Já estabelecido como homem de negócios, casa-se com a filha de um banqueiro e é admitido na aristocracia carioca, na época girando em torno da corte imperial. Mais adiante, estará atuando nos negócios públicos e estabelecendo amizade com o Barão de Mauá, de quem se torna sócio em alguns empreendimentos. Em 1872, Drummond compra uma vasta área na zona norte do Rio, então pertencente à Duquesa de Bragança, e inicia o empreendimento que o tornaria indissoluvelmente ligado à história da cidade.
O Barão de Drummond era uma das poucas personalidades que podia orgulhar-se de ter fundado um bairro inteiro a partir do nada. Foi o que aconteceu com Vila Isabel (homenagem à princesa), bairro planejado, cujos lotes de terra foram vendidos já com todos os melhoramentos urbanos devidamente implantados. Ao contrário do modelo urbanístico então dominante na cidade, cujas ruas estreitas atestavam a herança portuguesa, a Vila Isabel foi concebida a partir do modelo parisiense que Drummond conhecera numa viagem à França, com avenidas largas e uma estrutura de lazer e de serviços até então inexistente no Rio.
O Barão de Drummond foi também um ferrenho abolicionista: alforriou todos os seus escravos muito antes da Abolição e deu às ruas de Vila Isabel o nome dos principais líderes abolicionistas da segunda metade do século XIX.
(Noel e Vadico)
Lá em Vila Isabel
Quem é bacharel
Não tem medo de bamba.
São Paulo dá café
Minas dá leite
E a Vila Isabel dá samba.
Não tem medo de bamba.
São Paulo dá café
Minas dá leite
E a Vila Isabel dá samba.
Estátua de Noel Rosa em Vila Isabel
Ficheiro Wikipédia
c/ João Gilberto
Filme: NOEL ROSA - Poeta da Vila (2006)
https://www.youtube.com/watch?v=OK8wpU56Z7o
c/ João Gilberto
Filme: NOEL ROSA - Poeta da Vila (2006)
https://www.youtube.com/watch?v=OK8wpU56Z7o
Nenhum comentário:
Postar um comentário