02 janeiro, 2020

Chico Buarque canta mal? Professores de canto respondem

(...) Para não deixar dúvidas, fomos perguntar para professores de canto: afinal, Chico Buarque canta mal?— Não. Musicalidade e personalidade vocal são os principais atributos de um cantor. — defende a fonoaudióloga e preparadora vocal Valéria Leal. — Chico canta mal pra quem gosta de ressonância equilibrada, ampla tessitura no canto, voz potente, melismas, drives, vibrato e groove na voz. O canto popular permite uma gama variável de expressões vocais. Vale nesse quesito a originalidade, o discurso e a empatia que se cria com o público. O resto é apenas gosto pessoal. Também preparadora vocal e fonoaudióloga, Alza Alves, pensa de forma parecida. — Podemos até apontar um trecho de uma canção do passado em que Chico jogou a nota "na trave" (ou seja, desafinou) e perceber uma voz com característica levemente anasalada. — diz ela, que trabalhou com Silva, Pedro Luis, Serjão Loroza, Gabriel o Pensador, entre outros. — Mas a verdade, pelo menos para mim, é que na obra de Chico é quase impossível dissociar suas composições do seu próprio jeito de cantar, que transcende questões técnicas. A beleza está na voz a serviço da canção e da métrica impecável da poesia cantada. "Samba do Grande Amor" é um dos vários exemplos. O preparador vocal Ricardo Góes lembra que "diferente dos outros instrumentos, a voz é extremamente moldável" e que as inclinações estéticas e influências de cada artista ajudam a "entender melhor as várias escolhas que o cantor faz, consciente ou inconscientemente, ao longo do seu processo de construção". — Chico, assim como toda a sua geração de cantores e compositores, teve João Gilberto como referência de intérprete, com seu canto preciso, econômico, focado na sutileza do som da palavra, e na riqueza musical da língua portuguesa — destaca Góes. — Isso, somado à sofisticação melódica e harmônica da bossa nova e de toda a tradição musical das fontes onde ela bebe, impõe ao cantor um enorme rigor no controle da emissão vocal e da afinação. Góes lembra que Chico, mesmo tendo como base a canção e o samba, flertou com diversos estilos ao longo da carreira, como blues, salsa, rock, bolero etc. Destaca também a personalidade tímida do artista como mais uma característica definidora. Além disso, avalia que "no canto de Chico a palavra é uma prioridade, assim como em suas composições", ecoando argumento de Alza Alves. — Como poeta e cronista a palavra norteia a forma com que ele canta, às vezes mais despojadamente mas sempre expressivo na medida justa que a canção pede. Com o amadurecimento, Chico foi aumentando a complexidade das suas composições, elaborando melodias e harmonias vertiginosas na contramão do seu canto um pouco falado, e do desgaste natural da voz que subtrai dela cor, brilho e precisão, acentuando o som mais nasalado. Acho que dizer que Chico canta mal é reduzir a arte do intérprete, descer a um patamar menor, onde quesitos vocais não tão caros à música brasileira quanto a de culturas dominantes como a americana são supervalorizados. Daí o próprio João Gilberto, marco mais importante de afirmação estética do canto brasileiro, ter sido considerado por muitos a antítese do cantor.Na coluna que assinava no jornal O GLOBO, a cantora Zelia Duncan também já tratou do caso. No texto, de janeiro de 2018, a cantora defende que "cantar bem é subjetivo" e pergunta "o que é cantar bem? Ginástica? Malabarismo? Extensão?", para logo em seguida defender que muitos "atletas vocais nada nos entregam (…). Impressionam e têm lá seu valor, mas se botarmos uma lentezinha, nem são tão musicais, tamanha a preocupação com os saltos mortais, que podem matar é a canção". "Voltando ao nosso belo cantor, quem pode negar que certas canções suas não são ainda mais imbatíveis na sua própria voz? Seu jeito explicadinho com as letras, seus aparentemente distraídos contracantos? Quem nunca se emocionou com aquele vibratinho apressado no final das palavras? Não me obriguem a falar dos olhos verdes, que piscam devagar e o quase sorriso ao terminar uma canção, isso não é música… é doce sedução!"

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