Páginas

30 novembro, 2020

A origem da palavra Tangram

1809 A palavra tangram surgiu no vocabulário americano nessa época. De acordo com vários dicionários, a palavra pode ser derivada de uma palavra chinesa, tang, ou de outra palavra em inglês arcaico, trangam. O Merriam-Webster diz que a palavra é de origem desconhecida.
Trangam, por sua vez, é encontrado em um dicionário de 1658. Com o significado de "bugigangas".
Em 1.º de junho de 1809, o American Citizen relatou: "Um grande número desses tangrams e gimcracks estão empilhados no escritório, de todas as formas e tamanhos, tornando-o uma ótima loja de brinquedos. [Joel S. Berson]
Um anúncio classificado no Franklin Gazette, de 24 de fevereiro de 1818, oferece "Tangrams chineses", que provavelmente eram quebra-cabeças [Bill Mullins].
Segundo a Wikipedia e o Pat's Blog, a palavra tangram foi cunhada pelo Dr. Thomas Hill, em 1848, para seu livro Geometrical Puzzles for the Young. Talvez este seja o primeiro uso da palavra com seu significado moderno.


2008 Que é o Tangram?
2012 Um paradoxo do Tangram
2017 Quebra-cabeças de dissecção

Mas o planeta 9 realmente existe?

O planeta 9 é um planeta gigante teórico, ainda não descoberto, nos misteriosos confins do nosso Sistema Solar.
A presença deste planeta tem a hipótese de explicar tudo, desde a inclinação do eixo de rotação do Sol até o aparente aglomerado nas órbitas de pequenos asteroides gelados além de Netuno.

20/04/16 Planeta 9: um exoplaneta no sistema solar?
11/12/18 A busca de um esquivo planeta


Agora, muitos astrônomos pensam que o planeta 9 talvez não exista. Como Samantha Lawler , professora assistente de astronomia da Universidade de Regina .
"Muitos objetos bonitos e surpreendentes ainda precisam ser descobertos no misterioso Sistema Solar externo , mas não acredito que o Planeta Nove seja um deles."
Aqui está o porquê.

29 novembro, 2020

Um padre, um castor e um rabino

Uma piada de bar (bar joke) é um tipo muito comum de piada. A sintaxe básica é a seguinte: "Um homem entra em um bar e ... [algo acontece aqui]". A percepção inicial da piada é que um homem está entrando em um bar para tomar um drinque, mas isso dura apenas alguns segundos, o tempo em que a frase final é rapidamente dita. É uma forma de piada que já ganhou uma grande quantidade de variantes ao longo dos anos.

Exemplo:
Um padre, um castor e um rabino entram em um bar. O garçom pergunta ao castor "o que vai querer?". O castor responde: "Nada. Eu estou aqui só por causa da Autocorreção."


Essa forma de fazer piada ficou tão conhecida que é objeto de pelo menos uma piada sobre a popularidade da própria piada: 

Um padre, um castor e um rabino entram em um bar. O garçom olha para eles e diz: "O que é isso, uma piada?'"

O violino e a noite escura da minh'alma

"Gostaria de compartilhar com vocês um pouco de mim... tocando minha vida. Posso parecer bem-sucedida e feliz aqui na frente de vocês. hoje. Mas eu já sofri de depressão severa e estive em total desespero. O violino, que significava tudo para mim, chegou a se trornar um sério fardo. Embora muitas pessoas tenham tentado me consolar e me encorajar, suas palavras soavam como um barulho sem sentido. Quando eu estava prestes a desistir de tudo, depois de anos de sofrimento, passei a redescobrir o verdadeiro poder da música. Em meio às dificuldades, foi a música que me devolveu e restaurou minha alma. O conforto que a música me trouxe foi simplesmente indescritível e era uma experiência esclarecedora para mim, também. Mudou totalmente minha perspectiva da vida e me libertou da pressão de me tornar uma violinista famosa. Vocês se sentem como se estivessem sozinhos? Espero que a música toque e cure o coração de vocês como fez comigo."
Ji-Hae Park


Long Beach, Califórnia (2013)

28 novembro, 2020

Pietà (de Michelangelo)

Michelangelo tinha apenas 24 anos quando esculpiu a Pietà. Não me perguntem como uma tartaruga conseguiu criar esta obra-prima.


A escultura apresenta um detalhe imperceptível para quase todo mundo. Mas intrigante, assim que é descoberto. Trata-se de um dente a mais na boca de Jesus, um quinto incisivo central.
Por que Jesus Cristo teria este dente supranumerário na escultura?

http://blogdopg.blogspot.com/2020/05/o-dente-do-pecado.html

O primeiro robô movido a imaginação


Em 1868, o Newark Advertiser publicou uma matéria sobre uma "Invenção Mecânica Notável - Um Homem a Vapor".

O invento inspirou o primeiro romance de ficção científica dos EUA, "The Steam Man of the Prairies" (O Homem-Vapor das Pradarias), de Edward Sylvester Ellis. No romance (em domínio público mundial, disponível na Wikisource), o homem a vapor foi construído por Johnny Brainerd, um garoto adolescente, que usa o homem a vapor para carregá-lo em uma carruagem em várias aventuras.
Ellis foi um prolífico autor do século XIX, mais conhecido como historiador e biógrafo, e uma fonte de contos de fronteira heróicos, no estilo de James Fenimore Cooper.

27 novembro, 2020

Pinto no lixo

Expressão usada em frases como: "mais feliz que pinto no lixo".
É que o filhote de frango fica tão animado e feliz quando está num monturo, com tantos restos de comida para escolher e bicar, como se ali fosse um buffet grátis. E, como estamos em época de frases sujas, vale a pena citar outra igualmente repugnante que os falantes nativos de inglês dizem: "as happy as a pig in the mud" (tão feliz quanto um porco na lama).
O cantor Jamelão, para definir o estado de espírito de Bill Clinton, então presidente dos EUA, ao visitar em 1977 a Estação Primeira de Mangueira, certa vez declarou:
— Estava contente como pinto no lixo, tanto que ensaiou uns passos de samba com as mulatas.

Neste teaser a prova da existência do lixo invisível é o fato de que você não consegue vê-lo.

Sobre a relação mapa-território

Pegue um mapa de onde você estiver e coloque-o no chão. Haverá exatamente um ponto no mapa que está diretamente acima do ponto que representa no chão. Isso se refere ao teorema do ponto fixo de Banach.

"Del rigor en la ciencia"
É um conto de um parágrafo escrito em 1946 por Jorge Luis Borges, sobre a relação mapa-território, na forma de uma falsificação literária. A história de Borges, creditada ficcionalmente a "Suárez Miranda, Viajes de varones prudentes, Livro IV, Cap. XLV, Lérida, 1658", imagina um império onde a ciência da cartografia se torna tão exata que apenas um mapa na mesma escala do império será suficiente.
"As seguintes gerações entenderam que o extenso Mapa era inútil e, não sem impiedade, elas o entregaram às inclemências do sol e do inverno. Nos desertos do oeste, as ruínas do Mapa permanecem habitadas por bestas e ocasionais mendigos."
Borges, conheça Carroll!
"Que coisa útil é um mapa de bolso!" comentei.
"Essa é outra coisa que aprendemos com sua nação", disse Mein Herr, "a confecção de mapas. Mas levamos isso muito mais longe do que você. O que você considera o maior mapa que seria realmente útil?"
"Cerca de quinze centímetros por milha."
"Apenas quinze centímetros!" exclamou Mein Herr. “Logo chegamos a seis metros por milha. Depois tentamos cem metros por milha. E então veio a maior ideia de todas! Na verdade, fizemos um mapa do país, na escala de uma milha por milha!"
"Você a usou muito?" perguntei.
"Nunca se popularizou ainda", disse Mein Herr. "Os fazendeiros se opuseram: disseram que cobriria todo o país e impediria a luz do sol! Portanto, agora usamos o próprio país, como seu próprio mapa, e eu garanto que funciona quase tão bem."
Lewis Carroll, Sylvie and Bruno Concluded, Capítulo XI, Londres, 1895

N. do E.
O Google Earth, que fornece detalhes de todos os cantos do mundo, seria o mapa 1:1 de que Lewis Carroll falava?

26 novembro, 2020

25 novembro, 2020

O drible da vaca - 2

🐮
Do ponto de vista da vaca é melhor o leiteiro ladrão do que o açougueiro honesto.

O drible da vaca - 1

Que é CowParade?
É uma exposição pública internacional de arte que já foi apresentada nas principais cidades do mundo. Esculturas de vacas em fibra de vidro são decoradas por artistas locais e distribuídas pela cidade, em locais públicos como estações de trem e metrô, parques e avenidas. Elas costumam apresentar detalhes específicos da cultura local.
Após a exposição em uma cidade, que pode durar vários meses, as estátuas são leiloadas e o valor arrecadado é doado para instituições de caridade.

A arte com pregos e fios

Para executar esta obra de arte, Zenuyk Palagniuk, um artista ucraniano radicado em Dallas, EUA, fez um esboço do retrato de Justin Timberlake numa grande placa de madeira, martelou cerca de 13.000 pregos, destacando as áreas de luz e sombra, e, finalmente, enrolou 24 quilômetros de fio preto durante 200 horas de trabalho manual.



Utilizando-se da "string art", Zenuyk fez também retratos de Michael Jackson e de César, o protagonista do filme "Planeta dos Macacos". Estão no acervo doYouTube.

24 novembro, 2020

Cérebros de peixe


Sinopse
Filme baseado no libreto da ópera homônima da premiação Ig Nobel de 2000 (http://www.improbable.com/2019/11/27/the-ig-nobel-operas). Um homem e uma mulher querem ser o casal mais inteligente do mundo. Mas eles discordam sobre como fazer isso. Ele insiste que eles não devem comer nada além de peixe. Ela insiste em cérebros - e nada mais. Infelizmente, o cérebro que ela come veio de vacas loucas e ela contrai a Doença da Vaca Louca. O peixe que ele come estava contaminado com mercúrio e ele sofre da Doença do Chapeleiro Maluco. O casal, que é louco um pelo outro, então cria a próxima grande moda alimentar do mundo: cérebros de peixe!

COMENTÁRIOS

Fernando
para mim
Dr. Paulo, boa tarde.
Encontrei alguns problemas em seu blogue EntreMentes:
1) Há tempos não consigo compartilhar nada do blogue no Facebook. Dá mensagem de conteúdo inadequado;
2) O título do texto não permite mais a gente acessar o link completo. O hiperlink está desabilitado;
3) Não está permitindo fazer comentários.
Grande abraço,
Fernando Gurgel

Paulo Gurgel
para Fernando
Boa tarde, Fernando.
Isso vem acontecendo há tempos.
Em ocasiões, a situação melhora para depois piorar.
Não sei o que há por trás disso.
A barra lateral foi para o final da página (que ninguém vê). E a mesma só retorna ao lugar de antes se o leitor clicar sobre o título de uma postagem.
Por isso, eu coloquei um aviso no cabeçalho do blog.
Agora, os links não estão mais ativos. Mas descobri que eles funcionam em uma postagem que é acessada por pesquisa.
(ex.: "Chapeleiro" em "Cérebros de peixe"))
Agora, você me diz que os comentários não estão sendo permitidos. Eu já desconfiava...
Use o e-mail para não perdemos o contato., amigo.
Espero que o Brasil e o Blogger melhorem.
Um abraço.
Paulo Gurgel

23 novembro, 2020

A mentira

(vista por filósofos, religiosos e políticos)

"Mente aquele que, pensando de determinado modo, exprime algo diferente por palavras ou sinais." Santo Agostinho
"A mentira ganha partidas, mas a verdade ganha o jogo." Sócrates

Tese
"A palavra foi dada ao homem para transmitir a verdade e não a falsidade." Aristóteles
Antítese
"Uma boa e sólida mentira para o bem comum e para a Igreja inteira, uma mentira em caso de necessidade, uma mentira útil, uma mentira para prestar serviço não seria contrária a Deus." Lutero
Análise
"A mentira é mais rica que a verdade porque permite extrair muitas informações adicionais sobre os objetivos do mentiroso." Golbery

Afinal, qual é o Dia da Mentira? Aqui já fizemos referência ao mesmo em postagens de 14/03, 31/03, 01/04 (4x) e 26/07. Conforme os marcadores do blog EM, temos uma nítida inclinação pelo 1.º de abril.

Insetos em fogos de artifício


O Dr. Joe Coelho, professor de biologia da Universidade de Quincy, Illinois, EUA, é autor de "Insects in fireworks" (Insetos em fogos de artifício), um artigo publicado no periódico Ethnoentomology: an Open Journal of Ethnoentomology and Cultural Entomology, 2: 20–29
Para esclarecer: o artigo não se refere ao uso de insetos como componentes de fogos de artifício, mas ao uso de seus nomes em marcas de fogos.
O artigo pode ser lido na íntegra aqui.
Para ilustrar seu estudo de entomologia cultural, Dr. Joe Coelho mantém um canal no YouTube em que mostra uma coleção de 25 vídeos de fogos de artifício entomológicos.
Nota: O artigo e os vídeos também apresentam aranhas e escorpiões, que não são insetos (claro que o professor sabe disso).
(post não patrocinado)

22 novembro, 2020

Testando a mente


Conseguiu ler? P4R43N5. Agora, compartilhe.

Peixes elétricos da Amazônia

A velha prática de levar canários para minas de carvão subterrâneas já salvou a vida de muitos mineiros. Enquanto o passarinho cantava, tudo estava bem. Se ele silenciasse era sinal de perigo iminente, como um vazamento de gás metano ou monóxido de carbono. Soava, então, um alarme e a mina era evacuada.
O canário de mina é um bioindicador, ou seja, um ser cujo comportamento ou estado de saúde nos informa sobre um possível problema de contaminação ambiental. Infelizmente para os canários, além do silêncio, a morte sempre foi o sinal mais claro de perigo real. Mas hoje já existem muitos outros bioindicadores que não precisam ser sacrificados para nos avisar sobre desastres em curso.
No Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o grupo liderado pelo cientista Dr. José Alves Gomes tem gerado conhecimento científico e publicações sobre a utilização de peixes elétricos (Gymnotiformes) como biossensores para a qualidade da água.


É que esses peixes (são cerca de 150 espécies distribuídas em 7 famílias), por meio de órgãos especializados, têm a capacidade de gerar initerruptamente pequenas descargas elétricas. Quando acontecem bruscas alterações nas características físico-químicas da  água - pH, turbidez, temperatura ou a presença de poluentes - os peixes modificam o padrão de suas descargas elétricas, e sensores instalados nas proximidades fazem soar um alarme.
"Sistemas assim seriam muito mais baratos e eficientes do que realizar análises periódicas da água em diversos pontos ao redor de um campo de exploração de petróleo ou ao longo de um oleoduto, por exemplo, como é feito atualmente", afirma o pesquisador.
Por estas propriedades, eles são recomendados no monitoramento biológico de vazamentos de derivados de petróleo na água.

02/10/2021 - Aualizando ...
Do electric eels have predators? (As enguias elétricas têm predadores?)

21 novembro, 2020

Mesa de negociação

Se alguém deseja influenciar uma decisão, deve estar presente na mesa de negociação. Se estiver ausente, é provável que aconteça uma decisão desfavorável. Com seus direitos e interesses sendo então metaforicamente consumidos pelos participantes da mesa.
Esta noção pode ser expressa da seguinte forma:
Se você não está à mesa, está no cardápio.
Nota da imagem - Pintura que descreve o “Interior de um restaurante” por Vincent van Gogh, por volta de 1887, em Paris, França. A imagem foi cortada e redimensionada.

A propósito:
Uma divertida partida comparação apareceu no livro "Maximum Success", de 2000. O trecho a seguir refere-se a empresários como zebras e leões figurativos:
"Você nunca será um leão, e tudo bem, desde que possa agir como um quando for necessário. Mas agora, como uma zebra entre um grupo de leões, quando os leões veem você, começam a pensar no almoço - e você não é um convidado, está no menu. Para evitar isso, queremos projetar uma roupa de leão para você vestir quando necessário, para que os outros leões pensem que você é um deles, alguém a ser respeitado e com quem não se deve mexer."

A bolha da tulipa

A cordilheira do Himalaia era o lar original da tulipa, embora a maioria de nós associe a flor à Holanda. Com passagem pela Turquia, as tulipas foram introduzidas nos Países Baixos no século XVI. Suas flores, muito apreciadas por sua beleza, passaram a ser muito procuradas, favorecendo o aumento dos preços. Com o passar dos anos, os preços aumentavam cada vez mais rápido, tornando o comércio de bulbos de tulipas bastante lucrativo. Pessoas de todas as classes vendiam propriedades para investir em tulipas e, na década de 1630, surgiram contratos futuros na bolsas de valores holandesas para negociar os bulbos antes mesmo da colheita.
Charles Mackay conta uma história da época:
Um rico mercador havia pago 3.000 florins (280 libras esterlinas) por uma rara tulipa "Semper Augustus" que desapareceu de seu depósito. Depois de vasculhar todo o depósito, descobriu que um marinheiro, que confundiu o bulbo da tulipa com uma cebola, tinha comido a tulipa. O marinheiro foi prontamente preso e passou seis meses na prisão.
Em 1637, devido a diversos fatores, houve uma perda de confiança em tais títulos, levando muitos a uma corrida para o resgate de seus investimentos. Consequentemente, os preços caíram subitamente, e inúmeros negociantes foram à falência.
A bolha da tulipa foi a primeira bolha especulativa de que se tem notícia.

20 novembro, 2020

Júpiter - como nunca antes visto!

Veja a Grande Mancha Vermelha de Júpiter como você nunca viu antes nesta obra de arte.


O artista Mik Petter criou esta obra de arte digital exclusiva, usando dados do gerador de imagens JunoCam na nave espacial Juno da NASA. A forma de arte, conhecida como fractais, usa fórmulas matemáticas para criar arte com uma variedade infinita de formas, detalhes, cores e luzes. As tumultuosas zonas atmosféricas em torno da Grande Mancha Vermelha são destacadas pelo uso de fractais coloridos pelo autor.
Cores vibrantes de vários tons e tonalidades, combinadas com formas quase orgânicas, fazem com que essa imagem pareça uma placa de Petri colorida e cheia de microorganismos ou uma visão aproximada de conchas microscópicas como que pintadas de uma maneira selvagem.

NASA Image of the Day

Igreja da minha avó

"Houve apenas um cristão. Eles pegaram e o crucificaram - cedo." Mark Twain

Muito embora severo em sua denúncia da Igreja estabelecida (não somente por ser ela conivente com a exploração do homem pelo homem, mas também por querer criar seu próprio e inadequado "socialismo cristão"), Marx, no entanto, reconheceu também, que a religião poderia ser "o coração do mundo sem coração"; que poderia trazer consolação genuína para os sofredores. Sua crítica da religião enfoca, principalmente, sua suposta superfluidade. Removam-se as condições de infelicidade que apelam para uma resposta religiosa, pensava ele, e a religião murchará, com o desuso.
- Verbete "Marxismo e Cristianismo", Novo Dicionário de Teologia, por Sinclair B. Ferguson e David F. Wright

"Não estou aqui hoje para questionar onde existe um deus ou nenhum deus, ou muitos. Não estou aqui para questionar sua salvação, pois, se tal coisa realmente existe, eu acho que é uma coisa pessoal entre você e qualquer deus que você está procurando para salvá-lo de qualquer coisa que você sinta que precisa salvar. Estou aqui hoje para dizer simplesmente que a esmagadora população de pessoas na América que afirmam ser 'cristãs'não teria sido reconhecida como tal na Igreja da minha avó.
Tome cuidado."
Mike

Mike escreve regularmente em seu site: The Hickory Head Hermit.



19 novembro, 2020

A saudação de Vulcano


Vida longa e próspera. Será que ele sabe saudar como o Sr. Spock?
http://www.bitsandpieces.us/2020/05/18/funny-fingers/comment-page-1/#comment-423016

A saudação de Vulcano é um gesto popularizado pela série de televisão Star Trek, dos anos 1960. Consiste em uma mão levantada com a palma para a frente e o polegar estendido, enquanto os dedos estão separados entre o dedo médio e o anelar.
Foi criada por Leonard Nimoy quando interpretava o personagem Sr. Spock na série da televisão.
O gesto é considerado difícil de ser corretamente executado por pessoas sem a devida prática. Essa dificuldade pode resultar também de variações na destreza manual de cada pessoa. Outros atores de Star Trek tinham de posicionar os dedos fora da cena para só então fazer a saudação.
http://en.wikipedia.org/wiki/Vulcan_salute

Você acha que seus dedos conseguem dançar?

Kepler e o barril de vinho

Durante o século anterior a Newton e Leibniz, as obras dos matemáticos gregos eram populares, especialmente a obra de Arquimedes. Técnicas infinitesimais foram desenvolvidas para o cálculo de áreas e volumes, e Kepler foi um dos matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento alcançado.
Seu interesse em calcular áreas e volumes surgiu de um incidente que ocorreu quando ele se casou pela segunda vez. Kepler havia comprado um barril de vinho para comemorar o casamento, e a maneira como o comerciante medira o volume do barril irritou-o profundamente.
Depois de estudar em Arquimedes como calcular áreas e volumes nesse tipo de corpo, ele escreveu um livro sobre o assunto.  O "Nova Stereometria doliorum vinariorum" (Nova geometria sólida de barris de vinho), que foi publicado em 1615.
"Ele pensou no volume do barril, à maneira de muitos outros corpos, como sendo composto de numerosas camadas e, fazendo variá-las adequadamente, determinou a soma dos volumes das camadas, cada uma das quais sendo considerada um cilindro." (Felix Klein)
É um trabalho sistemático no cálculo de áreas e volumes por técnicas infinitesimais. Este trabalho concentra-se nos sólidos de revolução e inclui determinações dos volumes (exatos ou aproximados) de mais de noventa desses sólidos.
Hoje usa-se o cálculo integral para resolver esse tipo de problema.

http://www.maa.org/press/periodicals/convergence/kepler-the-volume-of-a-wine-barrel

Keplerianas
Como casar com a mulher certa: 1 e 2
Epifanias de Kepler

Gênio Real

E aqui está uma foto de Albert Einstein nos degraus de sua casa em Princeton, usando chinelos felpudos. Claramente a inspiração para os chinelos de Val Kilmer em Real Genius.
Foto http://boingboing.net/2012/08/16/einsteins-slippers.html

Quando um grupo de gênios loucos da faculdade une suas cabeças quase tudo pode acontecer. Dê uma olhada em quantas travessuras um grupo de QI alto pode inventar. Chris (Val Kilmer) é o cérebro superior que só quer festejar, Mitch (Gabe Jarret) é um garoto de 16 anos e Lazlo (Jonathan Gries), o cérebro número um dos Estados Unidos que literalmente vive em um mundo próprio ... o armário do Chris. Supostamente trabalhando duro em um projeto de laboratório, eles ainda encontram tempo para transformar o dormitório em uma pista de patinação no gelo, desmontar o carro de um nerd e montá-lo em seu quarto, e dar uma festa de praia no auditório da escola. Um dia, esses gênios descobrem que seu inescrupuloso mentor, Prof. Hathaway (William Atherton), os fez trabalhar em uma arma secreta para os militares, então planejam uma vingança. O plano deles culmina com um esquema incrível que supera os militares e convence o professor de que não vale a pena brincar com um Gênio Real!

Slideshow ÁLBUM EINSTEIN

17 novembro, 2020

16 novembro, 2020

Thor, o deus da eletroeletrônica

(https://www.bitsandpieces.us/2020/05/13/thor-god-of-electricity/)
(http://josematias.pt/eletr/wp-content/uploads/05-Simbologia%2520de%2520eletronica.pdf)

O martelo de Thor

Primórdios da comunicação a distância

Desde as origens da humanidade, o homem sentiu a necessidade de se comunicar. A história nos mostra como sua evolução sempre esteve ligada à transmissão de informações e pensamentos.
Inicialmente, as notícias a serem transmitidas eram geralmente para prevenir ataques de grupos inimigos, conhecer o desenvolvimento e as consequências das batalhas, avisar sobre eventos importantes, levar ordens e comandos da autoridade etc. Para isso, o homem usou os sons vocais; mais tarde, os sons de percussão, como "tam-tam" (obtidos em um tronco seco e oco) e os sons obtidos ao soprar conchas marinhas e chifres de animais. Tambores, trombetas, sinos e outros instrumentos sonoros também foram usados para transmitir mensagens a distância.
Como exemplo, o filósofo e historiador grego Diodorus Cronus, do século IV aC, cita o rei persa Dario I (522 a 486 aC) que, para enviar notícias através de seu vasto império (que ia da Índia ao Danúbio), usava uma série de pessoas, com boa voz e pulmões, posicionadas em lugares altos e que gritavam a mensagem entre elas. Este era um sistema de comunicação relativamente rápido, mas que exigia um número elevado de pessoas, uma vez que elas deveriam estar a distâncias máximas de 200 metros, já que, em distâncias maiores, as mensagens gritadas corriam o risco de não serem repassadas. De acordo com César, um sistema semelhante teria sido usado alguns séculos mais tarde pelos gauleses para se comunicar durante a conquista romana da Gália. O sistema poderia ser rápido, mas possivelmente não muito secreto, e eles exigiam um número muito elevado de pessoas para funcionar.
Quando o homem descobre e domina o fogo, ele também o usa para se comunicar. Grandes fogueiras no topo das montanhas serviam a esse propósito. Os persas já usavam a transmissão de informações à distância por procedimentos ópticos, e um procedimento ainda mais refinado foi utilizado pelos gregos. Eles usavam fogueiras durante a noite e reflexos da luz solar em espelhos e sinais de fumaça durante o dia para se comunicar. Na Orestiad, Ésquilo conta como Agamenon tinha montes de lenha em todas as colinas, de Troia a Micenas, para enviar notícias da guerra de Troia a seus palácios, e anunciou a Clitemnestra (sua esposa) a vitória sobre os troianos. (imagem) Essa comunicação por meio de sinais de incêndio deve ter funcionado, pois Clitemnestra conseguiu preparar o assassinato de Agamenon sem surpresas.

HISTÓRIA DE LA TELEGRAFÍA (Introducción)

15 novembro, 2020

A Convenção de Itu

O movimento para proclamar a República começou bem antes de 15 de novembro de 1889. Foi em abril de 1873 na cidade de Itu, no interior de São Paulo.
Republicanos se reuniram, pela primeira vez, logo depois da inauguração da estrada de ferro. Desembarcaram do primeiro trem representantes de grupos com ideais republicanos de várias cidades do interior de SP, da capital e do RJ. Eles aproveitaram a oportunidade para se encontrarem no dia seguinte numa reunião que entrou para a História que ficou conhecida como a Convenção de Itu. Cento e trinta e três republicanos, sendo 78 cafeicultores e 55 de outras profissões, se encontraram neste casarão em 18/04/1973 para criar o primeiro partido republicano do país.
Dizem os relatos que um republicano mais afoito, num certo momento, gritou perto do presidente da província (que era o representante do Império):
- Viva a República!
Aquilo, é claro, causou um certo alvoroço.
O casarão que abrigou a convenção virou um museu (foto) e é mantido pela Universidade de São Paulo (USP).
O movimento que queria o fim da monarquia se espalhou pelo Brasil depois da fundação do PR paulista. Dezesseis anos e sete meses depois da reunião, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou no RJ a República e o primeiro presidente eleito por voto direto foi o ituano Prudente de Morais, um dos apoiadores da convenção.
(https://globoplay.globo.com/v/8091799/programa/)

A fuga da COVID-19

Nicholas Papadimitriou:
"Minha contribuição musical sobre a pandemia do vírus Corona. Se você é um entusiasta da música erudita e gosta de coisas nerds, bem, isso é definitivamente algo para você! Uma fuga complexa, com mais de 4 vozes (aglomeração, este grifo é meu), baseada no assunto do ... próprio vírus! Com alguns toques de liberdade artística, interpretei "COVID-19" como um acrônimo para os termos musicais "C ° VI D 1-9" (como explicado no início do vídeo) que, quando combinados, moldam um assunto de fuga bastante picante."



Cº: dó diminuta
V - I: dominante e tônica em dó menor
D: nota ré
1 - 9: 9 = 2 na escala (tomando a liberdade artística de torná-la um 2 bemol)

14 novembro, 2020

Manequim duplo

A técnica do manequim duplo (double dummy) é usada em estudos científicos que comparam medicamentos com formas farmacêuticas diferentes. Por exemplo, você deseja testar um medicamento em forma de cápsula com relação a outro medicamento em forma de xarope. Obviamente, cada voluntário dos grupos desta pesquisa, a partir da aparência do medicamento que está sendo usado, ficaria a par de qual é seu tratamento. E isso, portanto, prejudicaria a ideia de um estudo duplo-cego.
Então, cada indivíduo recebe os dois tratamentos com os grupos estruturados da seguinte forma:
  • grupo 1: cápsula ativa + xarope placebo
  • grupo 2: cápsula placebo + xarope ativo
  • grupo 3: cápsula placebo + xarope placebo

Carta para o Brasil

Por Neil deGrasse Tyson
10 de setembro de 2020
Para a edição brasileira de Respostas de um astrofísico.

Caro Brasil,
Das minhas muitas viagens à América do Sul, nunca tive a oportunidade de visitar você. A maioria delas teve como destino a cordilheira dos Andes, com o objetivo de observar o magnífico céu do hemisfério sul através de telescópios de alta tecnologia de um consórcio internacional. Mas, mesmo assim, tenho pensado em você com bastante frequência.
Como nativo dos Estados Unidos da América, sei em que costumamos pensar quando se trata de você. Não seguindo uma ordem específica, você possui a maior e mais importante floresta tropical do mundo. Você abriga o maior rio do mundo, que, a cada minuto que passa, escoa para o oceano Atlântico um volume de água que daria para encher um estádio de futebol. E, sim, nós sabíamos da existência de seu rio e de sua floresta tropical muito antes de a Amazon.com [1] pegar o nome emprestado.
Quer mais? Não há quem não goste de castanha-do-brasil [2]. Na verdade, nos EUA, nós precisamos pagar pelo pacote "premium" para que elas venham incluídas em nossos mix de castanhas. E mesmo aqueles de nós que quase não acompanham futebol sabem da existência de seus times famosos, ficando na maior expectativa de ver você na final da Copa do Mundo a cada quatro anos. Também sabemos das suas praias deslumbrantes pelas músicas que as cantam — a "Garota de Ipanema" sendo uma delas. Sabemos de suas festas populares, principalmente o Carnaval, e tentamos imitar a intensidade e a alegria dessas celebrações — com dança e música — aqui no nosso hemisfério. Sabemos do seu café. E eu, particularmente, amo a sua bandeira. Há um pedaço do céu noturno estampado nela; mais de duas dezenas de estrelas retraçam constelações autênticas, incluindo o Cruzeiro do Sul.
Então, se você perguntasse a qualquer um de nós nos EUA o que vem à nossa cabeça quando seu nome é mencionado, normalmente selecionaríamos algo a partir dessa lista.
Você sabe do que nós não nos damos conta? Metade das vezes que embarcamos em voos domésticos, da American Airlines ou de outras companhias aéreas, viajamos num avião da Embraer. Tudo bem, o folheto com instruções de segurança traz impresso nele o nome Embraer. Nós podemos até achar Embraer escrito em letras miúdas em algum lugar da fuselagem. Mas quase nenhum de nós sabe que a aeronave é projetada e fabricada no Brasil. Você poderia alardear "Tecnologia Brasileira", mas não o faz. Por que não? A Alemanha não hesita em se gabar da dela. Nada mais justo, claro. Todo mundo conhece a qualidade dos produtos fabricados na Alemanha, que, por sua vez, permeiam sua economia aeroespacial, a terceira maior do mundo.
Mas, espere. Um dos grandes pioneiros nos primórdios da aviação era brasileiro. Engenheiro brilhante e inventivo, altamente condecorado, Alberto Santos-Dumont liderou a transição mundial do transporte aéreo mais leve que o ar para o mais pesado que o ar. O valor de uma semente cultural como essa, plantada no nascimento de uma indústria, é incalculável. Um século depois, você se tornou líder em tecnologias de biocombustíveis — um passo fundamental em direção a uma economia verde onde nossa harmonia com a natureza vai determinar se iremos prosperar, sobreviver ou nos extinguir. Você também possui uma ambiciosa agência espacial, além de ser a sexta maior indústria aeroespacial do mundo. Na América Latina, você também é líder em Tecnologia da Informação. E num país famoso por sua agricultura, quase um terço de sua economia se apoia num setor produtivo impregnado de tecnologia.
Então talvez seja a hora de o mundo saber mais a respeito disso. Talvez seja a hora de os brasileiros saberem mais sobre isso. Talvez esteja mais do que na hora de você exibir produtos que declarem: "Fabricado no Brasil". Seja o que mais for, ou não, verdade no mundo, as economias de crescimento do futuro — mesmo as que possam ser puramente agrícolas — vão girar em torno dos investimentos feitos hoje em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Numa democracia, esses investimentos fluem de um eleitorado letrado cientificamente, que elege líderes esclarecidos e que entendem o valor da educação, das pesquisas e das descobertas. Sem essas perspectivas, ainda estaríamos vivendo em cavernas, com alguns de nós resmungando: "Você não pode explorar o mundo exterior. Primeiro precisa resolver os problemas da nossa caverna".
Para que ninguém se esqueça, o primeiro (e único) astronauta sul-americano foi um engenheiro aeronáutico brasileiro. E quando se deu o lançamento de sua missão? Em 2006, ano do centenário do primeiro avião bem-sucedido de Santos-Dumont. E o que ele levou para o espaço? Uma bandeira do Brasil e uma camisa da seleção brasileira de futebol.
Os países que mais passam por dificuldades no mundo tendem a ser aqueles com baixos níveis de instrução e com ausência de STEM [3] em sua cultura. Você tem os recursos e o legado para liderar toda a América Latina, se não o mundo, no que um país do futuro deveria ser — no que um país do futuro deveria aspirar ser.
Se você abraçar e apoiar suas indústrias STEM — e o setor de tecnologia inteiro — então os sonhos dos alunos em toda a cadeia educacional não terão limites, conforme eles forem introduzidos num mundo em que foguetes são o que alimentam as ambições das pessoas que saem pela porta da caverna.
Atenciosamente,
Neil deGrasse Tyson, EUA

[1] Amazon é a palavra em inglês tanto para Amazonas quanto para a Amazônia. (N. do T.)
[2] Também chamada de castanha-do-pará. (N. do T.)
[3] STEM é a sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics [Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática] (N. do T.)
http://www.haydenplanetarium.org/tyson/letters/2020-09-10-letter-to-brazil.php#portuguese-version

13 novembro, 2020

Cerebrina

O cérebro é o órgão mais notável. Ele funciona sem parar desde seu nascimento até você se apaixonar.

O que vem do coração

Celebrando o Dia Mundial da Gentileza com um curta-metragem de animação ("Give In To Giving").



give in to giving = ceder para dar

12 novembro, 2020

O Japão veste Pinguim

Criando pinguins com disfarces de pinguins
Adventure World é um aquário em Shirahama, Wakayama, Japão. Eles têm um programa de criação de pinguins-imperador em que pinguins-bebês são alimentados e tratados por uma equipe de criadores fantasiados de pinguins.
Não é um golpe de mídia social; mas sim uma tentativa de manter os filhotes sem impressão filial a seres humanos (imprinting). É que os pássaros veem os primeiros objetos móveis como sendo seus pais.
Constatou-se também que os filhotes de pinguim-imperador que reconheciam os humanos como seus pais não acasalam após atingirem a idade adulta, encerrando efetivamente o ciclo de reprodução de pinguins desejado pelo aquário.
Sem dizer uma palavra, eles alimentam o filhote com comida pastosa composta de purê de arenque e krill, cinco vezes por dia, tendo o chilrear dos pássaros-pais ao fundo.
Os filhotes de pinguins recém-nascidos são tratados por humanos por apenas um curto período de tempo, depois são devolvidos aos pais. A equipe espera que os disfarces dos pinguins permitam que os filhotes se relacionem com seus pais e cresçam socializando-se com outros pinguins, incluindo o acasalamento.

A China veste Panda

Venenoso vs. Peçonhento

Título original: Poisonous vs. Venemous
http://www.bitsandpieces.us/2020/03/06/poisonous-vs-venomous-2/
Animais venenosos
Geralmente não atacam. Liberam suas toxinas como resultado de serem comidos, tocados ou perturbados. Um sapo de cana, que secreta toxinas das glândulas de cada ombro, é um animal venenoso.
Animais peçonhentos
Atacam e injetam suas toxinas através de uma mordida ou picada. Costumam ser agressivos como as cobras, as vespas, o escorpião e a água-viva.
Ocasionalmente, um animal pode ser peçonhento ou venenoso. O polvo de anel azul, por exemplo, é peçonhento quando morde com o bico, mas é venenoso se for comido.
Resumindo:
Se você o morde e você morre, é venenoso.
Se ele lhe morde e você morre, é peçonhento.


E se ele me morder e ele mesmo morrer?
Isso significa que você é venenoso. Jesus Cristo, aprenda a lição.
E se ele se morder e eu morrer?
É vodu.
E se ele me morder e outra pessoa morrer?
Isso é correlação, não causa.
E se nos mordermos e nenhum de nós morrer?
Isso é excêntrico.
Oh, meu Deus.

VÍDEO da quorista Natália Bongiovani

11 novembro, 2020

Controle de peso - 8






— Doutor, como eu faço para emagrecer?
— Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para direita e da direita para esquerda.
— Quantas vezes, doutor?
— Todas as vezes que lhe oferecerem comida.

1, 2, 3, 4, 5, 6, e 7 desta série.

Como sobreviver a um apocalipse zumbi

Apesar de os zumbis serem fictícios e as "regras" dos zumbis variarem de acordo com os caprichos dos roteiristas, há discussões constantes sobre como sobreviver quando o apocalipse chegar e o mundo estiver cheio de cadáveres tentando comê-lo.
Numa discussão recente no Tumblr surgiram algumas boas ideias.
1. Use uma armadura (você pode ter que fazer a sua).
2. Ganhe velocidade com uma bicicleta. Elas são silenciosas e não precisam de combustível.
Houve outras ideias na discussão. Imagine se "The Walking Dead" usasse essas ideias - - a taxa de sobrevivência poderia subir, mas o programa se pareceria muito com um esquete de Monty Python.
(http://www.neatorama.com/2019/11/10/How-to-Survive-the-Zombie-Apocalypse/)

Relacionada
Como se preparar para um apocalipse zumbi

10 novembro, 2020

Próstata e Covid-19

1 Quando a medicina quis ver os ossos, inventou o raio-x; quando quis ver um bebê na barriga da mãe, inventou o ultrassom; quando quis checar o coração, inventou o eletrocardiograma; quando quis ver o cérebro, inventou a ressonância magnética.
Mas, para ver a próstata, ainda não dispensa o método Braille.

2 A Pfizer, que anunciou uma vacina contra a Covid-19, é a mesma que criou o Viagra.
Podemos confiar plenamente na vacina dessa empresa farmacêutica, pois se a Pfizer foi capaz de ressuscitar os mortos, resguardar os vivos será exequível para ela.

De: @brenogeo, repassado por Jaime Nogueira

A maior cachoeira interna do mundo

Você tem de respeitar os cingapurianos: eles não fazem as coisas com meias-medidas.
O que você vê aqui é o Vórtex da Chuva (The Rain Vortex) do Aeroporto Jewel Changi. Trata-se da maior cachoeira interna do mundo e tem levado a um grande aumento na quantidade das pessoas que vão ao aeroporto. Não para voar a algum lugar, mas simplesmente para se embasbacar com a mais recente maravilha feita pelo homem.
O Vórtex da Chuva tem 40 metros de altura (que equivale à de um prédio de sete andares). Quinhentos mil litros de água captada da chuva são bombeados para baixo todos os dias, sendo essa água utilizada para irrigar árvores e arbustos ao redor. E não há risco de alguém sair molhado da contemplação da cachoeira, pois esta é protegida por um cilindro de vidro.

09 novembro, 2020

Margarita philosophica

Gregor Reisch (nascido em Balingen em Württemberg, por volta de 1467; morreu em Freiburg, Baden, em 9 de maio de 1525) foi um escritor humanista alemão.
Ele é mais conhecido por sua Margarita philosophica, que apareceu pela primeira vez em Freiburg, em 1503. É uma enciclopédia de conhecimento destinada a a jovens estudantes contendo doze livros: gramática latina, dialética, retórica, aritmética, música, geometria, astronomia, física, história natural, fisiologia, psicologia e ética. A utilidade do trabalho foi aumentada por numerosas xilogravuras e um índice completo.
Tabela de cálculo de Gregor Reisch: ilustração da Margarita Philosophica.
http://br.pinterest.com/pin/9710955425897457
A xilogravura (ao lado) mostra a Aritmética instruindo um algorista e um abacista (representados incorretamente como Boécio e Pitágoras). Houve forte competição entre os dois desde a introdução da álgebra na Europa, no século XII, até seu triunfo no século XVI.

Vinte anos de ocupação permanente da Estação Espacial

Em 2 de novembro de 2000, às 9:21:03 UTC, a cápsula espacial tripulada Soyuz TM-31 ancorou na Estação Espacial Internacional (ISS). Este momento marcou o início da primeira expedição à Estação, embora tenha demorado mais 90 minutos para que alguém entrasse, enquanto eram feitas as verificações pertinentes da estanqueidade da união entre os dois navios.
A bordo do TM-31 estavam Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev da Roscosmos e William Shepherd da NASA, que se depararam com uma Estação composta por três módulos.
Não foi a primeira vez que alguém subiu a bordo da ISS, mas desde então ela está permanentemente habitada. Às vezes, por um mínimo de duas pessoas; às vezes, por um máximo de 13. Mas sempre houve alguém a bordo; geralmente seis pessoas desde que sua montagem inicial foi concluída em 2011. No total, 241 pessoas de 19 países já visitaram a Estação.
Pode-se considerar que a maior parte dos primeiros dez anos da Estação foi dedicada à sua montagem , embora o processo tenha sido retardado pelo desastre do Columbia. Mas, desde então, embora a manutenção ocupe uma parte importante do tempo da tripulação, a ênfase passou claramente para as investigações científicas e técnicas feitas em queda livre, algo que não pode ser replicado em terra.
A Estação mede 72,8 metros de comprimento, 108,5 metros de largura e cerca de 20 metros de altura; seu volume pressurizado é de cerca de 916 metros cúbicos, equivalente ao espaço interior de um Boeing 747. Ele orbita a Terra a uma altura de cerca de 500 quilômetros e a uma velocidade de cerca de 28.000 quilômetros por hora.


Portanto, embora não possamos saber quando a história da Estação Espacial Internacional vai terminar, acho que é provável que, entre os anos que faltam e as iniciativas que estão em andamento, não seja difícil que possamos continuar a aumentar a contagem de tempo que nossa espécie permaneceu ininterrupta no espaço.

Extraído de: Veinte años de ocupación permanente de la Estación Espacial Internacional, Microsiervos. Acesso em 02/11/2020.

08 novembro, 2020

O Pequeno Tritão







Você conhece a história.
Um jovem príncipe tritão, insatisfeito com a vida que leva no fundo do mar e curioso a respeito do mundo humano, vai para a superfície e encontra uma jovem mulher.

Título original: The Little Triton

Alpha

Em Alpha, como é chamado este curta-metragem de animação, um agradável jazz acompanha a protagonista (α), da qual surge uma expressão matemática que é desenvolvida por 80 segundos, até atingir uma certa complexidade, e depois simplificada até retornar ao começo.
Aqui as regras da aritmética são respeitadas.


07 novembro, 2020

🐭2020, Ano do Rato

Éramos
Rios, florestas e mares
Mares profundos, imensos
Florestas densas, fechadas
Rios caudalosos, velozes
Impetuosos, invencíveis
Engrossados por tempestades
De sonhos e imaginação

Hoje,
Esgotos, cinzas e poças
Poças sujas nas ruas esburacadas,
Cinzas de florestas em chamas,
Esgotos fétidos no asfalto quente,
Que evaporam na canícula
Da realidade cruel, assassina,
Consumindo a vida, voraz,
De sonhos à imaginação
Fernando Gurgel

Dia da Preguiça (07/11/2020)

#DiaDaPreguiça.

Considerando as características da população-alvo, acho difícil fazer esta tag subir.

Mesmo contando com a ajuda da National Geographic que também usa a data em prol da preguiça-de-três-dedos.

A "preguiça" (do latim pigritia, significando "aversão ao trabalho") não é uma característica estritamente humana. Na natureza, muitas vezes, é uma forma de preservar energia por longos períodos.

Almoço pronto (pipocas)

Já almocei. Agora voltando para a cama em... 3, 2, 1.

Música do dia:
Francisco Alves e Mário Reis - O QUE SERÁ DE MIM - Ismael Silva, Nilton Bastos, Francisco Alves.
Ano de 1931.
http://youtu.be/Tc_uPfWhuDc ou
http://youtu.be/tb7FFKWiQus

06 novembro, 2020

Rampa para alienígenas


Os alienígenas tendem a desembarcar pela rampa, ao invés de utilizarem-se de escadas. Uma evidência de que eles, muito antes de nós, se preocupam com projetos de acessibilidade. ~ Neil deGrasse Tyson

Eu acho que vão descobrir que esta é a verdadeira razão. ~ Carolyn no Twitter

http://twitter.com/Kellyn61

O vinho de Noé

"Antes de Noé, os homens que tinham apenas água para beber não conseguiam encontrar a verdade. Consequentemente... eles se tornaram abominavelmente iníquos, e foram justamente exterminados pela água que tanto adoravam beber. Esse homem bom, Noé, tendo visto que todos os seus contemporâneos haviam morrido com essa bebida desagradável, detestou-a; e Deus, para aliviar sua secura, criou a videira e ensinou-lhe a arte de fazer o vinho."
~ Benjamin Franklin

O vinho de Noé é uma alusão coloquial que significa bebidas alcoólicas . O advento desse tipo de bebida e a descoberta da fermentação são tradicionalmente atribuídos, por explicações de fontes bíblicas, a Noé. A frase tem sido usada na literatura ficcional e não ficcional.

Na Bíblia, os poucos capítulos que aparecem entre a criação de Adão e o nascimento de Noé não contêm menção a bebidas alcoólicas. Após o relato do grande dilúvio, diz-se que o Noé bíblico cultivou uma vinha , produziu vinho e ficou embriagado. Assim, a descoberta da fermentação é tradicionalmente atribuída a Noé porque esta é a primeira vez que o álcool aparece na Bíblia. O vinho de Noé foi descrito como um "alívio agradável para o homem do trabalho árduo da colheita".

Uma obra de 1889 que critica a embriaguez registra:
"Noé sobreviveu a um dilúvio, apenas para ser a fonte de outro: um dilúvio que, por seus resultados desastrosos e consequências, superou o grande dilúvio, pois o líquido cintilante e carmesim da prensa de vinho de Noé tem sido a causa da miséria de milhões de humanos desamparados ..."
~ Unkard, D. R. (1899). An Aged Sin Or The Modern Curse: Drunkenness a Product of the Ark, a Poor Heritage for the People. R. Stanley and Co., Pittsburgh, PA. p. 5. Um Pecado Envelhecido, apud Wiki. ISBN 978-1173760885.

05 novembro, 2020

Thomas Sean Connery (25/08/1930 - 31/10/2020)

Será para sempre lembrado pela carreira de meio século em que fez interpretações inesquecíveis no cinema.
Esse veterano ator escocês foi o Agente 007 [1] [2] em sete filmes de James Bond, rodados entre 1962 e 1983, e seu portfólio incluía mais de 60 filmes, a maioria dos quais com ele no papel principal. Muitos desses filmes, como "Os Intocáveis", "Indiana Jones e a Última Cruzada", "A Caçada ao Outubro Vermelho" e "O Nome da Rosa" são considerados clássicos da sétima arte.
O mundo perdeu-o na madrugada de 31 de outubro, aos 90 anos.

Metaquímica da água


Qualquer aluno do ensino médio sabe que a molécula representada acima se chama água. E que ela está presente em cerca de 70% da superfície da Terra. No corpo humano, ela participa com 60% em média de sua composição.
Do ponto de vista "metaquímico", ela, no entanto pode ser vista de várias formas.
Pode ser interpretada como se tivesse uma hidroxila (-OH), o que a caracterizaria como uma base: hidróxido de hidrogênio.
Uma outra visão a caracterizaria como um ácido pois teria um H+, seria pois ácido hidroxílico.
O oxigênio presente na molécula caracterizaria um óxido. Ela poderia ser portanto óxido de hidrogênio, ou melhor óxido de dihidrogênio - MODH.  [1] [2] [3] [4]
Uma análise mais democrática, permitindo o contraditório, seria a de vê-la como uma substância reduzida. Ela seria portanto o hidreto de oxigênio. Uma posição mais de "centrão" a consideraria um sal: hidroxilato de hidrogênio.
E poderíamos continuar conjeturando outras hipóteses.
Wandernei Klein, Quora

Sobre o MODH
[1] A verdade sobre os rastros de aviões
[2] Monóxido de dihidrogênio
[3] Água, o tempo todo!
[4] Conhecimento é poder

Pensamento do dia
Você não pode confiar na água: mesmo uma vara reta quando nela fica torta.

04 novembro, 2020

A Ponte Moisés

A Ponte Moisés tem este apelido em alusão ao personagem bíblico que dividiu o Mar Vermelho em dois. Está localizada no Fort de Roovere, em Halsteren, um vilarejo que pertence à cidade de Bergen op Zoom.
Fort de Roovere é o maior de um conjunto de quatro fortes que compunham a linha defensiva da região no século 17.
Depois de o forte cair em desuso e ser abandonado, foi feito um projeto de restauração em 2010 para preservar a área e torná-lo uma área de recreação, em especial, para caminhadas. Nisso, surgiu a necessidade de se fazer uma ponte, mas os arquitetos entenderam que colocá-la no alto trairia o conceito original de um forte.
Foi quando eles tiveram a ideia de fazer uma ponte "invisível", na mesma altura do fosso, como se fosse uma trincheira – e daí surgiu o nome original da ponte em holandês, loopgraafbrug. (*) Assim, à distância, os visitantes podem atravessar a ponte sem dar na vista.
Holandesando, por Robbie Robbie

(*) ponte de trincheira

imagem: veio daqui

Com uma pequena ajuda de vocês

Há 57 anos (04/11/1963), os Beatles se apresentaram no The Royal Variety Show, no The Prince Of Wales Theatre.
Naquela noite, John Lennon fez sua famosa observação:
"For our last number, I'd like to ask your help. Would the people in the cheaper seats clap your hands. And the rest of you, if you'll just rattle your jewelry....." (Para nosso último número, eu gostaria de pedir a ajuda de vocês. As pessoas nos assentos mais baratos batam palmas. O resto apenas sacode suas jóias...").



Esse era John Lennon! Who else would have the courage to make fun of the Queen? (Quem mais teria a coragem de tirar esse sarro da Rainha?).

03 novembro, 2020

O novo aeroporto de Berlim

Da série "Se fosse no Brasil...":

Com nove anos de atraso com relação ao ano previsto para o término das obras e com um orçamento três vezes superior ao inicial foi finalmente concluído o novo Aeroporto de Berlim.
Problemas financeiros e técnicos de todos os tipos, e uma pitada de corrupção, fizeram com que a inauguração do aeroporto não tivesse acontecido em 2011.

Praia de Touros-RN

O caminho mais curto da América do Sul para a Europa é de Touros-RN, Brasil (5.163 S, 35.482 W) a Sagres, Portugal (36.993 N, 8.935 W). São 5423 km.


O caminho mais curto da América do Sul para a África também parte de Touros, Brasil e termina perto de Kabrousse, Senegal (12.349 N, 16.700 W), na fronteira entre o Senegal e a Guiné-Bissau. A distância é de aproximadamente 2839 km.
E da América do Sul para a Ásia?
Esse é um resultado não intuitivo. Algumas pessoas pensariam que atravessar o Pacífico seria o caminho mais curto. No entanto, se partirmos de Touros, Brasil, para o oeste da Turquia, perto da cidade de Cesme (38.268 N, 26.247 E), percorreremos o caminho mais curto. Distância: 7962 km.
Curiosamente, estar na praia de Touros, no Brasil o colocará no ponto da América do Sul mais próximo da Europa, África e Ásia simultaneamente.

Fonte: http://www.quora.com/What-are-the-closest-points-between-all-the-continents/answer/Darcy-Cordell, Geography Freakshow, Quora. Quais são os pontos mais próximos entre todos os continentes?/Alan Gimenez Ribeiro (tradutor)

02 novembro, 2020

Memento mori - 2

Você já ouviu a expressão "memento mori"? Quando um general romano voltava para casa, depois de uma campanha vitoriosa no exterior, era tradição a cidade sediar uma gloriosa cerimônia pública em sua homenagem. Mas, enquanto seu triunfo era celebrado de maneira entusiasmada pelo povo, um homem ficava atrás do general, em sua luxuosa carruagem, sussurrando a seguinte mensagem em sua orelha: "Respice post te. Hominem te esse memento. Memento mori". Em português seria algo como: "Olhe em redor. Não se esqueça de que você é apenas um homem. Lembre-se de que um dia você vai morrer".

Você já se sentiu imortal, com a força de mil sóis - eternos e invencíveis? Sim, eu também. Mas adivinhem? Existe uma forma de arte destinada a lembrá-lo constantemente de sua inevitável e permanente morte. É memento mori! Que, em latim, significa "lembre-se da morte" ou, se você quiser levar para o lado pessoal: "lembre-se de que você deve morrer". Se você olhar para as pinturas europeias de memento mori desde os tempos medievais até o século 19, poderá notar coisas como: - Caveiras - Frutas e flores em decomposição - O Ceifador - Um baralho de cartas - Ampulhetas - Mais frutas e flores em decomposição. Esses eram elementos que os pintores incluiriam em uma natureza morta, um retrato ou uma cena bíblica para garantir que você não escapasse do fato de ser temporário - que um dia sua ampulheta ficará sem areia e ...



Memento mori- 1

Os tigres e o morango


Elementos da narrativa:
- precipício
- 2 tigres
- 2 ratos
- 1 parreira
- 1 morangueiro
- você

Um dia, andando na selva, um homem encontrou um tigre feroz. Ele correu para salvar sua vida,
perseguido pelo tigre.
O homem chegou à beira de um precipício, e o tigre estava quase alcançando-o. Sem opção, ele se agarrou a uma parreira com suas duas mãos, e desceu.
No meio do precipício, olhou para cima e viu o tigre no topo, arreganhando os dentes. Ele olhou para baixo, e viu outro tigre, rugindo e esperando sua chegada. E ficou preso entre os dois.
Em seguida, apareceram dois ratos sobre o precipício, um branco e outro preto. Como se ele não tivesse com preocupações suficientes, os ratos começaram a roer a parreira.
Sabia que se os ratos continuassem a roer, chegaria um ponto em que a parreira não poderia suportar seu peso, causando sua queda. Tentou espantar os ratos, mas eles voltavam e continuavam a roer.
Neste momento, ele observou um morangueiro crescendo na parede do precipício, não muito longe dele. Os morangos pareciam grandes e maduros. Segurando-se na parreira com apenas uma das mãos, com a outra colheu um morango.
Com um tigre acima, outro abaixo, e com os ratos continuando a roer a parreira, o homem comeu o morango e achou-o absolutamente delicioso.

67 Koans Zen

01 novembro, 2020

Madame Tussauds, em Berlim, despeja Trump antes das eleições

BERLIM (Reuters) - O museu de cera Madame Tussauds em Berlim carregou sua efígie do astro da TV que se tornou o presidente republicano Donald Trump em uma lixeira na sexta-feira. Uma medida aparentemente com a intenção de refletir suas expectativas para a eleição presidencial da próxima terça-feira.


No que parecia mais um insulto calculado, a estátua de seu predecessor e nêmesis Barack Obama, que contava com a chanceler alemã, Angela Merkel, entre seus aliados mais próximos, permaneceu no local em que estava, radiante e bem apresentada. 
"A atividade de hoje tem um caráter simbólico antes das eleições nos Estados Unidos", disse o gerente de marketing do museu, Orkide Yalcindag. "Nós aqui no Madame Tussauds Berlim removemos a estátua de cera de Donald Trump como uma medida preparatória."
Há meses, Trump vem atrás de seu adversário democrata Joe Biden nas pesquisas de intenção de votos, em parte por causa da desaprovação generalizada a sua condução da pandemia do novo coronavírus que varre a Europa e os Estados Unidos, embora pesquisas recentes tenham mostrado que ele está ganhando terreno em alguns estados-chave.
A exibição permanente do Madame Tussauds também inclui ex-presidentes dos Estados Unidos: independentemente do resultado eleitoral, Trump e sua lixeira provavelmente estarão de volta em breve.

"NINGUÉM JOGA FORA PESSOAS QUE DIVIDEM ALMAS COMO BERLIM." O Twitter de Deus