18 setembro, 2025

A fuga das estrelas

As galáxias são objetos dinâmicos que possuem diversas componentes como estrelas, objetos compactos e objetos que não se encaixam nessa categoria. A Via Láctea é uma galáxia espiral que é um exemplo da dinâmica complexa nos movimentos e interações do objeto. Ela é um caso especial justamente por ser a galáxia que habitamos e onde há a possibilidade de obter dados de objetos próximos de nós.
O Sistema Solar habita um dos braços da Via Láctea chamado braço de Órion a uma distância de 26 mil anos-luz do centro. A vizinhança do Sistema Solar possui estrelas que nasceram na mesma época que o Sol e são as estrelas que observamos no céu noturno. Mas com os telescópios atuais é possível observar estrelas mais distantes que estão localizadas na borda da Via Láctea ou até mesmo no halo em torno da galáxia.
Foi utilizando esses dados de telescópios que um time de astrônomos conseguiram observar uma estrela que está fugindo a uma velocidade de 2 milhões de quilômetros por hora. Ela está correndo em direção ao centro da galáxia e os astrônomos estão tentando explicar qual o processo que a fez ganhar essa velocidade. Quando uma estrela atinge uma velocidade superior a 1000 quilômetros por hora ela é chamada de estrela de hipervelocidade.
E a pergunta principal é: do que ela está fugindo exatamente?
Fonte: Meteored

Nenhum comentário: