17 dezembro, 2007

Pássaro Vermelho - 1

É o significado em nossa língua do nome Guaramiranga, de origem tupi. O nome que designa uma pequena cidade, situada no Maciço de Baturité, a qual dista cerca de 120 quilômetros de Fortaleza. Muito procurada pelos que apreciam o clima ameno que, por estar incrustada na serra, a (ainda) bucólica Guaramiranga propicia. Outro atrativo do município é a sua exuberante vegetação, típica da Mata Atlântica.
Passamos lá este fim de semana: Elba (esposa), Natália (filha) e eu. Após termos feito uma viagem de carro, pela rota da CE-060, só interrompida em Acarape (terra natal de meu falecido pai), onde visitamos familiares que residem neste município ao pé da serra.
Por volta do meio-dia, estávamos preenchendo as nossas fichas de hóspedes do Hotel Senac Guaramiranga. Almoçamos. E dedicamos a tarde do sábado ao descanso. Ao entardecer, fui a pé ao centro da cidadezinha onde constatei inequívocos sinais de seu crescimento urbano. Novos restaurantes, lojas de artesanato e até uma agência bancária.
A seguir, caminhando pela estrada que vai ao distrito de Pernambuquinho, fui até o CTL, uma pousada de saudosa lembrança, onde tantas vezes me hospedei com a família. O que era o Centro de Treinamento e Lazer se transformou, nos últimos anos, numa espécie de condomínio fechado. Com a construção de um segundo andar inclusive.
E voltei do agradável passeio embalado pelo canto das cigarras.
À noite, refiz o percurso que fizera a pé - de carro, desta segunda vez, e levando Elba e Natália. Numa lanchonete em que paramos, encontramos o casal Ciro Ciarlini, ambos médicos e que possuem uma casa na região. Conversamos, enquanto Natália tomou uma ligeira refeição.
Já sabíamos que logo mais haveria um show musical na cidade. Às 21 horas, no Restaurante Manjericão, onde Elba e eu, após deixarmos Natália no hotel, fomos terminar a noite.
Por lá rolou o melhor da MPB. Saibam quem eram as "feras" (da esquerda para a direita na fotografia):

Márcio Rezende (flauta e sax)
Amaro Penna (voz e violão)
Jorge Helder (baixo)
Manassés (violão)
Edson Filho (órgão)

PS >
Jorge Helder, o baixista, integra a banda de Chico Buarque, Manassés é um exímio violonista, Edson é filho de outro grande tecladista, o Edson Távora, e por aí vai o grupo.

Nenhum comentário: