Páginas

31 agosto, 2023

A soneca da girafa

No Japão, é comum trabalhadores tirarem pequenas sonecas dentro do escritório, sentados em suas mesas. A prática é chamada de "inemuri".
Uma nova invenção pode facilitar o momento de tirar esses cochilos no trabalho. A empresa japonesa Koyoju Plywood do Japão criou uma cápsula de 2,5 metros de altura e 1,2 metros de largura, chamada de Giraffe Nap (Soneca de Girafa), onde o trabalhador pode dormir em pé.
Por dentro, ela tem uma cadeira que permite uma "postura de apoio em quatro pontos que não requer aplicação de força em nenhum lugar". Para conseguir uma posição confortável, se dobram os joelhos e o tronco deve ser ligeiramente inclinado para a frente. A cabeça e os braços, por sua vez, ficam sobre uma plataforma acolchoada.
Além disso, ela é equipada com detector de fumaça, extintor de incêndio, ventilador, iluminação de LED no teto e no chão, e gancho de metal para pendurar o blazer. O som é bloqueado para que o barulho de um escritório movimentado não seja ouvido.
(post não patrocinado)

Cochilos no trabalho, O Globo
Como as girafas dormem, Revista Galileu

30 agosto, 2023

Vômito letal

No livro Dinosaurs Without Bones, de Anthony J. Martin, há um cálculo engraçado e nojento sobre a força gerada pelo vômito de um braquiossauro. Pela altura e quantidade seria algo como 68.000 Newtons.
O cálculo é baseado em cerca de 50 kg de vômito caindo de 14 metros de altura, que é a altura em que ficava a cabeça daqueles afáveis animais de pescoço comprido do Jurassic Park. Como os braquiossauros eram criaturas que comiam apenas folhas, podemos supor que o superbleaghh(*) de um deles causaria em você o mesmo impacto de um saco de 50kg de espinafre, força mais do que suficiente para uma morte tão repugnante quanto épica.


(*) blearghh é a onomatopeia supralinguística de vômito.

29 agosto, 2023

Dog/ma

Do prefácio de Marco Lucchesi para "A Mandíbula de Caim", de Edward Mathers (editora Intrínseca):
"O espetáculo começa quando você chega. Só depois é que abrem as cortinas.
Para uma ideia da paisagem, cito o verbete "dogma" do Etimologiário de Maria Sebregondi:
"s.m.(do ingl. dog: cachorro) - irrefutável verdade canina. As trocas e as metáteses entre etologia e teologia revelam que os cães têm indiscutivelmente razão: o cão é o espelho de deus (dog/god).
A que horas marcamos nosso encontro, aqui dentro, meu cúmplice-leitor, colega de aventura?"
Metátese é a transposição de fonemas na mesma sílaba dentro de um vocábulo. Ex.: semper e sempre.
O texto é de Marco, eu só acrescentei a ilustração.
Será que o cachorro está latindo para a árvore errada? (PGCS)

28 agosto, 2023

A matemática bandeira estelar dos EUA

And the star-spangled banner in triumph shall wave
O'er the land of the free and the home of the brave!

Se você é gente desde os anos sessenta, provavelmente sabe que a bandeira de 48 estrelas da nação norte-americana, de 1912 a 1959, era um retângulo de 6 fileiras com oito estrelas. Em pouco menos de dois anos, eles adicionaram uma 49.ª estrela e depois uma 50.ª. Se você comparar os dois campos estelares, poderá notar alguma semelhança.

No entanto, algumas delas se afastaram muito da distribuição retangular das estrelas. Como na bandeira de 38 estrelas, de 1877 até 1890.

Mas a preferência por um campo retangular sobre um campo quadrado foi claramente demonstrada na bandeira de 25 estrelas, que parece ser uma das bandeiras menos simétricas de todos os tempos, na bandeira de 36e na bandeira de 49 estrelas com 7 linhas de 7, hasteada brevemente, mas não apresentando um campo quadrado. Veja essas versões no Pat's Blog do matemático aposentado Pat Ballew.

Então, como você acha que a bandeira de 51 estrelas pode parecer?

27 agosto, 2023

O nonsense em "Edmundo"

Em seu Mundo Fantasmo, o blogueiro Braulio Tavares chama a atenção para os "versos absurdistas" de Aloysio de Oliveira, ao fazer sua versão para o português do clássico de Glenn Miller, "In the Mood". No Brasil, intitulado de "Edmundo" - por assonância.

Ouça a versão de Aloysio nesta gravação de Lisa Ono:


https://www.youtube.com/watch?v=JFnSNvPFQeI

Edmundo nunca sabe bem o que faz / ele é um sujeito distraído demais / dizem que uma noite quando em casa chegou / antes de ir pra cama ele fez tal confusão / que os chinelos no seu travesseiro botou / e se ajeitando foi dormir no chão... / Na manhã seguinte, depois de levantar, / encheu a banheira para um banho tomar, / foi para a cozinha e fritou o roupão, / e a água da banheira ele mexeu com a colher, / depois de passar pasta-de-dentes no pão / foi se lavar na xícara de café... / É demais, o homem não sabe o que faz / eu tenho pena do rapaz, / o Edmundo, todo mundo diz que não há jeito mais...

26 agosto, 2023

O verificador de LOL

Brian Moore, que brinca com a tecnologia para criar arte e produtos que abordem a cultura popular, a sociedade e a própria tecnologia (como ele mesmo diz), construiu um curioso dispositivo que verifica, se quando você digita LOL (acrônimo de "laughing out loud"), você realmente riu alto antes.
LOL significa que você acabou de rir às bandeiras despregadas sobre um acontecimento. Mas Brian diz que se viu escrevendo esta sigla com muita frequência, sem realmente ter reagido com gargalhadas. E que chegou à conclusão de que o significado dela estava sendo distorcido.
Então, ele decidiu construir um gadget que chamou de verificador de LOL que, quando ele escreve LOL, verifica se ele realmente riu antes. Se assim for, não interfere com o texto. Mas, se não, orienta a mudar o LOL para outra expressão semelhante (that's funny!).
Para criar o verificador, ele se gravou rindo mais de cem vezes para treinar o software de aprendizado de máquina, embora também tivesse que treiná-lo para reconhecer e descartar os sons de seu ambiente de trabalho, como o barulho das teclas etc.


http://twitter.com/lanewinfield/status/1610294277434933249

No Brasil está em falta o verificador de KKKKK. (PGCS)

25 agosto, 2023

Dar uma palinha

Se quisermos nos referir ao ato de dar uma dica, uma pista ou uma amostra, bem como de resumir ou adiantar um assunto ou conteúdo, a expressão correta é "dar uma palinha". "Palinha" é o diminutivo do substantivo "pala" que, usado popularmente, é sinônimo de dica e pista.
Exemplo: 
Marlene foi ao palco dar uma palinha e arrancou aplausos de todo mundo.
Helder GuéGués, ao comentar em seu blog uma entrevista da fadista Ana Moura, no programa de Jô Soares, disse:
Essa expressão, usada sobretudo por músicos brasileiros quando dão entrevistas e cantam trechos das suas canções – dar uma pala ou uma palinha – significa dar uma amostra de algo, uma pista. Entre nós, povo sensitivo, a expressão seria outra: «Pode dar-nos um cheirinho do seu novo trabalho?»
Por ignorância da língua, pela pouca intimidade com a gíria ou pelo crescente desprestígio das palas, as pessoas começaram a escrever "dar uma palhinha", pensando estar dizendo "dar uma palinha". Não faz sentido e, questionadas sobre o porquê da palhinha, não saberão responder.
"Pala", diz Ruy Castro, em artigo na Folha de SP, é um enfeite de vestido feminino, uma dobra perto da gola, algo assim. Ou aquela parte do boné, também chamada aba, que os meninos usam ao contrário, para evitar que a nuca tome sol. Ou a venda preta dos piratas. Enfim, pala é um ornamento, uma coisa meio secundária, um quase nada. Daí o vulgo ter inventado, em tempos idos, a expressão "dar uma pala" -ou seja, resumir, adiantar o assunto, dar apenas uma pista do que se vai dizer. Por extensão, chegou-se a "dar uma palinha", que significa ser ainda mais sucinto.
E fiquem com "uma palinha" desta canção de Toquinho e Vinicius:
Você que ouve e não fala
Você que olha e não vê
Eu vou lhe dar uma pala
Você vai ter que aprender
A tonga da mironga do kabuletê.
(5x).
No arquivo seletivo do blogue EM
2011 em italiano/português
2021 em catalão

24 agosto, 2023

Asas ideais para frutas voadoras

Se você fosse projetar asas para frutas voadoras, qual seria a melhor forma de otimizar o formato da asa?
Se você ainda não sabe a resposta para isso, pode começar sua aventura de conhecimento lendo este estudo:
Curving to Fly: Synthetic Adaptation Unveils Optimal Flight Performance of Whirling Fruits, Jean Rabault , Richard A. Fauli e Andreas Carlson , Physical Review Letters , vol. S122, nº. 024501, 2019.
Os autores, da Universidade de Oslo, Noruega, relatam:
Apêndices de sementes, frutos e outros diásporos (unidades de dispersão) são essenciais para sua dispersão pelo vento, pois atuam como asas e permitem que voem. Frutas rodopiantes geram um movimento autogirante de suas sépalas, uma estrutura semelhante a uma folha, que se curva para cima e para fora, criando uma força de elevação que neutraliza a força gravitacional. A ligação da forma de sépala da fruta com o desempenho de voo, no entanto, ainda é desconhecida. Desenvolvemos um modelo teórico e realizamos experimentos para frutas biomiméticas de asas duplas impressas em 3D, onde assumimos que a planta possui uma quantidade limitada de energia que pode converter em massa para construir sépalas e, adicionalmente, permitir que elas se curvem. Tanto a teoria hidrodinâmica quanto os experimentos envolvendo frutas sintéticas de asas duplas mostram que, para produzir um tempo de voo máximo, existe um ângulo de dobra ideal para as sépalas dessecadas. 



Marc Abrahams, Improbable Research

23 agosto, 2023

José Múcio, quem diria

Álbum do cantor e compositor José Múcio pelo canal Polydisc Music.
Reúne sucessos de sua trajetória musical em "Pra Quem Eu Gosto" - um play list com 10 faixas, entre as quais 4 composições autorais.
A direção do álbum é de Nando Cordel, com arranjos de Tovinho.

Curiosidade
"A eleição de 1986 para o governo de Pernambuco foi marcada pela previsibilidade, com a vitória de Miguel Arraes sobre José Múcio.
Franco favorito, Arraes, então com 70 anos de idade era tido como o novo e foi o candidato dos jovens e da esquerda na época, enquanto Múcio, com 38 anos, dos quadros do PFL (partido sucedâneo da Arena), era tido como o candidato dos velhos. 
Essa inversão de valores mostrava o quanto Miguel Arraes era uma figura icônica em Pernambuco."
(Blog do Edmar Lyra)
No último dia daquela campanha eleitoral, encontrava-me em Recife como participante de um congresso médico. Na ocasião, com Elba, Rosângela e Brenda, circulamos por points de Boa Viagem e Olinda, que fervilhavam de partidários de Arraes.
Múcio entrou para a história como o derrotado mais vitorioso da história de Pernambuco, pois foi a partir dali que ele viria a ser cinco vezes deputado federal, ministro das Relações Institucionais e presidente do Tribunal de Contas da União. E atualmente ministro da Defesa do governo Lula, ora mostrando que se defende muito bem com a voz.
Ouvi-lo neste play list é como revisitar os primórdios da bossa nova com Dick Farney e Lúcio Alves.

22 agosto, 2023

Um espelho vs. uma superfície branca

Qual é a diferença entre um espelho e uma superfície branca se ambos refletem toda a luz?
A diferença é que a reflexão do espelho é regular, ordenada. Todos os raios de mesma direção são refletidos em uma mesma outra direção. Já uma superfície branca faz uma reflexão difusa. Raios provenientes de uma mesma direção são refletidos em variáveis direções, não permitindo a formação de imagens. A razão é que a textura de superfície do espelho [A] apresenta irregularidades menores do que o comprimento de onda da luz, enquanto a superfície branca [B] apresenta irregularidades maiores do que o comprimento de onda da luz. Ou seja, o espelho é liso e a superfície branca é rugosa para a luz.


Ernesto von Ruckert, Mestre em Física. In: Quora

21 agosto, 2023

Homenagem a Mendel

Gregor Mendel foi um frade e cientista agostiniano do século 19, muitas vezes chamado de "o pai da genética". Ele não sabia sobre cromossomos ou DNA, mas descobriu e documentou muitas das regras de hereditariedade, incluindo características dominantes e recessivas que um organismo herda de seus pais. A maioria dos organismos que ele estudou eram plantas de ervilha.


Em 20 de julho de 2022 foi o 200º aniversário de seu nascimento. O que a comunidade científica poderia fazer para homenagear Mendel adequadamente na ocasião? Uma equipe de cientistas da República Tcheca, onde Mendel viveu e morreu, decidiu sequenciar seu DNA. Mendel sempre promoveu o avanço da ciência e até solicitou uma necrópsia para si em caso de sua morte, então podemos supor que ele concordaria com isso. Mas o projeto estava longe de ser simples. Eles teriam que obter permissão para exumar Mendel de uma tumba de propriedade de seu mosteiro agostiniano. Então eles teriam que identificar com precisão seus restos mortais, que foram enterrados na mesma sepultura de outros quatro monges.
Leia no NPR e posts em NOV'ACTA:
https://www.npr.org/sections/health-shots/2022/12/30/1142202365/gregor-mendel-genetics-dna-analyzed
https://airblog-pg.blogspot.com/2023/02/1296-exumacao-de-mendel-o-pai-da.html
https://airblog-pg.blogspot.com/2023/03/1297-os-genes-de-mendel-oferecem-pistas.html

20 agosto, 2023

Olê!, Olá!, Olerê!, Olará!

Interjeição é uma palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas.
São classificadas como interjeições de saudação, chamamento ou invocação: Salve!, Viva!, Olê!, Olá!, Alô!, Ei!, Ô, Ó.
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf89.php
Quando acaba a inspiração para a letra, (compositores) completam a melodia com lalalá, lererê, chananá ou yeah yeah yeah.
Eduardo Affonso, in Xerebecanto

Mulher rendeira
1- (versão do Volta Seca)
Olê, muié rendeira
Olê, muié renda
A pequena vai no bolso
A maior vai no emborná
http://youtu.be/yxjWPUJmVvA 
2 - (arranjo de Zé do Norte)
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá
http://youtu.be/GvcnD_QA5vY
3 - (Juaneco y su Combo: "Mujer Hilandera", álbum "Leyenda Amazónica")
Ole mujer hilandera ole, ole, ole
Ole mujer hilandera... ole, ole, ole
Tú me enseñas a hacer hilo
Yo te enseño a enamorar
http://youtu.be/Ocym9HVyMP0
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/04/mulher-rendeira.html

No carnaval de 1964, caiu no gosto popular a Marcha do remador.
(de Antonio Almeida, defendida por Emilinha Borba)
Se a canoa não virar
Olê, olê, olá
Eu chego lá
http://youtu.be/U92hwU11c1Y

Apareceu a Margarida
1 - O Jogo e a Criança, por Jean Chateau L'ENFANT ET LE JEAU.
N. do T. Guido de Almeida No original "La tour prends gard", que talvez se possa traduzir por "A torre que se cuide". Não conseguimos nenhuma referência sobre esse jogo, quer dos livros, quer das pessoas que consultamos. Com base na pequena informação contida aqui, imaginamos ser algo parecido com o nosso popular "Onde está a Margarida", em que muitas crianças, em círculo, escondem uma outra, a "Margarida", enquanto uma vai cantando: "Onde está a Margarida, olê, olê, olá, onde está a Margarida, olê, seus cavaleiros?"... E as demais respondendo: "Ela está em seu castelo, olê, olê, olá." Etc. A primeira vai retirando as crianças, uma a uma, cantando: "tirando uma pedra, olê, olê, olá, tirando duas pedras olê, olê, olá etc., etc. As demais cantam: uma pedra não faz falta, olê, olê, olá etc, etc. Tudo se repete tantas vezes até ser retirada a última pedra, quando então aparece a Margarida, saudada com alegria: "Apareceu a Margarida! Apareceu a Margarida!". p.58-57
2 - Em outubro de 1967, "Margarida", de Gutemberg e Guarabyra venceu a fase nacional do II FIC, do Rio de Janeiro, deixando "Travessia", de Milton Nascimento em segundo lugar e "Carolina", de Chico Buarque, em terceiro. Mais uma vez, o júri do Festival Internacional se opunha à vontade popular, que pedia para "soltar a voz na estrada".
E ela está em seu castelo, olê, olê, olá
E ela está em seu castelo, olê, seus cavaleiros
http://pdfs.semanticscholar.org/6dce/3909b8b09cb6182a020cfe10c06363968d01.pdf
http://blogdopg.blogspot.com/2018/12/apareceu-margarida.html
http://www.letras.mus.br/marchinhas-de-carnaval/959716/

Olê, olá
(Chico Buarque)
Seu padre toca o sino que é pra todo mundo saber
Que a noite é criança, que o samba é menino
Que a dor é tão velha que pode morrer
Olê! Olê! Olê! Olá!
http://youtu.be/mGPA074Elws

Sinhá Pureza
(Pinduca)
Olê-lê-lê olá-lá-lá
Misturei carimbó siriá
Carimbó sirimbó é gostoso
É gostoso em Belém do Pará
http://www.letras.mus.br/pinduca/1071090/

"Lulaço"
(no Lollapalooza)
Olê, olê, olê, olá
Lula, Lula.
http://youtu.be/6OCUe3b07NQ

Marginália 2
(Torquato Neto e Gil)
Minha terra tem palmeiras
Onde sopra o vento forte
Da fome, do medo e muito
Principalmente da morte
Olelê, lalá
http://youtu.be/TT5Mt5G8CzM

Vai passar
(Francis Hime e Chico Buarque)
Ai, que vida boa, olerê
Ai, que vida boa, olará
O estandarte do sanatório geral vai passar.
http://youtu.be/P6C5bZOr3xQ

Pivete
(Francis Hime e Chico Buarque)
Dobra a Carioca, olerê
Desce a Frei Caneca, olará
(adiante:)
Sonha aquela mina, olerê
Prancha, parafina, olará
http://youtu.be/O5dKggN0arA

Se duvidas
(com Zeca Pagodinho e Joanna)
Olerê, olará
Olerê, venha cá
Se eu pudesse abrir
Meu coração e mostrar
http://www.letras.mus.br/joanna/191489/

Querelas do Brasil
(Maurício Tapajós e Aldir Blanc)
Gererê, sarará, cururu -- olerê
Ratatá, bafafá, sururu -- olará
Do Brasil, SOS ao Brasil
Nos nomes pertencentes à letra da música ”Querelas do Brasil” (1980- Aldir Blanc e Maurício Tapajós), duas origens merecem destaque: os topônimos de origem tupi e os topônimos nascidos dos neologismos, criados pelo autor para homenagear pessoas ilustres da cultura nacional (Jobim, CDA, Guimarães Rosa e Mário de Andrade) e suas obras, fazendo alusão à nomeação em homenagem aos heróis e aos seus feitos.
http://youtu.be/bkENNwwCqgM

Matita Perê
(Tom Jobim e Paulo César Pinheiro)
No jardim das rosas
de sonho e medo
Pelos canteiros
de espinho e flores
Lá, quero ver você
Olerê, olará,
você me pegar



- What does "olerê, olará" mean? I found it in the lyrics for Tom Jobim's (and PC Pinheiro) "Matita Perê": They seem to be interjections of some sort? Google Translate doesn't know, and googling has only given me confusing results. (I don't speak any Portuguese.) Very curious as to what they actually mean... "Lerê, (lará)" shows up later in the song a couple of times too, possibly related.
- As far as I know, and I'm 99% sure about this, it doesn't mean anything. Somewhat like "Ob-la-di Ob-la-da" in the Beatles song.It's just something that rhymes and he made it up for the song.

19 agosto, 2023

O historiador e o poeta

"O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido." ~ Aristóteles

"O poeta pode contar ou cantar as coisas, não como foram mas como deviam ser; e o historiador há-de escrevê-las, não como deviam ser e sim como foram, sem acrescentar ou tirar nada à verdade." ~ Miguel de Cervantes

Comemora-se no Brasil em 19 de agosto (hoje) o Dia do Historiador. A data foi instituída pela Lei nº 12.130/2009, em homenagem ao nascimento do diplomata e escritor pernambucano Joaquim Nabuco (1849-1910).

18 agosto, 2023

Ossos de contagem

Você já ouviu falar do osso Lebombo?
É ainda mais antigo que o osso Ishango (que muitos pensam que representa a mais antiga tabela de números primos).

Imagem superior: osso Lebombo. Abaixo: osso Ishango com gravação de números primos 
(JD Loreto e DH Hurlbert Smithsonian)

O osso Lebombo é, de fato, o mais antigo artefato matemático conhecido no mundo. Descoberto na década de 1970 em Border Cave, um abrigo rochoso na escarpa ocidental das montanhas Lebombo, em uma área perto da fronteira da África do Sul com a Suazilândia (atual Eswatini). O osso foi encontrado no lado de Eswatini e data de 35.000 aC. Consiste em 29 entalhes distintos que foram deliberadamente cortados na fíbula de um babuíno.
O osso tem entre 44.200 e 43.000 anos, de acordo com 24 datações por radiocarbono. Isso é muito mais antigo que o osso Ishango com o qual às vezes é confundido. Outros ossos entalhados têm 80.000 anos, mas não está claro se os entalhes são meramente decorativos ou se têm um significado funcional.
De acordo com O Livro Universal de Matemática, os 29 entalhes do osso Lebombo "podem ter sido usados como um contador de fases lunares, caso em que as mulheres africanas podem ter sido as primeiras matemáticas, porque acompanhar os ciclos menstruais requer o conhecimento de um calendário lunar"
(No entanto, o osso está claramente quebrado em uma extremidade, então os 29 entalhes podem ou não ser um número mínimo.)

17 agosto, 2023

A árvore antropófaga






Contos de plantas assassinas eram populares no final do século XIX.
Em 1887, o autor americano James William Buel descreveu a fantástica árvore antropófaga Ya-te-veo (espanhol para "Já te vejo") em seu livro Land and Sea.
É provável que esse criptídeo vegetal não passe de uma versão exagerada das plantas carnívoras reais.

16 agosto, 2023

Na biblioteca

- Vocês têm um livro sobre o Gato de Schrödinger?
- Sim, temos? Na prateleira 42...
- Onde fica? 
- Logo ali. Mas ele pode estar lá ou não.

Três navalhas

1. de Ockham: A explicação mais simples geralmente é a correta. (*)
2. de Hanlon: Não atribua à malícia o que é mais facilmente explicado pela estupidez.
3. de Hitchens: O que pode ser afirmado sem provas pode ser rejeitado sem provas.

(*) Existem outras grafias para o nome do franciscano Ockham: Occam, Auquam, Hotham e Olram. Prefira Ocam.

15 agosto, 2023

O atual recorde de calor

14/08/2023 - Vários fatores estão contribuindo para o atual recorde de calor, principalmente o aquecimento global causado pelo homem e o fortalecimento do El Niño; no entanto, outros fatores também contribuem para o aquecimento global.

14 agosto, 2023

O sexo em carros autônomos

Pessoas estão fazendo sexo em carros autônomos, aparentemente
Fazer sexo em um carro em movimento levanta questões sobre legalidade e segurança, mas a única coisa que impedia algumas pessoas de fazer isso, aparentemente, era a presença de um motorista.
A partir desta semana, os robotaxis (self-driving cars) podem operar em San Francisco, Califórnia (EUA), 24 horas por dia, 7 dias por semana. 
Então, o sexo é permitido nos robotáxis? 
As regras das empresas de carros autônomos Waymo e Cruise ainda não tratam do assunto.
Há pontos sobre o comportamento respeitoso no veículo automotor, incluindo não se envolver em atividades que sejam "desrespeitosas, ofensivas ou inadequadas para outras pessoas" dentro e fora do veículo. E também existem regras sobre a limpeza e o controle de ruído - mas nada abertamente sobre sexo.
Como os veículos automotores são recentes, os regulamentos ainda são ambíguos e sujeitos a alterações.
De qualquer forma, a atividade dos passageiros já é monitorada no interior do carro. Existem câmeras dentro (e fora) dos veículos Waymo e Cruise . Ambas as empresas dizem que são para fins de segurança e manutenção, mas as chances de uma aventura sexual ser gravada são altas. Além disso, as janelas não são opacas, e quem está fora do carro também pode ver o que acontece dentro.
A julgar pelo depoimento de alguns usuários, as atividades sexuais dentro desses carros poderão ser um fenômeno crescente. E preveem que substituirão os "hotéis por hora".

13 agosto, 2023

O violão jobiniano

Apesar de ser mais um pianista e orquestrador, é marcante a quantidade de fotos de Jobim em que o violão ocupou um espaço nobre na vida do maestro. Desde a adolescência, ao lado da irmã Helena Jobim, até as apresentações com Frank Sinatra em TVs americanas, Jobim utilizou-se de um violão. E também em gravações antológicas, a exemplo do disco "The Astrud Gilberto Album", ou nos ensaios filmados por Roberto de Oliveira para o LP "Elis e Tom", acertando nuances de "Chovendo na Roseira", o violão estava lá.
Foi num violão também que nasceu "Águas de Março". Debruçado nele, Tom Jobim tomava as primeiras anotações num papel de embrulho de pão. Estava numa casinha de pau-a-pique, num lugar chamado Poço Fundo, no estado do Rio de Janeiro, onde costumava passar finais de semana, enquanto sua nova casa estava sendo construída. Essa história, contada em detalhes por sua irmã Helena no livro "Um Homem Iluminado", aconteceu em março de 1972.


Assim como não dava pra levar o piano para o barraco de Poço Fundo, Tom também não deve ter encontrado teclado algum em Brasília, ainda em construção. Com a encomenda de compor a "Sinfonia do Alvorada", os dois parceiros gostavam de andar em pleno cerrado, no Catetinho, em 1958. Por sinal, uma das fotografias dessa viagem, com Vinícius caminhado pelo mato ao lado de Tom, e este carregando um violão sobre o ombro direito, inspirou a estátua de bronze do maestro, instalada em 2014 na orla de Ipanema, no Rio.

10/05/2022 - Aqui, eu mal e tristemente substituo o poeta Vinicius, na foto da estátua de Tom.

Certa vez, a caminhada da dupla na mata ao redor do Palácio do Catetinho é interrompida por um estranho som de água. Ao procurar o vigia encontram um candango espantado com a "ignorância" dos homens da cidade, "Cês não sabem, não? É água de beber, camará". A divertida resposta se tornou o sucesso da Bossa Nova "Água de Beber" que viria a ser regravado por artistas como Sergio Mendes, Al Jareau e Frank Sinatra.

[1] Extraído de: O violão jobiniano, por Alessandro Soares
[2] Água de Beber, no site Caixote

12 agosto, 2023

Dura lex, sed rolex

Maurício Ricardo, sobre a importância de sempre ler as letras miúdas de um contrato:

DEUS,
eles larapiaram a
PÁTRIA,
com tudo combinado em
FAMÍLIA.

Como combater a anticiência?

Com mais anticiência.
Esses dias encontrei um cara na internet dizendo que o pouso humano na Lua jamais aconteceu.
Respondi:
É... Como se a Lua existisse...
Aí, ele não sabia se continuava tentando me convencer de que a Lua era real ou de que o pouso é que não era.
Segui afirmando que a Lua era um holograma, e ele saiu do debate.
https://twitter.com/epitaciovenanci/status/1607502044071354369

Quanto a quem seria o responsável por essa projeção holográfica, uma teoria (ou subteoria) diz que são os alienígenas. Mas o porquê disso acontecer aí é outra questão. Talvez os aliens estejam só querendo tirar um sarro com a cara da gente.

11 agosto, 2023

Anagramas incluindo o nome Voldemort

Em inglês é Tom Marvolo Riddle (I am Lord Voldemort). Em francês, Tom Elvis Jedusor (Je suis Voldemort). Em castelhano, Tom Sorvolo Riddle (Soy Lord Voldemort).

E... na língua dos portugas e brazucas? É Tom Servolo Riddle (Eis Lord Voldemort).

Ô bruxo sem fronteiras! Também já foi anagramatizado em sueco, dinamarquês, esloveno...

10 agosto, 2023

Pontos de Lagrange

Pontos de Lagrange são posições no espaço onde as forças gravitacionais de um sistema de dois corpos como o Sol e a Terra produzem regiões aprimoradas de atração e repulsão. Estes podem ser usados por naves (e telescópios) espaciais para reduzir o consumo de combustível necessário para permanecer na posição.
Os pontos de Lagrange são nomeados em homenagem ao matemático ítalo-francês Josephy-Louis Lagrange. Existem cinco pontos especiais onde uma pequena massa pode orbitar em um padrão constante com duas massas maiores. Os Pontos de Lagrange são posições onde a atração gravitacional de duas grandes massas é precisamente igual à força centrípeta necessária para um pequeno objeto se mover com elas.
Este problema matemático, conhecido como o "Problema Geral dos Três Corpos" foi considerado por Lagrange em seu artigo premiado (Essai sur le Problème des Trois Corps, 1772).
Dos cinco pontos de Lagrange, três são instáveis e dois são estáveis. Os pontos instáveis de Lagrange - rotulados L1, L2 e L3 - estão ao longo da linha que liga as duas grandes massas. Os pontos de Lagrange estáveis - rotulados L4 e L5 - formam o ápice de dois triângulos equiláteros que têm as grandes massas em seus vértices.


O ponto L2 do sistema Terra-Sol era o lar da espaçonave WMAP, atual lar do Planck, do Telescópio Espacial James Webb (e do observatório russo-alemão de raios-X Spektr-RG). L2 é ideal para astronomia porque uma espaçonave está próxima o suficiente para se comunicar prontamente com a Terra, pode manter o Sol, a Terra e a Lua atrás da espaçonave para energia solar e fornece uma visão clara do espaço profundo para nossos telescópios. Os pontos L1 e L2 são instáveis em uma escala de tempo de aproximadamente 23 dias, o que requer que os satélites que orbitam essas posições passem por correções regulares de curso e atitude.
É improvável que a NASA encontre qualquer uso para o ponto L3, uma vez que permanece escondido atrás do Sol o tempo todo. A ideia de um planeta oculto tem sido um tema popular na literatura de ficção científica.
What is a Lagrange Point?
Os grifos são nossos.

Microsiervos, 05/08/23 - Após um mês de seu lançamento, o telescópio espacial Euclides da Agência Espacial Europeia (ESA) chegou a seu destino no ponto L2 Lagrange do sistema Sol-Terra, onde já está enviando imagens de teste. L2 é um ponto localizado a 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta em direção ao exterior do sistema solar e é muito procurado para observatórios espaciais porque a partir daí o Sol, a Terra e a Lua estão sempre voltados um para o outro e não atrapalham as observações. Além do fato de que a Terra também pode atuar como um guarda-sol.

09 agosto, 2023

Autoengano insustentável

por Fernando Gurgel Filho
Nem sei o porquê, mas quando ouço ou leio algo indicando que uma obra humana é "autossustentável" fico logo achando uma tremenda bobagem. Enganação mesmo.
Vejamos um exemplo: um prédio de apartamentos. Em primeiro lugar, ele não produz água nem oxigênio. Se usar energia solar, como não produz seu próprio calor, precisa do sol. Todo o meio ambiente embaixo e ao redor do prédio foi destruído para todo o sempre. Ao ser habitado, vai produzir tanto lixo que vai degradar ainda mais o meio ambiente. Onde está, então, a tal autossustentabilidade?
Ora, se analisarmos com cuidado, nem o planeta onde moramos e destruímos é "autossustentável". Está inserido dentro de um sistema de onde capta energia, capta calor, etc. Além de ter sua velocidade totalmente influenciada por este sistema onde está circulando.
Então, vamos parar de autoenganação e entender de que o planeta precisa - e o ser humano, se quiser sobreviver um pouco mais por aqui - é de ações efetivas e, mesmo assim, parece que a efetividade de ações humanas positivas para o meio ambiente está cada vez menor.
Ou seja, depois de um longo período de aumento de temperaturas no planeta, já estão falando em um próximo período de aumento da torrefação. E não haverá floresta ou oceano que reverta o quadro.

Slideshow HENRIQUETA E A AUTOSSUFICIÊNCIA
Henriqueta tem um motivo justo para não se enquadrar no esquema. (PGCS)

Le Petit Chef

O menor chef do mundo cozinha sua comida diretamente em seu prato por meio do uso da tecnologia de mapeamento de projeção 3D!
Prato de Hoje: Lagosta


InDICAção deste VÍDEO: Nelson Cunha

Ver todos os vídeos do Skullmapping.

08 agosto, 2023

Disco, fardão e imortalidade

Cinquenta e três anos depois de aparecer usando um fardão na capa de seu disco de 1968, o cantor e compositor Gilberto Gil foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, passando a ocupar a cadeira número 20 da Academia.

07 agosto, 2023

O vendedor de imagens

Um homem fez uma imagem de madeira do deus Mercúrio e foi ao mercado vendê-la. No entanto, ninguém prestou atenção nele. Então, ele começou a afirmar em voz alta que aquele que comprasse a imagem seria favorecido com riquezas por Mercúrio. As pessoas o confrontaram, perguntando por que ele queria vender a imagem, quando ele mesmo poderia desfrutar das coisas boas que ela oferecia. 
O vendedor respondeu:
"Ele traz riquezas, é verdade, mas demora um pouco. E eu tenho pressa." 
(Esopo)


06 agosto, 2023

Promessas

Isto é lá com Santo Antônio(marchinha junina de Lamartine Babo, intérpretes Carmen Miranda e Mario Reis, ano 1934) Eu pedi numa oração Ao querido São João Que me desse um matrimônio Matrimônio, matrimônio Isto é lá com Santo Antônio. https://youtu.be/F816ZxDZY78

Promessa (samba de Custódio Mesquita e Evaldo Rui, intérprete Sylvio Caldas, disco RCA Victor de 1943) Rezei reza à beça Fiz uma promessa Segui procissão Comprei uma vela Acendi na capela Rezei uma oração Olha o meu gado está morrendo Minha gente chorando Meu campo torrando O senhor me esqueceu Andou chuviscando Andou peneirando Chover, não choveu. https://youtu.be/UPDUU99nU_s

Procissão (samba-rock de Gilberto Gil, ano 1968) E Jesus prometeu coisa melhor Prá quem vive neste mundo sem amor Só depois de entregar o corpo ao chão Só depois de morrer neste sertão Eu também tô do lado de Jesus Só que acho que ele se esqueceu De dizer que na Terra a gente têm De arranjar um jeitinho pra viver. (estrofe 2) https://youtu.be/KDclgRFm_0s

Borandá (de Edu Lobo, intérprete Maria Bethania, selo Elenco de 1866) Já fiz mais de mil promessas Rezei tanta oração Deve ser que eu rezo baixo Pois meu Deus não ouve não. https://youtu.be/-DfK4aeap8k

Permuta dos Santos (de Edu Lobo e Chico Buarque, intérprete Mônica Salmaso ft. pianista Cristóvão Bastos) Outro recurso muito eficaz, o mais eficaz de todos eles, consiste em "contrariar'' os santos. [...] levava-se para ali o S. Sebastião da igreja local, trazendo-se, em troca, [...] a imagem do Senhor do Bonfim, tudo processionalmente, com rezas e cânticos. Enquanto não chovia os santos não voltavam para seus lugares. "Dicionário do Folclore Brasileiro", de Luis da Câmara Cascudo. Bom Jesus de luz neon sai do Bonfim Pra capela de São Carlos Borromeu O Bom Jesus contrariado Deve se lembrar enfim De mandar o tempo de fartura que nos prometeu. (estrofe 3). https://youtu.be/CNBNFnJYoGM


05 agosto, 2023

Agiota com Alzheimer


Não recomendo.
Achei um deles e peguei dinheiro emprestado.
Demorei para pagar e apanhei.
Então paguei.
Ele esqueceu que eu paguei.
Apanhei de novo...

Agiota, uma palavra que diz tudo: um ágil de um lado e um idiota do outro.

04 agosto, 2023

invocação e frases feitas

in.vo.ça.ção, chamar em auxílio
Santa Marmota, eu sou um idiota.
São Xavier, pareço um burro qualquer.
Santa Graça, não há besteira que eu não faça.
Santa Cunegunda, mereço um pontapé... nas canelas.
frases feitas (para a defesa pessoal)
Tenho cara de Princesa Isabel para ficar te dando liberdade?!
Eu rasgo o verbo porque não posso rasgar o sujeito.
Você zoa? Eu zoo, e você? Também zoo, lógico.
Orai e vigiai. Mas, às vezes, mandai se lascai também.

03 agosto, 2023

A lousa esférica

Você pode usar uma lousa esférica para muitas coisas, incluindo o ensino de coordenadas geográficas, como modelo para um Universo fechado ou simplesmente como uma forma matemática.
Na geometria não euclidiana da esfera, um círculo terá uma circunferência maior que 2πr e uma área maior que πr2. Os ângulos de um triângulo somarão mais de 180°, e duas linhas paralelas, chamadas de grandes círculos, irão convergir.


Em um artigo de 1899 para a Society for the Promotion of Engineering Education, o professor Arthur E Haynes, da Universidade de Minnesota, escreveu um artigo sobre a montagem e o uso de um quadro-negro esférico, que incluía a imagem acima (Pat's Blog).

02 agosto, 2023

Ciclismo lento





O recorde mundial de ciclismo de alta velocidade continua subindo, é claro. Mas o recorde de ciclismo de baixa velocidade (slow cycling record) permanece o mesmo há 57 anos.
Em 1965, Tsugunobu Mitsuishi, então com 39 anos, de Tóquio, Japão, conseguiu se manter perfeitamente imóvel em uma bicicleta por 5 horas e 25 minutos.

Imagem: Il ciclista immobile

01 agosto, 2023

What The *uck

The Borowitz Report — Uma semana depois de mudar o nome do Twitter para X, Elon Musk mudou seu próprio nome para WTF.
Explicando a decisão aos repórteres, ele disse:
"Elon Musk é um nome bom, mas WTF combina melhor comigo. Eu sei que as pessoas em todos os lugares têm associações extremamente calorosas e positivas com o nome Elon Musk", acrescentou. "Mas, como dizemos na SpaceX, às vezes você precisa explodir as coisas".
O magnata da tecnologia revelou que seu novo nome foi escolhido "em um concurso divertido" pelos funcionários da sede da X. "As pessoas podem ter ficado chateadas quando eu não as deixei trabalhar em casa, mas uma vantagem de vir para o escritório é que você pode fazer coisas legais como essa", observou ele.
Ele disse que o nome WTF venceu o concurso depois de derrotar um forte desafio do segundo nome favorito dos funcionários para ele, LMFAO.
Andy Borowitz é um autor best-seller do Times e um comediante que escreve para o The New Yorker desde 1998. Ele escreve The Borowitz Report, uma coluna satírica sobre notícias.

O que é WTF:
É a abreviação para a expressão em inglês "What the Fuck", muito utilizada como uma gíria quando alguém não compreende alguma coisa, por exemplo.
Esta expressão é considerada grosseira, tanto na língua inglesa, como a sua tradução para o português. Normalmente, para evitar censuras, esta frase sofre algumas alterações como "What The Duck" ou "What The *uck".
No Brasil, evitando o uso de palavrões, o WTF teria o significado semelhante a "Que diabos é isso?", por exemplo.
Este termo ainda pode ser a reação que alguém tem quando vê ou ouve uma coisa absurda.
O que é LMFAO:
LMFAO é a sigla de "Laughing My Fucking Ass Off", uma gíria americana que pode ser traduzida em português por "Rindo pra cacete". Nas redes sociais é comum encontrar siglas ou abreviaturas semelhantes, como por exemplo, LOL (Laughing Out Loud) que significa "Rindo alto".

Constantino, o Coprônimo


Constantino V, imperador bizantino de 741 a 775.
Nasceu em Constantinopla (atual Istambul, Turquia), em 718. Em seu reinado, Bizâncio consolidou a segurança do império contra as ameaças externas.
Seus adversários aplicaram-lhe o epíteto Kopronymos ("nome de esterco", de kopros, que significa "fezes, e onoma, que significa "nome"). Usando esse nome depreciativo, espalharam o boato de que, quando criança, Constantino havia profanado seu próprio batismo defecando na pia batismal.