Páginas

14 dezembro, 2022

Modo Goblin

É a Palavra do Ano de 2022 do dicionário Oxford.
Há um ano, os grandes lexicográficos da Oxford Languages obedientemente estenderam os braços e escolheram "vax" como a palavra do ano de 2021. Mas este ano, o venerável editor por trás do Oxford English Dictionary - como o resto de nós, aparentemente - entrou no modo goblin completo. 
"Modo Goblin" (Modo Duende) - uma gíria que se refere a "um tipo de comportamento que é assumidamente auto-indulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso, geralmente de uma forma que rejeita as normas ou expectativas sociais" - foi nomeado a Palavra do Ano de Oxford em 2022.
Sim, você leu certo. Depois de uma votação popular on-line esmagadora, uma piada interna que ganhou destaque graças a um tweet viral envolvendo uma atriz, um rapper e uma manchete adulterada foi nomeada 2022's One Word to Rule Them All.
"Novas palavras pegam quando capturam nossa imaginação ou preenchem uma lacuna com uma palavra para um conceito que precisamos expressar", disse Katherine Connor Martin, diretora de produto da Oxford Languages, em entrevista por telefone. "O que o 'modo goblin' me diz é que ressoou com a sensação de que a pandemia acabou, mas ainda estamos lutando contra ela. Queremos voltar às noções de respeitabilidade do mundo pré-pandêmico?"
A palavra do ano é baseada em evidências de uso extraídas do corpus continuamente atualizado de mais de 19 bilhões de palavras de Oxford, coletadas de fontes de notícias em todo o mundo de língua inglesa. Normalmente, os lexicógrafos de Oxford montam uma lista de palavras que tiveram um aumento estatisticamente relevante e depois escolhem uma. Este ano, eles adotaram uma abordagem mais populista, anunciando uma lista de três finalistas - "modo goblin", "#IStandWith" e "metaverse" - e depois lançando-a para uma votação pública online de duas semanas.
A inclusão do “modo goblin” causou alguma consternação, já que o "not very online" foi para o Google. Mas para alguns, foi o vencedor claro. Em um apelo apaixonado, o site PC Gamer exortou as pessoas a "deixar de lado nossas diferenças mesquinhas e votar no 'modo goblin'”, nem que seja para impedir o milquetoast "#IStandWith" e o "metaverso", absolutamente malignos". E a internet obedeceu, entregando 93% dos mais de 340.000 votos expressos no "modo goblin". "Metaverse" foi o segundo colocado, com 4%.
As origens precisas do "modo goblin" são obscuras. Ele apareceu no Twitter já em 2009, de acordo com Oxford, mas se tornou viral na primavera passada, graças a um tweet satírico com uma manchete falsa que citava a atriz Julia Fox, dizendo que ela e Kanye West terminaram porque ele não gostou de quando ela "entrou no modo goblin". (Fox posteriormente postou uma negação no Instagram.)
A frase, disse Martin, reflete a influência da linguagem dos jogos. O "modo Goblin" pode ser novo, mas o "modo Besta", disse ela, remonta a mais longe, com alguns rastreando-o até Altered Beast, o videogame Sega de 1988.


EL PAÍS - Entre a preguiça e o niilismo: como é entrar no "modo goblin", a palavra do ano para o dicionário Oxford. Este conceito que afirma não fazer nada em um mundo que parece cada vez mais conflituoso conquista o público por sua leitura política, mas segundo especialistas ainda é uma fantasia aspiracional da sociedade hiperprodutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário