07 outubro, 2024

Falcões Noturnos

Sobre este quadro, Nighthawks (Falcões Noturnos), Edward Hopper lembrou que "inconscientemente, provavelmente, eu estava pintando a solidão de uma cidade grande".
Em um restaurante aberto a noite toda, três clientes sentam-se no balcão em frente a um garçom, cada um parecendo perdido em pensamentos e desligado um do outro. A composição é bem organizada e parca em detalhes: não há entrada no estabelecimento, nem escombros nas ruas. Através de formas geométricas harmoniosas e do brilho da iluminação elétrica da lanchonete, Hopper criou uma cena serena, bela, mas enigmática. Embora inspirada em um restaurante que Hopper viu na Greenwich Avenue, em Nova Iorque, a pintura não é uma transcrição realista de um lugar real.


Infelizmente, não consigo encontrar uma fonte viável sobre a autenticidade da citação. Ainda assim, eu rio ao lembrar deste pequeno boato, que colhi ao pesquisar Edward Hopper durante uma pesquisa noturna na Internet:
7 de junho de 1942. Edward Hopper completa uma de suas pinturas mais conhecidas, a seminal Nighthawks. Quando questionado por um repórter do Chicago Tribute sobre o significado filosófico por trás do restaurante não ter saídas claramente visíveis, Hopper respondeu: "Merda. Porra. Eu fiz de novo. Droga. Porra. De novo não. Eu fiz de novo. Merda". E bateu o chapéu na perna. (TheGayestAgenda, Reddit)

Nenhum comentário: