Páginas

31 dezembro, 2022

Movimentos em peças do xadrez

Deus pode não jogar dados com o Universo, mas algo estranho aconteceu com o jogo de xadrez em 2022.
Morreram: a Rainha, o Rei e um dos Bispos (de Roma).


E, para não ter que fazer o "L", um Cavalo saltou fora do tabuleiro.

Marcas do que se foi

Este verdadeiro "Hino do Réveillon" é cantado na virada do ano por todo o Brasil. É o maior sucesso da carreira de Ruy Maurity, irmão do pianista e também compositor Antônio Adolfo. Mas, por incrível que pareça, "Marcas do que se foi", que ele criou com seu grande parceiro José Jorge, foi composta para ser um comercial da televisão.



Nascido em Paraíba do Sul, RJ, em 12/12/1949, Rui Maurity de Paula Afonso (seu nome completo) faleceu em 1º/04/2022.

30 dezembro, 2022

Concurso de frases de abertura para romances

A premissa do Concurso Bulwer-Lytton de Ficção (where "www" means wretched writers welcome) é "compor frases de abertura para o pior de todos os romances possíveis". Como tal, a frase em si não precisa ser ruim, mas deve ser projetada para criar uma história que fará você temer pelo resto do livro. Mesmo que seus originais não sejam encaminhados a uma editora.
Essa caprichosa competição literária homenageia Sir Edward George Bulwer-Lytton, cujo romance de 1830, "Paul Clifford", começa com "Foi uma noite escura e tempestuosa" - um dos incipts mais conhecidos da literatura inglesa.
Mais de 5.000 inscrições chegaram à 40.ª edição do concurso. E a vencedora de 2022, na categoria Literatura Infanto-Juvenil, foi esta digestiva abertura:
Três ursos chegaram à sua toca e descobriram uma menina de cabelos louros dormindo e, como ela não era nem muito quente nem muito fria, nem muito mole nem muito dura, mas na medida certa, eles a comeram.
Neil Prowd, Ballarat, Victoria, Austrália

29 dezembro, 2022

O som mais alto do mundo

O som mais alto que pode existir é 194 decibéis porque, a partir deste limite, as ondas de pressão que compõem o som começariam a ser destruídas. Aliás, esse limite já não importa para os seres humanos: a partir de 150 dB o seu ouvido interno quebraria e, em torno de 185 dB, você morreria de dano cerebral devido à pressão.
A explosão da erupção do Krakatoa foi medida a cerca de 160 quilômetros de distância como 174 dB, matando cerca de 36.000 pessoas e causando grandes danos a muitos milhares de quilômetros de distância, além de tsunamis.

28 dezembro, 2022

Na primeira página

Jami Johnson perdeu sua carteira em 11 de dezembro de 2007, quando a deixou no balcão da loja de conveniência Zip Trip em Clarkston, Washington. Um vídeo de vigilância mostrou um homem pegá-la e sair da loja com ela.
O homem, Michael Millhouse, foi preso dois dias depois e acusado de furto. Como a polícia o pegou tão rápido? O Lewiston Tribune havia publicado um quadro do vídeo de vigilância em sua primeira página, logo abaixo de uma foto de Millhouse decorando uma vitrine local para os feriados. Ele foi identificado pelo nome e até usava a mesma roupa da foto de vigilância.
O chefe de polícia de Clarkston, Joel Hastings, disse: "Inicialmente, Millhouse negou ter pegado a carteira e depois disse que havia pegado a carteira e achava que era a carteira de sua esposa. Mais tarde, ele disse que pretendia entregar a carteira à polícia, mas havia esquecido".
A polícia encontrou a carteira no negócio de Millhouse, Millhouse Signs of Lewiston, e a devolveu a Johnson. "Este é o mais incomum dos casos que eu já resolvi, o suspeito ter as duas fotos na primeira página ao mesmo tempo e no mesmo local", disse Hastings.


https://www.futilitycloset.com/2022/04/10/open-and-shut-8/
https://boingboing.net/2022/04/11/how-a-bizarre-coincidence-on-a-newspaper-front-page-led-to-a-stolen-wallet-arrest-in-2007.html (imagem)

27 dezembro, 2022

Uma pequena história na ponta dos dedos

Como o objetivo de um dedal é evitar desconforto ao costurar, fornecendo uma barreira entre as pontas dos dedos e a ponta romba de uma agulha, é provável que os primeiros dedais tenham sido criados seguindo de perto a invenção da costura.
Nuremberg, na Alemanha, foi um destacado centro de produção de dedais e seus artesãos estabeleceram uma guilda comercial no século XVI, que mais tarde deu origem a uma importante indústria dedicada à produção de dedais, que eram exportados para todo o mundo. E, segundo o Procoleccionismo, na cidade de Creglingen, existe desde 1982 um museu dedicado a esses utensílios.
Seus colecionadores são chamados de digitabulistas.

O fabricante de dedais, xilogravura de Jost Amman (1568)

Provérbio do dia
A costureira sem dedal cose pouco e mal.

26 dezembro, 2022

Tecidos que parecem transparentes, quando molhados

A explicação dada pelo quorista W. Klein, o qual há mais de 40 anos estuda fibras têxteis:
"Para entender este fenômeno é uma boa ideia saber o que é o efeito Tyndall. Se olharmos para um copo de leite veremos a cor branca, não tansparente. Ali ocorre uma emulsão de caseína em pequenas partículas coloidais que dispersam a luz de forma desordenada. Isto impede a transparência. Nos tecidos, principalmente de algodão ocorre um fenômeno muito parecido, apenas que não são causados por partículas coloidais e sim por pequenas irregularidades na superfície das fibras e pequenos espaços ocos contendo ar no interior das fibras. Quando o material está molhado ele incha, elimina o ar e as imperfeições superficiais, deixando a fibra com superfície e estrutura mais homogênea, daí a transparência."
A "Virgem Velada", esse busto de Nossa Senhora em mármore de Carrara, dá a impressão de que há um véu transparente sobre a estátua. Na verdade, toda essa obra-prima do escultor italiano Giovanni Strazza é uma peça única.

 
Aqui cabe outra explicação sobre a transparência relativa ao véu (técnica da subtração).

17/07/224 - Ver em TudoPorEmail: o "Cristo Velado", feito pelo escultor italiano Giuseppe Sanmartino em 1753.

25 dezembro, 2022

À medida que envelhecemos

O que diz a física
Adrian Bejan, cientista da Duke University, nos Estados Unidos, afirma ter descoberto a razão pela qual o tempo na infância e juventude parece durar mais do que na idade adulta.

"O TEMPO VOA"
De acordo com a pesquisa, publicada na revista European Review, isso ocorre porque com o passar dos anos a velocidade com que processamos as imagens diminui. Segundo o especialista, a física está por trás desse fenômeno de percepção do tempo, e assim o explica:
"As pessoas costumam se surpreender com o quanto se lembram dos dias que pareciam durar para sempre durante a juventude. E não é que suas experiências fossem mais profundas ou mais importantes, mas que naquele momento elas foram processadas mais rapidamente."
Dr. Bejan enfatiza que as transformações físicas experimentadas pelos nervos e neurônios à medida que as pessoas envelhecem desempenham um papel fundamental na percepção do tempo.
Essas redes de nervos e neurônios se desenvolvem, crescendo e se tornando mais complexas, de modo que os sinais devem percorrer caminhos cada vez mais longos para chegar ao cérebro. Além disso, quando esses canais começam a envelhecer e entram em processo de degradação, o fluxo de sinais elétricos adquire maior resistência.
Com o envelhecimento, a velocidade de processamento das imagens na mente é reduzida, diz o cientista. O movimento dos olhos das crianças é mais frequente que o dos adultos, por isso elas adquirem mais informações e processam imagens mais rapidamente. Por outro lado, os adultos percebem que o tempo passa mais rápido porque veem menos imagens novas em períodos iguais. O autor resume com a seguinte frase:
"Na juventude os dias pareciam durar mais, pois a mente jovem recebe mais imagens durante um dia do que a mesma mente na maturidade."
25/12/2016 - O tempo voa [cada vez mais], Blog EM

O que diz a poesia
"Aquí no hay viejos, sólo nos llegó la tarde", por María Cristina Camilo (VÍDEO)

24 dezembro, 2022

Nicholas era ...

... mais velho que o pecado, e sua barba não podia ser mais branca.
Ele queria morrer.
Os pequenos nativos das cavernas do Ártico não falavam sua língua, mas conversavam em sua própria e estranha linguagem, e conduziam rituais incompreensíveis quando não estavam trabalhando em suas fábricas.
Uma vez por ano eles o forçavam, entre soluços e protestos, à Noite Interminável. Durante a jornada, ele deveria ir até cada criança do mundo e deixar um dos presentes invisíveis dos anões ao lado de suas camas. As crianças dormiam congeladas no tempo.
Ele invejava Prometeu e Loki, Sísifo e Judas. Sua punição era mais dura.
Ho.
Ho.
Ho.

por Neil Gaiman
http://youtu.be/D1bf90USDbM (o poema em vídeo)

23 dezembro, 2022

Endereço: Tähtikuja 1, 96930 Círculo Polar Ártico, Finlândia

Querido Papai Noel,
O que eu quero é um saldo bancário gordo e um corpo magro em 2023. Por favor, não misture as coisas como já aconteceu antes.

Um pouco de humor no diário

Em sua versão fictícia do "Diário de John Adams", o humorista Bill Nye (Edgar Wilson Nye) incluiu esta passagem:
"Não creio que uma piada prejudique a utilidade de um diário, como alguns acham. Um diário com uma piada é tão bom para deixar à posteridade quanto outro que não o esteja. Na verdade, o que a posteridade já fez por mim para que eu hesitasse em colocar um pouco de humor em um diário? Quando foi que a posteridade se esforçou para me fazer um favor? Nunca! Desafio o historiador a mostrar um único caso em que a posteridade tenha sido a primeira a reconhecer e remunerar o talento."
Diários x Blogs
A principal distinção entre diários e blogs os contrapõe de maneira inconciliável. Diários pessoais se voltam para o intrapessoal, têm como destinatário o próprio autor. Blogs, por outro lado, visam o interpessoal, o grupal. Embora existam também os blogs confessionais, que são vistos como diários que migraram para a tela do computador.

22 dezembro, 2022

Como um cogumelo psicodélico pode ter inspirado a lenda do Papai Noel

A humanidade levou 200 mil anos para "descobrir" os cogumelos. Embora eles nos acompanhem desde o surgimento de nossa espécie e sejam muito anteriores a nós, e superem também em muito tempo a maiaoria dos outros seres vivos na Terra, estamos apenas começando a entender seus mistérios em camadas - de suas propriedades como portais para o "Além" até sua condição de instrumentos de sondagem da natureza.
Mas, enquanto os cogumelos fazem parte de antigas tradições espirituais em todo o mundo, eles também podem ter inspirado o feriado mais materialista da civilização ocidental: o Natal. Uma espécie em particular: Amanita muscaria - um cogumelo cujas fortes toxinas têm propriedades psicodélicas, considerado o intoxicante mais antigo do mundo, inclusive anterior ao álcool em 10 mil anos.


Segundo a BBC, os xamãs do povo indígena Sámi da Lapônia ao ingerirem pequenas quantidades de Amanita muscaria em seus rituais visionários e beberem urina de suas renas, que comem o icônico cogumelo vermelho e branco como parte de sua dieta e metabolizam suas toxinas sem danos, também consumiam um fluido ainda contendo compostos psicoativos, mas livre de toxinas. Um dos efeitos psicodélicos conhecidos de Amanita muscaria em humanos é a sensação de voar, o que pode explicar a origem do mito sobre o homem vestido de vermelho e branco voando pelo céu em seu trenó puxado por renas, distribuindo símbolos de amor ao mundo.
Uma década depois que a BBC trouxe pela primeira vez uma teoria especulativa para a imaginação popular, o cineasta Matthew Salton decidiu repensar o Natal como uma celebração, não do capitalismo, mas do xamanismo em um maravilhoso documentário para o New York Times, analisando essa teoria a partir do trabalho de dois estudiosos - Carl Ruck, da universidade de Boston, que estuda antigas tradições xamânicas e rituais extáticos, e o micologista Lawrence Millman.

http://www.themarginalian.org/2022/12/02/mushroom-santa
http://blogdopg.blogspot.com/2011/10/animais-que-se-drogam.html

21 dezembro, 2022

São Longuinho, o santo dos objetos perdidos

Longuinho foi um dos soldados romanos destacados para acompanharem o castigo, a crucificação e a morte de Jesus. Chamava-se, na verdade, Longinus, nome que significa "Uma Lança". Por isso, acredita-se que ele tenha sido o soldado que perfurou com uma lança o lado de Jesus, de onde brotou sangue e água.
Conta-se que ele era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma, antes de ser destacado para servir em Israel. Por causa de sua estatura, ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas nas festas romanas. Com isso, ele achava os pertences perdidos das pessoas e devolvia-os a seus donos.
Daí surgiu sua fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado Longinus, do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.
Após abandonar o exercito romano por causa de sua conversão, Longinus fugiu para Cesárea e, depois, Capadócia, hoje Turquia. Mas foi descoberto pelo governador da Capadócia e denunciado a Pôncio Pilatos. No processo, foi acusado de desertor e condenado a pena de morte. Se ele renunciasse à sua fé em Jesus Cristo seria perdoado. Mas ele se manteve firme na fé, foi torturado e depois decapitado.
São Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II, quase mil anos depois. O processo de canonização já tinha caminhado bastante, conforme os trâmites exigidos pela Igreja. Porém, vários documentos que faziam parte do processo tinham ficado perdidos ao longo dos anos. Então, o Papa pediu a intercessão do próprio São Longuinho para que o ajudasse a encontrar os documentos perdidos. Pouco tempo depois, aqueles documentos foram encontrados e a canonização aconteceu.
E a devoção de rezar para São Longuinho, pedindo para ele ajudar a encontrar objetos perdidos se espalhou pelo mundo cristão. Encontrado esse objeto, o dono deve dar três pulinhos e fazer uma oração para agradecer ao Santo.
(https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-longuinho/151/102/)
E o que houve com a lança?
Tal como acontece com várias outras relíquias, diversos lugares mundo afora afirmam preservar a lança de Longinus, chamada de "Santa Lança". O site Aleteia apresenta quatro versões sobre a preservação dessa relíquia: 1: de Jerusalém para Constantinopla e Roma; 2: Armênia; 3: Viena e Nuremberg e 4: Cracóvia.
A lenda da "Lança do Destino", cobiçada, conquistada e perdida por Adolf Hitler
A lança com que o centurião Longinus tinha ferido o lado de Cristo chegou a ser também conhecida como "A Lança do Destino", já envolta em mitos praticamente "mágicos": quem a possuísse teria poder sobre os destinos do mundo, mas, caso a perdesse, encontraria derrota e morte. Adolf Hitler a desejava precisamente porque lhe eram atribuídos esses "grandes poderes". De fato, o ditador nazista chegou a tomar posse física da lança, identificada então com a que estava no Museu Hofburg, em Viena.


Ao final da Segunda Guerra Mundial, em 30 de abril de 1945, a peça foi reencontrada pelos norte-americanos sob o comando do tenente William Horn, a quem fora confiada a busca do tesouro dos Habsburgo. Enquanto Horn tomava posse da lança em nome do governo dos Estados Unidos, Adolf Hitler, naquela mesma tarde, a centenas de quilômetros, tirava a própria vida em um bunker de Berlim.
Em 7 de janeiro de 1946, o general Patton devolveu a "Lança do Destino" à Áustria, onde o objeto permanece exposto no Schatzkammer, uma das coleções do Palácio Imperial de Hofburg.

20 dezembro, 2022

Profetas do Brasil sil sil

Bibo, o Patriotário:
"O socialismo na Argentina abalou tanto o moral de seus cidadãos, que perderam para a Arábia Saudita na Copa. Com o socialismo/comunismo é terra arrasada."
10:02 - 22 nov 2022, no Twitter


¿Es?

Uma linha, dois elefantes

Caso não identifique o segundo elefante leia as dicas.

Dicas: 

o segundo elefante é maior do que o primeiro; 

eles estão sobrepostos em sentidos contários.

Reddit via Bits and Pieces with my comment (tips)

19 dezembro, 2022

Guaxinins mais ilustres do que você

Por Jake Goldwasser
The New Yorker, 7 de abril de 2022

Em 1865, um espião confederado enviou uma carta divulgando a localização de um batalhão da União. Antes que a carta pudesse chegar ao general Robert E. Lee, um guaxinim em Roanoke, Virgínia, mastigou-a, garantindo uma vitória decisiva da União em Sailor's Creek e apressando o fim da guerra. Esse pequeno ato de ingestão foi mais impactante do que deve o conjunto de sua carreira.

Em 1919, um menino em Nova York ficou tão fascinado por um guaxinim juvenil subindo em uma árvore em seu parque local que decidiu dedicar sua vida ao estudo das ciências naturais. Aquele menino? Jonas Salk, inventor da vacina contra a poliomielite. E sua boa sorte em fazer jus à conquista desse brilhante guaxinim que salva vidas.

Em 1935, um assediado Franklin Delano Roosevelt estava quase sem ideias para conter os efeitos devastadores da Grande Depressão. Isto é, até que um guaxinim de oito quilos caiu do teto do Salão Oval, inspirando não apenas um reparo no telhado, mas toda a Works Progress Administration, que empregaria milhões de americanos. Mesmo se você conseguir uma promoção espetacular, é improvável que sua carreira rivalize com a deste pequeno e distinto onívoro.

Em 1967, um guaxinim fez história musical no Finsbury Park Astoria, em Londres, onde Jimi Hendrix, de 24 anos, tocava. O guaxinim, um fugitivo da Sociedade Zoológica, mastigou um fio, deixando o violão de Hendrix em silêncio. Em aperto, o artista ateou fogo no instrumento para manter o público entretido - uma performance que se tornou um acessório da imaginação contracultural. Você nem toca nenhum instrumento. O que aconteceu ao aprender ukulele? Para onde sua vida está indo?

Em 2018, um guaxinim que mora no De Witt Clinton Park, em Hell's Kitchen, consumiu uma pizza grande no estilo de New York, completa com cogumelos e calabresa, que sobrou de uma festa. Esta foi uma conquista que provavelmente supera qualquer coisa que você tenha alcançado ou possa esperar no futuro.

https://www.newyorker.com/humor/daily-shouts/five-raccoons-whose-careers-were-more-illustrious-than-yours [c/ 5 ilustrações]
Tradução: PGCS

18 dezembro, 2022

Nyan Cat

Nyan Cat, um gato voador movido a arco-íris; um jogo um tanto bizarro com música eletrônica japonesa de 2011 que pode perfurar seu cérebro. Então... tome cuidado!



10/08/2021: O leilão de Nyan Cat (arquivo)

17 dezembro, 2022

Viva Magenta

= = = Cores
São chamadas de cores primárias as vermelhas, azuis e amarelas. Se combinar duas cores delas, você criará uma cor secundária. Por exemplo, misturar vermelho e azul produz roxo; amarelo e vermelho torna-se laranja; azul e amarelo resultam em verde.
= = = Pantone Color Institute
Líder mundial em colorimetria, essa empresa todo ano escolhe a tonalidade que será o must do ano seguinte, no mundo da moda, do design e da arquitetura. Para 2023, a escolhida foi a 18-750, também apelidada de Viva Magenta - a tonalidade assumida por esta orquídea sem influência externa.
= = = Magenta
Como cor tecnicamente não existe, já que não há um comprimento de onda na faixa do espectro que corresponda ao magenta. O qual tanto tem ondas de vermelho quanto de azul, em quantidades equilibradas.

16 dezembro, 2022

Se este título for engraçado, você vai me citar?

Impactos de citação de humor e outras características de títulos de artigos em ecologia e evolução
B. Heard , Chloe A. Cull , Easton R. White
https://doi.org/10.1101/2022.03.18.484880
Resumo
Títulos de artigos científicos desempenham um papel fundamental em sua descoberta, e títulos "bons" engajam e recrutam leitores. Um aspecto particularmente interessante na construção de títulos é o uso do humor, mas pouco se sabe se os títulos engraçados aumentam ou limitam o número de leitores e a citação de artigos. Usamos um painel de avaliadores voluntários para avaliar o humor do título de 2.439 artigos em ecologia e evolução e medimos associações entre pontuações de humor e citações subsequentes (autocitação e citação de outros). Artigos com títulos mais engraçados foram citados com menos frequência, mas isso parece resultar de uma confusão com a importância do artigo. Os dados de autocitação sugerem que os autores dão títulos mais engraçados aos artigos que consideram menos importantes. Após a correção para este fator de confusão, artigos com títulos engraçados apresentam taxas de citação que sugerem que o humor recruta leitores. Também examinamos as associações entre as taxas de citação e várias outras características dos títulos. A inclusão de siglas e nomes taxonômicos foi associada a taxas de citação mais baixas, enquanto frases assertivas e presença de dois pontos, pontos de interrogação e regiões políticas foram associadas a taxas de citação um pouco mais altas. O comprimento do título não teve efeito na citação. Nossos resultados sugerem que os cientistas podem usar a criatividade com títulos sem que seus trabalhos sejam condenados à obscuridade.
Este artigo é um preprint e não foi certificado por revisão por pares.

15 dezembro, 2022

Modelo Magnético Mundial

O Norte magnético, o ponto na superfície do planeta para o qual aponta uma bússola convencional, é criado pela agitação do metal fundido no núcleo da Terra, que cria enormes correntes elétricas que produzem o campo magnético.
Há quase quatro séculos (desde o matemático britânico Henry Gellibrand), sabe-se que esse ponto muda de posição. Em 1850, foi precisamente posicionado no Canadá, em uma das ilhas do arquipélago canadense no Ártico.

Percurso estimado (1620-1850) e posições medidas (quadrados brancos) do polo Norte magnético. Simon Wakefield/Wikimedia Commons.

O Norte magnético, que se movimenta com velocidade e direção difíceis de prever, nos últimos 20 anos começou a se mover em direção à Sibéria, a uma taxa de movimentação bem acima da média  antes registrada. Enquanto, no século passado, foi cerca de 15 quilômetros por ano, em 2018 chegou aos 55 quilômetros. Do início do século 19 até hoje, o polo Norte magnético já se movimentou mais de 1.100 quilômetros.
Explicar esse comportamento errante é difícil devido às dificuldades para rastrear os fluxos do ferro líquido no interior da Terra.
No entanto, a atualização periódica de suas coordenadas é indispensável. O Modelo Magnético Mundial orienta as rotas da aviação comercial, as manobras militares e as bússolas dos smartphones.

https://blogdopg.blogspot.com/2014/06/a-inversao-dos-polos-magneticos-da-terra.html
https://blogdopg.blogspot.com/2019/02/polo-magnetico-do-canada-para-russia.html
https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2019121314889543-polo-norte-magnetico-estaria-sendo-empurrado-para-russia-/
https://revistapesquisa.fapesp.br/o-errante-polo-norte-magnetico/

14 dezembro, 2022

Modo Goblin

É a Palavra do Ano de 2022 do dicionário Oxford.
Há um ano, os grandes lexicográficos da Oxford Languages obedientemente estenderam os braços e escolheram "vax" como a palavra do ano de 2021. Mas este ano, o venerável editor por trás do Oxford English Dictionary - como o resto de nós, aparentemente - entrou no modo goblin completo. 
"Modo Goblin" (Modo Duende) - uma gíria que se refere a "um tipo de comportamento que é assumidamente auto-indulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso, geralmente de uma forma que rejeita as normas ou expectativas sociais" - foi nomeado a Palavra do Ano de Oxford em 2022.
Sim, você leu certo. Depois de uma votação popular on-line esmagadora, uma piada interna que ganhou destaque graças a um tweet viral envolvendo uma atriz, um rapper e uma manchete adulterada foi nomeada 2022's One Word to Rule Them All.
"Novas palavras pegam quando capturam nossa imaginação ou preenchem uma lacuna com uma palavra para um conceito que precisamos expressar", disse Katherine Connor Martin, diretora de produto da Oxford Languages, em entrevista por telefone. "O que o 'modo goblin' me diz é que ressoou com a sensação de que a pandemia acabou, mas ainda estamos lutando contra ela. Queremos voltar às noções de respeitabilidade do mundo pré-pandêmico?"
A palavra do ano é baseada em evidências de uso extraídas do corpus continuamente atualizado de mais de 19 bilhões de palavras de Oxford, coletadas de fontes de notícias em todo o mundo de língua inglesa. Normalmente, os lexicógrafos de Oxford montam uma lista de palavras que tiveram um aumento estatisticamente relevante e depois escolhem uma. Este ano, eles adotaram uma abordagem mais populista, anunciando uma lista de três finalistas - "modo goblin", "#IStandWith" e "metaverse" - e depois lançando-a para uma votação pública online de duas semanas.
A inclusão do “modo goblin” causou alguma consternação, já que o "not very online" foi para o Google. Mas para alguns, foi o vencedor claro. Em um apelo apaixonado, o site PC Gamer exortou as pessoas a "deixar de lado nossas diferenças mesquinhas e votar no 'modo goblin'”, nem que seja para impedir o milquetoast "#IStandWith" e o "metaverso", absolutamente malignos". E a internet obedeceu, entregando 93% dos mais de 340.000 votos expressos no "modo goblin". "Metaverse" foi o segundo colocado, com 4%.
As origens precisas do "modo goblin" são obscuras. Ele apareceu no Twitter já em 2009, de acordo com Oxford, mas se tornou viral na primavera passada, graças a um tweet satírico com uma manchete falsa que citava a atriz Julia Fox, dizendo que ela e Kanye West terminaram porque ele não gostou de quando ela "entrou no modo goblin". (Fox posteriormente postou uma negação no Instagram.)
A frase, disse Martin, reflete a influência da linguagem dos jogos. O "modo Goblin" pode ser novo, mas o "modo Besta", disse ela, remonta a mais longe, com alguns rastreando-o até Altered Beast, o videogame Sega de 1988.


EL PAÍS - Entre a preguiça e o niilismo: como é entrar no "modo goblin", a palavra do ano para o dicionário Oxford. Este conceito que afirma não fazer nada em um mundo que parece cada vez mais conflituoso conquista o público por sua leitura política, mas segundo especialistas ainda é uma fantasia aspiracional da sociedade hiperprodutiva.

13 dezembro, 2022

O flato que iniciou uma revolução

Egito, 570 aC, e o flato que mudou tudo
O rei Apries, após enfurecer o povo, estava preocupado com um motim em Cirene. Então, enviou um de seus melhores generais, Amasis, para acalmar as coisas.
No entanto, os amotinados decidiram que Amasis seria o rei (e o general estava metido nisso). 
Quando Apries enviou um mensageiro para trazer o desleal Amasis, este peidou na sela do cavalo em que  montava e instruiu o mensageiro a levar a montaria de volta ao rei.
O que resultou em uma batalha, uma derrota e um novo traseiro peidorreiro no trono egípcio.

The fart that started a revolution, Mental Floss

Amasis II -Museu Metropolitano de Arte

12 dezembro, 2022

Como evitar o tsundoku

No arquivo: A loucura do livro


Você costuma comprar livros apesar de ter muitos livros não lidos? Embora você possa ter a boa intenção de ler os novos livros que adquire, eventualmente acaba empilhando-os – e culpa a falta de tempo ou de seu interesse em ler. Se isso soa familiar para você, então você está acometido do tsundoku!
Tsundoku é uma palavra japonesa que significa literalmente comprar materiais de leitura e empilhá-los. O professor Andrew Gerstle, que ensina textos japoneses pré-modernos na Universidade de Londres, disse à BBC que o termo pode ser encontrado impresso já em 1879. Tsundoku é composto de palavras diferentes - "tsun", que significa "empilhar " e de "doku", que significa "leitura".
Pois bem. Se você se sente culpado por essa pilha de leitura que não "desperta alegria" mais, então é hora de você implementar uma mudança em sua vida. Veja como você pode abandonar esse hábito e tornar-se um leitor inteligente:
Quantifique seu problema
Reúna todos os seus materiais de leitura não lidos - livros, revistas, jornais etc. Depois de obter um número claro da quantidade de literatura não lida que você tem, faça uma lista de coisas que você sabe que não vai ler e livre-se delas. Por exemplo: se você tem assinatura de revista, mas não leu a maioria delas, então é hora de encerrar a assinatura e economizar seu dinheiro.
Venda ou doe os livros que você não deseja mais ler/reler
Para escolher quais livros descartar, você pode seguir a regra de limitar o tempo para que qualquer livro fique na pilha de leitura. Agora que você tem alguns materiais que não pretende ler ou reler, é hora de descartá-los. Ou venda ou doe esses livros para outros leitores e abra algum espaço em sua estante.
Não se force a terminar esses livros pela metade
Às vezes, pegamos um livro, mas depois o entusiasmo para terminar de lê-lo se desfaz com o tempo. Se você se encontra preso a muitos desses livros pela metade, então é próbavelmente um sinal para dizer adeus a esse tipo de literatura. Lembre-se: a leitura deve ser um momento agradável e não uma obrigação.
Defina uma meta para comprar novos livros
Estabeleça uma regra para si mesmo para comprar novos livros - isso o ajudaria a não ficar na mesma situação de empilhar livros não lidos como antes. Por exemplo: defina uma meta pessoal de terminar pelo menos 10% de seus livros tsundoku antes de comprar um novo livro ou limite sua compra de livros a dois livros por mês.
Evite a livraria
Assim como evitar as tentações é uma boa maneira de ficar longe dos vícios, pode ser uma boa ideia ficar longe das livrarias por um período significativo de tempo. Isso irá ajudá-lo a não comprar novos livros impulsivamente.
Participe de uma biblioteca
Evitar ou limitar a quantidade de livros que você compra não deve afetar sua leitura de forma alguma. E assim, ingressar em uma biblioteca para ler livros é uma opção melhor do que comprá-los impulsivamente. Além disso, juntar-se à sua biblioteca local também é uma ótima maneira de socializar com pessoas que pensam como você e também é uma opção econômica. E você também pode tentar emprestar ou trocar livros com seus amigos e familiares para ler coisas novas e diversas.
Mantenha-se motivado
Mantenha o foco em seu compromisso de não acumular livros não lidos lendo blogs sobre vida minimalista e praticando a atenção plena. Isso irá ajudá-lo a manter a calma e motivá-lo a manter seu novo estilo de vida.

How to avoid tsundoku, The Times of India (Trad.: PGCS)

11 dezembro, 2022

Abacateiro: interlocutor de Gil

Abacateiro, acataremos teu ato
Nós também somos do mato como o pato e o leão
Aguardaremos, brincaremos no regato
Até que nos tragam frutos teu amor, teu coração.

(Gilberto Gil, na canção "Refazenda")



Escrita nos anos 1970, durante os anos de chumbo do regime militar, a letra começa com o verso "Abacateiro, acataremos teu ato", o que levou muita gente a fazer a associação entre: 1) a palavra abacateiro e o verde da farda e 2) a palavra ato e o Ato Institucional nº 5, o AI-5, emitido em dezembro de 1968. De fato, duas semanas após o AI-5 entrar em vigor, Gilberto Gil e Caetano Veloso foram presos e, depois de meses de confinamento, partiram para o exílio em Londres. No entanto, a inspiração para a letra foi outra.

Gilberto Gil:
Na época pensaram que eu me referia à ditadura militar (o verde da farda) e ao ato institucional, o que nem me passou pela cabeça. O que me veio mesmo foi a natureza em seu contexto doméstico, amansada, a serviço da fruição – daí a idéia de pomar e das estações. Refazenda é rememoração do interior, do convívio com a natureza; reiteração do diálogo com ela e do aprendizado do seu ritmo.
(apud Renata Arruda, em Analisando letras)

10 dezembro, 2022

Física Newtoniana


- Hoje não estou a fim, só saio da cama arrastado.
- Mas, Newton, não podemos  escrever isto.
- Então, coloca aí:
"Um corpo em repouso tende a continuar em repouso até que seja obrigado a mudar seu estado por forças aplicadas sobre ele."
Upgrade
"Se um astronauta matar outro no espaço, ele não será julgado. Trata-se de um crime sem gravidade."

09 dezembro, 2022

Macacos e bananas

Um grupo de cientistas trancou cinco macacos em uma jaula, no centro da qual colocaram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um dos macacos subiu na escada para pegar as bananas, os cientistas lançaram um jato de água fria sobre os que ficaram no chão.

Depois de algum tempo, os macacos aprenderam a relação entre a escada e a água, de modo que quando um macaco ia subir na escada, os outros batiam nele com paus.

Depois de ter repetido a experiência várias vezes, nenhum macaco se atreveu a subir a escada, apesar da tentação das bananas.

Assim, os cientistas substituíram um dos macacos por um novato.

A primeira coisa que o macaco novato fez, assim que viu as bananas, foi subir na escada. Os outros rapidamente o colocaram no chão e o espancaram antes que a água fria caísse sobre eles.

Depois de algumas surras, o novo membro do grupo nunca mais subiu na escada.

Um segundo macaco foi substituído, e a mesma coisa aconteceu com o que entrou em seu lugar.

O primeiro suplente participou com especial entusiasmo na surra do segundo.

Um terceiro foi alterado, e o evento foi repetido.

O quarto e, finalmente, o quinto dos macacos originais também foram substituídos por novos.

Os cientistas ficaram com um grupo de cinco macacos que, apesar de nunca terem recebido banho frio, continuaram a bater naquele que tentava alcançar as bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles por que acertou com tanta força aquele que subiu pelas bananas, essa certamente seria a resposta: "Não sei. Aqui as coisas sempre foram feitas assim".

08 dezembro, 2022

Como um pedal de bicicleta pode iniciar um incêndio florestal

Sua mountain bike não é a única coisa que pode se danificar quando você bate com o pedal. No final de agosto de 2016, os investigadores da Inyo National Forest concluíram que um pedal de bicicleta, colidindo com uma rocha, em 5 de agosto, é que começou o Rock Creek Fire na Serra Oriental da Califórnia.
A partir de um único pedal, esse incêndio florestal conseguiu queimar 122 acres de floresta antes de ser contido.
Os pedais de uma mountain bike são normalmente feitos de liga de alumínio, mas também podem incluir titânio, magnésio e plástico com componentes de aço. Embora a liga de alumínio seja geralmente considerada um metal "resistente a faíscas", às vezes pode ser ferrosa, o que significa que contém ferro; isso é importante, porque o ferro é considerado um material pirofórico: ele pode inflamar na simples presença de oxigênio.
Adivinha do que a maioria das rochas são feitas? Minerais como ferro e magnésio, que também são incrivelmente pirofóricos. Embora rochas com ferro não peguem fogo espontaneamente, porque quando o ferro puro é exposto ao ar, ele enferruja, criando uma película protetora.


Quando um pedal de bicicleta raspa na pedra, encontra um certo grau de atrito. Ao raspar, o pedal causa colisões de moléculas, que por sua vez liberam energia térmica – exatamente como quando você bate, de propósito, uma pederneira contra o aço para iniciar uma fogueira. Quanto mais áspera for a rocha, maiores serão essas colisões, o que significa maior potencial para gerar uma faísca.
A faísca é uma pequena partícula de metal incandescente – neste caso, uma que se desprendeu do seu pedal. Ela pode não parecer quente no ar mas, quando se instala em outra superfície, seu calor radiante pode incendiar um objeto inflamável.
Para que um incêndio se instale, ele precisa de uma combinação de calor, oxigênio e combustível. Nesse caso, um declive cheio de capim seco em torno da trilha de mountain bike pode ser o combustível. Fontes de combustível mais secas têm pontos de fulgor mais baixos, o que significa que não precisa ocorrer uma faísca tão quente.
Depois que o pedal da bicicleta envia uma faísca para o mato seco, ao lado da trilha de mountain bike, o mato arde e pega fogo. No momento em que o ciclista com o pedal ofensor atinge o fundo da trilha, a fumaça já pode ser vista à distância.
Quanto mais fortes os ventos e mais seca a encosta, mais rápido o fogo se espalhará. Assim que um incêndio ganha certa proporção, ele pode crescer tão rápido quanto 7 mph em florestas e 14 mph em pastagens. No momento em que o ciclista que acendeu o fogo sem saber já voltou para casa, e está tomando uma cerveja gelada, um incêndio pode ter crescido e queimado toda uma grande área circundante.

Extraído de: How a Pedal Strike Can Start a Wildfire (trad.: PGCS)

07 dezembro, 2022

Doces metáforas

"Por causa de seus hábitos laboriosos", lemos no clássico "Signs and Symbols in Christian Art", de George Ferguson, "a abelha tornou-se o símbolo de atividade, diligência, trabalho e organização". Além disso, algumas lendas antigas afirmam que as abelhas nunca dormem e, portanto, sua imagem era frequentemente usada "para representar a vigilância e o zelo cristãos na aquisição da virtude", explica Ferguson.
No entanto, nem todas as abelhas que encontramos na arte cristã representam necessariamente essas virtudes. É o caso dos Barberini, por exemplo, uma nobre família italiana que ganhou destaque no século XVII e à qual pertencia o Papa Urbano VIII. Seu brasão papal inclui o de sua família, mostrando três abelhas encimadas pela tiara papal e as chaves cruzadas de São Pedro. Alguns dos grandes monumentos de Roma, incluindo o Baldacchino na Basílica de São Pedro, apresentam este emblema.


Mas as abelhas são uma coisa, e as colmeias, outra bem diferente. Por que encontramos colmeias na arte cristã?
Parece que Santo Ambrósio é o culpado.
Uma lenda afirma que, quando ele era apenas uma criança pequena, um enxame de abelhas se instalou no rosto de Ambrósio enquanto ele descansava em seu berço, deixando para trás uma gota de mel. Seu pai, continua a lenda, entendeu isso como um sinal de sua futura eloquência e língua melíflua. De fato, Ambrósio cresceu e se tornou um escritor prolífico e um pregador eloquente.
Mas há um pouco mais nisso: foi Ambrósio quem comparou a própria igreja a uma colmeia : "a colmeia", lemos no livro de Ferguson, "é similarmente o símbolo de uma comunidade piedosa e unificada". O cristão, então, é comparado a uma abelha, trabalhando para o bem comum da colmeia à qual dedica seu trabalho e sua vida.
http://aleteia.org/2019/10/09/the-meaning-of-bees-and-beehives-in-christian-art/ (Aleteia, Daniel Esparza)

Festejado em 7 de dezembro, Ambrósio é o santo padroeiro das abelhas (e dos apicultores).

06 dezembro, 2022

MUNDO FAKE. A execução de Têmis

É falso que o jornal francês "Le Monde" tenha publicado charge com crítica ao Judiciário brasileiro. 
É que circula mais uma vez no zap e nas redes sociais um meme com a suposta charge, alegando mostrar "o tribunal brasileiro com homens de toga assassinando a Justiça (a deusa grega Têmis) e o povo assistindo a tudo com camisa de futebol". 
A imagem está fora de contexto.
Esta charge foi capa da edição 128 do jornal brasileiro "Le Monde Diplomatique Brasil" (que não tem relação com o francês "Le Monde"), em março de 2018.
Ela é uma crítica não só ao Judiciário, mas também ao Poder Executivo e às Forças Armadas, tendo em vista que se juntam aos togados, no cenário de uma execução, um homem com a faixa presidencial (Michel, o semideus da mesóclise) e outros dois de farda.

05 dezembro, 2022

Fabricantes de perucas desempregados

Relatório feito à Academia de Ciências de Paris, em 1791, que defendeu o sistema métrico, incluía a subdivisão decimal do círculo. A comissão que fez o relatório era composta por JC Borda, J. Lagrange, PS Laplace, G. Monge e de Condorcet.
Um sistema métrico de ângulos foi proposto, com 400 graus em uma volta completa (100 graus em ângulo reto).Certamente era um sistema racional, mas sua introdução exigiria que todos os relógios, todas as tabelas trigonométricas, todos os gráficos etc. fossem alterados. Condorcet propôs que equipes de fabricantes de perucas desempregados fossem usadas para recalcular as tabelas matemáticas com as novas unidades.
Por que, pode-se perguntar, os fabricantes de perucas estariam desempregados? Pois bem, tinham sido empregados pelos aristocratas que, depois da Revolução, já não necessitavam dos seus serviços!
https://pballew.blogspot.com/2022/03/on-this-day-in-math-march-19.html

04 dezembro, 2022

Presépio minimalista

A mulher diz pro marido: "Mô, pegue estes cem reais e compre um presépio aqui pra casa. O troco você pode tomar em cerveja."


Renato Lourenço, no Tuinto

Relacionada: Peanuts. O nascimento do bebê

Adeus, Sr. De Vries

O Sr. De Vries está velho - terrivelmente velho e está sentado sozinho em casa esperando a sua inevitável partida deste mundo. No entanto, certa manhã, um pacote misterioso chega, e ele percebe que há mais uma coisa que ele deve fazer antes de partir.


Goodbye mister de Vries
from Mascha Halberstad on Vimeo.

03 dezembro, 2022

Três homens com três problemas


Três homens estavam sentados em um bar e conversavam sobre as suas esposas.
O primeiro homem diz: "Eu acho que a minha esposa está tendo um caso com um eletricista. Quando cheguei em casa na noite passada, eu encontrei um par de alicates e um pouco de fita isolante atrás do aquecedor no nosso quarto. Há muito tempo nós não reformamos ou consertamos nada em casa, e eu não consigo pensar em qualquer outro motivo para essas ferramentas apareceram lá em casa".
O segundo homem diz: "Eu acho que a minha esposa também está tendo um caso, só que eu acredito que seja com um carpinteiro. Ontem à noite, eu encontrei um cinto de ferramentas no cesto de roupa suja e também não fizemos quaisquer reformas em nossa casa..."
O terceiro homem diz: "Eu estou no mesmo barco meus amigos, mas eu acho que a minha situação está bem pior. Minha esposa está tendo um caso com... (interrompe a fala para o efeito dramático) um cavalo!"
Os dois outros homens olham para ele completamente confusos e esperam uma explicação! "Será que ele ficou louco? Será que a sua esposa é que está louca? Do que ele está falando?"
O terceiro homem ajeita a sua cadeira para trás e diz: ''Quando cheguei em casa ontem à noite, encontrei um jóquei escondido no guarda-roupa!"

https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6920

02 dezembro, 2022

Dudusb drive

Oh! Maldito o que semeia
Pen drives à mão cheia
E manda o gado pastar!
O pen drive, ora ele pifa,
Ora não chega à Fifa.
É fake - aqui e no Catar!
(Paulo Gurgel)

"É possível que o pendrive levado por Eduardo ao Catar tenha inclusive  uma versão do golpe em metaverso, com soldado, cabo, jipe e um ET golpista."
(Moisés Mendes)

Primeiras coisas por último

No livro 11 da Odisseia, Odisseu (Ulisses) encontra sua mãe no Hades (Inferno, em grego) e lhe faz sete perguntas:
1. O que a matou?
2. Uma longa doença?
3. Ou Ártemis (Diana) com suas flechas?
4. Como está meu pai?
5. Como está meu filho?
6. Meus bens estão seguros?
7. Minha esposa tem sido fiel?
Ela responde todas as perguntas, mas estranhamente na ordem inversa:
7. Sua esposa tem sido fiel.
6. Seus bens estão seguros.
5. Seu filho está prosperando.
4. Seu pai está vivo, mas em condições precárias.
3. Ártemis não me matou com suas flechas.
2. Nem uma doença me matou.
1. Mas minha saudade de você me matou.
Essa inversão é chamada de quiasmo e aparece em toda a literatura oral. Para além do seu efeito estético, pensa-se que pode ter ajudado os poetas antigos a recordarem longas passagens e a estrutura de uma história complexa. (Futility Closet)

A estruturação do quiasmo (do grego khiasmós, cruzamento) pode entender-se sob a forma de enumeração, na qual os elementos se repetem em ordem invertida. Vejamos como se desenvolve o quiasmo com um exemplo.
1. Acordei.
2. Peguei num livro.
3. Comecei a ler.
3. Acabei de ler.
2. Deixei o livro.
1. Adormeci.
O quiasmo expressar-se-ia da seguinte forma: "Acordei, peguei num livro e comecei a ler. Quando acabei de ler, deixei o livro e adormeci".

Para melhor compreensão dessa figura de estilo em que os elementos são dispostos de forma cruzada, eis mais alguns exemplos:
Melhor é merecê-los sem os ter / Que possuí-los sem os merecer. (Os Lusíadas, XI, 93)
Evito-o em toda a parte, em toda a parte ele me persegue.
Vinhas fatigada e triste, e triste e fatigada eu vinha.
Era fera lá fora, em casa carneiro era.
Pouco milho pra muito bico, muita caca pra pouco penico.

Variante: quiasma. O quiasma óptico é uma estrutura em formato de X formada pelo encontro dos dois nervos ópticos. Localiza-se na parte anterior do assoalho do III ventrículo. Recebe as fibras dos nervos ópticos, que ai cruzam em parte e continuam em direção aos corpos geniculados laterais.
(Fig.)

01 dezembro, 2022

O oposto do Big Bang: o Big Crunch!

De acordo com uma teoria, quando o Universo atingir sua expansão máxima, ele entrará em colapso sobre si mesmo até formar um único ponto. Esse fenômeno é chamado de Big Crunch.


Atualmente, a massa total do universo é tão grande que a gravidade (= a curvatura do espaço-tempo causada pelo próprio Universo) desaceleraria cada vez mais sua fase de expansão. Até o dia em que essa fase pararia completamente para dar lugar a uma fase de contração. Como se o Big Bang, que apareceu há 13,8 bilhões de anos, estivesse rebobinando para trazer o Universo de volta à sua singularidade original. Espaço e tempo simplesmente não existiriam mais.
Garanto-lhe que esta é apenas uma das muitas possibilidades do fim do Universo. E mesmo que isso acontecesse não estaríamos mais lá (aqui?) para observá-lo.
Matheus Martins. O que acontecerá quando o Universo atingir seu tamanho máximo?

Não existe cura para o Big Bang e o Big Crunch, a não ser usufruir o intervalo. ~ George Santayana, citação ampliada.