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O resto vem por acréscimo

Nonato Albuquerque

Falta só uma porteira, um dia
pra gente entrar no ano novo,
do lado de lá, há de tudo:
céu com nuvens de chover,
um arco de cores no ar,
onde possa estar um pote de ouro
contendo, também, as virtudes
que mais alguém deseja
que o ano novo lhe traga.
Um pouco (muito) de tudo
o que na vida é prazer.
um muito pouco de nada
que, às vezes, nos faz sofrer.
Só quero que, aberta a porteira,
o chão sagrado deste ano seguinte
me traga saúde, paz e amor.
O resto vem por acréscimo...


365 de 365. O jornalista e apresentador de TV Nonato Albuquerque escreveu esse poema com suas expectativas para o ano de 2023, e eu, do Blog EntreMentes, o subscrevo (republico) enquanto espero abrir-se a porteira de 2024.

30 dezembro, 2023

O que acha de quatro Amazonas?

A Amazônia é uma vasta região geográfica que abrange partes de vários países da América do Sul. Compartilham esta região: o Brasil, que é o país que detém a maior parte da floresta amazônica, o Peru, a Colômbia, a Venezuela, o Equador, a Bolívia, a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa, que é um território ultramarino da França.

O Amazonas é um estado do norte do Brasil. Sua capital Manaus, que possui uma população de cerca de 2,7 milhões de habitantes, é um importante centro econômico, cultural e industrial da região amazônica. É conhecida por seu patrimônio histórico, sua Zona Franca, que atrai investimentos e indústrias, e por ser um ponto de partida para expedições e turismo na região.


Um passeio até o Encontro das Águas do Rio Negro com as do Rio Solimões, a onze quilômetros de Manaus. Depois que as águas se misturam (seis quilômetros adiante), passam a receber o nome de Rio Amazonas. Ao fundo: Natália, Rodrigo e Elba

E o Amazonas é também:
um departamento (capital: Letícia) do sul da Colômbia;
um estado (capital: Puerto Ayacucho) do sul da Venezuela;
e uma região administrativa (capital: Chachapoyas) do norte do Peru.

29 dezembro, 2023

Tautologia

Na linguagem cotidiana, uma tautologia é uma frase que repete redundantemente a mesma ideia com palavras diferentes.
Alguns topônimos que combinam palavras de diferentes idiomas costumam ser tautológicos. Por exemplo, Río Flumen, no norte da Espanha, em que "río" e "flumen" são respectivamente espanhol e latim para "rio". Da mesma forma, a Rocha de Gilbratar, do árabe Jebel-Al-Tariq, que significa "A rocha de Tariq". Nos Pirineus, o topônimo Val d'Aran é uma tautologia, pois "aran" significa "vale" em basco.
Montegibello na Sicília é outro exemplo, pois significa "montanha" em latim e árabe. Na Argélia, o topônimo Ain-Tala combina árabe e berbere para significar "fonte fonte". Outros exemplos de topônimos tautológicos incluem Côtes-d'Armor na Bretanha, que significa "costa da costa" em francês e bretão, e Dalsdalen, na Noruega, que significa “vale do vale” em norueguês. Dasht-e Kavir no Irã significa "deserto deserto", enquanto Timor Leste significa “leste leste” em indonésio e malaio. Minnehaha Falls, nos EUA, recebeu o nome da palavra Dakota para "cachoeira".
Quanto a Rio Mekong, trata-se de um tautônimo triplo. "Mae" em tailandês é uma abreviação de "rio", enquanto "khong" é uma antiga palavra austro-asiática para rio. Rio Mekong pode assim ser traduzido como "rio rio rio".
E multiplicam-se os exemplos pelo mundo de Avenida Street, Avenue Road, Calle Boulevard, Street Road etc. A Wikipédia tem uma robusta página dedicada à Tautologia.
http://archimedes-lab.org/2023/03/13/two-meanings-one-word-the-tautology-tango/
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_tautological_place_names
Micose fungoide
É um tipo de linfoma não Hodgkin de células T raro, que acomete primariamente a pele. Apesar do nome micose não é uma micose e não tem nenhuma relação com fungos, é um linfoma. A denominação fungóide foi dada pelo dermatologista francês, Jean-Louis-Marc Alibert, em 1806, porque em alguns pacientes severos esses tumores pareciam cogumelos (fungoide significa, parecido com um fungo).

28 dezembro, 2023

MoneYap

Os habitantes da ilha de Yap e atóis vizinhos, na Micronésia, até hoje mantêm suas tradições mais antigas. Para manter vivo seu comércio, a população local (6.300 habitantes) utiliza-se de um interessante sistema monetário, baseado na troca de pedras de diferentes dimensões. As maiores têm quatro metros de tamanho e pesam cinco toneladas, variando o valor conforme suas dimensões. Os habitantes da ilha conhecem o nome e a história de todos os donos das grandes pedras.
Se um nativo lhe pagar uma grande dívida, você pode receber uma moeda de calcário de 3,6 metros de diâmetro e pesando várias toneladas. Você pode exibi-la fora de casa, como um símbolo de status - ou pode simplesmente deixá-lo onde está e concordar que a propriedade foi transferida.

27 dezembro, 2023

A dilatação do tempo

Viajando a 99,999999% da velocidade da luz, você poderia, em princípio, viajar para o centro da galáxia e voltar em cerca de 7 anos. No entanto, observadores na Terra experimentariam um tempo muito maior: 52.000 anos. A dilatação do tempo é um conceito da relatividade especial.
A dilatação do tempo descreve como o tempo parece passar de forma diferente para dois observadores que estão em movimento um em relação ao outro. Isso ocorre porque as leis da física, incluindo a velocidade da luz, são as mesmas para todos os observadores, independentemente de seu movimento relativo.
Aqui está um vídeo da série "Cosmos", de Carl Sagan, explicando como seria viajar pelo universo conhecido com tais velocidades.
http://twitter.com/IoniaScience

26 dezembro, 2023

Um riflinho, um canhão

Você pode estar se perguntando o que estaria acontecendo na imagem abaixo. Qual seria o motivo de colocar um rifle em um canhão?

vídeo YT (print screen)

Bem, é simples e engenhoso, mesmo que pareça um tanto estúpido.
A razão para isso era realmente apontar um canhão para tiros de longo alcance. O soldado artilheiro dispararia o rifle (Mosin, de fabricação soviética) para ver quanto o canhão deveria ser elevado, com base no desempenho da bala do rifle para atingir o alvo desejado. Isso lhe ofereceria uma precisão para longo alcance, sem usar um mecanismo complexo que eles não possuíam.

25 dezembro, 2023

Volta ao mundo em 24 horas

Visto por último em Mindelo, Cabo Verde.
Indo para Natal, Brasil (25/12/.2023 9:00)
Número de presentes entregues até agora: próximo dos 5 bilhões.
O NORAD rastreia Noel.
O Blog EntreMentes rastreia o NORAD.
https://www.noradsanta.org/en/map

Há 10 anos... 

Ursos não carinhosos

Um urso polar é forte o suficiente para demolir e invadir um iglu (cabana de gelo, segundo o "iGoogle").
No entanto, o esquimó nunca traz sua arma de fogo para dentro do iglu, mas a deixa do lado de fora e dorme com a faca de gelo por perto. Se um urso atacar, ele corta a parede da cabana de gelo e pega a arma.

"Oh, eu adoro isto. Crocante por fora, macio por dentro."

A razão para isso, segundo Scott Welch, no Quora:
É que quando a temperatura está muito baixa no Ártico, e se ele trouzer algo feito de metal para dentro do iglu, imediatamente esse objeto acumulará condensação. Não apenas nas partes visíveis, mas em todas suas peças de metal, incluindo o mecanismo do gatilho e no interior do cano.
E pode levar vários dias para que a água liquefaça, o que não é bom para a arma porque causará ferrugem. Mas isso não é o pior. O pior é que, se ele levar a arma para fora em tais condições, o congelamento poderá travar a arma.
Por conta disso, ele deixa sua arma de fogo do lado de fora (principalmente no inverno), a fim de poder usá-la em caso de necessidade.

Noite de Natal

Roberto Carlos canta "Madalena" e "Nega Maluca" com Linda Batista, "Fascinação" com Carlos Galhardo, "Conversa de Botequim" com Aracy de Almeida, "Na Subida Do Morro" com Moreira da Silva, "Mensagem" com Isaurinha Garcia e "A Deusa da Minha Rua" com Orlando Silva. 

Rede Globo, 24 de dezembro de 1976.

23 dezembro, 2023

O pobre rapaz dos fósforos

Era uma vez, na época do Natal, um pobre rapaz dos fósforos. Para tornar sua vida miserável um pouco mais suportável, o pobre rapaz começou a acender os poucos fósforos que lhe restavam. Quando estes estavam acesos, ele parecia ser capaz de ouvir os sons do Natal.
Digno de dó, concorda?



DIAGRAMA DE VENN TRANSFORMADO EM QUIZ:

GRANDE PODER E RESPONSABILIDADE
SABE COMO VOCÊ SE COMPORTA
USA UMA ROUPA VERMELHA
DEUS
HOMEM-ARANHA
INQUISIÇÂO ESPANHOLA
PAPAI NOEL

QUAL É O QUE REÚNE TODAS AS CARACTERÍSTICAS ACIMA?

22 dezembro, 2023

Para desfrutar de sambas e caipirinhas

A partir de 10 de janeiro de 2024, os viajantes com passaporte americano que desejam passar férias no Brasil deverão primeiro obter um visto de entrada obrigatório.
O Visto Eletrônico (eVisa) da República Federativa do Brasil é um novo requisito de entrada para viajantes americanos, canadenses e australianos, anunciaram as autoridades brasileiras.
Ao contrário de um visto consular, que deve ser obtido durante uma visita pessoal a um escritório consular, o processo do eVisa brasileiro pode ser concluído inteiramente online.
Como solicitar o novo visto para viajar ao Brasil com passaporte americano?
Segundo a VFS, empresa autorizada pelo governo brasileiro a emitir os novos vistos eletrônicos, o processo consiste em três etapas:
▪ Envie o pedido de visto através do site da VFS usando seu celular.
▪ Pague a taxa de visto de US$ 80 mais US$ 0,90 pela taxa de serviço com cartão de crédito ou débito.
▪ Baixe o eVisa que será enviado para seu e-mail em formato pdf assim que o visto for aprovado.
▪ Imprima o eVisa e apresente-o tanto no embarque do voo nos EUA quanto no desembarque no Brasil.
Quais viajantes podem solicitar o visto eletrônico de entrada brasileiro?
Os viajantes podem solicitar o eVisa se atenderem a estas condições:
▪ Estão viajando para o Brasil na categoria Visitante.
▪ A permanência no Brasil não ultrapassa 90 dias.
▪ Os viajantes possuem passaportes dos Estados Unidos, Canadá ou Austrália.
Fonte: http://news.yahoo.com/latin-american-country-require-entry-205056308.html
N. do T.
Sai o Acordo Caracu (de uma Era que já era) e volta o Princípio da Reciprocidade.

21 dezembro, 2023

Paciência em meio a longos experimentos

Justin Kim (tradução: PGCS)
Uma paródia do mundialmente famoso Prêmio Nobel, o Prêmio Ig Nobel foi estabelecido em 1991 para reconhecer conquistas que primeiro "fazem as pessoas rir, depois pensar". 1 Em 2005, esta "honra" foi concedida conjuntamente a John Mainstone (foto) e ao falecido Thomas Parnell, da Universidade de Queensland, por um dos experimentos mais longos do mundo, chamado de experimento "pitch-drop".
 Derivado do petróleo, o piche é um polímero viscoelástico usado para impermeabilizar barcos, curiosamente encontrado em Gênesis 6:14 e Êxodo 2:3, onde o líquido espesso foi aplicado sobre as arcas de Noé e de Moisés, respectivamente. É de cor preta, resultando na frase em inglês "pitch black". Sendo 230 bilhões de vezes mais viscoso que a água, esses dois professores buscaram medir quanto tempo levava para cair uma gota de piche.
A partir de 1927, o famoso experimento colocou a gosma preta em um funil. Aparentemente, a primeira queda aconteceu em 1938, depois em 1947, 1954 e 1962. Mas observe o seguinte: os pesquisadores nunca testemunharam uma queda com seus próprios olhos. Quando se juntou ao projeto, o Dr. Mainstone perdeu a quinta queda de 1970, estava ausente no fim de semana quando a sexta caiu em 1979 e saiu para tomar chá quando a sétima caiu em 1988. Depois disso, câmeras foram instaladas para capturar a oitava queda, mas as baterias acabaram antes de acontecer em 2000. Infelizmente, Mainstone faleceu em 2013 sem ter visto uma gota cair.
Mais de 500 anos atrás, outro experimento de longo prazo começou entre a igreja reformadora de Deus. Esta experiência testou se a Bíblia era realmente a única fonte de autoridade para o cristão (sola scriptura), se era a primeira fonte contra a qual todas as outras coisas eram testadas (prima scriptura) e se a Bíblia inteira poderia realmente ser interpretada por si mesma (tota escritura). Há quase 174 anos, esta experiência começou e continua sua maturidade no movimento do Advento de Deus.
Esta publicação da Adventist Review foi criada e distribuída para esta comunidade, aqueles que levaram essas três idéias às suas conclusões lógicas, resultando na crença do sábado como sétimo dia, na imortalidade condicional da alma, no ministério de Cristo no santuário celestial e no iminente segundo retorno de Cristo, em meio a muitos outros.
O experimento do "pitch-drop" ensina algumas lições à nossa comunidade de fé. Primeiro, quantas vezes procuramos testemunhar algo notável, apenas para sermos afastados por distrações periféricas? Como ir embora no fim de semana, sair para tomar chá ou ficar com as baterias fracas. Quantas bênçãos perdemos na história adventista por causa de desvios como teorias da conspiração, facções politizadas, testes teológicos prediletos, diferenças de personalidade e temperamento e simples indiferença morna, só para citar alguns?
Em segundo lugar, o que se desenvolve em uma década pode acabar em um decisegundo. Cristo afirmou claramente que ninguém sabe a data, mas somos avisados ​​de que os eventos escatológicos serão rápidos. "O fim virá mais rapidamente do que os homens esperam." 2 "Grandes mudanças logo ocorrerão em nosso mundo, e os movimentos finais serão rápidos." 3
Terceiro, devemos manter a vigilância, não para a décima queda da gota, mas para o segundo retorno de Jesus; não uma gosma viscosa de petróleo, mas a glória vitoriosa de nosso Senhor; não algo notável, mas o evento mais incrível da história humana. Como Paulo nos lembra, fixemos "nossos olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé" (Hb 12:2, NASB1995).
Com a chegada deste novo ano, quão mais perto estamos de Seu advento? Essa décima gota de piche descerá com certeza. Quanto mais o Senhor Jesus? E desta vez, ninguém vai perder.

  1 https://improbable.com/ig/about-the-ig-nobel-prizes/
  2 Ellen G. White, O Grande Conflito (Mountain View, Calif.: Pacific Press Pub. Assn., 1911), p. 631.
  3 Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja (Mountain View, Calif.: Pacific Press Pub. Assn. 1909, 1948), vol. 9, pág. 11. Read more at: https://adventistreview.org/editorial/patience-amid-long-experiments/
Links internos
   https://blogdopg.blogspot.com/2012/12/uma-experiencia-de-longa-duracao.html
   https://blogdopg.blogspot.com/2013/07/uma-experiencia-de-longa-duracao-2.html

20 dezembro, 2023

Sob a Lua da Colheita

UNDER THE HARVERST MOON, por Carl Sandburg

Sob a lua da colheita,
Quando a prata suave
Pinga cintilante
Sobre as noites do jardim,
A morte, o zombador cinza,
Vem e sussurra para ti
Como um velho amigo
Te lembraria.

Sob as rosas do verão
Quando o carmesim flagrante
Espreita no crepúsculo
Das folhas vermelhas selvagens,
O amor, com mãozinhas,
Vem e te toca com mil memórias,
E te faz
Perguntas lindas e sem resposta.

(Este poema é de domínio público.)
https://www.yourdailypoem.com/listpoem.jsp?poem_id=3115


Harverst Moon (Lua da Colheita)
A lua cheia mais próxima do equinócio de outono (cerca de 23 de setembro). Perto da época do equinócio de outono, o ângulo da órbita da Lua em relação ao horizonte da Terra é mínimo, fazendo com que a lua cheia suba acima do horizonte muito mais rápido do que o normal. Como a diferença do horário de nascer da lua em noites sucessivas mal varia, a lua parece nascer quase na mesma hora por várias noites consecutivas. A lua da colheita, como qualquer lua cheia, deve surgir perto da hora do pôr do sol, os trabalhadores da colheita no Hemisfério Norte podem ser auxiliados pelo luar brilhante após o pôr do sol em várias noites sucessivas. Um efeito semelhante é observado nas latitudes correspondentes do sul por volta de 21 de março.
https://www.britannica.com/topic/harvest-moon-full-moon

19 dezembro, 2023

A dança Macarena

É uma dança popular espanhola criada em meados dos anos 90. Ela é acompanhada pela música "Macarena", do grupo espanhol Los del Río. A dança consiste de uma série de movimentos simples que se repetem em um ritmo animado. É frequentemente utilizada quando se quer encontrar em que bolso está guardado o telefone celular.

18 dezembro, 2023

Scotland Yard

A polícia inglesa não se chama Scotland Yard, mas este nome é usado como metonímia para designar a polícia metropolitana de Londres.
A alcunha vem do fato de que o edifício da primeira sede dessa unidade policial se encontrava na rua Great Scotland Yard. A rua tinha este nome porque, antes da união entre Inglaterra e Escócia, era o local da embaixada da Escócia e onde o rei da Escócia se instalava quando estava na Inglaterra.
Scotland Yard é então apenas a alcunha para uma unidade policial, e não o nome da polícia na Inglaterra.


16 dezembro, 2023

Dos tempos heroicos da bossa nova

O cantor e compositor Carlos Eduardo Lyra Barbosa, ícone dos tempos heroicos da bossa nova (para citar uma expressão de Ruy Castro), morreu aos 90 anos, neste sábado, 16. Ele estava internado na UTI do Hospital Unimed Barra, no Rio de Janeiro, para o tratamento de uma septicemia.
Carioca do bairro de Botafogo, ele nasceu em 11 de maio de 1933. Ainda aluno do antigo segundo grau – o que hoje se chama de ensino médio – conheceu o compositor Roberto Menescal, com quem montou uma Academia de Violão, por onde passaram nomes como Marcos Valle, Edu Lobo e Nara Leão.
Ele entrou para o rol de ícones da bossa nova, ao lado de parceiros como Ronaldo Bôscoli, a dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes e o intérprete João Gilberto, todos representados no álbum "Chega de Saudade", lançado em 1959 e que consolidou o novo estilo musical para o porvir.
Carlos Lyra é autor de canções de sucesso, como "Você e Eu", "Coisa Mais Linda", "Influência do Jazz" (no vídeo abaixo de música instrumental, com ele ao violão e orquestra), "Maria Ninguém", "Minha Namorada", "Primavera", "Lobo Bobo", "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas", "Saudade Fez um Samba", "Se é Tarde me Perdoa", "Feio não é Bonito", "Samba do Carioca", entre outras.
Teve passagem também como diretor musical do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi um período em que entrou em contato com compositores populares como Zé Keti, Cartola, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros e João do Vale. O hino da UNE é uma parceria de Lyra com Vinicius de Moraes.

(Ruy Castro, FOLHAPRESS) - Seja como for, esse corpo de canções, produzido em tão pouco tempo, foi suficiente para sustentar Carlos Lyra pelos 50 anos seguintes - período em que, por vários motivos, sua produção não se comparou à dos tempos heroicos da bossa nova. O que fez com que seu mais antigo parceiro (e cordial desafeto) Ronaldo Bôscoli assim o definisse: "Carlinhos Lyra é o contrário do vinho. Quanto mais moço, melhor".
Bôscoli sabia o que dizia. Os dois juntos, e mais uma plêiade de garotos por volta dos 20 anos, compunham uma turma que, naquela época, passava as noites no apartamento da quase adolescente Nara Leão, na avenida Atlântica, em Copacabana, para tocar violão, trocar acordes, cantar suas composições, rir muito e filar o uísque do dono da casa, pai de Nara. No futuro, dir-se-ia que a bossa nova nascera no apartamento de Nara. Mas Carlinhos, que vinha da pré-história do novo ritmo, sempre negou que tivesse sido assim. E acrescentava: "Nem a Nara nasceu no apartamento da Nara".

Reflexões de Mujica

Pepe Mujica (José Mujica, ex-presidente do Uruguai) e a felicidade
Aprendi que, se você não pode ser feliz com poucas coisas, não conseguirá ser feliz com muitas coisas.
A felicidade está naquele pedacinho de tempo que a gente consegue gastar nas coisas de que gosta. Nesse momento você está livre, portanto feliz.
A vida é tão bela que, se você não luta para ser feliz, qual é o significado da vida?
Nada vale mais do que a vida. Lute pela felicidade! E felicidade é dar conteúdo à vida e direção à vida e não deixar que ela seja roubada de você.

15 dezembro, 2023

O ópio do povo

"A ciência e a religião são baseadas em diferentes aspectos da experiência humana. Na ciência, as explicações devem ser baseadas em evidências extraídas do exame do mundo natural. Observações ou experimentos com base científica que conflitam com uma explicação eventualmente devem levar à modificação ou mesmo ao abandono dessa explicação . A fé religiosa, em contraste, não depende apenas de evidências empíricas, não é necessariamente modificada em face de evidências conflitantes e tipicamente envolve forças ou entidades sobrenaturais." - Academia Nacional de Medicina [1]
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"A religião é o ópio do povo."
De Marx, que pegou de vários autores do século XVIII (Heine, Hess, Bauer, Feuerbach, Herder) até Kant.
E aí vem a história de que o "filósofo alemão que definia a religião como o ópio do povo". Não só ele, muita gente antes se referiu às influências da religião no comportamento social e na razão humana, desde Immanuel Kant até Moses Hess, sionista de esquerda a quem é atribuída a criação da frase. Mas não apenas eles.
Falta (a quem fez a exploração barata) o contexto em que foi escrita há mais de 170 anos, na obra "Crítica da Filosofia do Direito de Hegel", não como uma ofensa à religião, mas como um ataque às dores humanas que ela tornaria suportáveis:
"A miséria religiosa constitui ao mesmo tempo a expressão da miséria real e o protesto contra a miséria real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. A religião é o ópio do povo."
É evidente, claro, que Marx não era um crente, mas a crítica que faz não é à religião em si, mas a sua influência para que os homens não se libertem de seu sofrimento real. [2]
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"A religião é o ópio do povo" (em alemão "Die Religion ... Sie ist das Opium des Volkes") é uma famosa frase presente na Introdução à "Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" (em alemão, Zur Kritik der Hegelschen Rechtsphilosophie - Einleitung), de Marx. A Introdução escrita em 1843, foi publicada em 1844 nos Deutsch-Französischen Jahrbücher.
Marx não foi, todavia, o primeiro a utilizar tal analogia, embora a autoria lhe seja frequentemente atribuída. Ele, de fato, sintetizou uma ideia que estava presente em autores do século XVIII.
A comparação da religião com o ópio já aparece, por exemplo, em escritos de Immanuel Kant, Johann Herder, Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Moses Hess e Heinrich Heine. Este último, em 1840, no seu ensaio sobre Ludwig Börne escreveu:
"Bendita seja a religião, que derrama no amargo cálice da humanidade sofredora algumas doces e soporíferas gotas de ópio espiritual, algumas gotas de amor, fé e esperança."
Moses Hess, num ensaio publicado na Suíça em 1843, também utilizou a mesma ideia: "A religião pode fazer suportável [...] a infeliz consciência de servidão... de igual forma o ópio é de boa ajuda em angustiantes doenças."
Além de Heine e Hess, uma ideia similar aparece em "L'Histoire de Juliette, ou les Prospérités du vice", obra do marquês de Sade, de 1797 :
"É ópio que você faz seu povo tomar, para que, anestesiado por esse sonífero, ele não sinta as feridas que você lhe rasga."
Novalis, outro poeta alemão, também teria usado uma comparação semelhante em "Blüthenstaub" (Grãos de pólen), seu primeiro trabalho publicado na revista Athenäum, em 1798:
"Sua suposta religião age simplesmente como um ópio: excitante, estonteante, acalmando os sofrimentos dos fracos."
A frase está na Introdução feita à "Crítica da filosofia do direito de Hegel", escrita em 1843 e publicada em 1844 nos "Deutsch-Französischen Jahrbücher" (Anais franco-alemães), que Marx editava com Arnold Roge. Seu contexto imediato é o seguinte:
(...) A miséria religiosa constitui ao mesmo tempo a expressão da miséria real e o protesto contra a miséria real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. A religião é o ópio do povo. [3]

[1] http://www.nationalacademies.org/evolution/science-and-religion
[2] http://www.tijolaco.com.br/blog/jornalismo-ou-fundamentalismo-veja-o-penultimo-programa-de-haddad/
[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/ópio_do_povo

14 dezembro, 2023

Nuvenzinha ou pipoca?

Um planthopper (cigarrinha) é qualquer inseto da infra-ordem Fulgoromorpha, a qual conta com cerca de 12.500 espécies já descritas em todo o mundo.
O nome vem de sua notável semelhança com as folhas do ambiente em que vive e do fato de que muitas vezes, para um transporte rápido, salta de una maneira semelhante à dos gafanhotos. No entanto, os planthoppers geralmente andam muito devagar para não chamar a atenção dos predadores.
As ninfas de muitos fulgoróides produzem, a partir de glândulas especiais no abdome, uns filamentos cerosos brancos que ajudam a ocultá-las.
Não é brincadeira, mas parece. O falecido biólogo e fotógrafo Andreas Kay documentou uma dessas estranhas criaturas durante sua estada no Equador. A ninfa da cigarrinha parece uma nuvem minúscula ou uma pipoca ambulante. Kay compartilhou pela primeira vez o vídeo da estranha criatura em maio de 2019, onde ela é vista correndo pela ponta de seu dedo:

13 dezembro, 2023

A empresa construtora de templos

Kongō Gumi foi uma empresa construtora japonesa, considerada no setor em que operava a mais antiga do mundo até ser adquirida pelo Grupo Takamatsu, em janeiro de 2006. 
Com sede em Osaka, esta empresa familiar foi fundada em 578, quando o príncipe Shōtoku Taishi encarregou três artesãos de Baekje de construírem o templo budista Shitennō-ji. Um deles, Kongō Gumi, daí em diante decidiu criar o seu próprio negócio.
Um pergaminho de três metros de comprimento do século XVII retrata as quarenta gerações da família que remontam ao começo da empresa. Assim como acontece com muitas famílias japonesas ilustres, os genros muitas vezes se uniam ao clã e assumiam o nome Kongō. E, ao longo dos anos, a linhagem continuou quer através dos filhos, quer através das filhas.
Especializada na construção de templos budistas, seu último presidente foi Masakazu Kongō, o quadragésimo Kongō que dirigiu a empresa. Atualmente a Kongō Gumi permanece subsidiária do Grupo Takamatsu.

http://www.kongogumi.co.jp/about_history.html

12 dezembro, 2023

Avisos em cafeteiras

Por favor, não mova a máquina de café. Isso mudará as configurações.
- Os Engenheiros

Por favor, não observe a máquina de café. Isso mudará os estados quânticos.
- Os Físicos

11 dezembro, 2023

De pernas cruzadas

Estátua de Arariboia, na praça
do mesmo nome, em frente à 
estação das Barcas, em Niterói.
Crédito: Wiki
Arariboia ou Martim Afonso de Sousa foi um chefe da tribo dos temiminós, grupo indígena tupi que habitava o litoral brasileiro no século XVI. Ajudou os portugueses na conquista da baía de Guanabara frente aos tamoios e franceses, em 1567. Como recompensa, os portugueses lhe cederam uma região na entrada da baía que viria a dar origem à atual cidade de Niterói, da qual é considerado o fundador.
Instalado na sesmaria que ganhou, Arariboia converteu-se ao cristianismo e adotou o nome de Martim Afonso de Sousa, em homenagem ao homônimo navegador português. Mas terminou seus dias em conflito com o novo governador-geral da Repartição Sul do Estado do Brasil (com sede no Rio de Janeiro), Antônio Salema.
Na cerimônia oficial de posse, tendo Arariboia se deslocado de Niterói até o Rio de Janeiro, sentou-se cruzando as pernas. O fato, porém, veio a desagradar o governador, que o repreendeu. Arariboia rebateu tal repreensão retrucando: "Minhas pernas estão cansadas de tanto lutar por seu Rei, por isto eu as cruzo ao sentar-me, se assim o incomodo, não mais virei aqui!"
O idoso cacique voltou, então, para a sesmaria de Niterói, não mais tendo retornado ao Rio de Janeiro.
Dotado de forte personalidade, Arariboia teria servido de inspiração ao escritor brasileiro José de Alencar na criação de sua obra "O Guarani" (1857).

10 dezembro, 2023

"El Manisero" (O Vendedor de Amendoins)

Composto em 1928, por Moisés Simons.

Interpretado pelo harmonioso Quarteto Vocal VIDAS, de Santiago de Cuba.

A fama de "El Manisero" (com a letra baseada no pregão de um vendedor de amendoins) levou ao reconhecimento mundial de Simons. Vendeu mais de um milhão de cópias de partituras para a EB Marks Inc.e levou a uma "mania da rumba" nos Estados Unidos e na Europa, que durou até o 1940. Não há um relato oficial do número de discos de 78rpm dessa gravação que foram vendidos pela RCA Victor, mas parece provável que o número teria excedido ao de vendas de partituras, tornando-se o primeiro disco de música cubana (ou mesmo latina) a vender um milhão de cópias.

09 dezembro, 2023

Qual copo encherá primeiro?

Vi este quebra-cabeça no Pop Mech:

Quando você despeja água em uma estrutura muito específica de copos e canos, qual copo ficará cheio primeiro?

AVISO DE SPOILER
À primeira vista, não percebi que os copos e canos tinham diferentes tipos de conectores. Podemos descartar facilmente todos os copos que estão embaixo de canos bloqueados. Isso significa que 4, 5 e 6 estão fora de jogo logo de cara. O copo 7 não tem um cano fechado, mas tem um furo nele. Em qualquer cenário em que pudéssemos derramar rápido o suficiente para cobrir o vazamento, os copos acima de 7 encheriam mais rápido.
Então, ficamos com apenas 1, 2 e 3. Mas 2 tem o mesmo loop lógico que o copo 7, onde um vazamento grande o suficiente para preenchê-lo, apesar de seu cano de saída, ainda encheria o copo 1 primeiro. Caso contrário, qualquer vazamento normal fluiria pelo fundo, 7 nunca seria preenchido e 2 também nunca seria preenchido.
Isso deixa apenas 1 e 3. Mas 1 estará sempre derramando água nos copos 2 e 7, o que significa que nunca será enchido em circunstâncias normais. Se você olhar para o copo 3, é o único copo que tem um entorno totalmente fechado ; ambos os tubos que conduzem para fora estão fechados.
E se esses copos fossem simplesmente dispostos dessa maneira, com canos abertos e nenhum orifício no copo 7? Precisaríamos descobrir alguns detalhes sobre os comprimentos e diâmetros exatos dos canos para descobrir qual dos quatro copos inferiores encheria primeiro, mas com certeza seria um deles. Claro, nada disso importa - este quebra-cabeças destina-se a enfurecê-lo intencionalmente com detalhes minuciosos.
Resposta da colaboradora Caroline Delbert.

08 dezembro, 2023

Micropoemas do infortúnio - 19

Cá estou, vaidade:

À lisonja do espelho

Resistir quem há-de?

Eu me amo, velho.

07 dezembro, 2023

Fusos horários

O tempo é dividido ao redor do globo em fusos horários usando linhas imaginárias chamadas meridianos. Eles vão do Polo Norte ao Polo Sul.
Uma dessas linhas imaginárias passa por Greenwich, em Londres, que estabelece o Greenwich Mean Time, ou GMT.
Países que estão à leste do Reino Unido (como o Japão) estão à frente desse horário base e países que estão à oeste (como o Brasil) estão atrasados.
O Brasil tem quatro fusos, mas o que é seguido na maior parte do país é o fuso horário de Brasília, que é equivalente a menos 3 horas do horário em Greenwich, ou seja, é -3 GMT.
Isso significa que quando são 8h da manhã no Brasil, é 11h da manhã em Londres (a não ser que seja horário de verão em algum dos países).

Fernando de Noronha Standard Time (GMT - 2)
Brasilia Standard Time (GMT - 3)
Amazon Standard Time (GMT - 4)
Acre Standard Time (GMT - 5)

BBC News - Os cientistas agora discutem a criação de um fuso horário na Lua
A cronometragem do tempo na Lua pode ser complicada pois os relógios funcionam um pouco mais rápido na superfície lunar - um dia de 24h em um relógio lunar tem 56 microssegundos a menos do que na Terra. Pode parecer pouco, mas é uma diferença que vai se acumulando. Isso acontece porque a Lua tem uma gravidade mais fraca do que a Terra.


Normalmente, as missões de curto prazo para a Lua usam antenas de rádio para tentar manter o equipamento sincronizado com o tempo na Terra, mas especialistas da ESA dizem que esse método pode não ser adequado a longo prazo conforme os humanos comecem a manter uma permanência maior no satélite natural da Terra.
Estabelecer um fuso horário na Lua significará que o mesmo pode ser feito para futuras visitas a outros locais no espaço, como Marte.

06 dezembro, 2023

Não li e ...

(preenchimento automático do Google)
não gostei
vou esperar ver o filme
aceito os termos do contrato
nem lerey
não é sério - negra li e charlie brown jr

LADRÕES DE BICICLETA. Formas de proteção (2)

"Eu pedia a Deus uma bicicleta, mas Deus não funciona assim. Então, eu furtei uma delas e pedi Seu perdão." ~ Al Pacino

De acordo com a Yerka, uma bicicleta é furtada na Europa a cada quatro segundos. Para evitar que isso aconteça e reduzir o número de furtos de bicicletas, a marca intervém e apresenta a Yerka V3.

Será mesmo que evita?

05 dezembro, 2023

Acro bacia sanitária

QUALQUER HOMEM QUE POSSA FAZER ISTO


DEVE SER AUTORIZADO A FAZER.

04 dezembro, 2023

Questão do Pirara

A Questão do Pirara foi um conflito diplomático entre Portugal (depois de 1822, Brasil) e Inglaterra, iniciado no início do século XIX e terminado em 1904 com a cessão pelo Brasil de parte do território disputado entre os dois países. Envolvia a posse do território que hoje se situa entre o estado de Roraima e a margem do rio Rupunúni na atual República Cooperativa da Guiana. A questão foi além de combates e invasões, envolvendo a diplomacia internacional, a advocacia e várias décadas sem uma decisão final.
O Pirara foi de todos os contenciosos fronteiriços em que o Brasil se envolveu o único em que o país saiu em desvantagem. Até então, de acordo com o Tratado de Utrecht, eram aceitos como limites entre as terras brasileiras e as inglesas o divisor de águas das bacias dos rios Amazonas e Essequibo até as nascentes do Tacutu e, a partir daí, a fronteira seguia pela margem do Rupunúni.
Com a perda da área, o Brasil não só deixou de ter acesso à bacia do Essequibo, através do Rupunúni, como deu à então Guiana Inglesa acesso à bacia Amazônica através dos afluentes deste rio.
Arbitragem da Itália
A pedido do Barão do Rio Branco, que não pôde se ocupar da questão, Joaquim Nabuco foi o indicado brasileiro para acompanhar o julgamento, que seria feito pelo rei italiano Vitório Emanuel III. Nabuco aprofundou-se na causa, argumentando de forma magistral sobre a supremacia dos lusófonos na região. Foram dezoito volumes de material argumentativo desenvolvido pelo pernambucano.
Em 1904 a decisão foi tomada pelo rei italiano: 19 630 km² seriam retirados do Brasil e entregues à Inglaterra, somando territórios à sua então colônia, e 13 570 km² seriam devolvidos ao Brasil, definindo assim, os limites da fronteira.
Com sentença de duas páginas, Vitor Emanuel resolveu dividir o território, o que favoreceu a Grã-Bretanha. (WIKI)

03 dezembro, 2023

Economia de fim do mundo

"Quem acredita em crescimento infinito em um planeta fisicamente finito,
 ou é louco, ou é economista." David Attenborough
Este mês fomos à Campo Grande - MS e aproveitamos para conhecer a região de Bonito.
Campo Grande estava um calor quase insuportável. E a cidade estava coberta de fumaça. Para onde olhávamos, havia fumaça no ar. Os moradores de lá informaram que eram das queimadas no pantanal. E o pantanal está virando um grande deserto.
De Campo Grande fomos para Bonito, o lugar do "turismo ecológico", segundo as agências de turismo, os belos balneários e todos os interessados no turismo do local.
No caminho para Bonito, a grande surpresa foi ver a devastação provocada por plantações e criações de gado ("plantações de churrascos", segundo os moradores). Parece um grande deserto com algumas pequenas ilhas devegetação. Algumas vegetações nativas foram até substituídas por eucaliptos. O que me parece bem pior para a região, em termos ecológicos.

Uma "plantação de churrascos". Crédito desta imagem a Fábio Porchat, no Face

Creio que precisamos urgentemente elaborar uma "economia de fim do mundo". Ou, pelo menos, "fim do mundo" como o conhecemos. Senão, já podemos imaginar o belo planeta azul girando como uma bola de fogo em torno do sol incandescente.
Uma "economia de fim de mundo" que apontasse para uma necessária redução das populações com a consequente redução das cidades, redução de toda forma de produção e consumo e a melhoria substancial da qualidade de vida e bem estar da população remanescente. Esta economia deverá conviver com a redução de PIBs, PNBs, renda nacional, renda per capita etc. Poderíamos começar reduzindo todo forma de produção de armamentos. Ou acabando de vez com este tipo de produção e comércio.
Diminuindo ou acabando com os empregos Miseráveis, com os famintos desempregados que compõem os exércitos industriais de reserva, dos que morrem nas trincheiras como buchas de canhão, enfim.
E isto não seria nenhuma revolução marxista, mas uma evolução que retroagiria aos primórdios de sobrevivência da humanidade, onde o esforço em prol da coletividade e do bem comum imperasse em todos os aglomerados humanos.
Talvez a única forma de sobrevivência do estúpido Homo sapiens neste planeta.
Fernando Gurgel Filho

O baixo profundo Noriel Vilela (1936 - 1975)

A tessitura, no caso da voz humana, se refere ao conjunto de notas que um cantor consegue articular sem esforço excessivo de modo a produzir sua voz com a qualidade necessária. Ela tem, portanto, uma abrangência menor do que a extensão. Enquanto a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais frequentemente utilizáveis.
Com a tessitura usual do Bb1 ao F4, o baixo profundo é o timbre mais grave e pesado da voz masculina. O cantor Noriel Vilela, que integrou o grupo Nilo Amaro e os Cantores de Ébano, a tinha na faixa de A1 a F4.


Discografia de Noriel: 1 LP ("Eis o Ôme") e 9 compactos
Seus principais sucessos: Só o Ôme, Uirapuru, 16 toneladas ("Sixteen tons"), Leva eu saudade 

Leia no Preblog: BAIXARIAS

02 dezembro, 2023

Mario Rigatto e as promessas

"Não gosto de fazer promessas. A promessa retira a beleza da ação prometida, se ela um dia vier mesmo a ser executada. Quando se dá um presente anteriormente prometido, não se dá mais nada. Quita-se uma dívida. A promessa é um cadafalso ao qual se voluntariam não só amantes e pais, mas profissionais de todas as áreas, com surpreendente ingenuidade. Falo de promessas honestas, bem intencionadas. Prometem o que ninguém lhes pediu para prometer. Endividam-se por conta própria. E se um dia, com ingente esforço, conseguirem cumprir o prometido, não se verão maiormente reconhecidos. Terão apenas honrado a palavra empenhada. Quanto a promessas desonestas, de má-fé, não cabem neste arrazoado. Não são promessas. São calotes antecipados. Por tudo isso, não prometo. Nunca. Nada."

01 dezembro, 2023

Mele Kalikimaka (Merry Christmas)


Como surgiu esta saudação de Natal
Em 1950, Bing Crosby e The Andrews Sisters gravaram a música "Mele Kalikimaka", que fala sobre o Natal no Havaí. A música nos instrui a dizer a frase como uma saudação de Natal. O termo apareceu pela primeira vez impresso em 1904, vários anos depois que os EUA anexaram o Havaí. Ele cresceu em popularidade quando os turistas do continente inundaram o Havaí para férias tropicais. Os havaianos, então como agora, estavam divididos entre receber os dólares dos turistas e lamentar a perda de seu reino. Hoje, alguns havaianos cantam junto com a conhecida canção de Crosby, enquanto outros odeiam a frase.
"Mele Kalikimaka is the thing to say / On a bright Hawaiian Christmas day / That's the island greeting that we send to you / From the land where palm trees sway. / Here we know that Christmas will be green and bright / The sun to shine by day and all the stars at night / Mele Kalikimaka is Hawaii's way / To say Merry Christmas to you."
O professor de linguística da Universidade do Havaí, Gary Holton, nos conta sobre Mele Kalikimaka. Então o que isso significa?
"Nada", diz Holton. "É basicamente um jargão". Tecnicamente, é uma frase emprestada: um termo em uma língua estrangeira, neste caso o inglês, transferido para o havaiano usando o que os linguistas chamam de regras da fonotática (ramo da fonologia que lida com as restrições em uma língua sobre as combinações permitidas de fonemas), ou sons disponíveis nessa língua, explica Holton.
A frase é derivada do inglês da seguinte forma:

Merry Christmas
↓ Cada consoante deve ser seguida por uma vogal em havaiano. O T é removido, pois já é mudo em inglês.
Mery Carisimasa
↓ C não é uma letra em havaiano; o equivalente fonético mais próximo é K.
Mery Karisimasa
↓ R não é uma letra em havaiano; é equivalente a L. Y é substituído por E, som que já denota em inglês.
Mele Kalisimasa
↓ S não é uma letra em havaiano; o equivalente fonético mais próximo é K. Mele Kalikimaka

(https://www.neatorama.com/2022/12/10/How-the-Christmas-Greeting-Mele-Kalikimaka-Came-to-Be/)