27 outubro, 2024

Antonio Cícero (1945 - 2024)

"Espero ter vivido com dignidade e espero ter morrido com dignidade."
Antonio Cícero
Morreu na quarta-feira (23), aos 79 anos, o poeta Antonio Cícero Correia Lima, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Nascido no Rio de Janeiro e filho de piauienses, era filósofo, escritor e letrista de muitas das canções que o Brasil canta. Com a cantora Marina Lima, sua irmã, compôs "Fullgás", "Acontecimentos" e "À Francesa", entre outros sucessos. A partir das composições em família, ele colecionou parceiros musicais como Lulu Santos e Sergio de Souza, com os quais compôs em 1984 o hit "O último romântico" (no vídeo abaixo, com Caetano Veloso e Jaques Morelenbaum).


Como compositor tinha mais de 300 canções registradas. Antonio Cícero era também crítico literário e entrou para a ABL (V. biografia), em agosto de 2017. Seu poema "Guardar" foi incluído na antologia "Os cem melhores poemas brasileiros do século", organizada por Ítalo Moriconi:
"Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la
isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado." (trecho)
Ele sofria de Alzheimer e se submeteu a um procedimento de morte assistida na Suíça (onde esse tipo de procedimento é permitido por lei). Aos amigos, Antonio Cícero deixou sua carta de despedida. 

Nenhum comentário: