08 março, 2023

Cebola cortada - 5

Usar cebolas para explicar o choro é uma piada familiar. Em The Brady Bunch, a governanta Alice atende o telefone e chora enquanto o interlocutor conta uma história triste. Depois de desligar, ela diz: "Malditas cebolas", segurando o Allium ofensivo. E Rowlf the Dog cantou, no The Muppet Show, "Eu nunca machuquei uma cebola. Então por que eles deveriam me fazer chorar?"
Além de usar óculos de proteção ao cortar, ou os métodos de congelar cebolas antes de cortar ou de cortá-las cruas debaixo d'água, não há como escapar dos efeitos colaterais lacrimosos de levar uma faca até elas. Enquanto algumas pessoas são imunes aos poderes malignos da cebola, muitas outras adorariam parar de se preocupar em chorar enquanto cozinham.
A principal pergunta no FAQ da National Onion Association é como cortar cebolas sem ligar o sistema hidráulico, e há mais de 3 milhões de resultados se você perguntar ao Google por que as cebolas fazem as pessoas chorarem. Mas graças a uma nova cebola inventada pela Bayer, as lágrimas de cebola podem ser uma coisa do passado.
O Sunion, como a nova cebola foi nomeada, levou 30 anos para ser desenvolvida usando cruzamentos à moda antiga. Os cientistas da Bayer colheram gerações de bulbos e procuraram aqueles que eram menos pungentes. Graças ao advento da cromatografia gasosa, eles puderam testar e ver a composição exata dos compostos voláteis em cada cebola.
No campo, o Sunion parece exatamente como qualquer outra cebola e, se aberto ali mesmo, provavelmente faria você chorar. "A transição acontece no armazenamento", diz Lyndon Johnson, gerente sênior de vendas de safras da Bayer. Esta é uma distinção importante, pois o cheiro forte da cebola é, em parte, um mecanismo de defesa para ajudá-la a sobreviver no subsolo. O cheiro das cebolas só fica bastante forte quanto mais tempo elas são armazenadas; Sunions ficam mais suaves e suportáveis para os olhos.
Como as apostas eram muito altas ao trazer a nova cebola para o mercado, ela teve de passar por vários testes sensoriais. Como os testes realizados pelo Bayer Sensory Lab e pelo Ohio State University Sensory Evaluation Center, em que pessoas predispostas a chorar enquanto cortavama cebolas foram solicitadas a cortar Sunions bem como cebolas comuns. Com os resultados se mostrando amplamente favoráveis aos Sunions quanto ao menor graus de pungência.


Links: 1, 2, 3 e 4 da série

Nenhum comentário: