19 fevereiro, 2021

A cientista Mary Ward

Mary Ward (nascida King; 27 de abril de 1827 - 31 de agosto de 1869) foi uma naturalista, microscopista e astrônoma irlandesa. Ela foi morta sob as rodas de um carro a vapor, construído por seus primos Parsons, o que a fez ficar conhecida como a primeira pessoa a ser morta por um veículo motorizado.
Crescendo, como ela cresceu, em uma família científica próspera, Ward desenvolveu um grande interesse pela natureza. Desde muito jovem, ela começou a coletar insetos e usar a lupa do pai para estudá-los e desenhá-los detalhadamente. Já adolescente, ela ganhou seu primeiro microscópio, provavelmente um dos melhores microscópios da Irlanda na época, e isso se tornou o interesse de sua vida. Ela começou a aprender tudo o que podia sobre microscopia.
Quando Mary Ward escreveu seu primeiro livro, "Sketches with the microscope", ela aparentemente acreditou que ninguém o publicaria por causa do gênero ou da falta de credenciais acadêmicas. Então, ela publicou 250 cópias em particular e várias centenas de folhetos que foram distribuídos para anunciar a obra. A impressão foi vendida nas semanas seguintes, e isso foi o suficiente para fazer uma editora de Londres assumir o risco e contratar uma publicação futura. O livro foi reimpresso oito vezes entre 1858 e 1880 como "A World of Wonders Revealed by the Microscope".
Ward foi a primeira fatalidade automobilística. Seus primos haviam construído um carro experimental movido a vapor. Na época, pensava-se que o transporte a vapor seria muito desenvolvido em um futuro próximo (isso foi verdade para os trens, mas não para os carros devido ao surgimento dos motores de combustão interna). Os carros a vapor eram pesados e causavam muitos danos às estradas. Em 1865, o Red Flag Act impôs um limite de velocidade de quatro milhas por hora para o campo e duas milhas por hora nas cidades. Isso efetivamente acabou com a popularidade dos automóveis, mas alguns entusiastas ainda tinham um, geralmente feito em casa, como o veículo dos Parsons.
Em 31 de agosto de 1869, ela e seu marido estavam viajando com os primos, quando ela foi jogada para fora do carro em uma curva na estrada de Parsonstown. Mary Ward caiu sob uma das rodas e morreu quase instantaneamente. A lesão fatal foi um pescoço quebrado.

Fontes: HERSTORY e WIKI

Nota - Em 1834, uma locomotiva a vapor construída por John Scott Russell, e operando um serviço de transporte público entre Glasgow e Paisley, capotou causando uma explosão de caldeira que matou quatro ou cinco passageiros. O acidente de Mary Ward pode ser caracterizado como a primeira fatalidade envolvendo um veículo na forma de um automóvel contemporâneo. Embora muitas pessoas a conheçam apenas por isso, é importante que nos lembremos dela por seu trabalho inovador no campo da ciência em uma época em que não se esperava que as mulheres possuíssem qualquer tipo de habilidade científica e recebiam pouco ensinamento a respeito.

Mas sejamos justos - Há um título que Orville Wright, o irmão que pilotava o Flyer na demonstração de 1903, merece de fato e ninguém tasca. Em 1908, ele foi o piloto do primeiro voo da história em que um passageiro morreu. Isso o habilita para ser considerado o Pai do Acidente da Aviação. O que não é pouco para quem tirou o seu brevê com 12 segundos de voo. Paternidades do ar, blog EM, 17/09/2013

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