Páginas

25 agosto, 2023

Dar uma palinha

Se quisermos nos referir ao ato de dar uma dica, uma pista ou uma amostra, bem como de resumir ou adiantar um assunto ou conteúdo, a expressão correta é "dar uma palinha". "Palinha" é o diminutivo do substantivo "pala" que, usado popularmente, é sinônimo de dica e pista.
Exemplo: 
Marlene foi ao palco dar uma palinha e arrancou aplausos de todo mundo.
Helder GuéGués, ao comentar em seu blog uma entrevista da fadista Ana Moura, no programa de Jô Soares, disse:
Essa expressão, usada sobretudo por músicos brasileiros quando dão entrevistas e cantam trechos das suas canções – dar uma pala ou uma palinha – significa dar uma amostra de algo, uma pista. Entre nós, povo sensitivo, a expressão seria outra: «Pode dar-nos um cheirinho do seu novo trabalho?»
Por ignorância da língua, pela pouca intimidade com a gíria ou pelo crescente desprestígio das palas, as pessoas começaram a escrever "dar uma palhinha", pensando estar dizendo "dar uma palinha". Não faz sentido e, questionadas sobre o porquê da palhinha, não saberão responder.
"Pala", diz Ruy Castro, em artigo na Folha de SP, é um enfeite de vestido feminino, uma dobra perto da gola, algo assim. Ou aquela parte do boné, também chamada aba, que os meninos usam ao contrário, para evitar que a nuca tome sol. Ou a venda preta dos piratas. Enfim, pala é um ornamento, uma coisa meio secundária, um quase nada. Daí o vulgo ter inventado, em tempos idos, a expressão "dar uma pala" -ou seja, resumir, adiantar o assunto, dar apenas uma pista do que se vai dizer. Por extensão, chegou-se a "dar uma palinha", que significa ser ainda mais sucinto.
E fiquem com "uma palinha" desta canção de Toquinho e Vinicius:
Você que ouve e não fala
Você que olha e não vê
Eu vou lhe dar uma pala
Você vai ter que aprender
A tonga da mironga do kabuletê.
(5x).
No arquivo seletivo do blogue EM
2011 em italiano/português
2021 em catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário