30 novembro, 2023

Os coelhos de Fibonacci

Este problema vem sendo estudado há muito tempo. Se definirmos f(0) = 0 e f(1) = 1, temos uma série de números chamada sequência de Fibonacci, em homenagem ao italiano Leonardo Pisano Bigollo Fibonacci . Ele propôs essa sequência em seu livro publicado em 1202, o Livro do Cálculo. Se você entende latim, pode ler Liber Abaci online. O livro abrange muitos tópicos, incluindo frações egípcias, cálculo de juros e aproximações de raiz quadrada. Ainda mais importante do que o problema que discutiremos é o sistema numérico. Fibonacci promoveu o sistema de números hindi-árabe, nosso sistema moderno, sobre o romano I, V, X e outros. Embora ele não tenha sido o primeiro, seu livro fez uma grande diferença no uso europeu de 0 a 9.
Deixando a história do zero para outra oportunidade, veremos o problema de acasalamento dos coelhos de Fibonacci. Digamos que os coelhos sejam capazes de acasalar com um mês de idade e a gravidez demore um mês. Assim, ao final do segundo mês, uma fêmea pode produzir outro casal de coelhos. Coelhos nunca morrem, e um par de acasalamento sempre produz um novo par (um macho, uma fêmea) a cada mês a partir do segundo mês. O quebra-cabeça que Fibonacci colocou foi: se começarmos com um novo par desde o nascimento, quantos pares haverá em um ano?
As circunstâncias e restrições não são realistas, embora a gravidez de coelhos realmente dure cerca de um mês e as coelhas possam engravidar novamente dentro de alguns dias após o parto. As ninhadas de nascimento nem sempre são exatamente 2, pois geralmente são mais. Além disso, os coelhos acabam morrendo. Ainda assim, esta não é uma situação tão irrealista no curto prazo.
Para resolver o problema de Fibonacci, vamos fazer f(n) ser o número de pares durante o mês n. Por convenção, f(0) = 0. f(1) = 1 para nosso novo primeiro par. f(2) = 1 também, pois a concepção acabou de ocorrer. O novo par nasce no final do mês 2, então durante o mês 3, f(3) = 2. Apenas o par inicial produz descendentes no mês 3, então f(4) = 3. No mês 4, o par inicial e o par do mês 2 se reproduz, então f(5) = 5. Podemos proceder desta forma, apresentando os resultados em uma TABELA.
Ao final de 1 ano, teremos 144 pares de coelhos. Ao final de 3 anos, teremos mais de 14 milhões de pares. E levaríamos apenas 49 meses para ter mais de 7 bilhões de pares, um par para cada ser humano vivo. Talvez seja bom que os coelhos de Fibonacci não sejam reais.
Jim Wilson, The University of Georgia


A palavra matemática vem da palavra grega mathema, que significa conhecimento ou aprendizado. E, de fato, a matemática está no centro de quase todos os processos e padrões que ocorrem no mundo moderno, mas muitos ainda acham a disciplina difícil de entender. Fibonacci's Rabbits resolve esse problema em pequenos saltos, descrevendo as 50 descobertas mais críticas e momentos revolucionários na história da matemática desde a Grécia Antiga até os dias atuais.

29 novembro, 2023

A Guiana Brasileira

Sempre que olhamos para a parte norte do mapa da América do Sul, vemos as "guianas", territórios cuja integração cultural e social é quase inexistente conosco. Inclusive, sabemos muito pouco sobre esses locais. Contudo, muita gente também desconhece os encantos da Guiana Brasileira — sim, o Brasil tem uma guiana para chamar de sua!
Estamos falando do estado do Amapá, no extremo norte do Brasil. Essa região é considerada a guiana brasileira, mas não por ser vizinha da Guiana Francesa. Acontece que a palavra "guiana" era usada pelos colonizadores europeus para identificar essa vasta região do continente.

Wikimedia

Com o passar dos anos, a disputa entre os países europeus fez com que surgissem divisões nessa região, como a Guiana Espanhola (Venezuela), a Guiana Britânica (Guiana), a Guiana Holandesa (Suriname), a Guiana Francesa e a Guiana Brasileira (Amapá).
A região da Guiana Brasileira foi motivo de disputas diplomáticas e conflitos violentos por séculos. No começo, os portugueses e franceses disputavam a região da "Tucujulândia", como também era conhecida a região que hoje chamamos de Amapá.
Durante os anos de 1700 e 1900, franceses, portugueses e brasileiros travaram guerras na região reivindicando o território. Tratados foram assinados para tentar conter os conflitos, mas eram constantemente desrespeitados.
Após a independência do Brasil, os franceses não reconheciam que a antiga Guiana Portuguesa era, agora, a Guiana Brasileira. Em 1890, houve um julgamento internacional para tratar do caso, na Convenção de Genebra.
O diplomata José Paranhos, conhecido como Barão do Rio Branco, apresentou provas de que os franceses não tinham nenhum direito ao território contestado e o Brasil foi oficialmente reconhecido como dono daquelas terras.
O território da Tucujulândia foi incorporado à região do Pará, mas em 1943 foi desmembrado do estado pelo presidente Vargas. Com a Constituição de 1988, finalmente tornou-se um estado brasileiro.

28 novembro, 2023

Diálogos pobres

"Só eu sei o trabalho que dá para empobrecer meus diálogos."
Nelson Rodrigues

- Dize-me com quem andas que eu te direi quem és.
- Com quem andas...
- Quem és?

- Estás namorando?
- Não. Estou só ficando...
- Com quem?
- Ficando bêbado (hic) até arranjar alguém.

- Conheces a piada do "não, nem eu"?
- Não.
- Nem eu.

27 novembro, 2023

O relógio de pêndulo mais preciso do mundo

A invenção ocorreu a Daniel Valuch, que havia adquirido um Elektročas HH3 com pêndulo, um enorme relógio originário da antiga Tchecoslováquia, com seu gabinete original de dois metros de altura. 
Esse tipo de relógio era considerado até anos atrás uma ferramenta comum em laboratórios de todo o mundo.
Em sua encarnação básica, tinha a precisão de cerca de 0,1 segundo por dia, o que já era bom, mas nada comparável com a precisão dos relógios atômicos.
A ideia do cientista maluco foi conectá-lo a um relógio de fonte de césio do Laboratório Nacional de Física do CERN.
Por meio de um mecanismo controlado por eletrônica que lia a hora exata do relógio de césio, Valuch podia mover ligeiramente o centro de gravidade do pêndulo, de modo a compensar periodicamente os atrasos/avanços, que poderiam ser devidos a mudanças de temperatura e de pressão atmosférica, vibrações de máquinas próximas e assim por diante.
O resultado é uma engenhoca que parece velha e tem ponteiros tradicionais, mas é o relógio de pêndulo mais preciso do mundo. Valuch diz em sua página que ele desacelera apenas 1 segundo a cada 158 milhões de anos.

Por Alvy, Microsiervos. Trad.: PGCS

26 novembro, 2023

Carlos Malta e Pife Muderno em Gil

"Começou a circular o Expresso
2222 (da Central do Brasil)
Que parte direto de Bonsucesso
pra depois (do ano 2000)."


Carlos Malta e Pife Muderno - feat. Gilberto Gil (autor)

"Pífano (pife) e zabumba estão para o baião, como sete cordas e surdo estão para o samba. Simples assim." ~ Aquiles Reis

25 novembro, 2023

Reprodução e saúde

O Museu Nacional de Arte da China abriga este recorte de papel do condado de Xunyi, na província de Shaanxi. Dois coelhos e duas borboletas estão simetricamente distribuídos nos dois lados de um repolho, representando votos de reprodução e saúde.

24 novembro, 2023

Apartes: digressões, pontos de vista

Convalescendo de pneumonia em um inverno, Mary L. Daniels ocupou-se coletando todas as digressões para o leitor nos 47 romances de Anthony Trollope. A ficção vitoriana permitia que um escritor parasse no meio da história e expusesse seus próprios pontos de vista, e Trollope cedeu a esse privilégio com uma frequência impressionante. Juntas, suas digressões preenchem quase 400 páginas de tipo fechado, praticamente o valor de um romance em si.
Alguns exemplos:
  • Em todo o mundo, quanto mais errado um homem faz, mais indignado ele fica com o mal (que é) feito a ele.
  • Um homem não pode se livrar de um preconceito porque sabe ou acredita que seja um preconceito.
  • A prosperidade está sempre se tornando mais próspera.
  • Não é a garota que o homem ama, mas a imagem que a imaginação construiu para ele preencher a cobertura externa que agradou seus sentidos.
  • Quando afivelamos nossa armadura em qualquer causa, tendemos a continuar a afivelá-la, deixando que a causa se torne tão fraca quanto possível.
  • Dizem que a essência da carta de uma senhora está no pós-escrito.
  • Quantas vezes, nos vários divertimentos do mundo, somos tentados a parar um momento e perguntar a nós mesmos se realmente gostamos disso!
  • Não há nada que uma mulher não perdoe a um homem, quando ele é mais fraco do que ela.
  • Os almanaques cômicos nos dão imagens terríveis de janeiro e fevereiro; mas, na verdade, os meses que deveriam parecer sombrios na Inglaterra são março e abril. Que nenhum homem se gabe de ter passado pelos perigos do inverno até pelo menos sete de maio.
"Essas digressões são puras Trollope – pelo menos daquele momento – não diluídas por enredo, personagem, tema ou exegese moderna", escreveu Daniels. "Ao estudar apenas essas digressões, devemos ser capazes de rastrear quaisquer mudanças no pensamento de Trollope sem referência ao que achamos que ele quis dizer ou ao que um personagem em particular disse ou fez."

https://www.futilitycloset.com/2022/06/27/asides/

23 novembro, 2023

O corpo "matematicamente" ideal

A Leonardo Fibonacci (1170 - 1250), no seu dia (23/11, hoje).

Harmonia
Quando seu corpo está em perfeita harmonia com a a natureza!

Um mnemônico para as famílias dos elementos químicos

A memória armazena informações com mais facilidade quando estão associadas a sequências simples e organizadas de outras informações que podem ser criadas livremente, desde que façam sentido para quem as memoriza.

Metais alcalinos: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr)
Li Na Kama de Rubens um CasFrancês

Metais alcalino-terrosos: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra)
Bela Magali Casou com o Sr BaRata

Família do boro: boro (B), alumínio (Al), gálio (Ga), índio (In) e tálio (Ta)
Bem, Alguém Gastou Inteiro o Talão

Família do carbono: carbono (C), silício (Si), germânio (Ge), estanho (Sn), chumbo (Pb)
Com Silêncio Geralmente Sanamos Problemas

Família do nitrogênio: nitrogênio (N), fósforo (P), arsênio (As), antimônio (Sb) e bismuto (Bi)
Não Pude Assistir Sábado Biologia

Calcogênios: oxigênio (O), enxofre (S), telúrio (Te) e polônio (Po)
OS SeTe Porquinhos

Halogênios: flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I) e astato (At)
Foi Cláudio Branco que Invadiu Atenas

Gases nobres: hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn)
rcules Nenhum Arrancou Kriptonita do Xerife de Rondônia

Para os semimetais: boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po)
Bate o Sino Geme Assim Sábado Tem Polenta

22 novembro, 2023

A coroa da gota de leite

Usando um estroboscópio para gerar rajadas de luz extremamente breves, o professor de engenharia elétrica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Harold Edgerton, fotografou esse respingo feito por uma gota de leite em 1957. As fotos stop-action de Edgerton, criadas como experimentos científicos, possibilitaram a observação de movimentos e interações muito rápidas para serem vistas pelo olho humano. Ao estudar as imagens da gota de leite, Edgerton aprendeu, por exemplo, que a forma da coroa era determinada pelo tamanho da gota, a altura de onde ela caiu e a espessura de sua película antes da queda.

(https://www.scientificamerican.com/article/how-the-motion-of-a-milk-drop-was-captured-in-1957/)

21 novembro, 2023

O papel de um portal no multiverso

O termo "multiverso" geralmente se refere à ideia de que existem múltiplos universos paralelos que coexistem com o nosso universo. Como tal, não há um papel específico que um portal possa desempenhar no multiverso, já que o multiverso é apenas uma teoria hipotética em física teórica.
No entanto, se considerarmos a ideia de um multiverso em um contexto mais amplo, como uma metáfora para a diversidade e complexidade do mundo em que vivemos, pode-se argumentar que um portal poderia desempenhar um papel importante como uma ferramenta para explorar e entender essa diversidade.
Um portal pode ser visto como um meio para conectar diferentes mundos e perspectivas, permitindo que os usuários naveguem por diferentes realidades e encontrem informações relevantes para suas necessidades e interesses.
Assim, em um sentido figurativo, um portal pode desempenhar um papel importante na promoção da compreensão e da conexão entre pessoas, culturas e ideias, o que pode ser visto como um objetivo valioso em qualquer mundo ou universo.

🔮A cigana leu o meu destino:
- Sim, você tem uma alma gêmea. Infelizmente, é constituída de antimatéria e vive num universo paralelo.

20 novembro, 2023

Em louvor ao cotovelo

Pós-escrito de uma carta de Benjamin Franklin ao abade André Morellet, em julho de 1779:
PS.
Para confirmar ainda mais sua piedade e gratidão à Divina Providência, reflita sobre a situação que ela deu ao cotovelo. Você vê nos animais, que são destinados a beber as águas que correm sobre a terra, que se eles têm pernas longas, eles também têm um pescoço longo, para que possam beber sem se ajoelhar. Mas o homem, que estava destinado a beber vinho, é moldado de maneira que ele possa levar o copo à boca. Se o cotovelo tivesse sido colocado mais perto da mão, a parte anterior teria sido curta demais para levar o copo até a boca; e se estivesse mais perto do ombro, essa parte teria sido tão longa que, quando tentasse levar o vinho à boca, teria ultrapassado a marca e ido além da cabeça; assim, de qualquer forma, deveríamos estar no caso de Tântalo. Mas, a partir da situação real do cotovelo, podemos beber à vontade, com o copo indo diretamente para a boca.
"Vamos, então, com o copo na mão, adorar esta sabedoria benevolente. Adoremos e bebamos!"

Ben

O castigo de Tântalo
(mitologia grega) foi memorável: um suplício de fome e de sede eternas. Assim, mergulhado em água até ao pescoço, quando Tântalo se debruçava para beber a água, esta desaparecia. Para além disso, por cima da sua cabeça pendiam ramos de árvores com frutos saborosos, que o vento retirava do seu alcance sempre que tentava chegar a eles.

19 novembro, 2023

Francisco(s)

A Studio3 Cia. de Dança se uniu à Orquestra e ao Coro Acadêmicos da Osesp para levar balé e música ao palco da Sala São Paulo, na sexta-feira (17/nov) e no sábado (18/nov). O encontro consistiu em duas apresentações do espetáculo Francisco(s), uma homenagem a dois ícones da MPB: Chico Buarque e Francis Hime, cuja parceria de longa data gerou obras-primas da música brasileira.
PROGRAMA
CHICO BUARQUE e parceiros | Francisco(s) Suíte nº 1 [Orquestração de Francis Hime]
Passaredo
Meu caro amigo
Atrás da porta
Pivete
Vai passar
O que será
Amando sobre os jornais
Rosa dos ventos
CHICO BUARQUE e parceiros | Francisco(s) Suíte nº 2 [Orquestração de Francis Hime]
Amor barato
Meu caro amigo
Passaredo
Atrás da porta
A noiva da cidade
Embarcação
Trocando em miúdos
Pássara
Vai passar
CHICO BUARQUE e parceiros | Francisco(s) Suíte nº 3 [Orquestração de Francis Hime]
Mar e Lua
Roda Viva
Deus lhe pague
A Banda
Para todos

17 novembro, 2023

Cinco galinhas e meia (1616)

A história é conhecida.
D. António de Castro, senhor de Cascais, pediu ao poeta Luís de Camões uns versos, prometendo, em pagamento, enviar-lhe seis galinhas recheadas. Mas só lhe remeteu meia galinha.
O poeta não se conteve e endereçou-lhe esta quadra:
Cinco galinhas e meia
Deve o senhor de Cascais;
E a meia vinha cheia
De apetite para as mais.
Fonte: Portal São Francisco

16 novembro, 2023

Argônio, o preguiçoso

Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o nitrogênio e o oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo gás carbônico (1%) e pelos gases nobres (0,03%), compreendidos estes pelos elementos argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.

Em 1785, Henry Cavendish, ao analisar a composição do ar, percebeu a existência de um gás cujas propriedades eram parecidas com as do nitrogênio (gás descoberto em 1772, por Rutherford). No entanto, esse gás apresentava uma densidade maior e tampouco era reativo, o que o fez suspeitar de que se tratava de um novo elemento.
Mesmo sendo descoberto por Cavendish, o crédito dessa descoberta foi dado a Sir William Ramsay e Lord Rayleigh, que, no ano de 1894, conseguiram isolar o gás argônio através da destilação do ar líquido. Em 1904, o primeiro recebeu o Prêmio Nobel de Química e o segundo, o Prêmio Nobel de Física.
Por ser um gás inerte, ele recebeu o nome de argônio, que deriva do grego “argos”, que quer dizer preguiçoso.

15 novembro, 2023

Onde existe neve na América do Sul

Além dos exemplos mais conhecidos - Chile e Argentina - existe neve em outros países da América do Sul.
"Tendo em vista que não é apenas o fator latitudinal que determina a precipitação de neve, outros países sul-americanos que têm o território atravessado pela Cordilheira dos Andes, tais como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela também contam com áreas em que ocorre o fenômeno citado. Também em razão da altitude, algumas regiões do Brasil e até do Paraguai podem apresentar esporádica precipitação de neve. São os casos de algumas regiões de serra no sul brasileiro, e também no extremo sul do Paraguai, onde se verifica em determinadas ocasiões a queda de 'aguaneve' (a neve parcialmente fundida, que cai ao solo com traços de cristalização)", conforme relata a "quorista" Magda Montalvão.


O Pico Cristóbal Colón (Cristóvão Colombo), na Colômbia, que foi escalado pela primeira vez em 1939. Por conta do aquecimento global, há um processo de degelo visível no local.

14 novembro, 2023

Um robô capaz de matar

RT, 2023 - Um trabalhador foi morto por um robô de levantamento de caixas em um centro de distribuição agrícola localizado na Província de Gyeongsang do Sul, relataram os meios de comunicação sul-coreanos, citando a polícia local.
O acidente no complexo fabril ocorreu no final da terça-feira, quando a vítima, um funcionário de uma empresa de robótica na casa dos quarenta anos que estava fazendo a manutenção dos robôs industriais instalados na planta, tentou inspecionar as operações de sensores do robô de levantamento.
A máquina, no entanto, identificou erroneamente o homem como uma caixa de pimentões, erguendo-o no ar e lançando-o contra a esteira transportadora.
Embora o trabalhador tenha sobrevivido ao confronto inicial com a máquina, ele faleceu no hospital pouco tempo depois, sucumbindo a graves ferimentos por esmagamento na cabeça e no tórax. A polícia prometeu iniciar uma investigação para estabelecer as causas exatas do acidente e investigar os gestores do local por possível negligência.

2007 Um robô capaz de matar
2015 Um robô capaz de matar

13 novembro, 2023

Dia da Gentileza (2023)

Bom para 13/11/2023

"Durante uma recente temporada sombria do espírito, uma querida amiga me animava com a mais maravilhosa, inspiradora e reumanizadora história. Alguns anos antes, quando um colega dela – outro físico – estava passando por uma temporada adversa, ela deu-lhe um bulbo de amarílis em um pequeno pote; o efeito que teve sobre ele foi inesperado e profundo, como sempre é o efeito de gentilezas não calculadas — profundo e de longo alcance, como um seixo de gentileza ondula círculos cada vez maiores no esplendor. À medida que a luz voltava lentamente à sua vida, ele decidiu dar uma aula sobre a física da animação. E foi assim que uma de suas alunas, Emily Johnstone, motivou-se a fazer "Bloom" (Flor), um tocante curta-metragem de animação, que tira de um pequeno gesto pessoal uma metáfora universal de como sobrevivermos às nossas mais densas trevas privadas."

Maria Popova, The Marginalian


12 novembro, 2023

O quinto Beatle

O "quinto Beatle" é um termo que se refere a várias pessoas que tiveram uma conexão significativa com os Beatles durante sua carreira, mas que não eram membros oficiais da banda. Existem várias pessoas que foram consideradas o "quinto Beatle" ao longo dos anos.
Malcolm Evans - fazia de tudo: era o roadie, isto é, o técnico de apoio que viajava com a banda em suas turnês, encarregado de lidar com as produções de shows. Malcolm montava os instrumentos no palco (ver foto), fazia a segurança, trabalhava de motorista, comprava qualquer coisa (ternos, botas, meias, comida, bebidas, drogas...) para o grupo e até falsificava autógrafos em nome dos Beatles (devidamente autorizado). Também apareceu como figurante em três filmes do grupo etc. etc. etc.


Dentre os que foram chamados de "quinto Beatle", também se incluem:
Stuart Sutcliffe - amigo de infância de John Lennon e baixista original dos Beatles.
Pete Best - baterista original dos Beatles que foi demitido da banda antes da gravação do primeiro álbum.
Brian Epstein - empresário dos Beatles que ajudou a lançar a banda ao estrelato.
George Martin - produtor musical dos Beatles que trabalhou em muitas de suas gravações mais famosas.
Billy Preston - tecladista americano que tocou com os Beatles em algumas de suas gravações (ver vídeo).


Neil Aspinall - amigo de longa data dos Beatles que se tornou o executivo-chefe da Apple Corps, a empresa de propriedade dos Beatles.
Em resumo, o "quinto Beatle" é uma figura simbólica que representa a influência significativa de várias pessoas na história da banda.

10 novembro, 2023

Guerra e Paz

Marcha "Canção do soldado" [1]
Autores: Ulisses Sarmento e Cícero Gomes Braga
Intérprete: Silvio Caldas
Disco Victor 80-0013 B
Estribilho
Amo tanto, estremeço esta terra
quero tanto ao meu vasto país
que se um dia partir para a guerra
eu irei bem contente e feliz.
Ponderação
Partir para a guerra
Contente e feliz?
Me tira dessa terra.
(PGCS)

Gravação original de Bahiano, por volta de 1919. "Canção do soldado" já pertencia ao cancioneiro escolar quando Sílvio Caldas fez esta regravação, na Victor, em 1942. (Samuel Machado)
... a sua segunda parte, é horripilante -- quase incantável. Talvez por esta razão, ela foi pouco tocada nas rádios em sua época! E quase não teve vida ativa; abafada que foi, pelo já estrondoso sucesso, da verdadeira e imortal "Canção do soldado" (Capitão Caçulo) [2] -- gravação de Vicente Celestino - Odeon/1918. Esta, sim, foi cantada pela boca-do-povo; por militares; nas escolas públicas e, acreditem, até nos inferninhos da época! (Texto e pesquisa: Prof. Walmir Dantas)
A paz queremos com fervor
A guerra só nos causa dor
Porém, se a pátria amada
For agora ultrajada
Lutaremos com fervor.
O dobrado intitulado "Capitão Caçulo", de autoria do paraense Teófilo de Magalhães, composto por volta de 1907, em homenagem ao capitão Caçulo de Melo, da Polícia Militar do Pará, então oficial de gabinete do governador daquele Estado. Com os versos do Segundo-Sargento Alberto Augusto Martins, também paraense, ganhou o título ou subtítulo de "Canção do soldado" ou "Canção do Exército". (Samuel Machado)

09 novembro, 2023

O cinto de segurança de três pontos

Em 1958, o engenheiro mecânico sueco Nils Bohlin (1920-2002) foi encarregado pela fabricante de veículos Volvo, também sueca, de criar um cinto de segurança para carro que realmente salvasse vidas.
Em apenas três meses, Bohlin criou o cinto de segurança de três pontas, um item que mudaria para sempre os padrões de segurança do setor automobilístico.


Em gesto humanitário, a Volvo decidiu liberar a patente para outras fabricantes de veículos.
Estima-se que esse item criado por Bohlin tenha salvado mais de 1 milhão de vidas.
Bohlin foi incluído no Hall da Fama dos Inventores, nos Estados Unidos, como Thomas Edison e Graham Bell, inventores da lâmpada elétrica e do telefone, respectivamente.
O inventor sueco morreu na manhã em que receberia a premiação. Örnmark, seu enteado, o substituiu na cerimônia.
"Foi a coisa mais difícil em minha vida, confessou ele à BBC. Em seu discurso de agradecimento, no qual ele terminou dizendo:
"Não se esqueçam de apertar os cintos, senhores."
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-64816511
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O cinto de três pontos é um dispositivo de segurança automotivo que é usado em conjunto com os bancos do carro para proteger os ocupantes em caso de colisão. Ele consiste em uma faixa de lona que passa sobre o ombro e o pescoço do ocupante do veículo e se conecta a um mecanismo de travamento que está localizado na estrutura do veículo. O cinto de três pontos é chamado assim porque possui três pontos de ancoragem que ajudam a distribuir a força de um impacto em uma área maior do corpo, reduzindo assim as chances de lesões graves em caso de acidente. Trata-se de um componente de segurança padrão em quase todos os veículos modernos e é obrigatório por lei em muitos países. Ele é considerado um dos dispositivos de segurança mais eficazes em um carro e deve ser usado corretamente por todos os ocupantes do veículo para maximizar sua eficácia.

08 novembro, 2023

Nadica de nada

Significado: coisa nenhuma; absolutamente nada; necas de pitibiribas.
Exemplo: "Ele não comeu nadica de nada".
"Um mais um é dois / Nós dois sem um é nada / O amor soma e não separa / Por nadica de nada." (Day e Lara, cantoras)
Para alguns, a expressão correta seria: "Nanica de nada." Isso porque antigamente falavam para não  comer banana (nanica, especialmente) antes de ir dormir. O que, a meu ver, tem a cara de ser uma etimologia fantasiosa.
Nadica de Nádia é o nome de uma página no Face.

Bom para o DBF, o Dicionário Brasileiro de Frases.

07 novembro, 2023

Samba da Preguiça

Bom para 07/11/2023 (Dia da Preguiça)

Autor: Erasmo Esteves (Erasmo Carlos)

"Só quero nessa hora / Me fazer justiça / Mande outro em meu lugar / Pois estou com preguiça."

06 novembro, 2023

Náufragos! Como sobreviver à desesperança

Dougal Robertson (29 de janeiro de 1924 a 22 de setembro de 1991) ainda era um adolescente, o caçula dos oito filhos de um professor de música escocês, quando ingressou na Marinha Mercante Britânica. Depois que um ataque japonês a um navio a vapor durante a Segunda Guerra Mundial matou sua esposa e filho, ele deixou a marinha e se mudou para Hong Kong, onde conheceu e se casou com uma enfermeira.
Juntos, eles começaram uma nova vida como produtores de leite no interior da Inglaterra, em uma fazenda sem eletricidade ou água corrente. Eventualmente, eles tiveram uma filha, depois um filho, depois um par de gêmeos.
Depois de quase duas décadas na fazenda, a família teve uma ideia pouco ortodoxa sobre como educar melhor seus filhos, como mostrar a eles como o mundo é um lugar vasto e maravilhoso, cheio de todos os tipos de pessoas diferentes e de todos os tipos de maneiras diferentes de viver: vivendo! Eles venderam tudo o que tinham, compraram uma escuna e partiram para velejar ao redor do mundo, partindo em 27 de janeiro de 1971.
Depois de mais de um ano no mar, quando haviam contornando a ponta da América do Sul para fazer a travessia do Pacífico, as baleias assassinas atacaram a escuna a 200 milhas da costa de Galápagos, afundando-a em menos de um minuto. Eles se amontoaram em um bote salva-vidas inflável, conseguiram pegar um pedaço de vela da água e amarraram-no ao bote de 9 pés que tinham a bordo para usá-lo como um rebocador para a jangada que agora abrigava seis seres humanos.
De repente, eles eram um minúsculo ponto no maior oceano da Terra, envolto pelo vasto vazio aberto de horizontes infinitos. Sem instrumentos náuticos ou cartas, movidos apenas por sua vela improvisada, eles não tinham esperança de chegar à terra. Sua única chance era o resgate por um navio que passasse. Considerando a imensidão do Oceano Pacífico, era uma improbabilidade que beirava o milagre.
Dezessete dias em sua vida como náufragos, a jangada murchou. Tudo o que eles tinham agora era o estreito bote de fibra de vidro, com a borda um pouco acima do nível da água - com toda a carga humana.
Por aquela resiliência cega que a vida tem de resistir à não-vida, eles persistiram, comendo carne de tartaruga e de peixes voadores que pousaram no fundo do barco, e bebendo água da chuva. Tempestades os açoitavam. As baleias os ameaçavam. A sede e a fome os consumiam. Seus corpos estavam cobertos de feridas de água salgada. Enormes navios passaram à vista, perdendo-se seus gritos de socorro. Mas eles continuaram, esperando contra a esperança, trabalhando de todas as maneiras concebíveis para manter acesa a centelha da vida.
Depois de 37 dias como náufragos, o acaso sorriu para eles - um barco de pesca japonês avistou o sinalizador de socorro e veio em seu socorro. Suas línguas estavam tão inchadas pela desidratação que mal podiam agradecer a seus salvadores.
Ao longo de tudo, Dougal manteve um diário para o caso de eles escaparem da morte - um ato em si emblemático daquele tocante e tenaz otimismo pelo qual eles sobreviveram. Mais tarde, ele se baseou nele para publicar um relato da experiência e, em seguida, destilar seus aprendizados em Sea Survival: A Manual.

Reencenação do resgate: demonstrando como a família Robertson se encaixou no bote.

Popova, Maria. How To Survive Hopelessness, The Marginalian. Trad.: PGCS

05 novembro, 2023

"Leva", a história por trás de uma canção

Um dos maiores sucessos de Tim Maia nasceu, na verdade, como um jingle de divulgação da Rádio Bandeirantes FM.
Quando era 1984, a rádio queria homenagear os ouvintes com um jingle. E a encomenda dessa peça publicitária foi feita a Michael Sullivan e Paulo Massadas, que vinham emplacando sucesso após sucesso nas vozes de vários artistas. Assim nasceu "Leva".
Uma semana depois, ao visitar a Bandeirantes, Tim Maia ouviu o jingle na emissora. Foi amor à primeira escuta. Imediatamente, ligou para Sullivan pedindo para gravá-la, e de quem ouviu que "Leva" já era um sucesso na rádio.
O cantor retrucou:
"Meu irmão, eu sou Tim Maia, quando eu cantar "Leva"... o Brasil inteiro, a América toda vai cantar."
Lançado como single vendeu, de cara, um milhão de cópias. No ano seguinte, incorporando outras canções românticas, foi o título de um álbum de Tim Maia.

04 novembro, 2023

O profeta de uma sociedade psicocivilizada


José Delgado, O lendário e um pouco assustador pioneiro do controle da mente. Um neurocientista espanhol radicado em Yale que, na década de 1960, controlou touros, macacos e humanos com implantes cerebrais e imaginou uma "sociedade psicocivilizada".
Leitura recomendada:
http://blogs.scientificamerican.com/cross-check/tribute-to-jose-delgado-legendary-and-slightly-scary-pioneer-of-mind-control/
http://twitter.com/ArtifOrgans/status/1579813352213467138

03 novembro, 2023

Os coelhos brancos da matemática

Uma das coisas que me surpreendem, e acho que à maioria das pessoas que são atraídas pela matemática, é a maneira misteriosa como as diferentes partes da matemática se juntam de maneiras inesperadas. Eu tentei explicar isso a alguém uma vez usando uma analogia literária ...
"É como se você estivesse lendo um grande drama, ou tentando entender a mensagem em algum grande poema, e de repente o Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas vem correndo resmungando: "Nossa! Oh céus! Eu devo chegar muito tarde!"
Não é o Coelho Branco que você vê na matemática, mas o efeito é o mesmo. Euler deve ter sentido essa sensação depois de se esforçar para encontrar o valor da série 1/12 + 1/22 + 1/32+ + . . . e descobre que é π2/6.
Espere .... π é a razão entre a circunferência e o diâmetro de um círculo, mas não há círculos na soma dos quadrados dos recíprocos dos inteiros; e, no entanto, aí está, o coelho branco matemático vindo aparentemente de lugar nenhum. Certamente, nenhum dos muitos matemáticos de grande reputação que trabalharam no problema encontrou (ou esperava) que o π aparecesse.
A distribuição normal é outro exemplo. De Moivre pega a distribuição de probabilidade binomial para lançar uma moeda e a generaliza para um número infinito de lançamentos, e PAM!, eis a curva normal, ou em forma de sino, que é onipresente nas estatísticas de introdução. E o que acontece? Bem ali no meio, a altura da curva normal em Z = 0 é .39894. NÃO, NÃO, NÃO, NÃO APENAS .39894, mas .39894, que é exatamente igual a: 1 sobre raiz quadrada de 2π.

A matemática tem desses coelhos brancos em todos os lugares.

02 novembro, 2023

A Luiz Simas: Feliz muertos!

Nasci no dia em que, oficialmente, menos gente nasceu, e em um dos dois dias do ano em que não há jogo do bicho. O primeiro fato é óbvio: muitos registravam os nascidos no dia dos mortos nos dias 1 ou 3. Fui registrado em finados mesmo. Valeu pelos desejos de "Feliz muertos"!
E detalhe: adoro ser, como os de 2 de novembro nos definimos, finadistas.
Parabéns, professor! Sem querer perturbar, mas já perturbando. Qual outro dia que não tem jogo do bicho?
R - Sexta-feira da paixão.
http://twitter.com/simas_luiz/status/1587899109641715713

Como dizem os mexicanos, chorem os mortos em todos os dias do ano. No dia deles, não. É quebrar o trato com a deusa e esquecer da lição dos velhos: 
La muerte esta tan segura de alcanzarte, que te da toda una vida de ventaja. Hay que divertirse!
http://mobile.twitter.com/simas_luiz/status/1587776132031528961

Disney. Viva. A vida é uma Festa! (vídeo)

01 novembro, 2023

A escrita de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci foi um dos mais versáteis e talentosos artistas, cientistas e inventores da história, e suas habilidades e conhecimentos abrangiam diversas áreas do conhecimento humano. Algumas das áreas em que ele se destacou incluem:
  • Artes visuais: Ele foi um dos maiores artistas do Renascimento, conhecido por suas pinturas famosas como a "Mona Lisa" e "A Última Ceia", além de seus belíssimos desenhos.
  • Ciência: Leonardo da Vinci tinha conhecimentos de anatomia, botânica, geologia, matemática e física. Ele observou e desenhou plantas, animais e seres humanos, com grande precisão.
  • Engenharia e Arquitetura: Ele projetou e desenhou invenções inovadoras, incluindo um helicóptero, um submarino, uma bicicleta e muitos outros dispositivos que estavam muito à frente de seu tempo. Criou também projetos para edifícios e para a construção de uma cidade ideal (que serviria como um modelo para cidades reais).
  • Outras áreas: Música, Filosofia e História militar (desenvolvendo estratégias, armas e fortificações).
Sua genialidade continua a inspirar e a fascinar as pessoas até os dias de hoje.


É verdade que Leonardo da Vinci escrevia da direita para a esquerda, em um estilo conhecido como escrita especular (ou espelhada). Isso significa que as letras e as palavras são invertidas, como se fossem vistas em um espelho. Ele não era o único a usar essa técnica, mas é um dos exemplos mais conhecidos.
A razão exata pela qual ele escrevia dessa maneira não é totalmente clara, mas alguns sugerem que ele o fazia para manter suas ideias em segredo ou difíceis de serem lidas por outras pessoas. Outros acreditam que ele era canhoto (parece ter sido ambidestro) e, por isso, achava mais fácil escrever dessa maneira. Outras especulações é de que Leonardo podia sofrer de dislexia ou, ainda, de que ele, ao escrever  da direita para a esquerda, apenas tentava exercitar o cérebro para a criatividade.
Independentemente do motivo, essa peculiaridade de sua escrita inclui um elemento adicional à sua já intrigante personalidade.
Existem muitos exemplos de textos escritos por Leonardo da Vinci da direita para a esquerda que sobreviveram até os dias atuais. Alguns de seus cadernos de desenhos e anotações contêm escrita espelhada. A maioria deles está atualmente em exposição em museus na Europa, como o Museu do Louvre em Paris, a Biblioteca Nacional de Madrid e a Biblioteca Real em Turim.
Se você não tem acesso a essas exposições em locais físicos, é possível encontrar imagens desses textos na internet. Algumas das coleções digitais que disponibilizam esses textos incluem os websites da Biblioteca Digital Mundial, da Galeria Uffizi em Florença e o da Biblioteca Leonardiana em Vinci, na Itália.
É importante notar que, embora seja possível encontrar esses textos online, eles podem estar em italiano antigo e escritos em uma caligrafia difícil de ler para aqueles que não estão acostumados com a escrita espelhada.