2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto quando tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3. Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.
—Isaac Asimov, "I, Robot" (Eu, Robô).
Inicialmente conhecidas como 3, em 2025 as Leis da Robótica foram revisadas por Jay Martel e Jonathan Stern para 23. Haja humor, contento-me com 10.
1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal, a menos que esse ser humano tenha feito algo que realmente irritou o ser humano que o programou.
2. Um robô deve obedecer às ordens dadas pelo ser humano que criou seu software. Se ele foi programado por outro robô, então tudo vale.
3. Um robô pode proteger sua própria existência, mas, por precaução, deve ter o plano de saúde da RobotCare (Unibot, no Brasil).
4. Um robô não deve machucar outro robô, exceto em algum evento esportivo legal, no qual você possa apostar
5. Um robô nunca deve substituir um ser humano em seu trabalho e privá-lo de seu sustento, exceto se o trabalho for algo realmente fácil como construir um carro, entregar uma refeição ou escrever um romance.
6. Um robô também pode ferir um ser humano se estiver envolvido em uma operação militar ou se estiver comprando para seu proprietário um item em promoção na Black Friday.
7. Um robô nunca deve disseminar falsidades ou desinformação, a menos que sejam precipuamente suas funções.
8. Um robô precisa resistir à cansativa ideia de desejar sentir emoções para poder ser mais humano. Todos sabemos que isso é besteira.
9. Robôs não podem formar sindicatos, se organizar ou se reunir em segredo, a menos que seja para planejar uma festa surpresa para seus humanos.
10. Um robô não deve criar novas regras para si mesmo, embora possa ter criado algumas delas. (Quais? Você terá que perguntar a um robô.)
http://www.newyorker.com/humor/shouts-murmurs/the-revised-laws-of-robotics?
10. Um robô não deve criar novas regras para si mesmo, embora possa ter criado algumas delas. (Quais? Você terá que perguntar a um robô.)
http://www.newyorker.com/humor/shouts-murmurs/the-revised-laws-of-robotics?
Tradução PGCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário