31 outubro, 2024

Arthur Moreira Lima (1940 - 2024)

Morreu, na noite de quarta-feira (30/10), o pianista Arthur Moreira Lima, aos 84 anos. A família do músico confirmou a informação, após duas semanas de internação no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC). Ele lutava contra um câncer no intestino.
Arthur Moreira Lima, considerado um dos maiores pianistas brasileiros, nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Ele começou a estudar piano aos 6 anos, tendo sido aluno de Lúcia Branco, também professora de Tom Jobim.
Em Varsóvia, na Polônia, em 1965, ficou em segundo lugar no concurso internacional de piano considerado o mais prestigiado do mundo, o Frédéric Chopin. Consagrou-se também em diversas outras disputas, como a Competição Internacional Tchaikovsky, de 1970, em que ficou em terceiro lugar.
Notabilizou-se também como um intérprete da música popular brasileira, gravando Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba. O pianista também trabalhou no projeto "Um piano pela estrada", percorrendo o Brasil em um caminhão que virava palco.
Remêmora de "Um piano pela estrada", postagem de 9-1-2009 do blog EntreMentes
http://blogdopg.blogspot.com/2009/01/um-piano-pela-estrada.html
Desde 2003, o pianista Arthur Moreira Lima desenvolve este projeto responsável por levar a música erudita e a música popular de boa qualidade ao público brasileiro. Sendo o seu equipamento um caminhão, um palco móvel e, obviamente, um piano de cauda em que ele executa seus belos solos musicais por este Brasil afora.
Ontem à noite, em Fortaleza, no Parque do Cocó, Arthur deu o 281º concerto de "Um piano pela estrada". Para um público que vibrou muito com a apresentação que ele fez de peças de Bach, Beethoven, Chopin, Villa-Lobos, Radamés, Piazzolla, Nazareth, Gonzaga e Pixinguinha.
Durante o espetáculo, ao ver uma bandeira do Fluminense na plateia, o pianista (que é um dos torcedores célebres do tricolor das Laranjeiras) ficou eufórico e deixou escapar este comentário:
- Estão contratando, não sei se vai dar certo, mas estão contratando...
E sua apresentação no Parque do Cocó terminou com uma arrebatadora execução da Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. (Paulo Gurgel)

Nenhum comentário: