Páginas

30 junho, 2018

Os Alpes vistos dos Pirineus

Este é o atual recorde mundial de fotografia de paisagem a distância: os Alpes vistos a partir dos Pireneus.

Barre des Écrins (4.102 m) está no meio esquerdo desta fotografia, tirada de Pic de Finestrelles (2.820 m) a 440 quilômetros de distância, antes do nascer do sol.

De: Marc Bret (equipe de Beyond Horizons)
Câmera: Panasonic Lumix FZ72 @ ISO100 - 1/250
Lente: Zoom integrado @ 1200 mm - f./2.8
Data: 16/07/2016


Temos certeza de que outros registros virão em breve. Nos Pirineus, as opções estão quase finalizadas, mas qualquer tentativa de aumentar a distância ainda é possível se as condições atmosféricas forem de uma transparência excepcional e especialmente favorável. Estamos nisso. Por outro lado, também, talvez venha a surgir de outro continente, de uma outra cordilheira do nosso planeta. Pensamos que é muito provável. http://bit.ly/2eO6KCk

A vida ameaçada pelos asteroides

De acordo com a Nasa, a melhor técnica para desviar um asteroide do seu curso de impacto com a Terra vai depender do cenário. Ou seja, a escolha do método de mitigação do impacto depende da órbita do objeto, sua composição e velocidade relativa, bem como da probabilidade do impacto e da localização do impacto previsto.
Alguns NEOs (Near Earth Objects) podem estar em órbitas que são especialmente difíceis de alcançar, a menos que sejam localizados muitos anos até décadas antes do impacto.
Alguns asteroides são essencialmente pilhas de entulho, tornando-os difíceis de "empurrar" sem quebrá-los, enquanto outros podem ser corpos monolíticos coesos. Alguns são muito pequenos ou frágeis para atingir a superfície da Terra, como o asteroide (meteorito?) que se desintegrou sobre Cheliabinsk, Rússia, em 2013, e não justificaria uma missão de mitigação, mas sim o planejamento de uma resposta de emergência, diz a Nasa.
No entanto, apesar da escassa chance de um asteroide atingir a Terra num futuro previsível - menos de 0,01 por cento nos próximos 100 anos - já aconteceu no passado e é inevitável que isso aconteça novamente.
"Uma das principais ameaças à vida inteligente em nosso universo é a alta probabilidade de um asteroide colidir com planetas habitados", declarou o físico Stephen Hawking, em novembro de 2016. "Embora a chance de um desastre para o planeta Terra em um determinado ano possa ser bastante baixa", ela crece ao longo do tempo e se torna uma certeza nos próximos 1.000 ou 10.000 anos. Nesse tempo, deveríamos ter nos espalhado para o espaço e, então, um desastre na Terra não significaria o fim da espécie humana."

30 de junho é o Dia Internacional dos Asteroides.

29 junho, 2018

O bloqueio do escritor - 4

Crédito da imagem
Em momentos como este é melhor procurar o incentivo e os conselhos daqueles que estiveram onde você está agora. Estas citações provêm da boca de escritores que passaram pela experiência de amassar papel. Se você se sente bloqueado, permita que essas palavras ajudem-no a encontrar o caminho a seguir.
"Não existe um bloqueio do escritor. Isso foi inventado por pessoas na Califórnia que não conseguem escrever."  Terry Pratchett
"A arte de escrever é a arte de aplicar o fundo das calças ao fundo da cadeira."  Mary Heaton Vorse
"Convença-se de que você está trabalhando em argila, não em mármore: em papel, não em bronze eterno."  Jacques Barzun
"O bloqueio do escritor é apenas uma maneira elegante de dizer: não tenho vontade de fazer nenhum trabalho hoje."  Meagan Spooner
"Eu nuca tive o bloqueio do escritor. Eu acho que é porque meu estilo inclui escrever muito mal."  Jennifer Egan
"Escrever é uma procrastinação de 90%: ler revistas, comer cereais, ver TV etc. É uma questão de fazer tudo o que puder para evitar escrever até as quatro horas da manhã e chegar ao ponto em que você precisa escrever."  Paul Rudnick
"Não espere ficar legal, basta escrever."  James Thurber
"Meu bloqueio foi devido a dois fatores sobrepostos: preguiça e falta de disciplina."  Mary Garden
"Eu apenas escrevo quando estou inspirado. Felizmente, estou inspirado às 9 horas todas as manhãs."  William Faulkner
"Nunca pare de escrever porque você ficou sem idéias. Preencha as lacunas de inspiração copiando o que já está escrito." Walter Benjamin
"O segredo de ficar à frente é começar. O segredo de começar é quebrar as complexas tarefas esmagadoras em pequenas tarefas gerenciáveis ​​e depois pegar a primeira."  Mark Twain
"A arte não está em algum lugar distante."  Lydia Davis
"Tolo!", disse-me minha musa. "Olhe em seu coração e escreva."  Philip Sydney
"Você não começa a escrever coisas boas. Você começa a escrever um lixo e a pensar que é uma coisa boa, e, gradualmente, você melhora com isso. É por isso que eu digo que uma das características mais valiosas é a persistência."  Octavia Butler
"Leia muito. Escreva muito. Divirta-se."  Daniel Pinkwater
"O caminho para o inferno está pavimentado com obras em andamento."  Philip Roth
"Escrever sobre um bloqueio de escritor é melhor do que não escrever nada."  Charles Bukowski


Nós temos uma nova droga para curar o bloqueio do escritor. Seu efeito colateral mais importante é o plágio.

Bloqueios anteriores: 1, 2 e 3

Feriado para Cordas, Trombones e Neymar

"Holiday for Stings" (Feriado para Cordas) foi composta e gravada por David Rose em 1942, na MGM Studios, quando ele era compositor desse estúdio. O diretor musical da MGM à época, Herbert Stothart, gostou tanto da composição que promoveu Rose a maestro, e então, em 1943, Rose se tornou o diretor musical da MGM, cargo que ocupou até 1948. Na década de 1940, David Rose tornou-se também amigo do comediante Red Skelton na MGM, e quando a Red Skelton foi oferecida a chance de ter seu próprio programa de comédia musical na CBS-TV, em 1951, ele ligou para David Rose e ofereceu-lhe o trabalho de diretor musical em seu programa de TV, que foi ao ar até 1971. "Holiday for Stings" ficou sendo a música-tema do "Red Skelton Show".


https://youtu.be/f2u0BvyDxdM

Em 1957, David Rose compôs também "Holiday for Trombones" (Feriado para Trombones).
https://youtu.be/oeLlm1caZK0
No Brasil, "Holiday for Stings" ficou conhecida como a música do "Pião da Casa Própria", por ser tocada (na versão da Orquestra de Henry Jarome) enquanto o pião está girando nos sorteios do "Baú da Felicidade" (Programa Sílvio Santos).
[http://www.tvhistoria.com.br/NoticiasTexto.aspx?idNoticia=3173]
https://youtu.be/Y72kUPFCE1U
Mais recentemente, "Holiday for Stings" foi utilizada como fundo musical de um vídeo (meme) em que o menino Ney aparece rodando loucamente no gramado depois de ter levado um "carrinho" de um jogador da Sérvia.
https://youtu.be/Pv3ssv0sJKE

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12/07/2018 - Atualizando ...
Fizeram um alfabeto com as quedas do Neymar:
https://twitter.com/fiineves/status/1016804936733118464

28 junho, 2018

Uma caixa de correios no mar


O carteiro da cidade costeira japonesa de Susami, Toshihiko Matsumoto, como uma ideia para a cidade impulsionar o turismo, ele propôs colocar uma caixa postal no mar.
"Aqueles dispostos a mergulhar podem vestir um traje de neoprene e enviar cartas de 9 metros de profundidade."
Aparentemente, a ideia foi um sucesso. Desde a sua entrada em serviço, já foram postadas quase 38.000 cartas (cartões impermeáveis escritos com tinta indelével) naquela que é a única caixa de correios do mundo instalada no mar.

VÍDEO

A malsucedida restauração de uma estátua de São Jorge

Assim como ocorreu em 2012, uma restauração de uma peça antiga, que ficou a cargo de mãos inexperientes, causou revolta outra vez na Espanha, onde uma mulher realizou uma "intervenção infeliz" em uma obra do século 16.
Neste novo caso, a obra danificada é uma escultura de São Jorge do século 16 que estava exposta na igreja São Miguel, em Estella (no norte da Espanha, em Navarra), e a restauradora foi uma professora de trabalhos manuais que havia recebido o encargo do padre da paróquia.
A nova restauração tem muitas semelhanças com o famoso Ecce Homo de Borja, um quadro de mais de um século que também ficava em um santuário espanhol, cuja restauração por parte de uma octogenária ficou famosa no mundo inteiro e acabou sendo motivo de atração turística, reportagens e memes.
Neste segundo caso, a escultura em madeira mostra a imagem de São Jorge com armadura, montado a cavalo e lutando contra um dragão, em que as cores haviam-se deteriorado com a passagem do tempo. Já na restauração, foram usadas cores uniformes, principalmente no rosto, o que dá ao santo uma aparência de boneca, sem nuances.
Para os especialistas da Associação de Conservadores e Restauradores da Espanha (ACRE), se trata de uma intervenção infeliz que resultou numa "destruição do patrimônio cultural da Navarra", e anunciaram que vão abrir uma ação judicial contra os responsáveis.
A escultura em madeira policromada do século 16 era uma obra "de grande interesse e relevância patrimonial", explicou o presidente do ACRE, Fernando Carrera, para a Agencia EFE, e disse que se trata de "um erro muito sério" e considerou que essa destruição do patrimônio "deveria horrorizar a todos".
Os arcebispos de Pamplona, capital de Navarra, asseguraram que o padre da igreja de São Miguel de Estella não pretendia restaurar a escultura, o que exige uma autorização, e sim "limpar" o espaço em que a escultura estava, que se encontrava "sujo". Os arcebispos tiveram conhecimento dos feitos na semana passada e estão em contato com a Instituição Príncipe de Viana, órgão cultural do governo regional de Navarra, encarregada de restaurar, manter e custodiar o patrimônio artístico, cujos técnicos estão analisando o estado da obra e se ela pode ser recuperada.
Veja um detalhe da obra antes e depois da restauração:

Novo 'Ecce Homo de Borja'? Restauração não deu muito certo e causou revolta na Espanha. 

A "restauradora" não tinha conhecimento prévio das atuações que iria fazer, o que é perceptível. Ou, talvez, ela tenha visto o seu encargo como uma oportunidade para homenagear o Chapolin Colorado, um dos personagens de Roberto Bolaños.

Outras "restaurações" famosas
O Ecce Homo de Borja
O Menino Jesus de Sudbury
O Cristo Redentor do Rio (aqui foi somente uma simulação, felizmente)

27 junho, 2018

Lisboa, a Capital Verde Europeia 2020

Lisboa ganhou na última quinta-feira, 21, o prêmio de a Capital Verde Europeia 2020. A distinção foi anunciada pelo Comissão Europeia do Ambiente, e é o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Lisboa, na última década, para torná-la uma cidade mais verde e amigável.
Todos os anos 30 a 40 cidades da Europa com mais de cem mil habitantes candidatam-se a receber esta distinção - que premia os esforços e os resultados alcançados em áreas como ecologia, eficiência energética, política de resíduos e sustentabilidade social da cidade - passando por um longo e exigente processo de candidatura e seleção.
É a primeira vez que uma capital do Sul da Europa conquista esta distinção, geralmente atribuída às cidades do Norte da Europa. Na fase final de seleção, Lisboa concorreu  com cidades como Ghent (Bélgica) e Lahti (Finlândia).
O prêmio foi anunciado numa cerimônia que aconteceu na cidade holandesa de Nijmegen, que este ano detém o galardão. Em 2019, a Capital Verde Europeia será Oslo (Noruega).

Image result for Capital Verde Europeia 2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Anitta se veste de Carmen Miranda e canta "Garota de Ipanema" no "Rock in Rio Lisboa".
Folha de SP
C***, que confusão! "Funkeira" vestida de sambista que se vestia de baiana (*) cantando bossa nova num festival de rock que leva o nome do Rio mas é em Lisboa.
(*) Carmen nasceu em Marco de Canaveses, Portugal. É um pouco de volta às origens nesse mundo globalizado.
PGCS

A arte tradicional chinesa de fazer papel

A vlogger Li Ziqi demonstra com muita graça a arte tradicional chinesa de fazer papel à mão. No vídeo abaixo, Li mostra cada passo envolvido neste processo, incluindo o corte de árvores, a decapagem, a secagem, a reidratação, a fervura, a trituração, a transformação em pasta e a configuração para criar uma grande e bela folha de papel.



De acordo com Li Ziqi, "as origens do papel feito à mão datam do século II aC, quando nossos antepassados ​​começaram a fazer papel com casca de árvore. Nesta época em que todo o processo de produção do papel é mecanizado, espero que, com este vídeo, conheçamos um pouco mais como nossos ancestrais o faziam à mão e como eles fizeram da China o primeiro país do mundo a usar o papel".

26 junho, 2018

O problema da coincidência dos aniversários

A pergunta é a seguinte: em um grupo de N pessoas, qual é a probabilidade de ter pelo menos 2 dessas pessoas fazendo aniversário no mesmo dia?
Poderia se imaginar que, para haver boas chances de coincidência em datas de aniversário, precisaríamos ter algo em torno de 100 ou. quem sabe, 200 pessoas. Afinal, o ano tem 365 (ou 366) dias. A surpresa da conta é que as chances de haver pelo menos 2 aniversariantes no mesmo dia é alta mesmo para grupos muito menores.
Eis as probabilidades para alguns tamanhos de N:
1= 0%
2 = 0,3%
5 = 2,7%
10 = 12%
20 = 41%
30 = 71%
40 = 89%
50 = 97%
60 = 99%
A partir de N =23 a probabilidade de haver a coincidência é maior que a probabilidade de ela não ocorrer.
É um problema bastante interessante, cuja resposta costuma trazer surpresa às pessoas e que já tem sido bastante explorado em alguns livros didáticos de matemática. O interessante é que pode ser aplicado em sala de aula como uma ótima introdução e motivação para o estudo das probabilidades. Ilydio Pereira de Sá
N. do E.
Para os extraterrestres essas contas tem que ser refeitas. A propósito desta afirmação, ler: Sua idade em outros planetas.

25 junho, 2018

O sucessor do JPEG

Image result for JPEG XLO JPEG é um dos formatos de imagem mais utilizados no mundo. Esse padrão está comemorando 25 anos de existência e vai receber um sucessor, chamado JPEG XL, que deve resultar em arquivos 60% menores na mesma qualidade.
Segundo a CNET, o Joint Photographic Experts Group (JPEG) pediu que organizações interessadas enviem suas propostas de melhorar o JPEG até 1.º de setembro.
Já existe uma concorrência entre formatos de imagem, e o excesso de formatos poderia se tornar um problema no futuro. Processar imagens via hardware consome menos energia que via software, e sabemos como a duração da bateria é importante em smartphones e laptops. No entanto, seria necessário convencer empresas de processadores — como ARM, Qualcomm, Apple e Intel — a embutir suporte.
O JPEG sobreviveu por 25 anos porque é compatível com todo tipo de hardware (câmeras, celulares) e software (sistemas operacionais, navegadores web). Seu sucessor precisa atender ao mesmo requisito — e ocupar menos espaço.
À medida que migramos para telas com resoluções maiores, as empresas procuram formas de reduzir o tamanho de fotos e vídeos, para economizar espaço em servidores, poupar sua franquia de dados, e exibir tudo o mais rápido possível. O JPEG XL pode ajudar nisso.

Países não métricos

O sistema métrico é um sistema de medição internacional decimalizado, que surgiu pela primeira vez na França, durante a Revolução Francesa, em virtude da dificuldade de funcionamento do comércio e da indústria devido à existência de diversos padrões de medida.
Você pode nomear dois países que ainda não adotaram o sistema métrico?
De acordo com o The World Factbook, publicado pela Central Intelligence Agency (CIA), o Sistema Internacional de Unidades é o sistema oficial de medidas para todas as nações do mundo, com exceção de Mianmar, Libéria e Estados Unidos. Algumas fontes, no entanto, identificam a Libéria como um país métrico.
Russ Rowlett opina que "os EUA adotaram o sistema métrico em 1866. O que os EUA não conseguiram fazer é restringir ou proibir o uso de suas unidades tradicionais em áreas que tocam o cidadão comum: construção, transações imobiliárias, comércio varejista e educação".
Em 1962, o Brasil emitiu um selo de 100 cruzeiros comemorativo dos 100 anos do sistema métrico no País.

Extraído de Como é gostoso dirigir em quilômetros, blog EM:
Em 1975, o Congresso aprovou a Lei da Conversão Métrica (Metric Conversion Act), que declarou o sistema métrico como o sistema preferencial dos Estados Unidos. O Conselho Métrico (U.S. Metric Board) foi criado para implantar esta conversão. Em consonância com a ideia da conversão, as placas de trânsito da rodovia Interestadual 19, que liga Tucson, Arizona, ao México foram alteradas, de modo a que as distâncias fossem mostradas apenas em quilômetros.
A experiência métrica dos Estados Unidos provou ser de curta duração. A Lei de Conversão Métrica e o Conselho Métrico foram desmantelados apenas sete anos depois de terem sido criados. Cerca de 40 anos mais tarde, o país continua comprometido com o seu padrão habitual de medição. No entanto, se você estiver disposto a esquecer as milhas, pegue a Interestadual 19 só para ver como é gostoso dirigir em quilômetros.
Se é por falta de um processo mnemônico, aqui tem um.

24 junho, 2018

Bananacoin, a preço de banana 🍌

É um token vinculado ao preço de exportação de 1 quilo de bananas.
Foi lançado por uma empresa no Laos que cultiva organicamente uma variedade de banana, a "Lady Finger", para exportá-la para a China onde a demanda é maior do que a oferta.

Se você não é um player, saiba o que são tokens.

Missa do fumacê

O maior incensário do mundo encontra-se na Catedral de Santiago de Compostela. Mede 1,60 m e, quando vazio, pesa 62 kg. Após carregado com carvão e incenso, e a seguir posto a arder, o enorme turíbulo é puxado por cordas e movimentado ao longo da nave da igreja por um grupo de homens. Em seus movimentos pendulares, o incensário alcança uma altura de 21 metros e descreve um arco de 65 metros.
Segundo a tradição, o uso do incensário na catedral remonta ao século XI. Tinha como objetivo perfumar a igreja e eliminar o mau cheiro que deixavam os peregrinos suados e sujos, muitos deles doentes.



No início deste ano, o incensário foi destaque entre as notícias da internet. Supostamente por ter sido usado, no decorrer de uma missa, para queimar meio quilo de uma erva ilícita  (Cannabis sativa) que dois coroinhas travessos teriam colocado em seu interior.
Falso. Como se depreende desta matéria publicada em El País.

23 junho, 2018

O lado trágico do ciúme

Só criei o título, a legenda e os links internos.

"Querida, você não devia ter ido tirar satisfação com a Medusa."

Ver sem tocar usando o modo indireto: Midas e Medusa e Tremei, serpentes

A invenção da montanha-russa


Pintura de L. Solomatkin. "Maslenitsa". 1878
Domínio público

A montanha-russa realmente foi inventada na Rússia. Os russos amam andar de trenó desde tempos imemoráveis. O próprio Pedro, o Grande adorava esse passatempo e lhe conferiu o selo real de aprovação.
Durante seu reinado, foram construídos ao redor de São Petersburgo pavilhões especiais com ladeiras de madeira anexas. No inverno, eles eram ensopados com água, criando um percurso cheio de emoção para os doidos por adrenalina do século 18.
A residência do tsar em Oranienbaum, próxima a São Petersburgo ainda ostenta uma dessas ladeiras, onde Catarina, a Grande, gostava de escorregar em seu trenó.
Havia montanhas-russas de verão também, com carrinhos de madeira. Foi assim que a montanha-russa invadiu a Europa no início do século 19, quando a atração "Les Montagnes Russes à Belleville" (As Montanhas Russas de Belleville) abriu em Paris.
A montanha-russa como a conhecemos hoje, porém, foi inventada nos EUA, baseada no conceito russo. Ironicamente, o que chamamos de montanha-russa na atualidade é chamado de "montanha-americana" na Rússia!

Gueorgui Manaev, RUSSIA BEYOND

Poderá também gostar de ver
Novos conceitos de montanha-russa
Eutanásia-russa

22 junho, 2018

Discussão com a mulher - 5

A mulher briga por três razões:
raiva
TPM
e porque sim
Discussão com a mulher: 1, 23 e 4

Slideshow: Como se vingam as mulheres desprezadas

Mudança e identidade


Sobre isso nos fez refletir o historiador, biógrafo e filósofo grego Plutarco (46 - 120 d.C.) durante quase 2.000 anos com o paradoxo do navio de Teseu, o mítico rei fundador de Atenas, filho de Etra e Eseo, ou, segundo outras lendas, de Poseidon.
"O navio em que Teseu e os jovens de Atenas retornaram de Creta tinha trinta remos e foi conservado pelos atenienses até o tempo de Demétrio de Falero. Suas tábuas antigas foram removidas à medida em que introduziram madeiras novas e mais resistentes em seu lugar, de modo que o navio se tornou um exemplo permanente entre filósofos para discutir a questão lógica das coisas que sofrem mudanças. Um lado sustenta que o navio permanece o mesmo, e o outro diz que não".
Se o navio fosse preservado pelos atenienses até o tempo de Demétrio de Falero, isso significaria cerca de 300 anos.
Com tantas reformas, o navio era o mesmo?
E foi-se além. Se com a madeira velha construíssem outro barco idêntico, qual dos dois seria o original: aquele com as tábuas originais ou aquele que foi restaurado?

http://www.bbc.com/portuguese/internacional-42613187 (reescrito)
https://mundoestranho.abril.com.br/curiosidades/o-que-e-o-paradoxo-do-navio-de-teseu/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_de_Teseu

21 junho, 2018

O mundo é um carro de feno...

"O mundo é um carro de feno e cada um colhe o que pode." ~ Provérbio flamengo

O tríptico "O carro de feno", do pintor flamengo Hieronymus Bosch (1450-1516), em exposição permanente no Museu do Prado, em Madri, descreve manifestações críticas da vida europeia em seu período de transição entre os valores medievais e os modernos.


Um carro de feno domina o painel central que simboliza os bens materiais e é puxado na direção do terceiro painel, que representa o inferno. No primeiro painel, todos lutam para obter o feno.
"Todo o Mundo", a nobreza e o clero representando a falsa religiosidade; também homens e mulheres, velhos, crianças, mercadores, monges, freiras, magistrados. Como diz Belzebu no texto de Gil Vicente: "Que Ninguém busca consciência, e Todo o Mundo dinheiro".
Fechado, o tríptico mostra um ancião a percorrer o caminho da vida infestado de perigos.

Leitura recomendada
O mal no tríptico de Hyeronimus Bosch - O carro de feno, por Lilian Wurzba. In: Ciberteologia

Rodapost
Fazem parte do acervo do Museo Nacional del Prado 14 quadros de El Bosco. Destes, três são trípticos:
"O jardim das delícias" (referência interna: O Jardim das Delícias Terrenas)
"O carro de feno"
"A adoração dos magos"
Uma reprodução fotográfica de O Juízo Final, também de Bosch, já foi utilizada como metáfora para a física teórica moderna numa postagem do blog EM.

Os clérigos-cientistas católicos

Muitos clérigos da Igreja Católica ao longo da história fizeram contribuições significativas para a ciência. Dentre esses clérigos-cientistas estão nomes ilustres tais como Nicolau Copérnico, Gregor Mendel, Alberto Magno, Roger Bacon, Pierre Gassendi, Ruđer Bošković, Marin Mersenne, Francesco Maria Grimaldi, Nicole Oresme, Jean Buridan, Robert Grosseteste, Christopher Clavius, Nicolas Steno, Athanasius Kircher, Giovanni Battista Riccioli, William de Ockham, e muitos outros.
Na verdade, pode-se perguntar por que a ciência se desenvolveu em um ambiente majoritariamente católico. Esta questão é considerada pelo padre Stanley Jaki em seu livro "The Savior of Science". Jaki mostra que a tradição cristã identifica Deus como racional e ordenado.
Os jesuítas em particular têm feito inúmeras contribuições significativas para o desenvolvimento da ciência. Por exemplo, os jesuítas dedicaram estudo significativo sobre terremotos, tanto que a sismologia veio a ser conhecida como "a ciência dos jesuítas". Isto, porém, é apenas uma das muitas contribuições significativas. Os jesuítas têm sido descritos como "o contribuinte unitário mais importante para a física experimental do século XVII."
De acordo com Jonathan Wright em seu livro "God's Soldiers", no século XVIII os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento dos relógios de pêndulo, pantógrafos, barômetros, telescópios e microscópios e também para campos científicos tão variados quanto o magnetismo, óptica e eletricidade. Eles observaram, em alguns casos antes de qualquer outra pessoa, as faixas coloridas na superfície de Júpiter, a nebulosa de Andrômeda e os anéis de Saturno. Eles teorizaram sobre a circulação do sangue (independentemente de Harvey), a possibilidade teórica de voo, o modo como a Lua afeta as marés, bem como a natureza ondulatória da luz. Mapas estelares do hemisfério sul, lógica simbólica, medidas de controle das enchentes dos rios Po e Adige, a introdução dos sinais de adição e subtração na matemática italiana – tudo isso são feitos típicos dos jesuítas.
As contribuições dos clérigos da Igreja Católica para o estudo da astronomia também são notáveis. JL Heilbron, em seu livro "The Sun in the Church: Cathedrals as Solar Observatories" escreve que "A Igreja Católica Romana deu mais ajuda financeira e apoio ao estudo da astronomia ao longo de seis séculos, desde a recuperação da aprendizagem antiga, durante o final da Idade Média até o Iluminismo, do que qualquer outra e, provavelmente, todas as outras instituições. " O fato de trinta e cinco crateras da lua terem sido nomeadas por cientistas e matemáticos jesuítas mostra o compromisso da Igreja com a astronomia. WIKI

Deus como Arquiteto", do frontispício do Codex Vindobonensis 2554, ca. 1250.
O BRASIL TAMBÉM TEM SUA LISTA DE PADRES-CIENTISTAS
Bartolomeu de Gusmão, um padre jesuíta nascido em Santos, que projetou a Passarola. Um aeróstato aquecido a ar quente, com o qual o "padre voador" antecedeu os Montgolfier com seus balões.
Landell de Moura, a quem se credita a invenção do rádio por conta de suas experiências de transmissão da voz humana a distância, feitas no final do século 19. Embora obtivesse as patentes, no Brasil e nos Estados Unidos, o padre não conseguiu o reconhecimento que merecia nem o financiamento necessário para produzir em escala industrial os seus equipamentos. Aliás, acusado de pacto com o diabo, o padre teve o dissabor de vê-los destruídos.
João Francisco de Azevedo, que inventou a máquina de escrever. Idealizado e construído por ele, este invento figurou na "Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco", em 1861. Padre Azevedo, apesar de festejado em sua época pelo que fez, nenhum lucro material veio a auferir com o invento. PGCS

20 junho, 2018

Os livros que Lula já leu na prisão


Preso político há mais de dois meses, o ex-presidente dedica a maior parte do tempo na cela de Curitiba à leitura de livros.
Eis os títulos dos 21 livros que Lula já leu em seus seus primeiros 57 dias de cárcere:
  • "A Elite do Atraso", de Jessé Souza
  • "Homo Deus", de Yuval Noah Harari
  • "Laika", de Nick Abdazis
  • "Os Beneditinos", de José Trajano
  • "O Amor nos Tempos do Cólera", de Gabriel García Márquez
  • "Vá, coloque um vigia", de Harper Lee
  • "Feminismo em comum", de Marcia Tiburi
  • "O último cabalista de Lisboa", de Richard Zimler
  • "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves
  • "Dois cigarros", de Flavio Gomes
  • "Quem manda no mundo?", de Noam Chomsky
  • "A poeira e a estrada", de Maciel Melo
  • "Esquerdas do mundo, uni-vos", de Boaventura de Sousa Santos
  • "A melancia do presidente", de Wellington Dias
  • "Belchior - apenas um rapaz latino-americano", de Jotabê Medeiros
  • "O voto do brasileiro", de Alberto Carlos Almeida
  • "O sol na cabeça", de Geovani Martins
  • "O último judeu - uma história de terror na Inquisição", de Noah Gordon
  • "Thomas Piketty e o segredo dos ricos", de Dowbor, Ladislau, Piketty e outros
  • "Ressurreição", de Leon Tolstói
  • "Vida - 4 biografias", de Paulo Leminski
Ao divulgar a lista o Instituto Lula incluiu as resenhas dos livros.

Por que não existe um Prêmio Nobel de Matemática?

por Peter Ross (*)
Quando eu era estudante de uma universidade americana, um dos meus professores de matemática respondeu a pergunta acima em sala de aula. Ele afirmou que o matemático sueco Mittag-Leffler tinha fugido com a esposa de Alfred Nobel. Supostamente, mais tarde por vingança, Nobel se recusou a dotar um dos seus prêmios em matemática.
Adorei repetir essa suculenta história, mas minha fé nela ficou um tanto abalada quando descobri que Nobel nunca se casou! Uma versão sueca da história chegou mesmo a uma das coleções de anedotas matemáticas de Howard Eves (p.13O of Mathematical Circles, Quadrants III and no, 1969). De acordo com esta versão, Mittag-Leffler, no processo de acumular sua própria e considerável riqueza, antagonizou Nobel.
Ambas as versões do mito foram desfeitas no artigo "Não há nenhum prêmio Nobel em Matemática?", de Lars Garding e Lars Hormander (pgs. 73-4 of Mathematical Intelligencer 7:3. 1985). Os autores apontam que Mittag-Leffler e Nobel quase não tinham relação alguma.  Nobel emigrou da Suécia em 1865 quando Mittag-Leffler era estudante e raramente retornava para visitar. Garding e Hormander estabelecem: "A verdadeira resposta à questão (do título) é que, por razões naturais, o pensamento de um prêmio em matemática nunca entrou na mente de Nobel". Em 1895, Nobel legou US $ 9.000.000 para uma fundação cuja renda apoiaria cinco prêmios anuais em física, química, medicina-fisiologia, literatura e paz.
Um sexto Prêmio Nobel de Ciência Econômica foi adicionado em 1969. A adição deste novo Prêmio Nobel sugere a possibilidade da criação, em algum dia no futuro, de um sétimo Prêmio Nobel. Com o desenvolvimento da informática, das estatísticas e da matemática aplicada, além da própria matemática, um caso forte poderia ser um novo Prêmio Nobel nas ciências matemáticas. Talvez algum leitor da Math Horizons, claro, seja escolhido para as Medalhas Fields que são premiadas em cada Congresso Internacional de Matemáticos. Mas estas são dadas apenas a cada quatro anos para um matemático com menos de quarenta anos e dentre os que não são bem conhecidos fora dos círculos matemáticos.
Há uma questão maior levantada pelo fato de que as histórias apócrifas, como o mito do Prêmio Nobel de matemática, parecem ter uma vida própria. Os matemáticos se justificam em flexibilizar a verdade histórica para servir objetivos louváveis, como a ilustração de que os matemáticos são pessoas reais ou estudantes interessantes em matemática? Um exemplo desta tendência diz respeito à famosa história da descoberta de Gauss como um menino de dez anos de um método simples para somar uma série aritmética. (Multiplique o número de termos pela média dos termos mais pequenos e maiores.) A maioria dos matemáticos que ensinam afirmará que o problema dado a Gauss por seu tirânico professor escolar foi somar os números inteiros de 1 a 100. Na verdade, Gauss recebeu um problema mais difícil, Do seguinte tipo: 81297 + 81495 + 81693 + ... + l00899, onde 198 era a diferença de um número para o seguinte e o número dado de termos da série era 100 (p. 221 of E.T. Bell's Men of Mathematics, 1937). Com este particular exemplo é fácil manter a verdade histórica contando aos estudantes que a Gauss foi dado o problema de somar os números inteiros de 1 a 100. 
Os matemáticos parecem menos propensos a flexibilizar a verdade matemática do que a verdade histórica.

(*) PETER ROSS é professor de matemática na Universidade de Santa Clara. Este artigo foi tirado da Math Horizons Nov. '95, pg. 9.

19 junho, 2018

Os girassóis de Van Gogh - 2

O pintor holandês Van Gogh criou muitos de seus quadros inspirado na cor amarela, como o Sunflowers (Girassóis), de 1888, que pode ser apreciado na National Gallery, em Londres. Só que o amarelo cromo que ele usava, além de ser um pigmento tóxico, oxidava-se com o tempo escurecendo a cor. Pintados numa tela como um buquê, eles agora parecem girassóis secos.
O fato é que Van Gogh, tendo morrido jovem (aos 37 anos), não chegou a presenciar tal resultado. O amarelo era uma das cores preferidas do artista que sempre dizia: "... é uma cor capaz de encantar Deus".

Os girassóis de Van Gogh - 1

Ver também: Lá vem o sol

O predador observa suas presas...


Ruminando...
É irritante como os bares não servem as pessoas bêbadas. Mas o McDonald's serve as pessoas gordas. ~ Jonco Stl

18 junho, 2018

O Canarinho Pistola

A CBF não quer que chamem o Canarinho de "Pistola".


Então, vamos fazer como a Globo que acatou imediatamente o pedido da CBF e, durante a Copa, não vamos mais tratá-lo como Canarinho Pistola, ok?
O Canarinho Pistola merece respeito. O Canarinho Pistola torce pela pátria de chuteiras (mas só enquanto não pode torcer para que a pátria subtraída dê certo). O Canarinho Pistola não é o Pato da Fiesp com sua legião de adoradores. 

E, diante do que aí está, o humor do mascote é o que há de mais próximo do humor do povo brasileiro.



Torcer "pela" ou torcer "para"?
O verbo torcer com o sentido de "desejar vivamente" ou "simpatizar com um clube esportivo" rege a preposição "por": "Eu torço por seu sucesso"; "Eu torço pelo Fluminense".
Apenas quando o complemento é uma oração é que a regência passa a ser "para": "Eu torço para que tudo dê certo".
Português na Rede

21/06/2018 - Atualizando ...
Pinto "Pistola" 1000 x 0 Pinto"Parente"
https://twitter.com/danpac2006/status/1009581829106667520

Palavras arcaicas

"Multa renascentur quae jam cecidere, cadentque quae nunc sunt in honore vocabula, se volet usus, quem penes arbitrium est et ius et norma loquendi."
"Muitas palavras que já morreram terão um segundo nascimento, e cairão muitas das que agora gozam das honras, se assim o quiser o uso, em cujas mãos estão o arbítrio, o direito e a lei da fala." (Horácio, Ars Poética)


Conheça 10 palavras que desapareceram da língua portuguesa, universiaBrasil

Expressões que não desapareceram porque evoluíram para formas reduzidas:
Vossa Mercê, vosmecê, você, ocê, cê ou vc
Vamos em boa hora, vamos embora, vambora ou simbora, bora

17 junho, 2018

Nove mães

"Algumas coisas precisam de tempo. Nove mães não fazem um bebê em um mês."
Warren Buffet

As Nove Mães de Heimdallr
Na mitologia nórdica, são as nove irmãs que deram à luz o deus Heimdallr.

"Heimdallr e suas Nove Mães" (1908), por WG Collingwood,
 nas quais as Nove Mães de Heimdallr são retratadas como ondas

Troféu de lama - 2

A câmera caiu de um avião em voo e foi parar num chiqueiro. É vídeo para ganhar o troféu de lama.

16 junho, 2018

Messi, Cristiano e o Bode Ioiô

Recentemente, o argentino Lionel Messi posou com um bode. Motivo: bode em inglês (goat) também é sigla para "o maior de todos os tempos" (greatest of all times).
Ontem, ao comemorar um de seus golos contra a seleção espanhola, o craque português Cristiano Ronaldo (foto) deu a entender que possuía uma barbicha invisível.
Pois bem. Fiz esta nota para lembrar também que viveu em Fortaleza, na década de 1920, o famoso Bode Ioiô.
Figura folclórica da cultura popular cearense, Ioiô costumava perambular pelas ruas centrais da cidade, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira, antigo centro cultural da capital, e que lhe davam cachaça para beber. Segundo conta a história popular, recebeu o nome de Ioiô por percorrer sempre o mesmo trajeto, definido entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema.
GOAT de verdade foi o Ioiô, isto sim!
🐐

Dicas contra notícias falsas

  1. Busque a fonte original
  2. Cruze com outras fontes: muitos casos já foram desmentidos
  3. Se a notícia não tem fonte, não repasse
  4. Cheque a data: a "novidade" pode ser antiga
  5. Pesquise a credibilidade de quem publicou
  6. Desconfie de adjetivos demais
  7. Vá além da manchete: leia a notícia inteira.
  8. Faça uma busca reversa da imagem
  9. Acesse os sites que encontram boatos
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como fazer a busca reversa de imagem usando o Google: Passo 1. Visite o site do Google Imagens e clique no ícone da máquina fotográfica. Passo 2. Escolha entre indicar o endereço da imagem na internet ou enviar a própria imagem para o Google. Passo 3. Fazendo isso o Google retornará resultados na web que sejam ligados à imagem, assim como imagens similares que foram inseridas em outros sites. Passo 4. O Google também indica páginas que utilizam a mesma imagem. http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/12/como-fazer-uma-busca-reversa-por-imagens-usando-o-google-e-o-tineye.html
C.Q.D. Ler também: Fake news

15 junho, 2018

Ampulheta geométrica

Arquimedes demonstrou:
Vol (cilindro) = Vol (esfera) + Vol (cone).

Então, @RodBogart criou esta ampulheta:

(foto adaptada)

Uma nota técnica do autor - O cilindro tem uma região em forma de cone para se juntar à esfera, caso contrário a areia não flui corretamente. A pureza matemática atende à realidade.

Seca e Meca e olivais de Santarém

Seca (diz-se também Ceca, em português) era a importante cidade de Córdova (Espanha) e Meca, a cidade santa do Islã.
(Correr, andar) Seca e Meca é portanto uma expressão nitidamente árabe. Corresponde a dizer: «fazer muito e não adiantar nada».
Uma das explicações tradicionais pretende que Ceca «era a designação popular da mesquita de Córdova», conforme comenta Sérgio Luís de Carvalho, em "Nas Bocas do Mundo" (Lisboa, Planeta Manuscrito, 2010, páginas 97/98), onde acrescenta:
«[...] correr Ceca e Meca remete para as antigas peregrinações hispano-muçulmanas que se faziam entre a principal cidade santa do Islão e a capital muçulmana da Ibéria. Saliente-se que, de entre todas as antigas cidades islâmicas que tinham mesquita, Córdova era a mais distante de Meca.[...]»
É, pois, plausível que, na génese da expressão em apreço, Ceca e Meca ocorram sem referência específica a lugares realmente existentes, mas apenas como forma de criar uma rima, que, ao mesmo tempo, permite exagerar (hipérbole) o esforço associado à longa deslocação a que a expressão parece, afinal, aludir.
Refira-se ainda que, em português, existe outra versão desta locução: «por ceca e meca e olivais de Santarém» (ver obra citada de S. Luís de Carvalho).
"Seca e Meca e olivais de Santarém" é também o título de um livro de 1946 do folclorista cearense Gustavo Barroso.

ciberdúvidas
wiktionary

14 junho, 2018

Redefinindo uma senha

Senha incorreta. Tente novamente.
Senha incorreta. Tente novamente.
Senha incorreta. Tente novamente.
Redefinir senha.
Insira a nova senha.
Confirme a nova senha.
Nova senha não permitida. Não pode ser igual à senha atual.

Criando uma senha

O homem que sonhou o infinito

Srinivasa Ramanujan (1887 — 1920), foi um matemático indiano. Sem formação acadêmica, realizou contribuições substanciais nas áreas da análise matemática, teoria dos números, séries infinitas, frações continuadas etc.
Sua história foi relatada no filme intitulado The Man Who Knew Infinity ("O homem que viu o infinito").
Ramanujan disse que esta fórmula exótica veio a ele em um sonho:


Há também uma conhecida anedota acerca de Ramanujan que mostra seu espírito dedicado à matemática. Estando hospitalizado em Londres, foi visitado por G.H. Hardy que viera de táxi e comentou que número do mesmo era 1729. Ramanujan disse que era um belo número, pois se tratava do menor número natural representado, de duas formas diferentes, pela soma de dois cubos: 1729 = 103 + 93 = 13 + 123.

=================================================================

03/11/2018 - Atualizando ...
No YouTube: Mark Zuckerberg responde sobre quem é seu cientista favorito.
Comentário de um internauta: Se Ramanujan tivesse acesso à internet, ele provavelmente teria desperdiçado a maior parte de seu tempo no Facebook e não teria chegado a nenhuma de suas teorias.

13 junho, 2018

Convivendo com as aranhas - 3




por Jonco Stl


Não me peça para matar uma aranha para depois criticar meus métodos. Sim, eu tive que usar uma espada de samurai e não, não sinto muito por sua mesa.

Convivendo... 1 e 2

Hollerith, o "pai" do processamento de dados

Herman Hollerith (29 de fevereiro de 1860  17 de novembro de 1929)
Estatístico e inventor americano de uma máquina de tabulação que foi importante precursora do computador eletrônico.
Para o recenseamento dos EUA de 1890, ele criou várias máquinas de cartão perfurado para automatizar a triagem de dados. Cada máquina que lia os cartões usava agulhas metálicas que, atravessando os buracos nos cartões, faziam uma conexão elétrica com o lado oposto. E a corrente elétrica resultante ativava um contador mecânico.
Em vez de sete anos, a apuração levou apenas dois dias. Só uma coisa frustrou os norte-americanos: em vez dos esperados 75 milhões de habitantes, os Estados Unidos tinham "apenas" 62 milhões.
Ele economizou aos Estados Unidos 5 milhões de dólares no censo de 1890, completando a análise dos dados em uma fração do tempo que teria tomado sem elas e com uma quantidade menor de mão de obra do que seria necessária da outra forma.
Em 1896, ele criou a Tabulating Machine Company, uma precursora da IBM.

Referências
http://pballew.blogspot.com.br/2017/11/on-this-day-in-math-november-17.html#links
https://www.terra.com.br/noticias/1860-nasce-herman-hollerith-pai-do-processamento-de-dados,bcb60cdcbd55ca58461661876bf10a830nfl0epx.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabuladora

12 junho, 2018

Hey, James (3)

— Oi, James, adoro seu trabalho. Tem como fazer com que este vestido (que eu acho muito curto) fique mais longo? Obrigada.
— Aí está. Agora encontre alguém para usá-lo.


James Fridman ajuda a realizar seus sonhos por meio do Photoshop.

Hey, James: [1] [2]

Relógio externo








A MELHOR MANEIRA

DE FAZER

PARAR O TEMPO







Por que só o Brasil celebra hoje o Dia dos Namorados?
Grande parte dos países do mundo comemora a data em 14 de fevereiro, dia de São Valentim. O Brasil é o único que a celebra em 12 de junho. O motivo: uma campanha publicitária de 1949 idealizada por João Dória (pai do ex-prefake de SP) para as Lojas Clipper. Como junho era um mês fraco nas vendas, muitos comerciantes logo adotaram essa ideia.
Apesar da explicação de Moments, o blog EM vai continuar com a data. Exclusivamente para comemorar o #FelizDiaDoChifre.

11 junho, 2018

O mapa dos endônimos

Um endônimo (endonym) é o nome de um lugar, site ou local no idioma das pessoas que moram lá. Esses nomes podem ser oficialmente designados pelo governo local ou podem simplesmente ser amplamente utilizados.
Este mapa descreve endônimos dos países do mundo em suas línguas oficiais ou nacionais. Nos casos em que um país tem mais de uma língua nacional ou oficial, a linguagem mais usada pela população local é mostrada.
Alguns fatos de linguagem mundial:
A língua oficial ou nacional mais comum do mundo é o inglês, com 86 países ou territórios. Essas jurisdições representam aproximadamente um terço do número de países totais e aproximadamente 30% da área terrestre do planeta.
Após o inglês, as línguas oficiais mais comuns são o francês, o espanhol e o árabe.
Combinados, estas quatro línguas são usadas em suas formas oficiais em 157 países, cerca de dois terços de todos os países.

Uma carta de indulgência para um pecado futuro

Johann Tetzel (1465, em Pirna, Saxônia - 1519, em Lepzig, Saxônia), foi um frade dominicano alemão e pregador. Além disso, foi o Grande Inquisidor de heresias na Polônia e, mais tarde, tornou-se o Grande Comissário para indulgências na Alemanha. Ele ficou conhecido pela concessão de indulgências em troca de dinheiro, o que permitiria a remissão da pena temporal devida ao pecado, uma posição fortemente contestada por Martinho Lutero.
Esta frase é atribuída a Tetzel:
"Tão logo uma moeda na caixa cai, a alma do purgatório sai".
Conta-se que, depois de Tetzel ter recebido uma quantidade substancial de dinheiro em Leipzig, um nobre lhe perguntou se era possível receber uma carta de indulgência para um pecado futuro. Tetzel rapidamente respondeu que sim, insistindo, no entanto, que o pagamento tinha de ser feito de uma só vez. E o nobre assim o fez, recebendo logo em seguida uma carta selada de Tetzel. Quando Tetzel deixou Leipzig, o nobre lhe atacou no caminho, deu-lhe uma grande surra e o mandou de volta para Leipzig, de mãos vazias, e com o comentário de que este era o pecado futuro que ele tinha em mente.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Tetzel)

10 junho, 2018

Trevo de quatro folhas

No original, este fox se chama "I'm looking over a four leaf clover". Sucesso do cantor e ator americano Al Jolson (aquele que pintava o rosto de preto), revivido em um filme sobre sua vida, "O trovador inolvidável", produzido pela Columbia e estrelado pelo ator Larry Parks.
A versão em português para "Trevo de quatro folhas" foi feita por Nilo Sérgio (1921-1981), seu primeiro intérprete no Brasil. Ele iniciou sua carreira artística como crooner da orquestra "The Midnighters". Em 1943, Nilo Sérgio gravou seu primeiro disco com "The Midnighters", interpretando o fox trot "Take it from there", de Robin e Rainger. Em seguida, gravou mais onze fox trots.
A partir de 1949, Nilo Sérgio começou a abrasileirar seu repertório, embora mantivesse o estilo romântico, e gravou a marcha "I'm looking over a four leaf clover" (Trevo de quatro folhas)", de Harry Woods e Mort Dixon, para a qual ele mesmo fez a versão.
Com letra brazuca de Nilo Sérgio, T4F teve ainda gravações pelos "Vocalistas Tropicais" (em 13 de maio de 1949, lançada pela Odeon em julho seguinte, sob n.o 12934-A, matriz 8493), por João Gilberto (no disco "O amor, o sorriso e a flor", lançado em abril de 1960, no qual é a quarta faixa do lado 1) e também por Nara Leão, Marília Medalha e Fernanda Takai (no vídeo).



Toni Garrido também gravou um "Trevo de Quatro Folhas", mas esta é outra canção.
Dizem os supersticiosos que encontrar um trevo de quatro folhas traz boa sorte. Encontrar um destes é mais fácil do que parece.
Microsiervos traz o cálculo:
Uma vez que se sabe que há mais ou menos um trevo de quatro folhas em 10 mil e que se encaixam cerca de 200 trevos em cada 60 cm², é necessário apenas olhar para uma superfície de cerca de 1,2 metros quadrados - o tamanho de uma mesa , mais ou menos - para revisar 10 mil deles e com certa probabilidade encontrar um.
Referências
https://www.vagalume.com.br/art-mooney/im-looking-over-a-four-leaf-clover.html
http://dicionariompb.com.br/nilo-sergio
"Antonio Carlos Jobim; Uma biografia", por Sergio Cabral. Disponível em: https://books.google.com.br/
https://www.youtube.com/watch?v=SMk1HdzEjzU
http://www.microsiervos.com/archivo/curiosidades/trebol-cuatro-hojas-facil.html

A pipa elétrica de Ben

10/06/1752 – Esta é a data mais comumente informada, onde alguma data é fornecida, para o suposto experimento da pipa elétrica por Benjamin Franklin. O evento está mal documentado. Franklin parece nunca ter escrito sobre isso, e o único registro parece vir da caneta de Joseph Priestly, uns quinze anos depois que foi informado sobre isso por Ben.
Muitos agora pensam que o evento todo nunca ocorreu.
O relato padrão do experimento de Franklin foi contestado na sequência por uma investigação e por experiências baseadas em registros contemporâneos do historiador da ciência, Tom Tucker, cujos resultados foram publicados em 2003. De acordo com Tucker, Franklin nunca realizou o experimento e a pipa, como foi descrita, não seria capaz de desempenhar o papel alegado.
Mais uma dúvida sobre o relato padrão foi levantada por uma pesquisa da série de televisão MythBusters (Caçadores de Mitos). A equipe encontrou evidências de que Franklin teria recebido uma corrente fatal através de seu coração se o evento realmente tivesse ocorrido. No entanto, eles confirmaram que certos aspectos do experimento eram viáveis – especificamente, a capacidade de uma pipa com linha suficientemente úmida receber e enviar ao chão a descarga elétrica de um raio.
(http://pballew.blogspot.com.br/2017/06/on-this-day-in-math-june-10.html#links)

09 junho, 2018

Solidariedade - 2

"Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro." (Eduardo Galeano)
Oops! Aqui por engano.

Stephen Hawking e sua supercadeira

Stephen William Hawking (8 de janeiro de 1942, Oxford, UK - 14 de março de 2018, Cambrige, UK) foi um físico teórico, cosmólogo e um dos mais consagrados cientistas das últimas décadas. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge, na qualidade de professor lucasiano emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Também foi diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundador do Centro de Cosmologia Teórica da Universidade de Cambridge.
Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa incurável que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais. A doença foi detectada quando ele tinha 21 anos. Em 1985, Hawking teve que se submeter a uma traqueostomia após ter contraído pneumonia e, a partir de então, utilizou um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, ele perdeu o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade ficou praticamente nula. Em 2005, Hawking usava os músculos da bochecha para controlar o sintetizador e, em 2009, já não podia mais controlar a sua cadeira de rodas elétrica.
Outros cientistas criaram novas formas de tecnologia para evitar que o físico sofresse da "síndrome do encarceramento", ajudando a traduzir os pensamentos de Hawking em fala. A última versão desenvolvida pela Intel e cedida a Hawking em 2013, rastreava o movimento dos olhos do cientista para gerar palavras, embora ele afirmasse em seu site oficial (www.hawking.org.uk) que ainda prefiria usar o "cheek tracking" (rastreamento da bochecha) para utilizar a interface ACAT (um sistema também desenvolvido pela Intel).


Hawking se descrevia como ateu. Em algumas ocasiões, usou a palavra "Deus" em seus livros e discursos, mas, segundo ele próprio, no sentido metafórico e relativo. Hawking acredita que "o universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por um Criador, mas um Criador não intervém para quebrar essas leis". Ele comparou a ciência e a religião durante uma entrevista, dizendo que "há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona".
Apesar de confinado a uma cadeira de rodas e incapaz de falar sem o auxílio de um sintetizador de voz (que o deixava "com um sotaque americano"), Stephen Hawking realizou notáveis contribuições no campo da cosmologia (o estudo do universo como um todo) e da gravidade quântica, além de escrever as 262 páginas do maior "best-seller" da ciência para leigos: "Uma breve história do tempo". WIKI

Na Genno e ScientiaComo Hawking escrevia e pronunciava seus discursos
1. Um tablet era instalado em um suporte de metal acoplado a um dos braços da cadeira.
2. No menu havia termos prontos, como "sim", e uma lista de palavras em ordem alfabética, além da função "soletrar".
3. Um sensor nos óculos captava os movimentos da bochecha usados para escolher as frases.
4. O texto completo era enviado ao sintetizador, que criava a voz simulando entonação, segundo Sam Blackburn, assistente de Hawking. O som saía atrás do suporte do computador.
5. Para palestrar, ele escrevia o discurso antes. Na hora da participação, envia ao sintetizador uma frase por vez, o que deixava a fala mais natural.

No blog EM: Stephen Hawking está fora de controle

08 junho, 2018

Troféus para não-humanos

Em 1982, os editores da revista TIME selecionaram o Computador Pessoal para "Máquina do Ano", em lugar do seu conhecido prêmio "Homem do Ano". O computador superou o presidente dos EUA, Ronald Reagan, a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e o primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin.
O ensaio da revista relatou que 80% dos americanos esperavam que, "em um futuro razoavelmente próximo, os computadores domésticos seriam tão comuns como os aparelhos de televisão e as máquinas de lavar louça".
Reconhecida como o "Planeta do Ano", a Terra tornou-se em 1988 o segundo receptor não-humano para o prêmio.
Em 1999, o título foi alterado para "Pessoa do Ano" (Person of the Year), num esforço para evitar a acusação de sexismo.
Esses prêmios são concedidos desde 1927 pela revista.

Poseidon e o homem na praia

"Se não mudarmos o nosso comportamento, podemos acabar com mais plástico do que peixe nos oceanos."
O vídeo abaixo é uma curta de animação produzida por The Animation Workshop para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar os oceanos da poluição.
Segundo dados divulgados pela ONU:
"Pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos a cada ano, afetando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção."



Oito de junho é Dia Mundial dos Oceanos.

07 junho, 2018

Religiões abraâmicas

A diferença entre as três religiões abraâmicas, segundo Bill Maher:
  • Cristianismo: murmuram para o teto
  • Judaísmo: murmuram para a parede
  • Islamismo: murmuram para o chão
Atualizando ...
  • Testemunhas de Jeová: murmuram para a porta da frente (fechada)
William "Bill" Maher, Jr. (20 de Janeiro de 1956, Nova Iorque) é um comediante de stand up, apresentador de televisão, comentador político e escritor estadunidense. É um grande crítico da religião, a qual chama de "loucura consensual".
"Não acredito que Deus seja um pai solteiro que escreve livros. A religião oferece respostas a perguntas que não podem ser respondidas de forma alguma". Perguntas como "Para onde vou quando morrer?", segundo Maher, "são impossíveis de responder. Ao dizer que tem as respostas, a religião é desonesta e impede as pessoas de pensar".

Via de consequência
"Eu sou o único entre os meus amigos que ainda não se casou. E suas mulheres não querem que eles tenham contato comigo. Eu sou uma espécie de escravo que escapou. Eu levo para eles as notícias da liberdade."

A morte de Alan Turing

Alan Turing (23 de junho de 1912 — 7 de junho de 1954) foi um matemático e cientista da computação britânico. Foi influente na formalização do conceito de algoritmo e no desenvolvimento da ciência da computação, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Ele também foi pioneiro na inteligência artificial e ficou conhecido como o Pai da Computação.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos. Por um tempo ele foi chefe do Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bomba eletromecânica para encontrar definições para a máquina Enigma.
Como homossexual declarado, no início dos anos 1950 foi humilhado em público, impedido de acompanhar estudos sobre computadores e, julgado por "vícios impróprios", foi condenado a terapias que equivaliam à castração química. [1]
Em 8 de junho de 1954, um criado de Turing encontrou-o morto, o que tinha ocorrido no dia anterior em sua residência. Um exame post-mortem estabeleceu que a causa da morte foi envenenamento por cianeto. Quando seu corpo foi descoberto, uma maçã estava meio comida ao lado de sua cama, e embora a maçã não tenha sido testada quanto ao cianeto, especula-se que este foi o meio pelo qual uma dose fatal foi ingerida. Um inquérito determinou que ele tinha cometido suicídio, havendo o seu corpo sido então cremado.
A mãe de Turing argumentou com veemência que a ingestão fora acidental, causada pelo armazenamento descuidado de seu filho de produtos químicos de laboratório. O biógrafo Andrew Hodges sugere que Turing pode ter se matado deliberadamente de forma bastante ambígua para dar à sua mãe alguma negação plausível. Outros sugerem que Turing estaria encenando uma cena do filme Branca de Neve, de 1937, seu conto de fadas favorito, salientando que ele tinha "um prazer especialmente mordaz na cena em que a bruxa malvada mergulha a maçã na poção venenosa".
Jack Copeland defende que a morte pode ter sido acidental como resultado de inalação de vapores de cianeto durante uma experiência química conduzida no improvisado laboratório que tinha em casa e onde já anteriormente sofrera acidentes por descuido. O mesmo autor afirma que - contrariamente ao que se tem afirmado - profissionalmente o trabalho lhe corria bem, que andava alegre e que interagia socialmente com normalidade e boa disposição. Constata que a maçã encontrada à cabeceira não foi testada laboratorialmente para determinar a presença de cianeto, que os níveis do veneno no organismo eram uniformes, portanto mais compatíveis com a inalação lenta do que com a ingestão. Conclui, deste modo, que a investigação foi mal conduzida e precipitada e que os elementos disponíveis não indiciam necessariamente que a causa da morte seja suicídio. WIKI
N. do E.
[1] Em 2009, após uma campanha de internet, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público, em nome do governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado após a guerra. Em 2013, Alan Turing recebeu o perdão real da rainha Elizabeth II de sua condenação por homossexualidade.
[2] Anos depois, para honrar Turing, os desenvolvedores da Apple Computers usaram o símbolo de uma maçã com uma mordida no logotipo. A última parte, sobre o logotipo da Apple, parece não ser verdade, mas é uma ótima história e uma boa desculpa para contar aos alunos sobre o trabalho de Turing ... então eu conto. Pat Ballew, Pat´s Blog

06 junho, 2018

Gentileza gera gentileza

13 de novembro: Kindness Act Day

"Nenhum ato de gentileza, não importa quão pequeno seja, é desperdiçado." - Esopo

José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996), foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
"Gentileza gera gentileza" é sua frase mais conhecida.
Controvérsias
Um artigo de autoria da professora Luiza Petersen e do jornalista e escritor Marcelo Câmara, que conviveram com Datrino ("Jornal do Brasil" de 21/02/2010), e rebatido por outro artigo publicado no Jornal do Brasil, afirma que ele, apesar de falar em gentileza como um mantra, era "agressivo, moralista e desbocado [...] Vociferava, ofendia e ameaçava espancar transeuntes ao ponto de às vezes ser necessário chamar a polícia para acalmá-lo". A maioria da população, especialmente as mulheres e crianças, fugia dele". A imagem que se criou dele após sua morte, segundo os autores, não corresponde às lembranças dos que conviveram com ele durante os anos 1960 e 1970.

08/06/2018 - Fernando Gurgel disse...
Marisa Monte tem uma música a respeito do Gentileza:



Em outro vídeo ela conta a história desta música. Marisa Monte também gera Gentileza, Fernando.