16 julho, 2019

A primeira fotografia de uma estrela

Na noite de 16 de julho de 1850, Vega se tornou a primeira estrela (além do Sol) a ser fotografada, quando teve sua imagem registrada por William Cranch Bond e John Adams Whipple no Observatório de Harvard.
A foto era um daguerreótipo. Para obter esta imagem foi necessário efetuar uma exposição de 100 s. Com a tecnologia existente na época, as estrelas de 1.ª magnitude necessitavam de tempos de exposição superiores a 60 s e as estrelas de 2.ª magnitude por vezes não eram registadas com sucesso.
No relatório de WC Bond sobre este feito, pode ler-se:
"Com a ajuda do senhor Whipple, daguerreotypist, obtivemos várias impressões da estrela Vega (α Lyrae). Temos razões para acreditar que esta seja a primeira experiência bem sucedida deste tipo, tanto em nosso país como no exterior. Pela facilidade com que foi executada, com a ajuda de nosso grande equatorial (telescópio refrator com 38 cm de abertura), fomos encorajados a crer que será uma abertura para novos progressos. Deverá ser bem sucedida, quando aplicada a estrelas do menos brilho do que α Lyrae, a fim de dar-nos fotos corretas de várias estrelas, e suas vantagens serão incalculáveis."
Vega
Na Constelação de Lira, (é a estrela/sol de onde foram transmitidos os sinais de rádio extraterrestres captados na Terra mostrados no livro de Carl Sagan e, mais tarde, no filme, "Contato", com Jodie Foster), Vega é a quinta estrela mais brilhante do céu.
Foi também a primeira estrela a ter seu espectro analisado (em 1872).
Bastante próxima de nós, a cerca de apenas 26 anos-luz de distância, o seu tempo de vida será de apenas mais um bilhão de anos, um décimo da vida do nosso Sol. É duas vezes e meia mais massiva e cinquenta vezes mais energética do que o Sol.
Por volta do ano 14,000, Vega (foto a seguir) será a Estrela Polar nos céus da Terra, no lugar de Polaris, devido à precessão dos equinócios.
 

http://www.astrosurf.com/re/first_star_photograph.pdf
https://thoth3126.com.br/triangulo-de-estrelas-brilhantes-no-ceu/

Ver também: As primeiras fotografias da Lua e do Sol

P.S. Infelizmente, a primeira fotografia da estrela Vega não sobreviveu até os dias atuais ou não está amplamente disponível em arquivos digitais públicos. As primeiras fotografias astronômicas, especialmente as feitas com daguerreótipos, eram extremamente frágeis e muitas se perderam com o tempo. No entanto, você pode encontrar informações e referências sobre esse marco histórico em livros, artigos acadêmicos ou museus dedicados à história da astronomia e da fotografia. Instituições como o Observatório de Harvard ou o Smithsonian Institution podem ter registros ou reproduções relacionadas a esse feito. DeepSeek, em 14/03/2025

Nenhum comentário: