma mulher para paladares sofisticados. Não sou mais um queijo Minas Frescal, não sou mais uma Ricota, não sou um queijo amarelo qualquer para um lanche sem compromisso. Não sou para qualquer um, nem para qualquer um dou bola, agora tenho status, sou um queijo Gorgonzola.
Maitê Proença
O Dia do Idoso
É comemorado no Brasil em 1º de outubro. Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003. Com a criação do Estatuto do Idoso, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência as resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde.

01/10/2017 - Outubro chegou e eu ...
Estou vivendo o primeiro mês do resto de minha vida. Enquanto Nordécio quer acertar a vida dele: exatamente em 3 pontos.