O Halloween surgiu dos costumes celtas, povo que viveu há cerca de 2 mil anos onde hoje se encontra a Irlanda, a Inglaterra e a França. Os celtas acreditavam que a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se desfazia e as almas passeavam livres pela Terra. Nesse dia (31/10), os druidas, tidos como magos sábios, aproveitavam as forças espirituais para fazer suas previsões sobre a próxima colheita e o ano seguinte.
No Brasil, a ideia do Halloween chegou principalmente pelos filmes e desenhos animados. Adiante, numa tentativa de valorizar o folclore e as tradições brasileiras, o dia 31 de outubro foi instituído por lei federal, em 2003, como Dia do Saci.
O Saci-Pererê
Há diversas versões para o surgimento do Saci. Numa delas, o personagem seria um capetinha infantil que fugiu do inferno junto com outros capetinhas crianças. Furioso, o diabo mandou os capetas trazê-los de volta ao inferno. Apena um deles conseguiu escapar, o que faz diabruras no mundo até hoje. Outra versão conta que o Saci nasceu de dentro dos gomos do taquaraçu, um tipo de bambu, durante as noites de tempestade. A terceira conta que o Saci é um curumim protetor da floresta e dos índios que nela se perdem.
Uma das imagens mais conhecidas do Saci-Pererê foi a difundida pelo autor Monteiro Lobato. O livro "Sacy-Pererê, resultado de um inquérito", publicado em 1918, foi uma forma de resistência à cultura europeia e uma tentativa de preservá-lo no imaginário popular. Nessa obra, o Saci aparece como um ser maléfico. Mais tarde, em "O Saci", Lobato transforma o personagem, tornando-o uma figura traquinas, que se diverte fazendo travessuras. Sua imagem também sofre alterações, e ele agora é um menino negro de uma perna só, com um gorro vermelho e um cachimbo. Nesse ponto, a figura do Saci é uma convergência de elementos diversos: a pele negra e o hábito de fumar, que revelam origens africanas; o gorro vermelho, uma referência ao demônio em países da Europa (sic); e seu nome, que evoca uma suposta origem indígena.
https://icalendario.br.com/festa-popular/dia-das-bruxas