Páginas

18 agosto, 2023

Ossos de contagem

Você já ouviu falar do osso Lebombo?
É ainda mais antigo que o osso Ishango (que muitos pensam que representa a mais antiga tabela de números primos).

Imagem superior: osso Lebombo. Abaixo: osso Ishango com gravação de números primos 
(JD Loreto e DH Hurlbert Smithsonian)

O osso Lebombo é, de fato, o mais antigo artefato matemático conhecido no mundo. Descoberto na década de 1970 em Border Cave, um abrigo rochoso na escarpa ocidental das montanhas Lebombo, em uma área perto da fronteira da África do Sul com a Suazilândia (atual Eswatini). O osso foi encontrado no lado de Eswatini e data de 35.000 aC. Consiste em 29 entalhes distintos que foram deliberadamente cortados na fíbula de um babuíno.
O osso tem entre 44.200 e 43.000 anos, de acordo com 24 datações por radiocarbono. Isso é muito mais antigo que o osso Ishango com o qual às vezes é confundido. Outros ossos entalhados têm 80.000 anos, mas não está claro se os entalhes são meramente decorativos ou se têm um significado funcional.
De acordo com O Livro Universal de Matemática, os 29 entalhes do osso Lebombo "podem ter sido usados como um contador de fases lunares, caso em que as mulheres africanas podem ter sido as primeiras matemáticas, porque acompanhar os ciclos menstruais requer o conhecimento de um calendário lunar"
(No entanto, o osso está claramente quebrado em uma extremidade, então os 29 entalhes podem ou não ser um número mínimo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário